quinta-feira, 4 de abril de 2013

TUTORIAIS SOBRE MIDI


O Formato MIDI


Musical Instrument Digital Interface

MIDI é um padrão de comunicação entre instrumentos musicais, com duas organizações que a administram: MMA - Midi Manufacturers Association e JMSC - Japanese Midi Standards Comitee.
 Histórico

Criado a partir de um acordo entre fabricantes de instrumentos musicais eletrônicos japoneses e americanos, este padrão pretende fazer a princípio, que uma tecla tocada num teclado possa disparar a sua correspondente em um outro teclado, não importa a marca de nenhum dos dois. Além disso, outras mensagens foram incorporadas, como pitch-bend, program change, e outras. Os primeiros teclados fabricados com essa interface e interligados foram o Prophet-600 (fabricante: Sequential Circuits) e um JP-6 (fabricante: Roland) em 1983. Logo, o padrão tornou-se mundialmente aceito e até hoje é um dos raros exemplos de acordos entre vários fabricantes de equipamentos diversos que deu certo. 

Importante: Midi não transmite áudio. Apenas mensagens que comandam aparelhos que sejam capazes de entendê-las. É como se fosse um controle remoto muito sofisticado. Nada mais. O fato de se ligar um sintetizador em MIDI não faz com que ele tenha uma maior polifonia, ou se torne sensitivo quando não é, ou este se "apropria" das características do teclado que o está comandando. Apenas podemos tocá-lo à distância, e, como se trata de informação digital, o uso de um computador é natural. Vamos fazer uma descrição do padrão do ponto de vista mais exterior e aos poucos aprofundando o assunto, dividindo-o em quatro seções:


Theófilo Pinto 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.