quarta-feira, 9 de novembro de 2011

GRM Tools

GRM Tools 3
GRM Tools são frutos de muitos anos de desenvolvimento e investigação em software e hardware. Esses plugins foram criados no GRM (Groupe de Recherches Musicales), um importante grupo dedicado à investigação e experimentação sonora fundado pelo grande Pierre Schaeffer em 1958, no INA (Institut national de l'audiovisuel) em Paris. Este coletivo surgiu devido à separação do GRMC e foi o lugar onde Schaeffer juntamente com Pierre Henry e Jacques Poullin fundaram o que conhecemos como música concreta. 
O grupo GRM tem tido grande importância no desenvolvimento da música contemporânea e das novas formas de criação e manipulação sonora. Grandes músicos, compositores e desenvolvedores de som têm passado pelo GRM e 280 deles publicaram mais de 1700 obras únicas, muitas disponíveis em CD ou de forma online.
Sem dúvida um grande exemplo deste trabalho são os GRM Tools, que começaram a ser desenvolvidos por volta de  1990, por Hughes Vinet, que é o atual o diretor do IRCAM. A primeira versão dos efeitos era uma aplicação standalone (ainda não existiam os VSTs) baseada na placa DSP Audiomedia III da Digidesign. Depois, foram lançadas versões TDM dos processadores e eventualmente graças à novos desenvolvimentos, os algoritmos foram refinados e portados em plugins capazes de realizar processos em tempo real.
Hoje em dia o catálogo GRM Tools possui 15 plugins, todos únicos e inigualáveis. Agrupados em três bundles com componentes VST, AU e RTAS. Na recém lançada terceira versão, foram incluídos novos efeitos, interfaces e algoritmos melhorados. De fato, faz pouco tempo que foi lançada a versão 3.1, onde foram incluídos suporte para sistemas 64-Bit, entre outras melhorias.
GRM Classic
GRM Classic
Possui oito processadores diferentes, entre os quais se encontram vários efeitos que vão desde potentes ferramentas de filtros como GRM Bandpass (excelente filtro passa-banda avançado) ou os ressonantes GRM Comb e GRM Reson. Outro plugin que utiliza filtros ressonantes é o GRM Shuffling, que agrega outros controles tonais e de corte de sons aleatórios, gerando todo tipo de efeitos tanto sutis como extremos e não muito usuais.
Neste pacote existem outras jóias das quais costumamos abusar constantemente. GRM Freeze, orientado a congelar frações de sons e manipular seu pitch, duração, etc. Por outro lado o GRM Pitch Accum que permite duplicar a entrada sonora e gerar duas "sombras" com diferente pitch, resultando em efeitos bastante úteis para fins de efeitos sonoros.
Por fim o versátil GRM Delays e GRM Doppler, que pode ser considerado a ferramenta definitiva para fazer dopplers, pass bys, whooshes além de efeitos de variação tonal no tempo. Também é muito útil para realizar funções de modulação de frequência ou amplitude detelhadas.
GRM ST
GRM Spectral Transform
GRM ST é um pacote de quatro plugins chegou depois do desenvolvimento dos GRM Tools, quando os computadores já ofereciam potência suficiente para realizar extensos cálculos FFT em tempo real, já que os quatro efeitos estão baseados em processamento espectral, o que significa que sempre trabalham sobre uma faixa de frequências dada, realizando diferentes funções sobre o material processado.
Sem dúvidas, o bundle faz honra a seu nome, já que as opções de transformação sonora que o GRM ST oferece são muitas. Encontramos ferramentas como GRM Warp capaz de deformar zonas específicas de frequências ao aplicar diversos processos matemáticos, o GRM Shift que utiliza algoritmos dedicados à variação e transposição de frequências.
Os outros dois efeitos são o equalizador GRM Equalize e o processador de dinâmicas GRM Contrast, que pode ser útil para um sem fim de tarefas, desde tratamento sutil do timbre do som, até extremas variações de transientes, mais uma vez: tudo baseado em faixas de frequências definidas pelo efeito.
GRM Evolution
GRM Evolution
Este bundle é o mais novo do pacote, e pra dizer a verdade, o mais raro dos três. Mesmo com vários meses de testes ainda não encontrei o seu limite. Cada vez os resultados são diferentes e em muitos casos bastante assombrosos.
No GRM Evolution temos três processadores. O primeiro recebe o mesmo nome do bundle, Evolution e foi desenvolvido para, hummm... não sei. É um misterioso processador que captura conteúdo espectral de qualquer som que entre, e lhe permite "evolucionar" sobre seu timbre, conseguindo assim novos e interessantes sons. Oferece vários modos de operação que permitem combinar timbres e gerar sons de diferentes formas. A seguir podemos ver um exemplo do GRM Evolution utilizado sobre gravações da biblioteca Blow Holes da HISSandaROAR.
O pacote também contém o GRM Fusion, que permite controlar até 8 filtros com até 10 segundos de delay, controlado através do posicionamento dos pontos na zona de controle. Além de poder controlar o posicionamento no tempo, em cada filtro podemos definir uma linha que além de definir a faixa de frequências, permite ser posicionado em qualquer ângulo, conseguindo interessantes varreduras de frequências e filtros em movimento. Veja:
O último da lista é o GRM Grinder, que combina um vocoder com distorção em um interessante sistemas de controle XY para determinar como é sampleado o sinal e amplitude. Isto permite definir desde efeitos de distorção ou processamento de harmônicos até clássicos sons robóticos de de vocoder. Veja:

Funções especiais
Fora à parte os incríveis algoritmos e as infinitas opções de efeitos que temos com GRM Tools, existem funções realmente especiais e poderosas que fazem com que seus usuários fiquem assombrados. Podemos citar sem dúvidas conceitos como o deslizador de presets que permite combinar configurações em tempo real. 
Outra função bastante atrativa é a Agitation, uma espécie de pseudo-modulação-aleatória-controlada presente em todos os GRM Tools v3. Esta função dá movimento aos parâmetros que permitam, como tão somente ativar o fucsia localizado ao lado dos parâmetros. A quantidade e velocidade de agito podem ser controladas com dois potenciômetros dedicados. Veja:
Cada pluginGRM Tools tem algo em especial. Quando os utilizamos, é fácil nos darmos conta de que não são simples ferramentas. Muitos destes plugins poderiam ser considerados como uma parte essencial do trabalho, não importa se desenho sonoro, processos musicais, ou simplesmente experimentações. Foram feitos para serem explorados ao máximo e infinitamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.