quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Explore ao Máximo Seus Microfones

Donos de home-studios tem o orçamento apertado e com apenas alguns microfones disponíveis, você pensa em gastar mais uma grana pra comprar aquele famoso microfone condensador de diafragma grande.  O que fazer?
Parcela seu microfone novo no cartão? Talvez.  Aqui está outra idéia. Que tal em vez disso, simplesmente maximizar o uso do(s) o microfone (s) que já possui e obter mais deles? 
Perdoe-me se isso soa simplista, mas o quão perto ou longe da fonte que você coloque o seu microfone é uma das maiores coisas que afeta a gravação que você terá. 
Quanto mais próximo do bumbo o microfone estiver, mais kick você terá. Inversamente, quanto mais longe que mesmo microfone é colocado, a gravação terá baixas frequencias mais aparentes. Se você colocar bem perto um microfone num violão, você pode obter um som magro (ou metálico)  que pode ser perfeito para a canção em questão. Mova o microfone um ou dois palmos para trás e você terá um som encorpado e natural, dando espaço a reverberação da sala.
A  menor alteração pra  frente ou para trás pode modificar  radicalmente o timbre, característica e a dinâmica de uma gravação. Como fazer isso de modo prático?
Quando você  se preparar  para gravar qualquer coisa, sempre deixe tempo para experimentar o posicionamento do microfone, particularmente no que se refere à distância da fonte. Mesmo em um home studio com sala não tratada, não assuma que mais perto  é melhor.  A chave aqui é experimentar e descobrir qual o posicionamento ideal para o tipo de som que você procura.
Uma maneira de realmente alterar o som do que você está gravando é simplesmente ajustar o ângulo do microfone em relação à fonte. Um grande exemplo disso é quando microfonamos um amplificador de guitarra.

Um microfone de frente para a grade do gabinete terá um som (potencialmente brilhante e claro), enquanto angulando  o mesmo microfone para a esquerda ou para a direita 45 graus, dará a guitarra um timbre diferente, mais maduro e redondo. É verdadeiramente notável.
Este fenômeno é chamado “dentro ou fora do eixo”.  Você realmente deve experimentar  ângulos de microfone em todas as áreas de gravação. bateria e instrumentos percussivos são bastante afetados pela angulação do microfoneVocais podem sibilar mais ou menos, dependendo do eixo do microfone. Violão pode soar mais cheio ou mais brilhante, todos com um toque simples do microfone. 
Com tantos microfones para escolher para o seu estúdio, você pode facilmente ter uma dor de cabeça tentando decidir. Talvez o seu orçamento não lhe dará todas as opções. De qualquer maneira, você precisa fazer a si mesmo um favor e tirar o máximo absoluto de seus microfones atuais  antes de seguir em frente.
Não se deixe enganar pela simplicidade das duas técnicas. É como diz uma frase que diz muito sobre engenharia de áudio:  pequenos ajustes e mudanças fazem grande diferença no resultado final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.