quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Aprenda Violão em Sete Dias (3) - Comprando o instrumento correto


Comprando o instrumento correto

Caso você já tenha uma guitarra ou violão pule esse capítulo.

Comprar o violão ou a guitarra certa pode ser muito mais difícil do que parece. Isso acontece por causa da variedade de violões existentes no mercado: elétricos, clássicos, folk, acústicos, semi-acústicos, de 12 cordas, de 7 cordas etc; só pra citar as mais comuns.

Nesse capítulo vamos falar também sobre guitarras, acredito que muitos já possuem uma em sua casa ou até mesmo pretendem comprar uma. É importante você saber que tipo de música deseja tocar. Se você só tem interesse em fazer solos, provavelmente seu foco será uma guitarra elétrica. Se você gostaria de tocar música popular, um violão acústico com cordas de aço será uma ótima escolha. E que tal música clássica ou dedilhar sem palheta? Um violão clássico é definitivamente o que você iria precisar. Então, saber o que você realmente deseja tocar, é definitivamente uma ótima referência na hora de comprar seu violão.




Quando for escolher seu violão, considere alguns fatores:
  • Preço 
  • Se é boa e fácil de tocar 
  • O Som 
  • A aparência.

Qual o mais importante? Cada um é importante a sua maneira! Então, (sem ser por ordem de importância) aqui vão algumas razões sobre cada fator:
  • Preço: se você não tem tanto dinheiro, é óbvio que o preço que você terá que pagar é muito importante! Muitos de nós temos um “limite na carteira”. Isso já é auto-explicativo, não?
  • Se é boa e fácil de tocar: este quesito é muito importante. As cordas são próximas aos trastes? O braço se encaixa à sua mão de maneira confortável? O formato do violão (ou guitarra) é confortável de segurar? Tudo isso tem um grande impacto no seu progresso como violonista. Qualquer coisa que possa retardar o seu progresso pode ser desanimador, e portanto deve ser eliminado.
  • O som: as notas quando você toca, se sustentam (duram bastante até silenciarem)? O som do violão ou guitarra soa encorpado e cheio ou brilhante e agudo? Que tipo de timbre você quer? Por exemplo, guitarristas de Rock ou Metal preferem guitarras com um som mais encorpado e cheio.
  • A Aparência: aparência é importante? Pode apostar que sim! Você vai querer olhar para seu violão/guitarra e achá-la legal. Tocar com algo que parece um lixo reciclado não vai te inspirar muito... Além disso, a aparência do violão/guitarra está relacionada com o estilo musical que você quer tocar. Por exemplo, as guitarras Telecaster possuem um formato que é associado aos músicos Country ou Blues, assim como as Les Paul estão associadas com o Rock, e as Flying V são a cara dos metaleiros.

Agora, é só escolher se o instrumento a ser comprado será novo ou usado. Há vantagens e desvantagens em cada um dos casos, mas de modo geral, a primeira diferença está no custo. Mas é importante notar, que os violões (de maneira geral) não desvalorizam fácil, e por isso é importante cuidar bem e evitar quedas, arranhões etc.

Entretanto, você pode pagar um preço por um instrumento usado, que é praticamente insignificante comparado a um instrumento novo do mesmo nível. O lado negativo disso é que provavelmente haverá algum desgaste na cabeça ou nos trastes, ou ainda outros problemas mais escondidos ou difíceis de se ver.

Há muitos instrumentos novos cujo preço está em conta. E apesar de talvez não serem tão baratos, como os usados normalmente são, eles têm a vantagem de terem muito menos risco, no que diz respeito à qualidade. Claro que nem todos os instrumentos novos são excelentes, porém ao menos você ganha uma garantia. Portanto é bem interessante comparar os preços entre guitarras ou violões novos e usados e estipular uma faixa de preço que pretende gastar.

Não esqueça de comprar um case!! Existem dois tipos: o que tem o “casco” rígido, duro; e o que tem o casco macio. Você deveria optar pelo de material rígido. Na compra da guitarra/violão, se for em loja, normalmente você já compra o case com desconto. Porém, se não comprá-lo, estará sempre se incomodando com batidas, arranhões etc, e será sempre mais complicado transportar sua guitarra/violão de um lugar a outro.


Escolha um instrumento que tenha as cordas próximas aos trastes, você terá mais facilidade de tocar. Porém, se estiverem próximas demais elas irão produzir um zumbido, e afetarão o tom produzido. Esteja certo de que ela produza um som limpo, sem zumbidos em nenhum dos trastes, e que a guitarra/violão tenha sido feita com madeira de qualidade, para que o braço não se deforme.

Geralmente o recomendado para iniciantes é o violão de cordas de nylon. Ou como são melhores conhecidos: Violão Clássico. Primeiramente, são recomendados por serem mais fáceis de dedilhar do que os de corda de aço.

O violão clássico tem o maior braço de todos. Apesar de no inicio parecer ser mais difícil de tocar com o braço maior, você tem mais facilidade na hora de posicionar os dedos, evitando o grande problema dos dedos esbarrarem nas outras cordas, estragando o som. Isso é muito verdadeiro, se formos comparar com as guitarras elétricas, que tem um braço mais estreito. Então, tendo maior espaço entre as cordas você tem menos chance disso ocorrer. Além do mais, um braço maior vai fazer com que você adquira destreza nos seus dedos muito mais rápido.

Finalmente, quando você começar com o violão acústico de nylon, você não precisará comprar um amplificador ou qualquer outro acessório. Você pode tocar em qualquer lugar e ser ouvido alto e claro. Além da mobilidade que ele permite, ele também produz sons claros, que possibilitarão que ouça o seu verdadeiro jeito de tocar. Por isso, é altamente recomendado.

Porém, se você preferir comprar uma guitarra elétrica primeiro, e não tem interesse algum na acústica, você tem inúmeras opções de guitarras, de amplificadores e uma infinidade de outros acessórios e equipamentos. Apesar de toda essa parafernália ser muito legal, não se esqueça que o que mais importa é o instrumento!

Independente de quanto dinheiro você tiver, tente comprar o melhor instrumento possível. Mesmo que isso impossibilite que você adquira um amplificador. A menos que você toque numa banda, você não precisa necessariamente do amplificador pra iniciar sua prática, e o quanto melhor seu instrumento for, mais fácil e mais prazeroso serão seus estudos!

Não se esqueça: em muitos casos o que você ganha é proporcional ao que você paga! Por isso, tenha todas essas dicas em mente na hora de procurar o melhor para você!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.