quinta-feira, 12 de março de 2015

13 Dicas para Voz

Você pode até saber como equalizar vozes, escolher o microfone que funciona melhor com determinado tipo de voz, mas isto por si só não chega. Estas 13 dicas irão ajudá-lo a melhorar as suas capacidades de processamento de vozes.

1 Arranjos de composição de voz


Imagine que queira criar um trecho de uma música com voz dobrada e para tal gravou trechos das vozes em diferentes trilhas, possibilitando assim a escolha das melhores partes para mais tarde as poder juntar numa única faixa. Infelizmente, para uma pequena frase apenas uma trilha ficará "perfeita", talvez as outras possuam pequenas falhas, ou o cantor(a) acertou em cheio numa e não consegue voltar a duplicar esse momento. Não se preocupe: copie a parte perfeita para a outra trilha, altere um pouco o pitch e depois aplique um delay de 20-35 ms.


Como Montar o seu Home Studio

Aqui encontram-se uma variedade de exemplos de como deverá definir e montar o seu Homestudio com um computador, teclado e guitarra. 

Isto é provavelmente o que todas as pessoas querem mesmo saber - como configurar tudo. O problema, do meu ponto de vista, é que na verdade tudo depende do material que possui e do que está a tentar fazer. 
 

Placas de som e o seu papel em um homestudio

Pergunta comum de quem faz música com computador - "Onde é que ligo a minha guitarra"

Tornar o seu humilde computador num estúdio de alta qualidade não traz benefícios nenhuns se não possuir algo onde possa ligar um cabo do tipo jack. 
Se está a pensar em gravação som ao vivo utilizando o seu computador, então deverá pensar em adquirir a placa de som mais adequada para o trabalho.

Noções básicas de acústica para estúdios

É muito comum uma pessoa querer transformar uma sala ou quarto de sua casa num estúdio e achar que para isso basta forrar as paredes com carpete, cortiça ou até mesmo embalagens de ovos. Infelizmente, nem todos compreendem que as soluções acústicas podem até ser simples, mas é preciso entender os fenómenos para encontrar as formas mais adequadas de resolver os problemas.

O objectivo deste artigo é apresentar alguns conceitos básicos e mostrar novas formas de melhorar a acústica de um estúdio. Para questões mais complexas, recomendamos consultar profissionais qualificados.



Como gravar um baixo elétrico

Apesar da maioria dos sintetizadores modernos já virem com bons efeitos para guitarras baixo incluídos, não existe nada comparável ao verdadeiro instrumento, desde que seja bem tocado, e que se saiba como gravá-lo. 

Hoje em dia, o baixo tem um papel proeminente em diferentes gêneros musicais. O Dub Reaggae não chegaria muito longe sem o baixo, assim como muitos gêneros com bastante ritmo, como estilos latinos ou os provenientes da América do Sul. Mesmo até fora destes estilos, o baixo é uma peça fulcral para a sonoridade e para o "felling" de uma música. Um baixo bem tocado e bem gravado é vital para qualquer seção rítmica, e vale a pena o esforço, de forma a obter o som correto.  

Gravar Baterias

por Paulo Costa
Utilizar samples de bateria nas suas gravações, pode ser mais barato e mais rápido do que usar uma bateria real, mas ainda se notam bastantes diferenças quando é um baterista a tocar numa bateria real.

Para efectuar uma boa gravação deste instrumento é necessário utilizar arte e engenho se quiser capturar um som fidedigno, sem se fazer notar os sons e ruídos indesejados. Além disso, um dos factores importantíssimos é a qualidade e experiência do músico. Por mais bom material e condições que se tenha, nada consegue combater a falta de jeito e inexperiência de um baterista.

Gravando bateria em casa

Andy Hong, traduzido
e adaptado por Germano Lins


Assim como muitos, tenho um estúdio em casa. Embora eu tenha oportunidade para gravar em estúdio profissionais, eu optei em gravar no conforto de minha casa. Minha casa não possui nenhum tipo de construção especial para estúdio, assim como não possui também  o tratamento acústico de um estúdio bem projetado, assim como também não possui o custo de gravação de um estúdio profissional - Junto o útil ao agradável, o fato de trabalhar no conforto de minha própria casa (com uma geladeira abastecida com mais que algumas latas de cervejas baratas, janelas que permitem a entrada do sol, e um alpendre onde de vez em quando me aconchego para descansar). Realmente, estes foram os argumentos que me levaram a ficar em casa.

O protocolo MIDI


Autor:
Xabier Blanco

Traduzido por Germano Lins


O MIDI é um grande desconhecido para muitos usuários; aqui iremos tratar de explicar o que é o protocolo MIDI e quais são suas aplicações práticas e criativas.


Noções básicas: a linguagem MIDI
MIDI (Musical Instruments Digital Interface) é a linguagem que utilizam atualmente muitos instrumentos para se comunicar entre si, enviar e receber dados e sincronizar-se. Nasceu dentro o mundo dos sintetizadores como resposta a uma necessidade dos músicos: controlar vários equipamentoscom seus comandos e fazer layers com vários sons entre eles. Os primeiros resultados desta nova tecnologia foram mostrados no North American Music Manufacturers Show de 1983 em Los Angeles. A demonstração consistiu em dois sintetizadores de diferentes fabricantes conectados por MIDI com um par de cabos; o representante de uma dessas empresas tocou em um dos sintetizadores... e o público ficou estarrecido ao ver que os dois teclados soavam juntos! Da mesma forma como dois computadores podem se conectar via modem, dois instrumentos que suportem o protocolo MIDI podem se comunicar. A informação MIDI possui um caráter notadamente musical: se refere a comandos play-stop, ativação de nota, tempo, volume, etc, mesmo que seu uso avançado possibilite muito mais coisas.

Tabela: Relação entre diferentes unidades de tempo

BPMCompassos
Segundos4567891011121314
1660.075.090.0105.0120.0135.0150.0165.0180.0195.0210.0
1756.570.684.798.8112.9127.1141.2155.3169.4183.5197.6
1853.366.780.093.3106.7120.0133.3146.7160.0173.3186.7
1950.563.275.888.4101.1113.7126.3138.9151.6164.2176.8
2048.060.072.084.096.0108.0120.0132.0144.0156.0168.0
Segundos910111213141516171819
2683.192.3101.5110.8120.0129.2138.5147.7156.9166.2175.4
2780.088.997.8106.7115.6124.4133.3142.2151.1160.0168.9
2877.185.794.3102.9111.4120.0128.6137.1145.7154.3162.9
2974.582.891.099.3107.6115.9124.1132.4140.7149.0157.2
3072.080.088.096.0104.0112.0120.0128.0136.0144.0152.0
Segundos1415161718192021222324
3693.3100.0106.7113.3120.0126.7133.3140.0146.7153.3160.0
3790.897.3103.8110.3116.8123.2129.7136.2142.7149.2155.7
3888.494.7101.1107.4113.7120.0126.3132.6138.9145.3151.6
3986.292.398.5104.6110.8116.9123.1129.2135.4141.5147.7
4084.090.096.0102.0108.0114.0120.0126.0132.0138.0144.0

Tabela: conversão para delays


BPM
(Tempo)
1/41/81/16
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
82
83
84
85
86
87
88
89
90
91
92
93
94
95
96
97
98
99
100
101
102
103
104
105
106
107
108
109
110
111
112
113
114
115
116
117
118
119
120
121
122
123
124
125
126
127
128
129
130
131
132
133
134
135
136
137
138
139
140
141
142
143
144
145
146
147
148
149
150
151
152
153
154
155
156
157
158
159
160
161
162
163
164
165
166
167
168
169
170
171
172
173
174
175
176
177
178
179
180
1000.00
983.61
967.74
952.38
937.50
923.08
909.09
895.52
882.35
869.57
857.14
845.07
833.33
821.92
810.81
800.00
789.47
779.22
769.23
759.49
750.00
740.74
731.71
722.89
714.29
705.88
697.67
689.66
681.82
674.16
666.67
659.34
652.17
645.16
638.30
631.58
625.00
618.56
612.24
606.06
600.00
594.06
588.24
582.52
576.92
571.43
566.04
560.75
555.56
550.46
545.45
540.54
535.71
530.97
526.32
521.74
517.24
512.82
508.47
504.20
500.00
495.87
491.80
487.80
483.87
480.00
476.19
472.44
468.75
465.12
461.54
458.02
454.55
451.13
447.76
444.44
441.18
437.96
434.78
431.65
428.57
425.53
422.54
419.58
416.67
413.79
410.96
408.16
405.41
402.68
400.00
397.35
394.74
392.16
389.61
387.10
384.62
382.17
379.75
377.36
375.00
372.67
370.37
368.10
365.85
363.64
361.45
359.28
357.14
355.03
352.94
350.88
348.84
346.82
344.83
342.86
340.91
338.98
337.08
335.20
333.33
500.00
491.80
483.87
476.19
468.75
461.54
454.55
447.76
441.18
434.78
428.57
422.54
416.67
410.96
405.41
400.00
394.74
389.61
384.62
379.75
375.00
370.37
365.85
361.45
357.14
352.94
348.84
344.83
340.91
337.08
333.33
329.67
326.09
322.58
319.15
315.79
312.50
309.28
306.12
303.03
300.00
297.03
294.12
291.26
288.46
285.71
283.02
280.37
277.78
275.23
272.73
270.27
267.86
265.49
263.16
260.87
258.62
256.41
254.24
252.10
250.00
247.93
245.90
243.90
241.94
240.00
238.10
236.22
234.38
232.56
230.77
229.01
227.27
225.56
223.88
222.22
220.59
218.98
217.39
215.83
214.29
212.77
211.27
209.79
208.33
206.90
205.48
204.08
202.70
201.34
200.00
198.68
197.37
196.08
194.81
193.55
192.31
191.08
189.87
188.68
187.50
186.34
185.19
184.05
182.93
181.82
180.72
179.64
178.57
177.51
176.47
175.44
174.42
173.41
172.41
171.43
170.45
169.49
168.54
167.60
166.67
250.00
245.90
241.94
238.10
234.38
230.77
227.27
223.88
220.59
217.39
214.29
211.27
208.33
205.48
202.70
200.00
197.37
194.81
192.31
189.87
187.50
185.19
182.93
180.72
178.57
176.47
174.42
172.41
170.45
168.54
166.67
164.84
163.04
161.29
159.57
157.89
156.25
154.64
153.06
151.52
150.00
148.51
147.06
145.63
144.23
142.86
141.51
140.19
138.89
137.61
136.36
135.14
133.93
132.74
131.58
130.43
129.31
128.21
127.12
126.05
125.00
123.97
122.95
121.95
120.97
120.00
119.05
118.11
117.19
116.28
115.38
114.50
113.64
112.78
111.94
111.11
110.29
109.49
108.70
107.91
107.14
106.38
105.63
104.90
104.17
103.45
102.74
102.04
101.35
100.67
100.00
99.34
98.68
98.04
97.40
96.77
96.15
95.54
94.94
94.34
93.75
93.17
92.59
92.02
91.46
90.91
90.36
89.82
89.29
88.76
88.24
87.72
87.21
86.71
86.21
85.71
85.23
84.75
84.27
83.80
83.33

Tabela: Mensagens de controladores MIDI


0Bank select
1Modulation wheel
2Breath control
3Indefinido
4Foot controller
5Portamento time
6Data Entry
7Channel Volume
8Balance
9Indefinido
10Pan
11Expression Controller
12Effect control 1
13Effect control 2
14Indefinido
15Indefinido
16General Purpose Controller #1
17General Purpose Controller #2
18General Purpose Controller #3
19General Purpose Controller #4
20Indefinido
21Indefinido
22Indefinido
23Indefinido
24Indefinido
25Indefinido
26Indefinido
27Indefinido
28Indefinido
29Indefinido
30Indefinido
31Indefinido
32Bank Select
33Modulation wheel
34Breath control
35Indefinido
36Foot controller
37Portamento time
38Data entry
39Channel Volume
40Balance
41Indefinido
42Pan
43Expression Controller
44Effect control 1
45Effect control 2
46Indefinido
47Indefinido
48General Purpose Controller #1
49General Purpose Controller #2
50General Purpose Controller #3
51General Purpose Controller #4
52Indefinido
53Indefinido
54Indefinido
55Indefinido
56Indefinido
57Indefinido
58Indefinido
59Indefinido
60Indefinido
61Indefinido
62Indefinido
63Indefinido
64Damper pedal on/off (Sustain)
65Portamento on/off
66Sustenuto on/off
67Soft pedal on/off
68Legato Footswitch
69Hold 2
70Sound Controller 1 (Sound Variation)
71Sound Controller 2 (Timbre)
72Sound Controller 3 (Release Time)
73Sound Controller 4 (Attack Time)
74Sound Controller 5 (Brightness)
75Sound Controller 6
76Sound Controller 7
77Sound Controller 8
78Sound Controller 9
79Sound Controller 10
80General Purpose Controller #5
81General Purpose Controller #6
82General Purpose Controller #7
83General Purpose Controller #8
84Portamento Control
85Indefinido
86Indefinido
87Indefinido
88Indefinido
89Indefinido
90Indefinido
91Effects 1 Depth
92Effects 2 Depth
93Effects 3 Depth
94Effects 4 Depth
95Effects 5 Depth
96Data entry +1
97Data entry -1
98Non-Registered Parameter Number LSB
99Non-Registered Parameter Number MSB
100Registered Parameter Number LSB
101Registered Parameter Number MSB
102Indefinido
103Indefinido
104Indefinido
105Indefinido
106Indefinido
107Indefinido
108Indefinido
109Indefinido
110Indefinido
111Indefinido
112Indefinido
113Indefinido
114Indefinido
115Indefinido
116Indefinido
117Indefinido
118Indefinido
119Indefinido
120All Sound Off
121Reset All Controllers
122Local control on/off
123All notes off
124Omni mode off (+ all notes off)
125Omni mode on (+ all notes off)
126Poly mode on/off (+ all notes off)
127Poly mode on (incl mono=off +all notes off)

Cálculo dos tempos de atraso nos ecos

Autor:

Xabier Blanco, 

traduzido por Germano Lins


Existe um cálculo recorrente, sempre que nos deparamos a ajustar um eco, um delay, é o atraso das etapas. Este efeito deve estar sincronizado com o andamento da música, tarefa não muito simples de realizar. Para nos facilitar, existe uma fórmula simples:

T = (Divisões x 240.000) / BPM

onde T = milisegundos (ms), Divisões é a unidade de medida do compasso (1/16 = semicolcheia, 1/4 = semínima) e BPM o andamento, tempo, da música em beats per second (batidas por segundo).

A seguir, a tabela apresenta, de forma orientativa, alguns tempos de atraso.

Tempo (ms)1/161/12
BPM123456781245
602505007501000125015001750200033366713331667
65231462692923115413851615184630861512311538
70214429643857107112861500171428657111431429
75200400600800100012001400160026753310671333
8018837556375093811251313150025050010001250
851763535297068821059123514122354719411176
901673335006678331000116713332224448891111
95158316474632789947110512632114218421053
100150300450600750900105012002004008001000
10514328642957171485710001143190381762952
1101362734095456828189551091182364727909
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Microfones: Tipos de acordo com seu transdutor

Autor: Xabier Blanco, 

traduzido por Germano Lins

O transdutor é o mecanismo que converte o som em sinais elétricos dentro de um microfone. Como você verá agora, existem diferentes tipos de transdutores, e esses transdutores são os que definem a característica do microfone. 

MICROFONE DINÂMICO (de bobina móvel), 40-16.000 hertz

· Muito robusto. Pouco sensível ao manejo. Relativamente barato.
· Aplicações: pau pra toda obra, girafa pequena, mesas ou suspenso em exteriores.
· Útil para obter uma qualidade de som menos crítica ou de uma fonte próxima e alta. Amplamente utilizado como microfone de uso diário, "de batalha".
· Unidirecional nas frequências altas / adirecional nas frequências baixas.
· Funcionamento: as variações de pressão da onda sonora fazem vibrar o diafragma acoplado à bobina; esta se move em um campo magnético e gera correntes de áudio.



MICROFONE DE CONDENSADOR (eletrostático), 20-18.000Hz


· Excelente resposta transitória. 
· Captação sensível de som móvel ou estático, um pouco distante.
· Aplicações: Girafa, pedestal, girafa pequena, suspenso.
· Desvantagens: são grandes e muito sensíveis (podem gerar distorções por sobrecarga caso a fonte seja muito alta), é alimentado por corrente elétrica e amplificador.
· Funcionamento: possui um diafragma metálico e flexível e tensionado próximo a uma placa metálica plana com potencial de polarização; as variações de pressão da onda sonora produzem flutuações do espaço intermediário (capacidade); a variação da corrente por capacidade variável gera o sinal de áudio.

Masterizando um tema acústico com plugins Waves

Traduzido e adaptado por Germano Lins 

Original de Malhavok's World

Considere este tutorial como sendo uma introdução ao mundo da masterização. Comece aqui e desenvolva o seu próprio estilo. Os plugins necessários para acompanhar este tutorial são: Waves Renaissance EQ 4 band, Waves Linear Multiband Compressor, e Waves L2. Caso não os possua, baixe suas versões demo em [ Waves.com ]. 

A maioria das gravações em home studios sofrem de três problemas principais. O primeiro é algo ao que chamo de máscara de baixo (bass mask). O segundo é uma carência de brilho nos agudos. E o último é um desequilíbrio geral ao longo do espectro de frequência. Vamos ver isso de perto.

Equalização

Autor: Tamaba
Traduzido por Germano Lins

Breve introdução ao som: a frequência
O som é a vibração de um meio elástico, pode ser gasoso, líquido ou sólido. As ondas geradas pela fonte sonora produzem certas variações de pressão no meio (por exemplo, o ar ou a água), e isto é o que permite que sejam percebidas pelo ser humano (se bem que ele não percebe qualquer variação; se esta for muito rápida ou muito lenta, com certeza o ouvido humano não irá perceber). É por isso que no espaço cósmico não existem sons, pois falta o meio por onde eles devem discorrer: no espaço somente existe vazio, vácuo, e por isso não podem existir variações de pressão audíveis.

Tabela: Faixa de frequência dos instrumentos musicais


Instrumento
Fundamental  
 Harmônicos
Flauta      
261-2349
3-8 KHz
Oboé
261-1568
2-12 KHz
Clarinete
165-1568
2-10 KHz
Fagote
62-587
 1-7 KHz
Trompete
165-988
 1-7.5 KHz
Trombone
73-587
 1-4 KHz
Tuba
49-587
1-4 KHz
Tambor
100-200
1-20 KHz
Bumbo
30-147
1-6 KHz
Pratos
300-587
1-15 KHz
Violino
196-3136
4-15 KHz
Viola
131-1175
2-8.5 KHz
Cello
65-698
1-6.5 KHz
Baixo acústico
41-294
1-5KHz
Baixo elétrico
41-300
1-7 KHz
Guitarra acústica
82-988
1-15 KHz
Guitarra elétrica (amplif.)
82-1319
1-3.5 KHz
Guitarra elétrica (direta)
82-1319
 1-15 KHz
Piano
28-4196
5-8 KHz
Sax Soprano
247-1175
2-12 KHz
Sax alto
175-698
2-12 KHz
Sax tenor
131-494
1-12 KHz
Cantor
87-392
1-12 KHz

Como Gravar Guitarras Elétricas

Autor: Tamaba, 

traduzido por Germano Lins


Como encarar uma sessão de gravação com guitarras

Uma técnica comum para gravar a guitarra limpa é fazer isso por linha, isto significa passar a guitarra por uma caixa de injeção (para adaptar a impedância) e mandá-la à mesa, e depois ao gravador ou, caso não se possua mesa, direto ao gravador (um computador, por exemplo).
Esta técnica tem suas vantagens e suas desvantagens. O bom é que não se precisa de um amplificador, não se precisa de um microfone e não se preciso do entorno acústico especial para captar bem o sinal. Oruim é que seguramente não soará como soou no ensaio. Este detalhe pode ser solucionado (ao menos parcialmente) se intercalarmos entre a guitarra e o gravador um equalizador e um compressor, ou, se não tivermos estes efeitos à mão, podemos gravar sem eles e depois colocar na mixagem.
No entanto, a técnica tradicional é a de conectar a guitarra em um amplificador (usando a distorção deste ou intercalando um pedal de distorção) e colocar um microfone frente ao amplificador. Algumas variantes de microfonação para esta técnica é centralizar o microfone no meio do cone do amplificador e aproximá-lo bem da tela do equipamento para conseguir um som grave e profundo, ou afastá-lo para ir perdendo graves e ganhando efeito de reverberação natural do ambiente onde estejam o equipamento e o microfone.

Introdução à síntese subtrativa

Introdução à síntese subtrativa

Autor: Xabier Blanco, 
traduzido por Germano Lins

Neste tutorial damos uma vista geral neste tipo de síntese e o iniciamos em seus conceitos fundamentais.

Para começar...
Diferentemente do restante dos instrumentos, que possuem um timbre próprio cuja essência não pode ser modificada sem afetar a natureza do instrumento, os sintetizadores pretendem construir novos sons. Um piano pode ser tocado de diversas maneiras, mas sempre irá soar como um piano; os sintetizadores aspiram a criar seu próprio som, algo completamente original no mais amplo sentido da palavra. Para fazer uma comparação, podemos dizer que o som de um piano é um quebra-cabeças já montado que pode ser pintado de mil cores diferentes, e o som de um sintetizador é um quebra-cabeças que está para ser montado.

quarta-feira, 11 de março de 2015

Equalização - Dez dicas para você usar na sua mixagem

Equalizar é equilibrar. Portanto, quando se equaliza um determinado som ou instrumento, estamos buscando o seu equilíbrio tonal. Essa busca deve levar em conta todos os elementos do som e ainda as variantes acústicas do ambiente. O EQ é uma ferramenta extremamente poderosa para moldar o equilíbrio de frequências de elementos em uma mix. Você pode com o equalizador: trazer as coisas para frente ou para empurrá-las para trás,  criar ou tirar o foco de algum instrumento, realçar  elementos importantes, etc. O EQ pode ajudar a reparar gravações ruins e um ajuste correto pode faze-la soar bem. Aqui estão algumas dicas que aprendi ao longo dos anos equalizando numa mixagem.

PATCH DE TRADUÇÃO DO ENCORE 5 EM DIANTE

O Encore é, sem dúvidas, o aplicativo de edição de partituras mais popular do Brasil, mas poucos músicos exploram o verdadeiro potencial que este programa oferece porque, como a maioria dos softwares, ele é em inglês. Mas agora você pode traduzir o seu Encore, da versão 5 em diante, com este patch livre que foi criado para que os músicos, editores, arranjadores, produtores e professores na área da escrita musical, da programação MIDI e da composição possam ter mais subsídios para utilização do software.

Ela foi inspirada em uma tradução do Encore 4.5 feita por Ricardo Barbieri e modificada em muitos outros aspectos, para oferecer o maior conforto e fidelidade ao usuário brasileiro. 

Este patch NÃO É oferecido pela Gvox. É independente.


Para baixar gratuitamente o tradutor CLIQUE AQUI.



Fonte Original : Gvox Encore Brasil


sexta-feira, 6 de março de 2015

Chordz, disparando acordes com uma só nota

Chordz

Chordz
Chordz é um plugin que permite disparar acordes completos tocando uma só nota. Cada nota é associada com um acorde distinto, e cada acorde pode consistir no número de notas que queremos. Isso  permite, por exemplo, tocar progressões de acordes complexas com um só dedo, usando um teclado MIDI ou um controlador de pads — e também podemos disparar acordes a partir de notas criadas na piano roll da nossa DAW —.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Mais de 200 mil partituras na maior biblioteca online de música do mundo


IMSLP - reproduçãoCom tanta música no mundo seria necessário muito papel para registrá-las. Unindo tecnologia às possibilidades da internet, a International Music Score Library Project, reúne todas as partituras de domínio púplico para que m úsicos e compositores do mundo todo tenham acesso a elas.
São folhas e mais folhas virtuais com notas e mais notas musicais de artistas que também desejam compartilhar suas músicas com o mundo gratuitamente. Além das partituras, o IMSLP também encoraja a troca de ideias musicais, tanto na criação de trabalhos musicais como na análise de trabalhos existentes.
São mais de 200 mil músicas classificadas por nome do compositor, época do compositor ou gênero e instrumento da obra, para ler e fazer download. Todo o conteúdo do site pode ser lido em português.

Caso queira levar tudo no iPhone ou iPad, baixe o aplicativo iClassicalScores por $1,99. Todo o resto é gratuito.



Musopen: músicas e partituras de mais de 150 obras clássicas para download gratuito



divulgaçãoO nome já diz: musopen.org é um portal que disponibiliza obras musicais de domínio público gratuitamente. Funciona como uma biblioteca online que organiza as composições por períodos, instrumentos, intérpretes e compositores e que, além de música também armazena suas partituras.Entre os nomes que aparecem no acervo estão Johann Sebastian Bach, Ludwig van Beethoven, Frédéric Chopin, Wolfgang Amadeus Mozart, Antonio Vivaldi, Richard Wagner e tantos outros.
Para baixar as obras basta registrar-se no site. É possível fazer até cinco downloads gratuitos por dia. Por US$ 55 anuais, todo o conteúdo do site ficará disponível com downloads ilimitados.