Bom, uma coisa eu já sei. Todo engenheiro de mixagem profissional domina o espectro de frequências. Têm ele decoradinho em suas mentes. E sendo assim eles sabem muito bem o que fazer com o equalizador para melhorar a sonoridade de algum instrumento ou voz. É essa qualidade que separam os engenheiros profissionais dos novatos ou curiosos.
Um engenheiro de áudio profissional quando ouve um determinado som ou instrumento logo pensa: "Acho que tá precisando um corte de 1 ou 2 dB ali por 300 Hz para melhorar esse som". Ou então, está precisando um reforço por volta de 2 kHz.
Se você já chegou nesse patamar, orgulhe-se de si próprio. Você está ouvindo e entendendo o que pouquíssima gente entende. E realmente isso é motivo pra se orgulhar.
Na engenharia de áudio existem coisas que são recorrentes como determinadas frequências que costumam aparecer mais do que outras. Se você souber encontrar as seis frequências a seguir, você será bem mais rápido e eficiente na solução desse problema.
Frequência 1 – Corpo e Clareza/Confusão
Instrumentos e sons que residem nas frequências mais baixas tendem a aparecer mais. As frequências média graves podem encorpar o som, mas em contrapartida podem deixar as coisas não muito claras e definidas. A região em torno de 200 é um bom lugar para verificar se existem confusões indesejadas, os chamados boomies nas mixagens.Vamos ouvir esse contrabaixo que possui um reforço em torno de 215 Hz, resultando em um som muito encorpado que pode parecer legal por si só, mas definitivamente irá desordenar o espectro de baixo alcance.