quarta-feira, 19 de junho de 2013

LANÇAMENTO MUSICAUDIO - MANUAL PRO TOOLS 10 - EDIÇÃO


EDIÇÃO

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Região Groups

Um grupo de regiões é uma coleção de qualquer combinação de regiões de áudio e MIDI que têm o mesmo aspecto e atuam como uma só região. Os grupos de regiões são essencialmente containers que incluem uma ou mais regiões. Os grupos de regiões podem ser criados numa única trilha ou em várias trilhas adjacentes de áudio, MIDI e instrumento. Os grupos de regiões nos permitem aninhar várias regiões em regiões “macro” para organizar, editar e manipular o tempo (veja “Região Groups”).

Regiões deformadas

As regiões em trilha habilitadas para Elastic Audio em tempo real podem ser deformadas. As regiões deformadas são identificadas com um indicador de deformação que aparece no canto superior direito das regiões nas trilhas e à esquerda dos nomes de regiões na lista de regiões. As regiões deformadas aparecem como consequência da aplicação do processamento Elastic Audio. O processamento Elastic Audio pode ser feito manualmente na vista de deformação ou através da opção TCE Trimmer na vista de forma de onda, ou ainda de forma automática através do ajuste de tempo, quantização ou de transporte (veja “Regiões deformadas”).

Regiões de áudio e formas de onda

Quando a vista de trilha de áudio está configurada em Waveform, o Pro Tools gera um diagrama de roma de onda do material de áudio. As formas de onda revelam diversos dados sobre o som gravado.


Forma de onda de uma trilha de percussão

LANÇAMENTO MUSICAUDIO - MANUAL PRO TOOLS 10 - CONCEITOS E CONFIGURAÇÕES


CONCEITOS E CONFIGURAÇÕES
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MIDI
MIDI (Musical Instrument Digital Interface) é um protocolo de comunicação para instrumentos musicais. Este protocolo padrão possibilita efetuar conexões entre diferentes dispositivos de diferentes fabricantes. Bons exemplos desses equipamentos são os sintetizadores, módulos geradores de som, baterias eletrônicas, MIDI patch bays, processadores de efeitos, interfaces MIDI, superfícies de controle e sequenciadores MIDI.

Os dispositivos MIDI são equipados com conectores DIN de 5 pinos, IN, OUT ou THRU. Pela porta de saída MIDI ou MIDI OUT são transmitidas as mensagens. Pela porta de entrada MIDI ou MIDI IN são recebidas as mensagens. As portas THRU
 funcionam como um retransmissor, ou seja, pegam as mensagens que são recebidas pela porta IN e as retransmite. Os dispositivos MIDI são conectados através de cabos específicos que são facilmente encontrados nas lojas de instrumentos musicais. Mas hoje em dia cada vez está mais fácil encontrar dispositivos MIDI que são conectados através das interfaces USB ou FireWire.



  
Nem todos os dispositivos possuem as três portas MIDI (IN, OUT, e THRU).


O protocolo MIDI provê 16 canais por cada porta. Um único cabo MIDI pode transmitir 16 mensagens diferentes uma para cada canal. Estes 16 canais podem se corresponder cada um com um dispositivo MIDI diferente ou então com cada canal (dos 16) em apenas um único dispositivo (caso este seja multitimbral). Cada canal pode controlar um som de instrumento diferente. Por exemplo, baixo no canal 1, piano no canal 2, e bateria no canal 10. Da mesma forma como acontece em um gravador multicanal, um sequenciador MIDI pode gravar arranjos bem complexos, bastando apenas que seja controlado por um teclado multitimbral, por exemplo.

terça-feira, 18 de junho de 2013

segunda-feira, 17 de junho de 2013

LAÇAMENTO MUSICAUDIO - MANUAL CUBASE 7 - CONFIGURAR E TRABALHAR COM PROJETOS

PREVIEW - MANUAL CUBASE 7 - CONFIGURAR E TRABALHAR COM PROJETOS



Volume II
Configurar e trabalhar com projetos.
www.musicaudio.net

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A janela de projeto

Uma visão geral da janela de projeto
A janela de projeto é a janela principal do Cubase. Ela nos dá uma visão geral do projeto, nos permitindo navegar e realizar uma edição em grande escala. Cada projeto possui uma janela de projeto. 


A janela de projeto está dividida verticalmente em trilhas, com uma timeline que transcorre horizontalmente da esquerda para direita. Os seguintes tipos de trilha estão disponíveis:

Audio - Para gravar e reproduzir eventos e partes de áudio. Cada trilha de áudio possui seu correspondente canal no MixConsole. Uma trilha de áudio pode ter uma quantidade indeterminada de trilhas de automação para automatizar parâmetros dos canais, ajustes de efeitos inseridos e de envio, etc.

Folder (Pasta) - As trilhas de pasta funcionam como containers para outras trilhas, facilitando a organização e gestão da estrutura de trilhas. Também permitem editar várias trilhas de uma só vez, veja “Organizar trilhas em trilhas de pasta”.
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sexta-feira, 14 de junho de 2013

LAÇAMENTO MUSICAUDIO - MANUAL CUBASE 7 - CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA E PROGRAMA

PREVIEW - MANUAL CUBASE 7 - CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA E PROGRAMA


Volume I
Configuração do sistema e programa.

www.musicaudio.net

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Esta é provavelmente a configuração mais simples - quando tiver endereçado buses internos de entrada e saída você poderá conectar sua fonte sonora (por exemplo, um microfone) na interface de áudio e já poderá começar a gravar.

Entrada e saída multicanal

O mais provável, de qualquer forma, é que existam outros equipamentos que serão integrados ao Cubase, usando vários canais de entrada e saída. Dependendo do equipamento que você tenha disponível, existem dois procedimentos a seguir: usar uma mesa de mixagem externa, ou usar o MixConsole do Cubase.

·     Mixagem externa significa que será necessário um hardware de mixagens com um grupo ou sistema de bus com o qual alimentar as entradas da placa de áudio.

No exemplo a seguir são utilizados quatro buses para alimentar os sinais das entradas do hardware de áudio. As quatro saídas estão conectadas por sua vez no mixer para monitorar e reproduzir. As outras entradas do mixer podem ser usadas para conectar fontes sonoras, tais como: microfones, instrumentos, etc.

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segunda-feira, 10 de junho de 2013

Piano digital Kurzweil SP5-8

Este piano digital é indicado para uso ao vivo. Suas 88 teclas possuem ação gradual de martelo, com controle de velocidade. Confira todas as outras características do modelo


Lançado em 2012, este modelo é um dos grandes sucessos da Kurzweil.  Indicado para uso em shows ao vivo e grandes palcos, suas 88 teclas possuem ação gradativa e aftertouch.

Abaixo, confira todas as características do modelo.

Kurzweil SP5-8

Teclado:  88 teclas com ação gradual de martelo (GH), sensível, velocity , ajustável. (LK40GH)

Display:   2x20 caracteres, LCD, com ajuste de contraste no painel frontal.
Polifonia:  64 vozes, com alocação dinâmica.

Multitimbral:  16 Partes (uma para cada canal MIDI) Split (divisão), Layer (camada): Fácil acesso com ajuste de volume relativo.

Quick Split/Layer: Acesso fácil, com ajuste de volume relativo (4 zonas).

Presets de Fábrica:  861 Programas, extraídos dos sons do aclamado PC3.

Presets de Usuário:  64

MIDI Setups de Fábrica:  65

sexta-feira, 7 de junho de 2013

LOGIC PRO - Cortando pastas e regiões de tomadas


Cortando pastas e regiões de tomadas
Para cortar, devemos nos certificar que a pasta de tomadas não esteja no modo Quick Swipe Comping. 
Para cortar uma pasta de tomadas
  • Clique na pasta de tomadas usando a ferramenta tesoura.
Isto fará com que a pasta de tomadas seja cortada na posição clicada, inclusive todas as tomadas serão cortadas na mesma posição. A pista pode conter várias pastas de tomadas e as pistas de tomadas podem conter várias regiões,  tudo isso pode ser editado de forma independente.
Para cortar várias pastas de tomadas ao mesmo tempo
  • Selecione as pastas de tomadas, depois clique em qualquer uma delas com a ferramenta Tesoura.
Isto irá cortar todas as pastas de tomadas selecionadas, também cortará todos os elementos que estiverem dentro destas pastas.
Para cortar uma região
  • Clique na região de tomada usando a ferramenta Tesoura.
Agora temos várias regiões na mesma pista de tomadas.
Também podemos cortar em intervalos iguais em uma única região.
Para efetuar cortes de mesmo tamanho em uma região de tomadas
  • Enquanto mantém pressionada a tecla Option clique na região de tomadas usando a ferramenta Tesoura.
O primeiro corte acontece na posição de clique, os outros cortes ocorrerão em intervalos iguais a partir do primeiro corte até o final da região.
Outra possibilidade é fatiar ou aparar a região de tomadas através das bordas do comp.
Para fatiar uma região de tomada pelas bordas do comp
  • Enquanto mantém pressionada a tecla Control clique (ou clique-direito) na região de tomadas, e depois escolha  “Slice at Comp Section Borders” no menu que é apresentado.
Para aparar uma região de tomadas pelas seções ativas do comp
  • Enquanto mantém pressionada a tecla Control clique (ou clique-direito) na região de tomadas, e depois escolha “Trim to Active Comp Sections” no menu que é apresentado.
Também podemos dividir pastas e regiões de tomadas com os seguintes comandos de teclado:
  • Split Regions/Events by Locators or Marquee Selection
  • Split Regions/Events by rounded Playhead Position
  • Split Regions/Events by Playhead Position





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LOGIC PRO - Redimensionando Regiões de Tomadas


Redimensionando Regiões de Tomadas no Logic Pro

Podemos editar os pontos de início e de final de uma região de tomadas, o que nos permite remover trechos ruins de uma tomada que possua outros trechos a serem aproveitados. Podemos fazer isso quando a uma região de tomada está delimitada por uma outra região adjacente. Redimensionar nestas circunstâncias também pode causar alterações na duração da região de tomadas adjacente.
Para redimensionar regiões de tomadas, precisamos nos certificar de que a pasta de tomadas escolhida não esteja no modo Quick Swipe Comping.
Para editar pontos de início e final de uma região de tomada
  • Posicione o ponteiro do mouse sobre a margem esquerda ou direita, na metade inferior, da região de tomadas e depois arrastamos quando o ponteiro tomar a forma de um redimensionador.
 
Também podemos editar as bordas da região adjacente usando a ferramenta Junction.

Para editar o ponto inicial ou final de uma região de tomada quando limitada por outra região adjacente
  • Posicione o ponteiro do mouse sobre a metade superior da borda esquerda ou direita das regiões e depois arraste quando o ponteiro se tomar a forma Junction. 
Aumentando a região de tomadas (arrastando seu início para a esquerda ou arrastando seu final para direita) automaticamente diminuímos a região de tomadas adjacente. Diminuindo a região de tomadas (arrastando o início para direita ou o final para esquerda) automaticamente aumentamos a região que está adjacente. Isto certifica a não criação de silêncio entre as diferentes regiões.




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