Tecnologia Aplicada à Música. Notícias, Dicas, Tutoriais e Artigos On-line, Manuais em Português de softwares para quem utiliza a informática como ferramenta musical.
segunda-feira, 25 de junho de 2012
MANUAL MUSICAUDIO DE OPERAÇÃO PARA O SONAR X 1
Introdução
O SONAR X1 é uma ferramenta profissional para criar sons e música em computador pessoal. Foi desenvolvido para músicos, compositores, arranjadores, engenheiros de áudio e produção musical, criadores de jogos e multimídia, e engenheiros de gravação de áudio. O SONAR X1 é compatível com Wave, MP3, wave ACIDized, WMA, AIFF e outros formatos conhecidos, e possui as ferramentas necessárias para realizar tarefas com qualidade profissional de forma rápida e eficaz.
O SONAR X1 é mais que um pacote de criação de áudio digital e MIDI integrado — é também uma plataforma ampliável que pode funcionar como sistema nervoso central de um estúdio de gravação de áudio. Com drivers para placas de áudio de primeira classe mais comuns, compatibilidade total com plug-ins de áudio, sintetizadores por software, plug-ins MFX MIDI e MIDI Machine Control (MMC) para equipamentos MIDI externos, o SONAR X1 é capaz de gerenciar os projetos mais exigentes.
Considerações sobre o SONAR
O SONAR X1 é o principal produto da linha de sequenciadores de áudio digital e MIDI integrado daCakewalk para plataforma Windows. O SONAR X1 dispõe de um amplo conjunto de funções que o convertem na ferramenta independente mais produtiva para a criação de som e música. Estas são algumas das formas em que se pode utilizar o SONAR X1.
Partituras
Partituras significa imporessão da música; uma forma de compartilhar o seu trabalho com outros músicos. Depois de ter gravado, editado e mixado sua música no SONAR, você tem como imprimir uma partitura completa ou apenas as partes de cada instrumento, com ou sem letra.
Music composition and exploration
O SONAR X1 é uma aplicação poderosa de composição musical, com ferramentas para gravar as interpretações musicais; realçar e melhorar a qualidade das mesmas; editar, arranjar e experimentar com a música. Pressionando o mouse, você arranja, orquestra, e ouve as suas composições. Com sequenciamento total integrado que lhe permite combinar a utilidade e a flexibilidade da composição MIDI com a sonoridade de alta qualidade e a sutileza das reproduções e gravações em áudio digital. Altere a sensação de uma peça acrescentando-lhe um novo groove, ou então acrescentando delicados atrasos, antecipações, ou ecos para enriquecer ainda mais a música.
O SONAR X1 permite que você edite a música utilizando a notação musical padrão e as tablaturas de guitarra, onde você pode ajustar as notas individualmente, acrescentar marcas de interpretação, e imprimir partes ou partituras completas. Você pode criar graficamente alterações de volume e de andamento, ou acrescentar letras para visualizá-las na tela ou para incluí-las nas partituras impressas.
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domingo, 24 de junho de 2012
Conheça o sistema de edição de vídeos do Photoshop CS6
Que tal editar alguns vídeos no novo Photoshop CS6? Pois se você ainda acha que o editor da Adobe é bom só com imagens, é melhor se atualizar. A última versão do programa incluiu um novo sistema em que é possível fazer inúmeros ajustes em vídeos, além de acrescentar imagens e outros efeitos. E o melhor, tudo muito fácil!
Passo 1. Tudo o que você precisa fazer para carregar um vídeo no Photoshop CS6 é arrastar o arquivo para a janela do programa, ou usar a opção Open, no menu File. O Photoshop é capaz de abrir uma grande variedade de formatos;
Passo 2. A interface do programa continua a mesma, com a diferença de que quando estamos manipulando um vídeo, ele aparece em uma espécie de timeline, na parte inferior da tela. Alí, podemos avançar ou retroceder normalmente, de maneira que o seu conteúdo possa ser explorado;
Manipulação de vídeo no Photoshop CS6
sexta-feira, 22 de junho de 2012
LOGIC PRO 9 - CAPÍTULO 43 - TRABALHANDO COM ARQUIVOS DE ÁUDIO SPLIT CHANNEL
Podemos armazenar áudio multicanal como arquivos
interleaved (todos os canais em um mesmo arquivo) ou split channel (um arquivo
para cada canal).
Um arquivo de áudio interleaved contém informação de
todos os canais, armazenados em um único “stream alternado”. No caso de
arquivos estéreo, isto seria canal esquerdo, canal direito, esquerdo, direito,
e assim por diante. No caso de arquivos surround isso seria canal 1, canal 2,
canal 3, e assim por diante, depois canal 1 novamente, isso no contexto de um
arquivo surround 5.1. Esquerdo, centro, direito, esquerdo traseiro, direito
traseiro, LFE (então repetindo o esquerdo, direito, centro e assim
sucessivamente) no caso de um arquivo surround 6.1.
Arquivos de áudio Split channel, são arquivos
separados, um para cada canal, de forma independente. No caso de arquivos
estéreo, dois arquivos são criados, uma para cada canal, esquerdo e direito. Os
arquivos são geralmente identificados por um sufixo .L e .R. Os dois arquivos
são conectados, e editados como um par. No entanto podemos desconectá-los na
Audio Bin, de forma que dessa forma podemos editar cada canal de forma
independente. No caso de arquivos multi mono (ou split surround), vários
arquivos mono são criados: um para cada
canal surround. Assim como no caso dos arquivos estéreo, cada arquivo é
identificado com um sufixo. No caso de um arquivo surround 5.1 seria: .L, .C,
.R, .Ls, .Rs, e .LFE. Cada arquivo é independente.
O Logic Pro, e alguns outros programas, não muitos,
importam e gravam arquivos interleaved quando usando hardware Core Audio.
Um grande número de programas, inclusive o Pro Tools,
somente suporta arquivos no formato split, e separa automaticamente os canais
quando há o processo de importação. Isso também acontece quando importamos
arquivos estereo interleaved usando hardware DAE/TDM no Logic Pro (o Logic Pro
não suporta arquivos surround split).
Dica: Só
devemos usar arquivos de áudio interleaved se a placa de áudio os suportar.
Arquivos de áudio split requerem uma excelente performance no processo de
entrada e saída do disco rígido.
quarta-feira, 13 de junho de 2012
Como usar o iTunes no Linux via Virtualbox?
Esse tutorial foi criado para os usuários do Linux que tem iPhone e querem sincronizar seus aparelhos sem ter que sair do sistema do pinguim para fazer isso no Windows, pois infelizmente ele não é suportado pelo iTunes.
Siga o passo a passo e veja como resolver esse problema usando uma maquina virtual do Windows dentro do Linux, usando o VirtualBox.
Passo 1. Faça o download do VirtualBox para a versão Linux e instale-o. Essa escolha pode ser feita no box localizado no lado direito;
Passo 2. Ainda na página de downloads, baixe o "Extension Pack". Esse pacote servirá para disponibilizar o acesso as entradas USB do computador no VirtualBox;
download
Passo 3. Instale o pacote do VirtualBox conforme sua distribuição. Atualmente na maioria das distribuições basta apenas executar o pacote baixado e depois clicar em instalar na tela que aparece, e final no digitar a senha para autorizar a instalação;
terça-feira, 12 de junho de 2012
LOGIC PRO 9 - CAPÍTULO 39 - TRABALHANDO COM VÍDEO
O Logic Pro nos permite adicionar vídeos QuickTime de forma a
que possamos criar trilhas sonoras de forma sincronizada em nosso projeto.
Abrindo um vídeo
Podemos abrir um vídeo QuickTime numa
janela separada (janela Movie) ou podemos visualizar os frames individuais na
trilha Vídeo. Quando um vídeo está aberto em um projeto, a parte superior do
Inspectos apresenta uma área fechada chamada Movie, que é aberta quando
clicamos em seu triângulo expansor.
A reprodução do vídeo se dá em
sincronismo com a posição do cursor de reprodução, na área Inspector Movie, e
na janela Movie.
Nota: Será
necessário um processador rápido para que a reprodução do vídeo se dê sem
atropelos. Caso queira gravar e editar vídeos, usando o iMovie ou Final Cut Pro
ou Final Cut Express, será necessário possuir um hardware especializado para
isso.
Importante: Não
podemos gravar ou editar vídeos no Logic Pro. O que podemos fazer é trabalhar
na trilha sonora, criar outras trilhas, gravar diálogos, aplicar efeitos e
executar tarefas concernentes ao áudio.
Convertendo marcadores de cena
Podemos usar a lista de marcadores para
converter um marcador de cena em um marcador comum, e vice versa.
Convertendo um marcador de cena em um marcador comum
●
Selecione
o marcador de cena na lista de marcadores e use o comando Options > Convert
to Standard Marker.
Convertendo um
marcador comum em um marcador de cena
●
Selecione
o marcador na lista de marcadores, e use o comando Options > Convert to
Scene Marker.
sexta-feira, 8 de junho de 2012
LOGIC PRO 9 - CAPÍTULO 27 - EDITANDO EVENTOS MIDI NA JANELA TRANSFORM
A
janela Transform nos permite definir um conjunto de condições e operações que
são utilizados para alterar eventos MIDI específicos.
Conhecendo a janela Transform
A
janela Transform é chamada assim porque transforma os eventos MIDI, sob algumas
condições, operações, e valores que nós determinamos. Os eventos MIDI são
transformados em outros tipos de eventos ou em eventos com valores diferentes.
A
janela Transform é extremamente poderosa. Uma ferramenta ideal para edições que
de outra forma seriam impossíveis, ou em último caso, tediantes. Por exemplo,
imagine um projeto orquestral que lhe foi enviado para editar. As partes
individuais de violino e viola foram gravadas com diferentes bibliotecas de
samples, e a informação de aftertouch
(em 200 regiões MIDI) está causando uma modulação muito estranha de pitch, e
algumas camadas de sample produzem artefatos quando reproduzidas com seus
respectivos samples. Depois de ter observado de perto a informação aftertouch,
você descobriu que somente uma pequena faixa de valores está causando este
problema. Você tem então algumas opções:
1.
Editar manualmente
toda a informação aftertouch dos instrumentos sampler (região por região)
2.
Editar globalmente,
o que ocasionaria a perda de dinâmica da performance criada pelas informações
de aftertouch.
3.
Alterar os valores
problemáticos na janela Transform.
A
terceira opção com certeza é a melhor.
terça-feira, 5 de junho de 2012
LOGIC PRO 9 - CAPÍTULO 15 - EDITANDO GRAVAÇÕES DE ÁUDIO DE VÁRIAS TOMADAS
Imagine uma situação onde foram gravadas várias tomadas de um vocal solo em um mesmo trecho do projeto. Neste capítulo iremos aprender como selecionar as melhores tomadas das diferentes que foram gravadas, combinando-as em uma única tomada master, um master take. Este processo de combinar várias tomadas para criar uma tomada perfeita é chamado de comping e conseguimos isso usando o recurso Quick Swipe Comping. Neste capítulo iremos aprender como arrastar ou cortar conteúdos de diversas pastas de tomadas.
Conhecendo as Take Folders (pastas de tomadas)
Encontramos os seguintes elementos numa pasta de tomada aberta:
Take folder
|
Contém várias tomadas de performance que foram gravadas em um
mesmo trecho do projeto.
|
Take lane
|
Contém
uma única tomada, que pode ser constituída de uma ou mais regiões de tomadas.
A tomada mais recentemente completada fica localizada no topo da take lane,
logo abaixo da take folder, e fica selecionada por padrão.
|
Take
|
Representa uma ou mais regiões de tomada.
|
Composite (comp) sections
|
Reflete a atual seleção comp.
|
Disclosure triangle
|
Permite a abertura ou fechamento da take folder.
|
Take Folder
pop-up menu
|
Permite acesso à maioria dos comandos de edição take folder.
|
Quick Swipe Comping button
|
Permite a definição do modo de edição da take folder.
|
Ouvindo as gravações da pasta de tomadas
A forma mais simples de ouvir as gravações de uma pasta de
tomadas é abrir a pasta de tomadas, e depois selecionamos as tomadas
individuais e reproduzimos.
Editando Comps
Editamos comps alterando os pontos de início e final dos trechos
nas regiões de tomadas, deslocando a área comp para esquerda ou direita, ou
alternando as áreas comp selecionadas pelas pistas de tomadas.
As tarefas descritas nesta seção somente podem ser realizadas se
a pasta de tomadas escolhida estiver em modo Quick Swipe Comping. Mais detalhes,
veja Alternando o modo de edição das pastas de tomadas.
Importante:
Antes de realizar qualquer edição
em um comp, salve-o primeiro. Quaisquer alterações subsequentes automaticamente
irão criar um novo comp. Mais detalhes em Duplicando Comps ou Criando Novos
Comps.
terça-feira, 22 de maio de 2012
CAPÍTULO 31 - OS EDITORES MIDI DO CUBASE 6
Existem diversas formas de editarmos dados MIDi no Cubase 6.
Usamos as ferramentas e funções da janela de projeto para uma edição em larga
escala, ou as funções do menu MIDI para processar de várias formas clips MIDI
(veja “O que é afetado pelas funções MIDI?”). Para editarmos graficamente os
conteúdos dos clips MIDI usamos os Editores MIDI:
- O Key Editor é o editor padrão. Ele apresenta as notas graficamente numa interface já muito conhecida e intuitiva, ao estilo piano roll. No Key Editor também podemos realizar edições bem detalhadas em eventos que não sejam de notas MIDI, como os eventos controladores.
- O Score Editor apresenta as notas na linguagem musical universal, em forma de partitura. Ele possui ferramentas e funções poderosas para que criemos partituras, tanto eletrônicas como impressas.
- O Drum Editor é similar ao Key Editor, porém ele tem a vantagem de ser projetado para trabalhar com clips de bateria, onde cada evento de nota corresponde a uma determinada peça ou som da bateria. Ele é o editor que usamos quando precisamos editar partes de bateria ou percussão.
segunda-feira, 14 de maio de 2012
CAPÍTULO 2 SONAR 8 - PRIMEIROS PASSOS - TUTORIAL 7
Tutorial 7—Mixagem
A quantidade de ferramentas que o SONAR 8 dispõe para lhe ajudar a realizar a mixagem final é quase ilimitada. Você pode automatizar quase todos os comandos, botões deslizantes, giratórios, utilizando diferentes métodos. Inclusive pode automatizar os ajustes internos de alguns efeitos — não somente os controles bus, mas também alguns efeitos individuais.
Quando o projeto estiver soando da forma que você quiser, você o poderá salvar e exportar em formato Wave, MP3 ou Windows Media Advanced Streaming.
Vamos trabalhar um pouco mais com o TUTORIAL5.CWB, e exploremos as seguintes tarefas:
- Adicionar efeitos de áudio em tempo real
- Automatizar os ajustes de um efeito individual
- Agrupar os controles
- Automatizar a mixagem
- Exportar um arquivo MP3
Adicionar efeitos de áudio em tempo real
Vamos adicionar um flange na trilha da primeira guitarra do arquivo TUTORIAL5.CWB:
- Adicione o efeito flange na trilha de guitarra clicando direito no campo Fx e
- selecionando Audio Effects-Cakewalk- (Efeitos de áudio-Cakewalk-)FxFlange no menu que é apresentado. É possível que seja necessário expandir a trilha verticalmente para ver o campo FX.
- Aparecerá o diálogo do efeito.
- Selecione um ajuste de flange pré-definido no campo Presets (Pré-ajustes).
- Reproduza o projeto para ver como ele soa. Você pode continuar ajustando o efeito enquanto o projeto vai sendo reproduzido; existirá um pequeno atraso antes que os ajustes sejam ouvidos.
Feche o diálogo. Você pode adicionar efeitos nos buses com o mesmo método (clicando-direito no campo FX de um bus, e selecionando um efeito no menu que é apresentado).
Podemos eliminar um efeito do campo FX clicando-direito no nome do efeito e selecionando Delete (Eliminar) no menu que é apresentado. Automatizamos os controles ao invés de movimentá-los manualmente desenhando um envelope no painel Clips.
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CAPÍTULO 2 SONAR 8 - PRIMEIROS PASSOS - TUTORIAL 6
Tutorial 6—Utilizar clips de groove
Os clips de groove são clips de áudio que “reconhecem” o tempo e a afinação da nota fundamental. O SONAR 8 utiliza esta informação para alargar os clips a fim que as alterações no andamento coincidam. Também a utiliza para transportar a afinação da nota fundamental a fim de que a afinação do projeto e as alterações de afinação coincidam. O SONAR 8 também dispõe de clips de groove MIDI que funcionam de forma similar aos clips de groove de áudio.
- Podemos criar as repetições ou loops de clips de groove que quisermos simplesmente arrastando as bordas na janela Track (Trilha).
- Podemos alterar a afinação dos clips de groove inserindo marcadores de afinação na régua de tempo. A afinação de um novo projeto de clips de groove é, por padrão, C. A nota fundamental dos clips de groove se transpõe para a original em qualquer parte dos clips de groove que se situe antes do primeiro marcador de afinação, ou em caso de que o projeto não possua os referidos marcadores. Podemos alterar a afinação por padrão do projeto atual na barra de ferramentas Markers (marcadores).
Criamos e editamos os clips de groove na janela Loop Construction (Construção de loops).
Este Tutorial refere-se à:
- Adicionar clips de groove em um projeto
- Aplicar loops nos clips de groove
- Alterar a afinação dos clips de groove
- Fazer com que os clips de groove acompanhem o andamento do projeto
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