sexta-feira, 22 de junho de 2012

LOGIC PRO 9 - CAPÍTULO 43 - TRABALHANDO COM ARQUIVOS DE ÁUDIO SPLIT CHANNEL


Podemos armazenar áudio multicanal como arquivos interleaved (todos os canais em um mesmo arquivo) ou split channel (um arquivo para cada canal).

Um arquivo de áudio interleaved contém informação de todos os canais, armazenados em um único “stream alternado”. No caso de arquivos estéreo, isto seria canal esquerdo, canal direito, esquerdo, direito, e assim por diante. No caso de arquivos surround isso seria canal 1, canal 2, canal 3, e assim por diante, depois canal 1 novamente, isso no contexto de um arquivo surround 5.1. Esquerdo, centro, direito, esquerdo traseiro, direito traseiro, LFE (então repetindo o esquerdo, direito, centro e assim sucessivamente) no caso de um arquivo surround 6.1.

Arquivos de áudio Split channel, são arquivos separados, um para cada canal, de forma independente. No caso de arquivos estéreo, dois arquivos são criados, uma para cada canal, esquerdo e direito. Os arquivos são geralmente identificados por um sufixo .L e .R. Os dois arquivos são conectados, e editados como um par. No entanto podemos desconectá-los na Audio Bin, de forma que dessa forma podemos editar cada canal de forma independente. No caso de arquivos multi mono (ou split surround), vários arquivos mono são criados:  um para cada canal surround. Assim como no caso dos arquivos estéreo, cada arquivo é identificado com um sufixo. No caso de um arquivo surround 5.1 seria: .L, .C, .R, .Ls, .Rs, e .LFE. Cada arquivo é independente.

O Logic Pro, e alguns outros programas, não muitos, importam e gravam arquivos interleaved quando usando hardware Core Audio.

Um grande número de programas, inclusive o Pro Tools, somente suporta arquivos no formato split, e separa automaticamente os canais quando há o processo de importação. Isso também acontece quando importamos arquivos estereo interleaved usando hardware DAE/TDM no Logic Pro (o Logic Pro não suporta arquivos surround split).

Dica: Só devemos usar arquivos de áudio interleaved se a placa de áudio os suportar. Arquivos de áudio split requerem uma excelente performance no processo de entrada e saída do disco rígido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.