sexta-feira, 8 de junho de 2012

LOGIC PRO 9 - CAPÍTULO 27 - EDITANDO EVENTOS MIDI NA JANELA TRANSFORM


A janela Transform nos permite definir um conjunto de condições e operações que são utilizados para alterar eventos MIDI específicos. 
                                 

Conhecendo a janela Transform

A janela Transform é chamada assim porque transforma os eventos MIDI, sob algumas condições, operações, e valores que nós determinamos. Os eventos MIDI são transformados em outros tipos de eventos ou em eventos com valores diferentes.

A janela Transform é extremamente poderosa. Uma ferramenta ideal para edições que de outra forma seriam impossíveis, ou em último caso, tediantes. Por exemplo, imagine um projeto orquestral que lhe foi enviado para editar. As partes individuais de violino e viola foram gravadas com diferentes bibliotecas de samples, e a  informação de aftertouch (em 200 regiões MIDI) está causando uma modulação muito estranha de pitch, e algumas camadas de sample produzem artefatos quando reproduzidas com seus respectivos samples. Depois de ter observado de perto a informação aftertouch, você descobriu que somente uma pequena faixa de valores está causando este problema. Você tem então algumas opções: 

1.    Editar manualmente toda a informação aftertouch dos instrumentos sampler (região por região)
2.    Editar globalmente, o que ocasionaria a perda de dinâmica da performance criada pelas informações de aftertouch.
3.    Alterar os valores problemáticos na janela Transform.

A terceira opção com certeza é a melhor.


Uma quantidade razoável de presets transform sets estão disponíveis para a maioria das tarefas. Eles podem ser tudo o que precisamos, mas se não forem, podemos criar e salvar nossos próprios transform sets e salvá-los para usá-los posteriormente.

Dica: O Environment possui um objeto transformador similar que pode ser utilizado em tarefas de transformação de eventos MIDI em tempo real. Para mais detalhes, veja Objetos Transformer.


Para abrir a janela Transform

Realize uma das seguintes operações:

     Use o comando Window > Transform da barra de menu principal (ou utilize um comando de teclado:  Command-4).
     Caso queira transformar eventos (que tenham sidos selecionados em um dos editores MIDI) escolha um preset no menu Functions > Transform.

O comando Window > Transform também pode ser usado enquanto estamos em um editor MIDI, no entanto será necessário selecionar o preset manualmente.
                                    

Usando os parâmetros da janela Transform

Nesta seção será mostrada a utilização dos elementos da janela Transform, nos dando uma noção clara do que cada opção faz. Exemplos apresentados no capítulo Exemplos de Uso nos dão uma boa ideia de como utilizar cada um desses elementos. Mas entenda que isso é apenas “a ponta do iceberg”. A sua criatividade e imaginação são os llimites.


Definindo parâmetros globais

Estes parâmetros afetam globalmente a aparência da janela Transform e seu modo de operação.

     Mode: Escolha uma das opções deste menu para determinar como os eventos serão transformados.
     Apply operations to selected events: Escolha este modo para aplicar operações em todos os eventos selecionados. Os eventos selecionados são determinados pelas condições de seleção.
     Apply operations and delete unselected events: Escolha este modo para transformar os eventos selecionados, e dletar todos os eventos não selecionados. Somente os eventos que atendam às condições de seleção permanecerão depois de aplicada a operação. Este modo permite usar a janela Transform como um filtro programável, onde somente os eventos que atendam às condições sobrevivem.
     Delete selected events: Escolha este modo para deletar os eventos selecionados. Este modo nos permite usar a janela Transform como uma função de deleção programável. Todos os eventos que atenderem às condições serão deletados, e os outros eventos não serão alterados. Os ajustes de operação são irrelevantes neste modo.
     Copy selected events, then apply operations: Escolha este modo para reter os eventos selecionados em suas formas originais, copiando-os e depois lhes aplicando as operações.

     Presets: Aqui escolhemos um dos presets de transformação ou algum de nossos próprios conjuntos de transformação.
     “Hide unused parameters”: Oculta todos os menus não utilizados nas áreas Selection Conditions (Condições de Seleção) e Operations (Operações). Isso possibilita uma melhor visualização dos parâmetros que estão em uso e também evita alterações acidentais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.