terça-feira, 22 de maio de 2012

CAPÍTULO 31 - OS EDITORES MIDI DO CUBASE 6


Existem diversas formas de editarmos dados MIDi no Cubase 6. Usamos as ferramentas e funções da janela de projeto para uma edição em larga escala, ou as funções do menu MIDI para processar de várias formas clips MIDI (veja “O que é afetado pelas funções MIDI?”). Para editarmos graficamente os conteúdos dos clips MIDI usamos os Editores MIDI:

  • O Key Editor é o editor padrão. Ele apresenta as notas graficamente numa interface já muito conhecida e intuitiva, ao estilo piano roll. No Key Editor também podemos realizar edições bem detalhadas em eventos que não sejam de notas MIDI, como os eventos controladores.
  • O Score Editor apresenta as notas na linguagem musical universal, em forma de partitura. Ele possui ferramentas e funções poderosas para que criemos partituras, tanto eletrônicas como impressas.
  • O Drum Editor é similar ao Key Editor, porém ele tem a vantagem de ser projetado para trabalhar com clips de bateria, onde cada evento de nota corresponde a uma determinada peça ou som da bateria. Ele é o editor que usamos quando precisamos editar partes de bateria ou percussão.
  • O List Editor nos apresenta todos os eventos de um clip MIDI selecionado em forma de uma lista. Isso permite a visualização e edição de forma numérica das propriedades dos eventos. Também podemos editar mensagens SysEx nele.
  • A função Edit In-Place permite que editemos clips MIDI diretamente na janela de projeto. Funciona da mesma forma como se estivéssemos usando o Key Editor, só que aqui fica mais fácil pois editamos MIDI no contexto com outros tipos de trilhas.


Também podemos editar MIDI no Project Browser.


=> Podemos definir qual dos editores mencionados anteriormente será o editor padrão para dados MIDI.


Aqui iremos descrever como usar os Editores MIDI. Os recursos que sejam idênticos nesses editores são descritos na seção referente ao Key Editor. As seções referentes aos editores Drum, In-Place, List, e Score somente descrevem os recursos específicos de cada editor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.