quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

SPAT Revolution da Flux e IRCAM promete ser o sistema de mixagem 3D mais avançado até agora

Germano Lins, MUSICAUDIO

Com mais de seis anos de trabalho em conjunto dos desenvolvedores dos plug-ins Flux e Instituto de Investigação em música e acústica IRCAM, podemos dizer que a experiência tem dado frutos, contando o dia de hoje com versões atualizadas dos complexos plug-ins da suíte que incluem desde reverbs até codificação binaural, passando por um avançado sistema de espacejamento e simulação acústica chamado Spat.



Mesmo que esse último se encontre entre um dos mais completos do mercado, é certo que ainda não satisfaz as necessidades de espacejamento que se requer hoje em dia devido ao avanço das tecnologias de realidade virtual e gravação audiovisual em 360, de forma surround, para o que, como já dissemos antes em outros posts, a tecnologia do áudio vem se adaptando paulatinamente.

É por isso que a Flux e o IRCAM chegam à NAMM com o SPAT Revolution, um software criado especificamente para gerar áudio em perspectiva 3D surround através de simulação acústica de salas e localização de vários canais de áudio, suportando uma variedade ilimitada de canais de entrada/saída e fontes de áudio, que fazem o motor de áudio 3D surround em tempo real mais completo e sofisticado jamais desenvvolvido.

O sistema funciona de forma autônoma, ainda que se integre com a DAW. As entradas podem ser de vários tipos: baseadas em canal, por Ambisonic de até sétima ordem, entrada binaural, MS, formato A ou B, UHJ, Eigenmike, entre outros. E para as saídas é igualmente completo, incluindo suporte para Estéreo, 5.1, Cube, Auro 3D, DTS, Dolby Atmos e NHK 222.

Desta forma, o software funciona não somente como uma ferramenta para espacializar áudio mas também funciona para mixar fontes de qualquer tipo, podendo combinar sinais em diversos formatos para adequá-los a um específico, sem limite de mixagem. Isto se vê potencializado ainda mais por outras funções adicionais, como sincronismo com Timecode – útil para a criação de áudio para vídeo 3D–, suporte para scripts em Python, medidores e visualização 3D dedicados, suporte HTRF Sofa, e suporte para control OSC.

A integração a DAW é feita através de plug-ins de entrada e saída com possibilidade de enviar ou receber até 64 canais por plugin, em formato VST, AudioUnit e AAX. Além disso, SPAT Revolution possui suporte interno para efeitos VST em cada uma das fontes agregadas e no bus master. Quanto à sua integração no sistema operacional, funciona com ASIO em Windows e Core Audio em Mac.

SPAT Revolution estará disponível no mês que vem e estará custando cerca de R$ 6.000,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.