domingo, 22 de janeiro de 2017

Plugins multicanal e multimono: diferenças e aplicação

G_Marin, Hispasonic
traduzido por Germano Lins


No mundo dos compressores em hardware, geralmente temos que escolher entre um compressor mono e um estéreo. Também temos a opção de utilizar dois compressores mono em substituição de um compressor estéreo, mesmo sabendo que não é exatamente a mesma coisa.

Universal Audio 1176
O compressor 1176 da Universal Audio (mono) é presença comum na maioria dos estúdios.

API 2500
O compressor de 2500 da API (estéreo) é um dos mais populares para uso no canal master.

No mundo virtual, a maior parte dos plugins tem uma versão mono e outra estéreo, ainda que para nós, quase sempre, seja exatamente o mesmo visualmente.





Quando temos uma trilha estéreo, nossa unica opção é utiliza a versão mono do plugin na trilha em questão. No entanto, caso a trilha seja estéreo, podemos utilizar o plugin na versão estéreo (multicanal) ou podemos utilizar o plugin em sua versão mono, mas o duplicando (multi-mono) - da mesma forma que no exemplo que colocamos antes com os dois compressores mono -. Infelizmente nem todas as DAW´s oferecem essa possibilidade.




Como funciona um compressor multicanal em uma trilha estéreo?

Vamos supor que temos um auxiliar estéreo para o qual estamos enviando duas trilha de voz dobradas, cada uma das quais está paneada para um extremo do espectro. Vamos supor que queremos controlar os picos que são gerados, e para isso colocamos um compressor no canal. Este compressor vai ¨ouvir¨ os dois lados do sinal estéreo que entra no canal e também atuará por igual sobre os dois lados do sinal. Portanto, se por exemplo o sinal que entra pelo lado esquerdo tem um pico muito pronunciado que irá disparar o compressor, este atuará em todo o sinal, tanto no lado esquerdo como no lado direito (mesmo que o lado direito esteja bem abaixo do threshold). Isto é um claro exemplo de onde o plugin multicanal não serve para a nossa necessidade.

Um plugin multi-mono iria atuar como se puséssemos um compressor em cada trilha mono individual. As vantagens de utilizar um plugin multi-mono ao invés de plugins individuais é a comodidade de poder configurar somente um plugin que vai afetar de forma diferente os dois canais; o plugin multi-mono, pelo menos no Pro Tools, por padrão está linkado. Dessa forma, se fizermos uma alteração no lado esquerdo do plugin, esta alteração é reproduzida exatamente igual no canal direito.

Plugin multimono
Quando trabalhamos em modo multi-mono podemos escolher o lado do plugin que queremos trabalhar (por padrão, o esquerdo). Caso o ícone que vemos na figura em azul apareça nesta cor, está linkado (opção padrão) de forma que qualquer alteração que se faça neste lado do plugin será refletida automaticamente no outro lado. Também podemos desativar este modo e alterar em separado os parâmetros do lado esquerdo (L) e direito (R)


Outra situação em que podemos nos beneficiar deste compressor em dobro é quando temos um auxiliar onde se somam várias trilhas (não somente duas) que temos paneadas em estéreo, por exemplo, um auxiliar de back vocal. Quando aplicamos o compressor em separado no lado esquerdo e direito do sinal, temos um controle mais preciso sobre os picos que existem em cada lado sem necessariamente afetar o sinal que está indo pelo lado contrário.

Agora você verá porque utilizar um compressor estéreo não é a mesma coisa do que utilizar dois compressores mono. Se colocarmos dois compressores mono em uma trilha estero, cada um dos lados do sinal será comprimido de maneira totalmente independente. Já vimos casos onde isso pode vir a nos calhar bem, mas provavelmente são mais numerosos os casos onde vamos querer uma compressão mais uniforme entre os dois lados do sinal, como por exemplo com instrumentos que são gravados em estéreo (ou instrumentos virtuais que venham em estéreo).

Neste sentido, existem também compressores estéreo que podemos ajustar para que atuem por igual sobre os dois lados sem importar qual dos dois é o que excede o threshold (modo multicanal) mas também podem atuar de maneira independente sobre cada um dos lados (modo multi-mono). Um dos exemplo mais típicos desta dualidade no comportamento é o compressor estéreo que mencionamos antes, o API 2500.
Waves API 2500
Versão da Waves do famoso compressor estéreo API 2500.


Na figura podemos ver o controle denominado ¨Link¨ que é exatamente igual na sua versão hardware. Quando está na posição IND (Independente) trabalhar em modo multi-mono. Os números são a porcentagem na qual se linka a resposta de um canal ao que é feito no outro. Em 100% atuaria como temos visto até agora que funcionava o modo ¨Multichannel¨. A parte interessante precisamente está no fato de poder fazer um híbrido entre o modo multi-mono e o modo multicanal.

Podemos utilizar a maioria dos plugins em mono e em estéreo e de forma automática serão adaptados ao tipo de canal em que forem inseridos. Inclusive, temos a possibilidade no mundo virtual de utilizar plugins que tradicionalmente são mono como se fossem estéreo, com as diferenças que agora você já sabe como implicam. 

O uso multi-mono vai muito muito mais além que a compressão. Plugins como controladores de ganho (como o trim no Pro Tools ou o Gain no Logic) que podemos des-linkar para trabalhar em separado o ganho do canal esquerdo e direito de um sinal Equalizadores diferentes em ambos lados de um canal estéreo (temos que ter cuidado com as fases), e um sem fim de utilidades mais. Caso a sua DAW não ofereça a possibilidade de trabalhar em multi-mono, como você poderá trabalhar em separado os canais esquerdo e direito?

A solução para poder trabalhar em separado os lados L e R de um canal estéreo é ter os canais em questão divididos em dois canais mono. Com uma trilha de áudio basta dividir (split) a trilha em duas trilhas mono.

Com um auxiliar pode ser um mais complicado. Vamos supor que temos 4 trilhas de áudio que saem pelos auxiliar em questão.

 
Pistas paneadas
4 trilhas de áudio, paneadas para esquerda e direita.

Você terá que criar dois auxiliares mono e em cada um atribuir um bus. Faça com que os dois buses atribuídos estejam juntos (por exemplo, Bus 1-2, Bus 3-4, etc...). IMPORTANTE:Lembre-se de panear os buses para esquerda e direita.

Auxiliares mono
2 auxiliares mono, com buses consecutivos


A cada um dos canais de áudio individuais que queira sacar por esses auxiliares, serão atribuídos como saída o bus estéreo escolhido (por exemplo, Bus 1-2). Desta maneira, ao sair por um bus estéreo, você poderá continuar paneando onde quiser cada um dos sinais individuais. Se todos os canais desejados à esquerda forem para o Bus 1 (mono), automaticamente sairão 100% pela esquerda e o mesmo, porém ao contrário, para o Bus 2 (pela direita).

Se aplicarmos o mesmo plugin em ambos auxiliares mono, teremos nossa versão de plugins "multi-mono". O ideal para que esse plano se pareça o mais possível com uma utilização de um plugin "multi-mono" é que se possa agrupar os dois auxiliares mono, de forma que ao trocar os parâmetros de um plugin em um dos auxiliares, se altere automaticamente o plugin no outro auxiliar. Isto será como a opção de "linkado" que falamos anteriormente.

É isso. Até a próxima!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.