quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

O melhor microfone para voz depende da voz

Germano Lins, MUSICAUDIO

Todos nós sabemos que existem microfones caríssimos no mercado, mas será que a qualidade de uma voz bem gravada depende apenas do microfone?

Hoje em dia, o microfone que mais uso para captar vozes é o Neumann TLM 193. Ele é muito bom, possui uma clareza impressionante quando comparado a outros microfones como Behringer, AKG, Shure etc.



Seu preço aqui no Brasil está em torno de R$ 9.000,00, mas vale a pena cada centavo pago nele.

Gravo diversos artistas e não é com todos que consigo uma boa captação.

O microfone capta tudo que sentimos no exato momento da gravação, ou seja, ele mostra o que realmente somos.

Ele irá dedurar o seu sexo, sua idade, se estamos lendo para cantar, se estamos ansiosos, alegres ou tristes, e por aí vai.

Não adianta o cantor querer esconder, o microfone é capaz de mostrar tudo.

Logicamente que terminada a gravação tudo poderá ser dissimulado, um cantor desafinado, com boa edição e mixagem, pode se tornar um Pavarotti.

Só tem uma coisa que não podemos mudar na edição e mixagem – a interpretação.

Talvez seja essa a razão pela qual ao entrar pela primeira vez em um estúdio, na hora de gravar, muitos não gostam de se ouvir, pois o nervosismo aparece e tudo se complica.

A marca e modelo do microfone podem fazer diferença? Sim, mas não irão fazer de um cantor ruim um cantor bom.

O microfone não faz milagres, assim como bons equipamentos não produzem uma boa gravação por si sós, assim como bons plugins não fazem uma boa mixagem, por si sós…

Na realidade o principal fator para tudo ficar a contento será quem está na frente do microfone, o músico que irá tocar o instrumento, o engenheiro que fica na frente do computador, etc.

Por isso cada produção é única. Cada produção é única porque é operada por profissionais diferentes, músicos diferentes, etc.

Podemos até usar o mesmo microfone, o mesmo instrumento, mas jamais conseguiremos um resultado idêntico. A razão disso é a existência de uma pessoa controlando tudo.

Então, cantores, o microfone não mente. Sempre quando formos gravar voz, devemos estar de bom humor, com a letra decorada, pois, com a letra decorada ficamos com mais liberdade para interpretar.

Lá no comecinho da minha jornada profissional gravei a voz de um álbum inteiro com um microfone SM-58 da Shure. O álbum foi sucesso e vendeu mais de 100.000 cópias.

Abraços!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.