sábado, 5 de maio de 2012

AMPLIFICADORES - DEFINIÇÕES

Pre-amp
  

 É o "pré-amplificador", um amplificador de baixa potência usado para condicionar o sinal (normalmente, sinal de microfone) para um nível adequado ao mixer ou amplificador de potência. Os pré-amplificadores (ex: Ashly), geralmente possuem controles de ganho, e eventualmente ajustes de tonalidade (EQ). Existem pré-amplificadores que utilizam circuitos com válvulas (ex: Behringer MIC2200), que dão uma "coloração" diferente ao som. A característica mais importante que deve ter um pré-amplificador diz respeito ao ruído: quanto maior a relação sinal/ruído, melhor. 
 
Amp

  
 É o amplificador de potência, propriamente dito. Algunsamplificadores possuem um pré, que condiciona o sinal para o nível adequado. Um amplificador stereo doméstico, por exemplo, geralmente possui um pré-amplificador para toca-discos de vinil (embora isso esteja caindo em desuso). Os amplificadores podem ter também controles detonalidade, balanço (esquerdo/direito) e outros recursos adicionais. Alguns têm saídas para 4 caixas, duplicando os canais do stereo. 

No caso de amplificadores de instrumentos - os "combo amplifiers" -a maioria é mono, e possui um pré para ajuste de nível e equalização (ex: Ibanez TA25). Muitos amps de guitarra são valvulados, pois os guitarristas preferem a distorção característica da válvula, que dá uma coloração agradável ao som da guitarra. 

Power Amp
 
É um amplificador sem pré, só com o estágio de potência.Normalmente é usado em sistemas de sonorização de show (P.A. e amplificação de palco), e também em estúdios. 
  
Nesses amplificadores, só há o controle de volume de cada canal, pois o sinal já vem em nível adequado ("line"). Os amplificadores para sonorização (ex: Yamaha P3500) têm que ter muita potência, e normalmente são usados em grupos. Os amplificadores de estúdio (ex: Yamaha A100a),  também chamados de "amplificadores de referência"(Reference Amplifiers) têm como característica principal a resposta "plana", isto é, sem colorir o som, e por isso 
raramente são valvulados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.