quinta-feira, 12 de março de 2015

Introdução ao Autotune

Poucos programas revolucionaram tanto a forma de processar áudio como o Auto Tune. Aparentemente simples, usada corretamente, é uma ferramenta de valor incalculável na hora de afinar vozes e outros instrumentos solo.

Por sua expressividade e pela grande quantidade de matizes que apresenta, a voz é um dos elementos mais complexos de gravar numa canção. Antes da existência do Auto Tune, as gravações vocais eram sessões intermináveis em que se faziam centenas de tomadas, que se arrastavam por vários dias chegando ao esgotamento de todo o equipamento e sobretudo, do/a vocalista na busca da afinação perfeita de cada palavra. A Antares revolucionou tudo isso com o Auto Tune, um corretor de afinação inicialmente voltado para a voz. Aparentemente simples, seu correto manuseio é toda uma arte que reduziu consideravelmente o tempo de gravação de vozes. Neste tutorial veremos os controles disponíveis na versão 3 e suas técnicas básicas.

Funcionamento
O Auto Tune é um corretor de áudio monofônico, portanto não trabalha em modo polifônico. Está disponível em várias versões (DX, VST, TDM, RTAS, etc) multiplataforma. Possui dois modos de funcionamento: automático e gráfico. No modo automático, a correção da afinação é fetia através de uma referência à uma determinada escala dada, selecionável a partir de um menu ou com um controlador MIDI. No modo gráfico, a afinação pode ser "desenhada" através de um gráfico onde se "desenha" a afinação.

A seguir, descreveremos os principais controles do programa no modo automático.


Aproveite as possibilidades que seu estúdio caseiro pode oferecer

Resumo: Atualmente, a maior parte das gravações são realizadas em Homestudios, entretanto, elas não aproveitam as possibilidades que os ambientes acústicos caseiros podem oferecer. Com base nas teorias de acústica e nas concepções de produção, pretende-se mostrar as principais estratégias de captação de áudio em Homestudio que possibilitem uma captação e gravação sonora de alta fidelidade, com o intuito de obter matéria-prima sonora de alta qualidade para produções musicais, cinematográficas, etnomusicológicas e para documentários.


1. INTRODUÇÃO

Adinaldo Neves, em seu artigo 'Music Recording in Brazil Hot Sounds, Big Business' da revista Mix, salienta o crescente mercado da produção fonográfico no Brasil:

"O Brasil sempre teve fama por sua música, especialmente sua 'world music' (pagode, axé, samba e outros, incluindo a música de Caetano Veloso, considerada 'world music' no sistema de classificação internacional) e jazz (incluindo bossa nova). O que muitas pessoas não sabem é que o Brasil tem o terceiro maior mercado do mundo. Isso é impressionante, especialmente porque o mercado é extremamente auto-suficiente: Artistas Brasileiros raramente saem fora do país para gravar ou mixar e a maior parte da musica é vendido no próprio país. Os amantes de musica sustentam a própria vitalidade de sua comunidade musical." (Neves, 1998:70 – tradução do autor)

"O nosso mercado, nos últimos quatro anos, tem dobrado em tamanho", segundo Sergio de Carvalho, Diretor Artístico da Universal Music. "Hoje em dia cerca de 100 milhões de CDs são vendidos por ano [1998] e neste momento, a produção doméstica representa 75% do mercado". (citado em Neves, 1998:70 – tradução do autor)

Por que preciso de um Sampler?

Respostas:

Primeiramente, se você é músico ou produtor musical e usa (ou gostaria de usar) seu PC para produções musicais.

Em segundo, se você usa seu PC para karaokê ou ouvir música na Internet.

 Em qualquer desse casos, você usa MIDI - ou deveria usar!

O MIDI se utiliza de sons de instrumentos ?embutidos?  na placa de som de seu computador, para reproduzir timbres dos mais variados instrumentos - como piano, violão, bateria e etc.

Dessa maneira, em uma produção musical, por exemplo, você pode se utilizar de instrumentos eletrônicos, sem precisar ter que gravá-los. Como exemplo, você pode, com a ajuda de um programa específico, compor com o mouse uma trilha de bateria e usar os sons MIDI para reproduzi-la, sem ter que gravar de uma bateria real!


É aí que entra o sampler:

SAMPLER é um programa (ou equipamento) que reproduz MIDI com sons gravados de instrumentos reais.

Dessa maneira, você terá uma melhoria DRAMÁTICA da qualidade de seus sons MIDI com o uso de um bom sampler.

Eliminando ruído em arquivos de áudio com o Audacity

Todo repórter já passou pela frustração de gravar uma entrevista e, na hora de transcrever, descobrir que há ruído de fundo em excesso ouque o volume está baixo demais. E dá-lhe muita paciência e horas numa sala quietinha com fones no ouvido e  volume no máximo, tentando entender o que foi dito.

Se você usa um gravador digital (se não, tá esperando o quê?), não precisa sofrer mais. Com o Audacity, um software Open Source disponível em versão para Mac, Windows e Linux, você pode processar o áudio e se livrar do ruído, facilitando a transcrição.


Antes da parte digital, um pouco de preparação. Quando for gravar a entrevista, peça silêncio ao seu entrevistado e grave cerca de cinco segundos apenas do ruído ambiente. Isto será útil mais tarde na hora do processamento do áudio.

Baixe e instale o Audacity e transfira o áudio de seu gravador para o PC. O arquivo precisa estar no formato .WAV. A maioria dos gravadores cria arquivos neste formato diretamente, caso contrário você precisará convertê-los (geralmente uma ferramenta para isto acompanha o gravador).

Abra o Audacity, clique no Menu Arquivo/Abrir e selecione o arquivo .WAV que quer limpar. A “linha serrilhada” que você vai ver na tela é uma representação gráfica do som gravado, chamada forma de onda (waveform).

É aqui que os cinco segundos de silêncio vem a calhar. Clique com o botão esquerdo do mouse bem no comecinho da forma de onda e arraste o cursor para a direita até a marca 5.0 (representando 5 segundos) mostrada na régua logo acima da forma de onda. Você acabou de selecionar o silêncio no início da gravação.



Microfones



A palavra microfone vem do vocabulário grego que quer dizer “ Mikros ” , pequeno + “ Phone ”, som.

O Microfone foi inventado por David Hughes no ano de 1878 e é um aparelho que transforma, através de fenômenos diversos (eletrodinâmicos, piezelétricos, eletrostáticos, etc.), as vibrações mecânicas de uma membrana que recebe ondas acústicas em variações de corrente.
Esta operação de transformar ondas acústicas em sinais elétricos é chamada transdução. É tido como transdutor qualquer aparelho capaz de transformar um tipo de energia em outro.

Alguns bons exemplos de transdutor é a lâmpada que transforma energia elétrica em energia luminosa, o alto-falante que transforma energia elétrica em ondas acústicas e no caso do Microfone, transforma o som recebido (ondas acústicas) em sinal elétrico, cujas variações representam tão fielmente quanto possível as do som recebido.

A figura abaixo é uma representação de uma onda acústica depois de convertido para tensões elétricas:


No que se refere à transdução da onda acústica para sinal elétrico, os microfones podem ser classificados, basicamente, em dois tipos: dinâmico e capacitivo.


Efeitos de Tempo

Como efeitos que envolvem atraso podem ser usados em gravações e mixagens?
Echo, Delay, Chorus, Flanger e Reverb, entre outros, são considerados efeitos de tempo, porque envolvem atraso. 

DELAY
Um delay (atraso,em inglês) produz exatamente o efeito que seu nome sugere: recebe um sinal e aguarda alguns instantes para reproduzi-lo. O resultado é a execução com alguma demora em relação no som original. Funciona como.se fosse um gravado digital, que registre o sinal de entrada e, depois, o reproduze de acordo com o tempo de atraso determinado pelo usuário. Esse intervalo costuma variar, geralmente entre um e mil ms (os intervalos do tempo de atraso são medidos em milissegundos).

Até 10ms - Podem ocorrer cancelamentos de sinal e o som ficar mais "magro"
Entre 10 ms e 35 ms... Ocorre a chamada dobra (duplicação do sinal, de modo que o som original seja mais facilmente percebido em relação ao sinal atrasado).

13 Dicas para Voz

Você pode até saber como equalizar vozes, escolher o microfone que funciona melhor com determinado tipo de voz, mas isto por si só não chega. Estas 13 dicas irão ajudá-lo a melhorar as suas capacidades de processamento de vozes.

1 Arranjos de composição de voz


Imagine que queira criar um trecho de uma música com voz dobrada e para tal gravou trechos das vozes em diferentes trilhas, possibilitando assim a escolha das melhores partes para mais tarde as poder juntar numa única faixa. Infelizmente, para uma pequena frase apenas uma trilha ficará "perfeita", talvez as outras possuam pequenas falhas, ou o cantor(a) acertou em cheio numa e não consegue voltar a duplicar esse momento. Não se preocupe: copie a parte perfeita para a outra trilha, altere um pouco o pitch e depois aplique um delay de 20-35 ms.


Como Montar o seu Home Studio

Aqui encontram-se uma variedade de exemplos de como deverá definir e montar o seu Homestudio com um computador, teclado e guitarra. 

Isto é provavelmente o que todas as pessoas querem mesmo saber - como configurar tudo. O problema, do meu ponto de vista, é que na verdade tudo depende do material que possui e do que está a tentar fazer. 
 

Placas de som e o seu papel em um homestudio

Pergunta comum de quem faz música com computador - "Onde é que ligo a minha guitarra"

Tornar o seu humilde computador num estúdio de alta qualidade não traz benefícios nenhuns se não possuir algo onde possa ligar um cabo do tipo jack. 
Se está a pensar em gravação som ao vivo utilizando o seu computador, então deverá pensar em adquirir a placa de som mais adequada para o trabalho.

Noções básicas de acústica para estúdios

É muito comum uma pessoa querer transformar uma sala ou quarto de sua casa num estúdio e achar que para isso basta forrar as paredes com carpete, cortiça ou até mesmo embalagens de ovos. Infelizmente, nem todos compreendem que as soluções acústicas podem até ser simples, mas é preciso entender os fenómenos para encontrar as formas mais adequadas de resolver os problemas.

O objectivo deste artigo é apresentar alguns conceitos básicos e mostrar novas formas de melhorar a acústica de um estúdio. Para questões mais complexas, recomendamos consultar profissionais qualificados.



Como gravar um baixo elétrico

Apesar da maioria dos sintetizadores modernos já virem com bons efeitos para guitarras baixo incluídos, não existe nada comparável ao verdadeiro instrumento, desde que seja bem tocado, e que se saiba como gravá-lo. 

Hoje em dia, o baixo tem um papel proeminente em diferentes gêneros musicais. O Dub Reaggae não chegaria muito longe sem o baixo, assim como muitos gêneros com bastante ritmo, como estilos latinos ou os provenientes da América do Sul. Mesmo até fora destes estilos, o baixo é uma peça fulcral para a sonoridade e para o "felling" de uma música. Um baixo bem tocado e bem gravado é vital para qualquer seção rítmica, e vale a pena o esforço, de forma a obter o som correto.  

Gravar Baterias

por Paulo Costa
Utilizar samples de bateria nas suas gravações, pode ser mais barato e mais rápido do que usar uma bateria real, mas ainda se notam bastantes diferenças quando é um baterista a tocar numa bateria real.

Para efectuar uma boa gravação deste instrumento é necessário utilizar arte e engenho se quiser capturar um som fidedigno, sem se fazer notar os sons e ruídos indesejados. Além disso, um dos factores importantíssimos é a qualidade e experiência do músico. Por mais bom material e condições que se tenha, nada consegue combater a falta de jeito e inexperiência de um baterista.

Gravando bateria em casa

Andy Hong, traduzido
e adaptado por Germano Lins


Assim como muitos, tenho um estúdio em casa. Embora eu tenha oportunidade para gravar em estúdio profissionais, eu optei em gravar no conforto de minha casa. Minha casa não possui nenhum tipo de construção especial para estúdio, assim como não possui também  o tratamento acústico de um estúdio bem projetado, assim como também não possui o custo de gravação de um estúdio profissional - Junto o útil ao agradável, o fato de trabalhar no conforto de minha própria casa (com uma geladeira abastecida com mais que algumas latas de cervejas baratas, janelas que permitem a entrada do sol, e um alpendre onde de vez em quando me aconchego para descansar). Realmente, estes foram os argumentos que me levaram a ficar em casa.

O protocolo MIDI


Autor:
Xabier Blanco

Traduzido por Germano Lins


O MIDI é um grande desconhecido para muitos usuários; aqui iremos tratar de explicar o que é o protocolo MIDI e quais são suas aplicações práticas e criativas.


Noções básicas: a linguagem MIDI
MIDI (Musical Instruments Digital Interface) é a linguagem que utilizam atualmente muitos instrumentos para se comunicar entre si, enviar e receber dados e sincronizar-se. Nasceu dentro o mundo dos sintetizadores como resposta a uma necessidade dos músicos: controlar vários equipamentoscom seus comandos e fazer layers com vários sons entre eles. Os primeiros resultados desta nova tecnologia foram mostrados no North American Music Manufacturers Show de 1983 em Los Angeles. A demonstração consistiu em dois sintetizadores de diferentes fabricantes conectados por MIDI com um par de cabos; o representante de uma dessas empresas tocou em um dos sintetizadores... e o público ficou estarrecido ao ver que os dois teclados soavam juntos! Da mesma forma como dois computadores podem se conectar via modem, dois instrumentos que suportem o protocolo MIDI podem se comunicar. A informação MIDI possui um caráter notadamente musical: se refere a comandos play-stop, ativação de nota, tempo, volume, etc, mesmo que seu uso avançado possibilite muito mais coisas.

Tabela: Relação entre diferentes unidades de tempo

BPMCompassos
Segundos4567891011121314
1660.075.090.0105.0120.0135.0150.0165.0180.0195.0210.0
1756.570.684.798.8112.9127.1141.2155.3169.4183.5197.6
1853.366.780.093.3106.7120.0133.3146.7160.0173.3186.7
1950.563.275.888.4101.1113.7126.3138.9151.6164.2176.8
2048.060.072.084.096.0108.0120.0132.0144.0156.0168.0
Segundos910111213141516171819
2683.192.3101.5110.8120.0129.2138.5147.7156.9166.2175.4
2780.088.997.8106.7115.6124.4133.3142.2151.1160.0168.9
2877.185.794.3102.9111.4120.0128.6137.1145.7154.3162.9
2974.582.891.099.3107.6115.9124.1132.4140.7149.0157.2
3072.080.088.096.0104.0112.0120.0128.0136.0144.0152.0
Segundos1415161718192021222324
3693.3100.0106.7113.3120.0126.7133.3140.0146.7153.3160.0
3790.897.3103.8110.3116.8123.2129.7136.2142.7149.2155.7
3888.494.7101.1107.4113.7120.0126.3132.6138.9145.3151.6
3986.292.398.5104.6110.8116.9123.1129.2135.4141.5147.7
4084.090.096.0102.0108.0114.0120.0126.0132.0138.0144.0

Tabela: conversão para delays


BPM
(Tempo)
1/41/81/16
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
82
83
84
85
86
87
88
89
90
91
92
93
94
95
96
97
98
99
100
101
102
103
104
105
106
107
108
109
110
111
112
113
114
115
116
117
118
119
120
121
122
123
124
125
126
127
128
129
130
131
132
133
134
135
136
137
138
139
140
141
142
143
144
145
146
147
148
149
150
151
152
153
154
155
156
157
158
159
160
161
162
163
164
165
166
167
168
169
170
171
172
173
174
175
176
177
178
179
180
1000.00
983.61
967.74
952.38
937.50
923.08
909.09
895.52
882.35
869.57
857.14
845.07
833.33
821.92
810.81
800.00
789.47
779.22
769.23
759.49
750.00
740.74
731.71
722.89
714.29
705.88
697.67
689.66
681.82
674.16
666.67
659.34
652.17
645.16
638.30
631.58
625.00
618.56
612.24
606.06
600.00
594.06
588.24
582.52
576.92
571.43
566.04
560.75
555.56
550.46
545.45
540.54
535.71
530.97
526.32
521.74
517.24
512.82
508.47
504.20
500.00
495.87
491.80
487.80
483.87
480.00
476.19
472.44
468.75
465.12
461.54
458.02
454.55
451.13
447.76
444.44
441.18
437.96
434.78
431.65
428.57
425.53
422.54
419.58
416.67
413.79
410.96
408.16
405.41
402.68
400.00
397.35
394.74
392.16
389.61
387.10
384.62
382.17
379.75
377.36
375.00
372.67
370.37
368.10
365.85
363.64
361.45
359.28
357.14
355.03
352.94
350.88
348.84
346.82
344.83
342.86
340.91
338.98
337.08
335.20
333.33
500.00
491.80
483.87
476.19
468.75
461.54
454.55
447.76
441.18
434.78
428.57
422.54
416.67
410.96
405.41
400.00
394.74
389.61
384.62
379.75
375.00
370.37
365.85
361.45
357.14
352.94
348.84
344.83
340.91
337.08
333.33
329.67
326.09
322.58
319.15
315.79
312.50
309.28
306.12
303.03
300.00
297.03
294.12
291.26
288.46
285.71
283.02
280.37
277.78
275.23
272.73
270.27
267.86
265.49
263.16
260.87
258.62
256.41
254.24
252.10
250.00
247.93
245.90
243.90
241.94
240.00
238.10
236.22
234.38
232.56
230.77
229.01
227.27
225.56
223.88
222.22
220.59
218.98
217.39
215.83
214.29
212.77
211.27
209.79
208.33
206.90
205.48
204.08
202.70
201.34
200.00
198.68
197.37
196.08
194.81
193.55
192.31
191.08
189.87
188.68
187.50
186.34
185.19
184.05
182.93
181.82
180.72
179.64
178.57
177.51
176.47
175.44
174.42
173.41
172.41
171.43
170.45
169.49
168.54
167.60
166.67
250.00
245.90
241.94
238.10
234.38
230.77
227.27
223.88
220.59
217.39
214.29
211.27
208.33
205.48
202.70
200.00
197.37
194.81
192.31
189.87
187.50
185.19
182.93
180.72
178.57
176.47
174.42
172.41
170.45
168.54
166.67
164.84
163.04
161.29
159.57
157.89
156.25
154.64
153.06
151.52
150.00
148.51
147.06
145.63
144.23
142.86
141.51
140.19
138.89
137.61
136.36
135.14
133.93
132.74
131.58
130.43
129.31
128.21
127.12
126.05
125.00
123.97
122.95
121.95
120.97
120.00
119.05
118.11
117.19
116.28
115.38
114.50
113.64
112.78
111.94
111.11
110.29
109.49
108.70
107.91
107.14
106.38
105.63
104.90
104.17
103.45
102.74
102.04
101.35
100.67
100.00
99.34
98.68
98.04
97.40
96.77
96.15
95.54
94.94
94.34
93.75
93.17
92.59
92.02
91.46
90.91
90.36
89.82
89.29
88.76
88.24
87.72
87.21
86.71
86.21
85.71
85.23
84.75
84.27
83.80
83.33

Tabela: Mensagens de controladores MIDI


0Bank select
1Modulation wheel
2Breath control
3Indefinido
4Foot controller
5Portamento time
6Data Entry
7Channel Volume
8Balance
9Indefinido
10Pan
11Expression Controller
12Effect control 1
13Effect control 2
14Indefinido
15Indefinido
16General Purpose Controller #1
17General Purpose Controller #2
18General Purpose Controller #3
19General Purpose Controller #4
20Indefinido
21Indefinido
22Indefinido
23Indefinido
24Indefinido
25Indefinido
26Indefinido
27Indefinido
28Indefinido
29Indefinido
30Indefinido
31Indefinido
32Bank Select
33Modulation wheel
34Breath control
35Indefinido
36Foot controller
37Portamento time
38Data entry
39Channel Volume
40Balance
41Indefinido
42Pan
43Expression Controller
44Effect control 1
45Effect control 2
46Indefinido
47Indefinido
48General Purpose Controller #1
49General Purpose Controller #2
50General Purpose Controller #3
51General Purpose Controller #4
52Indefinido
53Indefinido
54Indefinido
55Indefinido
56Indefinido
57Indefinido
58Indefinido
59Indefinido
60Indefinido
61Indefinido
62Indefinido
63Indefinido
64Damper pedal on/off (Sustain)
65Portamento on/off
66Sustenuto on/off
67Soft pedal on/off
68Legato Footswitch
69Hold 2
70Sound Controller 1 (Sound Variation)
71Sound Controller 2 (Timbre)
72Sound Controller 3 (Release Time)
73Sound Controller 4 (Attack Time)
74Sound Controller 5 (Brightness)
75Sound Controller 6
76Sound Controller 7
77Sound Controller 8
78Sound Controller 9
79Sound Controller 10
80General Purpose Controller #5
81General Purpose Controller #6
82General Purpose Controller #7
83General Purpose Controller #8
84Portamento Control
85Indefinido
86Indefinido
87Indefinido
88Indefinido
89Indefinido
90Indefinido
91Effects 1 Depth
92Effects 2 Depth
93Effects 3 Depth
94Effects 4 Depth
95Effects 5 Depth
96Data entry +1
97Data entry -1
98Non-Registered Parameter Number LSB
99Non-Registered Parameter Number MSB
100Registered Parameter Number LSB
101Registered Parameter Number MSB
102Indefinido
103Indefinido
104Indefinido
105Indefinido
106Indefinido
107Indefinido
108Indefinido
109Indefinido
110Indefinido
111Indefinido
112Indefinido
113Indefinido
114Indefinido
115Indefinido
116Indefinido
117Indefinido
118Indefinido
119Indefinido
120All Sound Off
121Reset All Controllers
122Local control on/off
123All notes off
124Omni mode off (+ all notes off)
125Omni mode on (+ all notes off)
126Poly mode on/off (+ all notes off)
127Poly mode on (incl mono=off +all notes off)

Cálculo dos tempos de atraso nos ecos

Autor:

Xabier Blanco, 

traduzido por Germano Lins


Existe um cálculo recorrente, sempre que nos deparamos a ajustar um eco, um delay, é o atraso das etapas. Este efeito deve estar sincronizado com o andamento da música, tarefa não muito simples de realizar. Para nos facilitar, existe uma fórmula simples:

T = (Divisões x 240.000) / BPM

onde T = milisegundos (ms), Divisões é a unidade de medida do compasso (1/16 = semicolcheia, 1/4 = semínima) e BPM o andamento, tempo, da música em beats per second (batidas por segundo).

A seguir, a tabela apresenta, de forma orientativa, alguns tempos de atraso.

Tempo (ms)1/161/12
BPM123456781245
602505007501000125015001750200033366713331667
65231462692923115413851615184630861512311538
70214429643857107112861500171428657111431429
75200400600800100012001400160026753310671333
8018837556375093811251313150025050010001250
851763535297068821059123514122354719411176
901673335006678331000116713332224448891111
95158316474632789947110512632114218421053
100150300450600750900105012002004008001000
10514328642957171485710001143190381762952
1101362734095456828189551091182364727909
1151302613915226527839131043174348696870
BPM1/161/83/161/45/163/87/161/21/121/61/35/12
1201252503755006257508751000167333667833
125120240360480600720840960160320640800
130115231346462577692808923154308615769
135111222333444556667778889148296593741
140107214321429536643750857143286571714
145103207310414517621724828138276552690
150100200300400500600700800133267533667
15597194290387484581677774129258516645
16094188281375469563656750125250500625
16591182273364455545636727121242485606
17088176265353441529618706118235471588
17586171257343429514600686114229457571
18083167250333417500583667111222444556

Microfones: Tipos de acordo com seu transdutor

Autor: Xabier Blanco, 

traduzido por Germano Lins

O transdutor é o mecanismo que converte o som em sinais elétricos dentro de um microfone. Como você verá agora, existem diferentes tipos de transdutores, e esses transdutores são os que definem a característica do microfone. 

MICROFONE DINÂMICO (de bobina móvel), 40-16.000 hertz

· Muito robusto. Pouco sensível ao manejo. Relativamente barato.
· Aplicações: pau pra toda obra, girafa pequena, mesas ou suspenso em exteriores.
· Útil para obter uma qualidade de som menos crítica ou de uma fonte próxima e alta. Amplamente utilizado como microfone de uso diário, "de batalha".
· Unidirecional nas frequências altas / adirecional nas frequências baixas.
· Funcionamento: as variações de pressão da onda sonora fazem vibrar o diafragma acoplado à bobina; esta se move em um campo magnético e gera correntes de áudio.



MICROFONE DE CONDENSADOR (eletrostático), 20-18.000Hz


· Excelente resposta transitória. 
· Captação sensível de som móvel ou estático, um pouco distante.
· Aplicações: Girafa, pedestal, girafa pequena, suspenso.
· Desvantagens: são grandes e muito sensíveis (podem gerar distorções por sobrecarga caso a fonte seja muito alta), é alimentado por corrente elétrica e amplificador.
· Funcionamento: possui um diafragma metálico e flexível e tensionado próximo a uma placa metálica plana com potencial de polarização; as variações de pressão da onda sonora produzem flutuações do espaço intermediário (capacidade); a variação da corrente por capacidade variável gera o sinal de áudio.

Masterizando um tema acústico com plugins Waves

Traduzido e adaptado por Germano Lins 

Original de Malhavok's World

Considere este tutorial como sendo uma introdução ao mundo da masterização. Comece aqui e desenvolva o seu próprio estilo. Os plugins necessários para acompanhar este tutorial são: Waves Renaissance EQ 4 band, Waves Linear Multiband Compressor, e Waves L2. Caso não os possua, baixe suas versões demo em [ Waves.com ]. 

A maioria das gravações em home studios sofrem de três problemas principais. O primeiro é algo ao que chamo de máscara de baixo (bass mask). O segundo é uma carência de brilho nos agudos. E o último é um desequilíbrio geral ao longo do espectro de frequência. Vamos ver isso de perto.

Equalização

Autor: Tamaba
Traduzido por Germano Lins

Breve introdução ao som: a frequência
O som é a vibração de um meio elástico, pode ser gasoso, líquido ou sólido. As ondas geradas pela fonte sonora produzem certas variações de pressão no meio (por exemplo, o ar ou a água), e isto é o que permite que sejam percebidas pelo ser humano (se bem que ele não percebe qualquer variação; se esta for muito rápida ou muito lenta, com certeza o ouvido humano não irá perceber). É por isso que no espaço cósmico não existem sons, pois falta o meio por onde eles devem discorrer: no espaço somente existe vazio, vácuo, e por isso não podem existir variações de pressão audíveis.