segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Relação Andamento <-> Tempos de Delay

Relação Andamento <-> Tempos de Delay


Nesta tabela temos a relação existente entre o andamento (bpm) dos projetos e os tempos de delay (milissegundos). Muito útil quando possuímos um dispositivo de delay, tanto em formato plug-in como em hardware externo, que não possua sincronismo MIDI, ou seja, que não sincroniza automaticamente ao tempo do projeto.

Outro caso muito comum ocorre com os sintetizadores em hardware antigos, como por exemplo os da Korg série MT e 01Yamaha série SY, etc., cujas unidades de efeitos integradas não incorporam sincronização dos tempos de seus delays como o tempo do MIDI externo e às vezes nem com o tempo de seus próprios sequenciadores internos.

Quem possui um sintetizador Vintage sabe do que se trata. Abaixo temos uma tabela que apresenta a correspondência entre BPMs e Milissegundos, algo imprescindível para quem deseja produzir projetos profissionais.

TEMPO1/4 Nota1/8 Nota1/16 Nota1/4 * Nota1/8 * Nota1/16 *Nota1/4 quialtera1/8 quialtera1/16quialtera
601.5.251.5.75.375.666.333.166
61.983.491.2451.475.737.369.655.327.164
62.967.483.2411.451.725.363.645.322.161
63.952.476.2381.428.714.357.635.317.158
64.937.468.2341.406.703.351.625.312.156
65.923.461.2301.384.692.346.615.307.153
66.909.454.2271.363.681.341.606.302.151
67.895.447.2231.343.671.336.597.298.149
68.882.441.2201.323.661.331.588.294.147
69.869.434.2171.304.652.326.579.289.145
70.857.428.2141.285.642.321.571.285.142
71.845.422.2111.267.633.317.563.281.140
72.833.416.2081.250.625.312.555.277.139
73.821.410.2051.232.616.308.548.273.137
74.810.405.2021.216.608.304.540.270.135
75.800.400.2001.200.600.300.533.266.133
76.789.394.1971.184.592.296.526.263.131
78.769.384.1921.153.576.288.512.256.128
79.759.379.1891.139.569.264.506.253.126
80.750.375.1871.125.562.281.500.250.125
81.740.370.1851.111.555.277.493.246.123
82.731.365.1821.097.548.274.487.243.122
83.722.361.1801.084.542.271.482.240.120
84.714.357.1781.071.535.268.476.238.119
85.750.352.1761.058.529.264.470.235.117
86.697.348.1741.046.523.261.465.232.116
87.689.344.1721.034.517.258.459.229.115
88.681.340.1701.022.511.255.454.227.113
89.674.337.1681.011.505.252.449.224.112
90.666.333.1661.000.500.250.444.222.111
91.659.329.164.989.494.247.439.219.109
92.652.326.163.978.489.244.434.217.108
93.645.322.161.967.483.242.430.214.107
94.638.319.159.957.478.239.425.212.106
95.631.315.157.947.473.236.421.210.105
96.625.312.156.937.468.234.416.208.104
97.618.309.154.927.463.232.412.206.103
98.612.306.153.918.459.229.408.204.102
99.606.303.151.909.454.227.404.201.101
100.600.300.150.900.450.225.400.199.100
101.594.297.148.891.445.222.396.197.099
102.588.294.147.882.441.220.392.196.098
103.582.291.145.873.436.218.388.194.097
104.576.288.144.865.432.216.384.192.096
105.571.285.142.857.428.214.381.190.090
106.566.283.141.849.424.212.377.188.094
107.560.280.140.841.420.210.373.186.093
108.555.277.138.833.416.208.370.185.092
109.550.275.137.825.412.206.367.183.091
110.545.272.136.818.409.204.363.181.090
111.540.270.135.810.405.202.360.180.090
112.535.267.133.803.401.201.357.178.089
113.530.265.132.796.398.199.354.176.088
114.526.263.131.789.394.197.350.175.087
115.521.260.130.782.391.195.347.173.087
116.517.258.129.775.387.194.344.172.086
117.512.256.128.769.384.192.341.170.085
118.508.252.127.762.381.190.339.169.084
119.504.252.126.756.378.189.336.168.084
120.500.250.125.750.375.187.333.166.083
121.495.247.123.743.371.186.333.165.082
122.491.245.122.737.368.184.327.163.082
123.487.243.121.731.365.183.325.162.081
124.483.241.120.725.362.181.322.161.080
125.480.240.120.720.360.180.320.159.080
126.476.238.119.714.357.178.317.158.079
127.472.236.118.708.354.177.315.157.078
128.468.234.117.703.351.175.312.156.078
129.465.232.116.697.348.174.310.154.077
130.461.230.115.692.346.173.307.153.076
131.458.229.114.687.343.171.305.152.076
132.454.227.113.681.340.170.303.151.075
133.451.225.112.676.338.169.300.150.075
134.447.223.111.671.335.168.298.149.074
135.444.222.111.666.333.166.296.148.074
136.441.222.110.661.330.165.294.147.073
137.437.218.109.656.328.164.292.145.073
138.437.218.109.656.328.164.292.145.073
139.431.215.107.647.323.161.287.143.072
140.428.214.107.642.321.160.285.142.071
141.425.212.106.638.319.159.283.141.070
142.422.211.105.633.316.158.281.140.070
143.419.209.104.629.314.157.279.139.069
144.416.208.104.625.312.156.277.138.069
145.413.206.103.620.310.155.275.137.069
146.410.205.102.616.308.154.274.136.068
147.408.204.102.612.306.153.272.136.068
148.405.202.101.608.304.152.270.135.067
149.402.201.100.604.302.151.268.134.067
150.400.200.100.600.300.150.266.133.066
151.397.198.099.596.298.149.264.132.066
152.394.197.098.592.296.148.263.131.065
153.392.196.098.588.294.147.261.130.065
154.389.194.097.584.292.146.259.129.064
155.387.193.096.580.290.145.258.128.064
156.384.192.096.576.288.144.256.128.064
157.382.191.095.573.286.143.254.127.063
158.379.189.094.569.284.142.253.126.063
159.377.188.094.566.283.141.251.125.062
160.375.187.093.562.281.140.150.124.062

                                          ___________________________________

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Cordas Neon brancas da DR Strings

 Todas as cordas da série são protegidas para maior durabilidade e possuem cor branca, fazendo-as brilhar em condições de luz de dia e também em iluminação artificial sobre o palco.

Segundo vários testes feitos na fábrica, o recobrimento K3 da empresa provou durar nove vezes mais do que os recobrimentos anteriores usados pela DR.

As cordas estão disponíveis para guitarra standard com os sets 9-42, 10-46 e 11-50, para violão com tamanho 11-50 e 12-54, e também tem em disponibilidade sets de 4 (45-105) e 5 (45-125) para baixo.






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Guitarras Time Traveler Series da Washburn

 As guitarras são feitas a mão no Washburn USA Custom Shop com madeiras e componentes de alta qualidade envelhecidos cuidadosamente para atingir o resultado desejado. Também é usado um acabamento Aged Nitro Cellulose disponível em quatro cores: Pelham Blue, Polaris White, Golden Mist e Cardinal Red.

Por serem feitas a mão, cada uma é diferente das outras, fazendo-as peças de coleção para os músicos, por isso cada guitarra vem com um atestado de autenticidade.
A guitarra PS2012R tem corpo de mogno e pickguard de três camadas em branco/preto/branco com logo Starfire envelhecido.

O braço é também de mogno com fingerboard de ébano contendo 22 trastes jumbo. Possui ponte Tone Pros tune-o-matic de níquel envelhecido e humbuckers Seymour Duncan SM-3 mini.



Fonte Original: Música e Mercado




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quinta-feira, 20 de junho de 2013

LANÇAMENTO MUSICAUDIO - MANUAL PRO TOOLS 10 - SESSÕES E TRILHAS


SESSÕES E TRILHAS
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O primeiro passo para começar um projeto Pro Tools consiste em criar uma sessão. As sessões se representam através de arquivos de sessão que podem ser salvos, copiados e convertidos em templates (modelos).

Diálogo Quick Start
Ao iniciarmos o Pro Tools logo aparece o diálogo Quick Start, que permite criar ou abrir uma sessão de maneira rápida e fácil. Podemos optar se desejamos que o diálogo Quick Start seja mostrado ou não quando iniciarmos o Pro Tools na página Operation do diálogo Preferences.

Ao iniciarmos pela primeira vez Pro Tools, o diálogo Quick Start indica várias ações entre as quais podemos escolher:

·                 Criar uma sessão a partir de um template (modelo).
·         Criar uma sessão em branco.
·         Abrir qualquer uma das dez sessões mais recentes.
·         Abrir qualquer outra sessão que se encontre no sistema.

Pressione Control+seta para Cima ou seta para Baixo (Windows), ou então Command+seta para Cima ou seta para Baixo (Mac) para selecionar as diferentes opções do diálogo Quick Start. Ainda podemos utilizar as setas para Cima e para Baixo para selecionar diferentes elementos da lista de sessões recentes e de templates (modelos) de sessão.

Criação de uma sessão a partir de um template (modelo)

Para criar uma sessão a partir de um template (modelo):

1 Selecione Create Session from Template.

2 No menu de templates (modelos) de sessão, selecione a categoria de templates (modelos) de sessão que desejar.
Menu de templates (modelos) de sessão, diálogo Quick Start


Podemos criar nossas próprias categorias personalizadas. Para mais informação, veja “Templates de sessão”.


LANÇAMENTO MUSICAUDIO - MANUAL PRO TOOLS 10 - MIXAGEM


MIXAGEM

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Mixar no Pro Tools significa trabalhar com elementos de fluxo do sinal de áudio, como entradas, saídas, busses, inserções e envios, para submixagens e mixagens finais.

No transcurso de uma sessão, além da mixagem final, podem ter lugar tarefas de mixagem.

Durante a mixagem, os plug-ins em tempo real e as inserções de hardware oferecem efeitos e processamento de sinal (veja o capítulo ¨Módulos adicionais e inserções de hardware¨). 

Conceitos sobre a mixagem

A mixagem comporta a tomada de decisões com respeito aos níveis de volumes, panorama de áudio e efeitos do estúdio. Ainda que seja possível controlar muitas variáveis no estúdio (por exemplo, os alto-falantes e a acústica ambiental), não podermos controlar o ambiente em que se ouvirá a mixagem final. As sugestões que são expostas a seguir lhe ajudarão a conseguir uma mixagem que soe bem para a maioria das pessoas:

Alto-falantes alternativos e monitores de referência Os engenheiros de mixagem ouvem a mixagem em diferentes alto-falantes para avaliar a qualidade da mixagem em diferentes sistemas de reprodução.

Mixagens de referência Devemos criar CDs de áudio e arquivos codificados Mp3 das mixagens provisórias e ouvir esses materiais fora do estúdio em diferentes ambientes de audição.

Monitoração de compatibilidade de formato Devemos nos certificar que as mixagens estéreo sejam compatíveis com os sistemas de reprodução mono, e que as mixagens multicanal surround sejam compatíveis com os sistemas de reprodução estéreo. 

Medição e calibragem

Os medidores oferecem uma apresentação visual de níveis de sinal. Indicam se um sinal entra em um canal e o medem com relação a ¨0¨ (acima ou abaixo).

Quando calibramos o equipamento nos níveis de referência padrão, poderemos obter um nível coerente (e medido) entre diferentes dispositivos de gravação em uma sala de gravação, em todo um estúdio ou em toda uma cadeia de produção. Pro Exemplo, um nível de -18 dBFS proveniente de um DAT deve ser reproduzido e medido no Pro Tools a -18 dBFS.
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Criar e atribuir uma trilha a partir de uma envio

O Pro Tools permite criar uma trilha de entrada auxiliar, uma trilha de áudio ou uma trilha de instrumento com o seletor de envios, e atribuir automaticamente o envio à entrada da nova trilha através de um bus de mixagem interno.

Para criar uma trilha a partir de um envio:

1 Em ma trilha existente, clique no seletor de envios e selecione New Track.
2 No diálogo New Destination que é apresentado, selecione os valores de Width, Type e Time Base para a nova trilha.

 Diálogo New Destination

quarta-feira, 19 de junho de 2013

LANÇAMENTO MUSICAUDIO - MANUAL PRO TOOLS 10 - EDIÇÃO


EDIÇÃO

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Região Groups

Um grupo de regiões é uma coleção de qualquer combinação de regiões de áudio e MIDI que têm o mesmo aspecto e atuam como uma só região. Os grupos de regiões são essencialmente containers que incluem uma ou mais regiões. Os grupos de regiões podem ser criados numa única trilha ou em várias trilhas adjacentes de áudio, MIDI e instrumento. Os grupos de regiões nos permitem aninhar várias regiões em regiões “macro” para organizar, editar e manipular o tempo (veja “Região Groups”).

Regiões deformadas

As regiões em trilha habilitadas para Elastic Audio em tempo real podem ser deformadas. As regiões deformadas são identificadas com um indicador de deformação que aparece no canto superior direito das regiões nas trilhas e à esquerda dos nomes de regiões na lista de regiões. As regiões deformadas aparecem como consequência da aplicação do processamento Elastic Audio. O processamento Elastic Audio pode ser feito manualmente na vista de deformação ou através da opção TCE Trimmer na vista de forma de onda, ou ainda de forma automática através do ajuste de tempo, quantização ou de transporte (veja “Regiões deformadas”).

Regiões de áudio e formas de onda

Quando a vista de trilha de áudio está configurada em Waveform, o Pro Tools gera um diagrama de roma de onda do material de áudio. As formas de onda revelam diversos dados sobre o som gravado.


Forma de onda de uma trilha de percussão

LANÇAMENTO MUSICAUDIO - MANUAL PRO TOOLS 10 - CONCEITOS E CONFIGURAÇÕES


CONCEITOS E CONFIGURAÇÕES
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MIDI
MIDI (Musical Instrument Digital Interface) é um protocolo de comunicação para instrumentos musicais. Este protocolo padrão possibilita efetuar conexões entre diferentes dispositivos de diferentes fabricantes. Bons exemplos desses equipamentos são os sintetizadores, módulos geradores de som, baterias eletrônicas, MIDI patch bays, processadores de efeitos, interfaces MIDI, superfícies de controle e sequenciadores MIDI.

Os dispositivos MIDI são equipados com conectores DIN de 5 pinos, IN, OUT ou THRU. Pela porta de saída MIDI ou MIDI OUT são transmitidas as mensagens. Pela porta de entrada MIDI ou MIDI IN são recebidas as mensagens. As portas THRU
 funcionam como um retransmissor, ou seja, pegam as mensagens que são recebidas pela porta IN e as retransmite. Os dispositivos MIDI são conectados através de cabos específicos que são facilmente encontrados nas lojas de instrumentos musicais. Mas hoje em dia cada vez está mais fácil encontrar dispositivos MIDI que são conectados através das interfaces USB ou FireWire.



  
Nem todos os dispositivos possuem as três portas MIDI (IN, OUT, e THRU).


O protocolo MIDI provê 16 canais por cada porta. Um único cabo MIDI pode transmitir 16 mensagens diferentes uma para cada canal. Estes 16 canais podem se corresponder cada um com um dispositivo MIDI diferente ou então com cada canal (dos 16) em apenas um único dispositivo (caso este seja multitimbral). Cada canal pode controlar um som de instrumento diferente. Por exemplo, baixo no canal 1, piano no canal 2, e bateria no canal 10. Da mesma forma como acontece em um gravador multicanal, um sequenciador MIDI pode gravar arranjos bem complexos, bastando apenas que seja controlado por um teclado multitimbral, por exemplo.

terça-feira, 18 de junho de 2013