sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

7 Termos Abstratos da Mixagem: O que Significam?


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Não conheço um engenheiro de áudio que não fique empolgado ao falar sobre mixagem.

Mas a verdade é que falar sobre som é algo muito difícil de fazer – e somos obrigados a empregar um monte de jargão técnico para descrever um som.

Na tentativa de melhor descrever o som sem usar palavras técnicas usamos determinados termos que à primeira vista não têm nada a ver com mixagem e com as qualidades de um som.
Iremos aqui abordar sete deles, os mais utilizados no mundo da mixagem. Veremos o que significam e como devemos lidar com os elementos da mixagem aos quais eles se referem.

1. Boomy

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O termo Boominess refere-se à energia excessiva das baixas frequências que causam um efeito de sustain exagerado nos alto-falantes.

“Quero que esse kick encorpado, mas ele só fica soando boomy.”

Os alto falantes só são capazes de reproduzir com clareza uma certa quantidade de low end.
Graves em excesso sobrecarregam os alto falantes, causando um efeito negativo que se irradia em todo o espectro de frequência sonora.

Como consertar:

Devemos tratar os baixos que soam boomy com um filtro de high-pass (passa-altas) em materiais com muito low end.
Devemos mover o filtro (varredura) até começarmos a sentir que a sonoridade começa a ser afetada. Com certeza somos capazes de cortar as baixas frequências mais do que imaginamos.

2. Muddy


O termo muddy refere-se geralmente a um congestionamento de elementos conflitantes na faixa de frequências média baixa.

“A mix inteira fica muddy quando eu ligo o baixo, talvez devêssemos cortar em 250 Hz.”

A faixa média baixa é uma região de difícil trato para engenheiros iniciantes e intermediários. Quando a mix soa muito muddy, a clareza e a separação dos instrumentos é afetada.

Como consertar:

Evitamos que a mixagem soe muddy cortando um pouco as médias baixas sempre que elas não forem essenciais para a sonoridade desejada.
Os instrumentos que tradicionalmente dominam o espectro do low end como o kick e o bass são a primeira opção para a serem cortados nas médias baixas.
Boa parte da energia vinda dessas fontes deve estar concentrada no low end deixando assim espaço nas médias para os outros instrumentos.

3. Boxy

Dizemos que um som tá boxy quando a mixagem está composta em sua grande parte por frequências médias sem que existam frequências baixas e altas o suficiente.

“Essas guitarras estão boxy, não seria o caso de usarmos um microfone mais high end?”

Uma mixagem soa flat e sem clareza. Notamos isso assim que usamos como referência uma faixa comercial bem produzida.
Como consertar:

Evitamos sonoridade boxy nos assegurando de não sobrecarregar os as médios e de não negligenciar os polos extremos do espectro de frequência.


4. Quente



Chamamos um som de quente para nos referir à distorção harmônica e à um top end não enfatizado.

“Essa voz ficou quente depois que adicionamos aquele plugin de compressor valvulado.”

Um som quente possui uma qualidade bastante almejada sendo geralmente atribuído aos equipamentos analógicos. Ele contribui para que a mixagem soe suave e consistente aos ouvidos.
Como obter:

Criamos um som quente cortando levemente os agudos e aplicando processadores de saturação/analógicos.

Devemos nos assegurar de fazer isso comedidamente – muita saturação artificial de emulação analógica desequilibra o som.

5. Harsh


Essa expressão designa uma faixa de médias altas agressiva que cansa os ouvidos.

Por exemplo:

“O sintetizador de ondas quadradas tá bem harsh, podemos reduzir o corte de frequência do filtro um pouco?”

Harshness é um grande problema em muitas mixagens. A última coisa que queremos é que nossa mixagem soe cansativa aos ouvintes.

Os efeitos de uma mixagem harsh podem ser ainda piores em sistemas sonoros comuns como fones de ouvido ou alto falantes de laptop.

Como consertar:

Evitamos som harsh sendo extremamente cuidadosos com o seu EQ e com o posicionamento do microfone ao lidar com energias na faixa de 3 a 5 kHz.


6. Depth


Depth é a qualidade tridimensional da mixagem.

"Fazer o panning nos mics da sala de uma forma mais ampla deu mais depth (profundidade) à bateria.”

Depth é algo desejável para criar a sensação imersiva que capta a atenção dos ouvintes.

Ele ajuda na separação dos instrumentos e no senso de espacialidade geral.

Como obter:

Usamos uma mistura de microfonação próxima e distante quando monitoramos para obter uma boa variedade de ambiências para mesclar durante a mixagem

Fontes diferentes em distâncias perceptivelmente diferentes e um panning nas posições vai ajudar muito a estabelecer a profundidade da mixagem.

7. Ar



O Ar consiste na vivacidade sutil nas altas frequências da mixagem.

“Os microfones de fita soam bastante obscuros e poderiam usar algum ar.”

O ar confere realismo e dimensão às fontes como vocais e microfones de sala. Um top end aberto, suave e arejado é desejo comum nas mixagens.

Devemos encarar o ar como uma faixa de agudos presentes, agradáveis e bem equalizados.

Como obter:

Usamos um gentle bell (filtro bell suave) ou um filtro shelving no equalizador mais suave para incrementar o top end sutilmente entre 8-16kHz.

Devemos ser cuidadosos! Excessos podem introduzir harshness no som. Quando você achar que está pouco, diminua mias um pouquinho!

Um ar sutil na mixagem ajuda os vocais a se ajustarem de forma suave acima de todo o resto e conferir realismo e vivacidade às gravações dos microfones de sala.

A mixagem é um processo bastante subjetivo, assim como os termos usados para descrevê-la.

Todo engenheiro provavelmente tem noções ligeiramente diferentes sobre o que é “ar” ou “depth” significam.


As definições desses termos são somente orientações para lhe motivar a pensar e falar sobre questões importantes da sua mixagem e dessa forma lhe ajudar a conceber sonoridades específicas.


quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Ableton Singularities, synths e samples clássicos sampleados grátis para Live 10

Huston Singletary

A Ableton decidiu presentear os usuários do Live 10, disponibilizando gratuitamente um novo kit chamado Singularities, que foi criado a partir de instrumentos eletrônicos clássicos.

São 40 racks de instrumento, mais 2 kits de baterias, 150 clips de bateria e MIDI, junto com 3 songs demo que integram todo o material sampleado em sessões completas.
Ableton Singularities
O pacote inclui instrumentos de todo tipo, principalmente sintetizadores e samplers dos anos 1980 como Juno 106, Minimoog, Oberheim OB-X, Korg Polysix, entre outros, todos sampleados em detalhes pelo Sound Designer Huston Singletary, da Ableton, que construiu vários racks de simpler e versões dos instrumentos que podem ser operados de várias formas, além de serem processados por efeitos e outros módulos agregados.
O download (cerca de 80MB) pode ser feito agora mesmo no site da Ableton. É requerida a versão mais recente do Live para que possam funcionar.
Mais informação em Ableton.


Se você quer produzir suas músicas profissionalmente no Ableton adquira o seu manual em português com 613 páginas, organizadas em 34 capítulos. Este manual explica todos os comandos e funções do Ableton Live 10, uma DAW para Mac e Windows que possibilita ao usuário compor, editar sua criação e mixar áudio digital e MIDI da forma como achar melhor. O Ableton Live permite criar, produzir e executar músicas facilmente em uma interface intuitiva. O Live mantém tudo em sincronia e funciona em tempo real, para que você possa reproduzir e modificar suas ideias musicais sem interromper o fluxo criativo.
Conteúdo e preview para avaliação você encontra em:

TEORIA MUSICAL PARA PRODUTORES MUSICAIS - Parte 01



Primeiro vídeo de uma série de vinte quatro vídeos dedicada ao ensino da Teoria Musical para Produtores Musicais. Neste vídeo são mostradas as notas naturais, bequadro, claves de Sol, Fá e Dó. O pentagrama e a Grand Staff.



terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Reaper - Efeitos e Plugins - 03 Comandos Avançados do ReaEQ



Esta é mais uma série de vídeos dedicada ao Reaper. Efeitos e Plug-ins. São 35 vídeos focados exclusivamente na utilização de efeitos no Reaper.

Os assuntos que abordamos nessa série Reaper - Efeito e Plugins são:

  1. A janela FX
  2. Equalizar com ReaEQ
  3. ReaEQ - Controles Avançados
  4. Tilt EQ
  5. ReaComp Compressor
  6. ReaXComp Multi-Band Compressor
  7. Parâmetros do Linking ReaXComp
  8. ReaVerb Parte I - Drums
  9. ReaVerb Parte II - Vocais
  10. ReaVerbate - Reverb
  11. ReaDelay - Delay Parte I - Slapback Delay
  12. ReaDelay - Delay Parte II - Musical Delays
  13. Filtered Delays
  14. Delay Throws - Automated Delays
  15. Dynamic Delay
  16. Afinar Vocais com ReaTune
  17. Chorus & Flange FX
  18. Phaser FX (4-Tap Phaser)
  19. Tremolo FX
  20. Vibrato FX
  21. Panning FX e Auto-Panning
  22. Exciter FX
  23. Auto Wah & Dynamic Filter FX
  24. Rotary Speaker (Leslie Effect)
  25. ReaGate - Gate
  26. Criar um Gate em Side-Chain
  27. Criar Ducking usando um Side-Chain Compressor
  28. Criar Ducking usando ReaGate
  29. Converter áudio em MIDI para disparar bateria
  30. ReaVocode
  31. ReaPitch
  32. ReaVoice
  33. Transient Controller
  34. Super 8 Looper
  35. Channel Time Delayer

Neste terceiro vídeo você irá conhecer os comandos avançados do equalizador ReaEQ.



Se você está afim de realmente aprender a operar o Reaper, de forma a desfrutar de todo o poder e flexibilidade que esta DAW oferece, adquira a sua documentação em português.
O manual em português do Reaper tem 1238 páginas, organizadas em 23 capítulos. Este manual explica todos os comandos e funções do Reaper 5 que é um software que trabalha com gravação, edição, renderização e reorganização de áudio em várias trilhas. E-Book Formato PDF - Remessa de link para download por mensagem de correio eletrônico. 

Leia também o livro Reamix- Quebrando as barreiras com o Reaper. Este livro faz muito mais que ensinar como usar ferramentas básicas (como volume, panning, EQ, Gates, compressores, delay, etc.). Este livro enfatiza a prática, porém sem abandonar a teoria. Este é um livro que ensina a mixar áudio. Você não irá aprender apenas a usar as ferramentas básicas como volume, panning, EQ, Gates, compressores, delay, reverb, etc. para fazer uma mixagem profissional. Você vai entender os relacionamentos existentes entre as quatro dimensões, algumas simples, outras nem tanto, que existem na mixagem. O objetivo principal do livro é lhe dar a confiança necessária para que você faça excelentes mixagens com qualidade profissional. O livro não trata de teorias, sua ênfase está toda voltada para a prática. Acompanham este livro arquivos de exemplo (projetos completos) com os quais você colocará em prática as técnicas aprendidas. São 193 páginas ilustradas, organizadas em 9 capítulos cobrindo todos os aspectos necessários para a realização de uma mixagem profissional. Traduzido para o português do original em inglês. 

O manual e o livro você encontra em www.musicaudio.net

Além desses dois documentos, você encontra centenas de tutoriais, artigos, dicas, truques, manuais em português de softwares DAW (Logic, Pro Tools, Cubase, Sonar, Reaper), downloads de loops, sequências, beats, plugins, trilhas. Uma seção completa sobre como montar um Home Studio, mostrando como realizar tratamento acústico, análise de softwares e equipamentos. Tudo sobre Tecnologia Digital Aplicada Música e gravação, mixagem e masterização de áudio. 

Dúvidas?

Deixe sua mensagem aqui ou entre em contato Whatsapp +55 (68) 9 9223 8821.

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA MONTAR UM HOME STUDIO - MICROFONES PARA VOZ

Em se tratando de microfones, a primeira pergunta na cabeça de qualquer iniciante é: Qual o melhor microfone para gravação de vocais? Bem, a verdade é que… Uma lista com os “melhores” microfones vocais não teria nenhum item por menos de R$ 10.000,00. E, para um estúdio básico, pagar tudo isso seria ridículo. Mas a boa notícia é que existem muitas alternativas interessantes por muito menos. Vamos dar 7 bons exemplos de microfones para vocais custando até R$ 6.000,00.

1. Shure SM58 

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Por muito tempo o Shure SM58 foi detentor do título de “Microfone Vocal Mais Popular do Planeta“. Confira as fotos dos seus cantores favoritos no palco, e você verá que, em 90% das vezes, eles estão usando um SM58. Isso porque sua resistência a microfonia, carcaça robusta e cápsula ergonômica o tornam perfeito para performances ao vivo. E ele também funciona muito bem em estúdio. Você provavelmente não sabe que os estúdios profissionais, de orçamento ilimitado, utilizam um microfone de R$ 800,00 para gravar vocais. Mas isso acontece o tempo todo. E é por isso que este Shure é a escolha óbvia para qualquer estúdio iniciante.

Agora, microfones dinâmicos, tais como o SM58, são ótimos para certos estilos de música. Porém, já que os condensadores de diafragma grande normalmente são mais utilizados para vocais, escolhemos um deles para apresentar a seguir.


2. Rode NT1A

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Em se tratando de microfones vocais a preços intermediários, os Microfones Rode são os melhores dos melhores. E é por isso que o Rode NT1A é apenas o primeiro de dois microfones condensadores na lista. Na categoria de “Melhores Microfones Vocais Baratos“, ele é, seguramente, o favorito.

A combinação de preço, qualidade de som e reputação geral torna este microfone a escolha óbvia para ser o seu primeiro microfone vocal.

Nos homestudios ao redor do mundo, provavelmente não há outro microfone mais popular do que este.

Agora vamos dar uma olhada em 2 alternativas de cada.

Primeiramente, falaremos dos microfones dinâmicos…

3. Shure SM7B


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No mundo dos microfones dinâmicos o Shure SM7B é uma das poucas opções planejadas especificamente para vocais.

Ele é mais comumente utilizado em:

1. Transmissões de Rádio

2. Vocais de Rock gritados

Especialmente no caso dos vocais de rock, ele é o padrão da indústria.




Na verdade, a versão original deste microfone, o SM7, foi utilizada por praticamente todas as estrelas do rock desde seu lançamento em 1976, sendo o lendário álbum Thriller, do Michael Jackson, o exemplo mais famoso.

A seguir, trago outro microfone dinâmico que talvez seja ainda mais famoso…

4. Sennheiser MD421

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Apesar de não ser tradicionalmente considerado um “microfone vocal”, o Sennheiser MD421 é amplamente considerado como o “Melhor Microfone Versátil Dinâmico” do planeta.

Ele é ótimo para gravar vocais. Mas também faz muito mais.

Ele é bom para gravar guitarra, bateria, baixo, percussão e quase qualquer outra coisa que você imagine.

Se versatilidade é o que você quer, então recomendamos este microfone.


Agora, vamos falar de alguns condensadores…

5. Rode NTK


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A maioria dos especialistas concorda que para vocais não há nada melhor que o som quente e vintage de um microfone de tubo. Então, numa lista dos

melhores microfones para gravação de vocais precisamos ter pelo menos um, certo? O problema é que a maioria dos microfones de tubo custa mais de

R$10.000,00. Mas há algumas poucas exceções. E por “até R$ 6.000,00”, não há modelo melhor que o Rode NTK.

Se aquele “som de válvula” vintage é o que você procura, então recomendamos este microfone.

Agora, vamos falar de outro microfone condensador mais conhecido por sua versatilidade.

6. sE Electronics sE2200a II


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De todos os microfones da lista o sE Electronics sE2200a II é o que mais vai gerar dúvidas. Afinal de contas, ele não é conhecido nem como um clássico e nem como um microfone vocal. No entanto, se existe um tipo de microfone que todo estúdio deveria ter é um condensador de diafragma grande multipadrão. Isso porque eles são muito versáteis. Além de serem bons para a gravação de vozes, eles são indispensáveis para gravar em estéreo.

Agora, a maioria dos microfones dessa categoria são insanamente caros. Mas uma exceção notável é o sE Electronics sE220a II.

Se você quer um microfone que soe bem não apenas com vocais, recomendamos este microfone.

Separamos um microfone bem especial para o último lugar da lista.

7. Neumann TLM 102


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No meio dos estúdios de gravação, alguns o chamam de “Santo Graal dos Microfones Vocais“. Isso porque, custando menos de R$10.000,00, o Neumann TLM 102 é o melhor que você pode ter.

Agora, se você já ouviu falar da Neumann Company antes, então você também sabe que eles têm uma reputação de longa data de serem os criadores dos Melhores Microfones do Mundo, especialmente em se tratando de microfones vocais. O problema é o custo. Muitos dos modelos principais da marca custam mais de R$ 10.000,00. Mas com sua nova linha de microfones, TLM, a Neumann tornou sua “sonoridade clássica” muito mais acessível às pessoas comuns.

Entre os microfones da linha TLM, nenhum é tão popular quanto o Neumman TLM102.

A versão similar, porém ligeiramente mais cara, deste microfone que você também deve conferir é o Neumann TLM103.

Veja esse e outros artigos relacionados com Tecnologia Digital Aplicada à Música em:

https://musicaudio.net

Videoaulas para Logic Pro X em português atualizada para versão 10.4.3


LOGIC PRO SEM SEGREDOS COMPLETO - TODOS OS VOLUMES

Curso completo com os quatro volumes mencionados anteriormente com 20% de desconto. 86 vídeos organizados em 4 volumes: Básico, Intermediário, Avançado e Expert. E você ainda ganha o MANUAL EM PORTUGUÊS LOGIC PRO X. Manual em português com 1.032 páginas, organizadas em 15 capítulos, este manual explica todos os comandos e funções do Logic Pro X, uma DAW para Mac que possibilita ao usuário compor, editar sua criação e mixar áudio digital e MIDI da forma como achar melhor. Com uma coleção notável de instrumentos, efeitos e loops, o Logic Pro X fornece um conjunto de funções completo para que você crie a música que imaginar.

Conteúdo e preview para avaliação em:



 

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Manual Cubase 9.5 Português


Manual em português com 1489 páginas, organizadas em 62 capítulos, este manual explica todos os comandos e funções da mais nova versão do Cubase, a versão 9.5, uma DAW para Mac/Windows. Com milhões de músicos, produtores e engenheiros de som em todo o mundo usando o CUBASE todos os dias, o CUBASE é uma das mais populares estações de trabalho de áudio digital do nosso tempo.

Conteúdo e Preview p/avaliação você encontra em: 





Manual Reaper 5 em português


Manual em português. Com 1238 páginas, organizadas em 23 capítulos. Este manual explica todos os comandos e funções do Reaper 5 que é um software que trabalha com gravação, edição, renderização e reorganização de áudio em várias trilhas. Ele conta com um conjunto abrangente de recursos e é muito pequeno e leve - o instalador tem cerca de 1MB! Inclui efeitos e projetos de exemplo. Nessa nova versão, a 5, o Reaper também edita vídeos.

Conteúdo e preview para avaliação você encontra em:



Windows 10 permitirá milhares de plugins simultâneos em DAWs

por Pablo Fernandez - Madrid - España
traduzido para o português por Germano Lins (musicaudio.net)

Em uma iminente atualização não irá obrigar recodificação de nenhum plugin para aproveitar essa nova característica, o Windows 10 dirá adeus ao limite de 128 plugins diferentes simultâneos. Não se trata de nenhuma questão que aumente magicamente o rendimento da CPU e multiplicar da noite pro dia a quantidade de instâncias de plugins simultâneos, simplesmente desaparece um possível gargalo na hora de abrir diferentes em um sistema e numa mesma sessão DAW.


Os detalhes técnicos são mais complexos (estão ligados ao chamado FLS Slot Limit), mas em termos práticos até agora se um projeto usa uma centena de plugins diferentes, ou até menos, corres-se o risco sério de termos mensagens avisando que novos plugins não podem ser carregados devido ao uso extensivo da CPU. Isso não acontece em projetos pequenos, mas atualmente a tendência é que os projetos utilizem cada vez mais plugins. É essa sempre foi uma das principais razões técnicas para não produzir em sistemas Windows.


A atualização, prevista para esse primeiro semestre de 2019, eleva a cifra para 4000, o que é uma notícia tranquilizadora até mesmo para os projetos DAW mais ambiciosos, visor que o que se limita não é a quantidade de instâncias de plugins e sim a quantidade total de plugins diferentes que podem ser usados ao mesmo tempo. Isso significa que quando aplicamos um mesmo compressor em 20 trilhas é contado apenas um dos quatro mil, e não como vinte. E é dessa forma que os plugins foram desenvolvidos, quando empregamos várias instâncias de um só plugin (por exemplo essas 20 instâncias do mesmo compressor) realmente estamos usando apenas um único compressor compartilhado por todas as trilhas e não vinte compressores.

domingo, 13 de janeiro de 2019

Manual Logic Pro X Português



Manual em português com 1.032 páginas, organizadas em 15 capítulos, este manual explica todos os comandos e funções do Logic Pro X, uma DAW para Mac que possibilita ao usuário compor, editar sua criação e mixar áudio digital e MIDI da forma como achar melhor. Com uma coleção notável de instrumentos, efeitos e loops, o Logic Pro X fornece um conjunto de funções completo para que você crie a música que imaginar.

​E-Book Formato PDF - Remessa de link para download por mensagem de correio eletrônico.

Conteúdo e preview para avaliação clique aqui.