domingo, 22 de janeiro de 2017

Plugins multicanal e multimono: diferenças e aplicação

G_Marin, Hispasonic
traduzido por Germano Lins


No mundo dos compressores em hardware, geralmente temos que escolher entre um compressor mono e um estéreo. Também temos a opção de utilizar dois compressores mono em substituição de um compressor estéreo, mesmo sabendo que não é exatamente a mesma coisa.

Universal Audio 1176
O compressor 1176 da Universal Audio (mono) é presença comum na maioria dos estúdios.

API 2500
O compressor de 2500 da API (estéreo) é um dos mais populares para uso no canal master.

No mundo virtual, a maior parte dos plugins tem uma versão mono e outra estéreo, ainda que para nós, quase sempre, seja exatamente o mesmo visualmente.



sábado, 21 de janeiro de 2017

Fundamentos da Equalização - parte 2



Você se familiarizou com os fundamentos da equalização que mostramos no primeiro vídeo desta série? Então vamos avançar. Neste vídeo vermos os principais tipos de equalizadores e as diferenças que existem entre eles.



Fundamentos da Equalização (legendado português) - parte 1







Equalizar consiste em modificar o conteúdo de frequências de um determinado sinal, o que nos permite corrigir problemas e melhorar as nossas trilhas.

Este é o primeiro de uma série de vídeos dedicados inteiramente à equalização. Começaremos pelo básico e iremos aumentando o nível passo a passo.



Noise Gates: o que são e como devem ser utilizados?

Guillermo Navarrete, Hispasonic

traduzido por Germano Lins



Os Noise Gates começaram a aparecer nos estúdios nos anos 70. Allison Research, que depois se tornou Valley People, forma os primeiros a produzir um noise gate para uso comercial em 1969, chamado Kepex. Paul Buff, o fundador da Allison Research, o fez para uso pessoal em seu estúdio de gravação – Pal Recording Studios - com o objetivo de combater o acúmulo de ruído causado pelo uso de vários canais em fita na hora de realizar overdubs.




O que é um Noise Gate?

MOTU M64, 8D e LP32, nOvas interfaces de áudio conectáveis entre si

por Mizasan, Hispasonic - traduzido 
por Germano Lins



Finalmente uma novidade por parte da MOTU para a NAMM que se aproxima, e uma tremenda novidade: três novas interfaces de áudio que reúnem a mais recente tecnologia da empresa em um formato compacto, de meio rack, com possibilidade de se conectarem entre si.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Lista com os melhores apps editores de áudio para computador; confira

Marvin Costa, TechTudo

Encontrar um bom software para editar áudio no computador pode ser uma tarefa cansativa. Entre as opções do mercado, muitas são ferramentas simples demais ou muito elaboradas para o usuário sem experiência. No entanto, há opções para todos os níveis de conhecimento, outras totalmente intuitivas e, até mesmo, soluções online. Para te ajudar a encontrar o editor que você procura para seus arquivos MP3 ou gravações caseiras, preparamos a lista a seguir.

Audacity


O Audacity é um dos softwares mais conhecidos para edição de áudio no Windows (Foto: Reprodução/ Marvin Costa)

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

MetaRecorder, da Apogee, é um app para gravação profissional de áudio no iPhone com suporte ao Apple Watch

Rafael Fischmann

Quem trabalha com captação profissional de áudio no iPhone não pode depender apenas do app Gravador nativo do iOS. A Apogee, famosa por sua linha de hardwares para esse segmento, lançou recentemente um app que facilita bastante a gravação de áudio em campo.

Trata-se do MetaRecorder.



Com ele, profissionais podem fazer gravações de áudio com dois canais no iPhone, com gravação multi-take intuitiva em qualidade 24-bit/96kHz. O app conta com toda uma interface para tags e organização de arquivos diretamente no smartphone da Apple, com compartilhamento e geração de arquivos XML para o Final Cut Pro.

Máquina do tempo: como gravar no iOS o áudio daquilo que já aconteceu

Redação, Canaltech


Imagine que você esteja assistindo a uma palestra e a pessoa que está falando faz uma citação interessante ou comenta sobre um teórico importante do qual você nunca ouviu falar. Desprevenido, sem papel ou caneta, tudo o que você queria era poder gravar o que foi dito – mas a informação já se perdeu. Já pensou que curioso poder gravar o passado?

SPAT Revolution da Flux e IRCAM promete ser o sistema de mixagem 3D mais avançado até agora

Germano Lins, MUSICAUDIO

Com mais de seis anos de trabalho em conjunto dos desenvolvedores dos plug-ins Flux e Instituto de Investigação em música e acústica IRCAM, podemos dizer que a experiência tem dado frutos, contando o dia de hoje com versões atualizadas dos complexos plug-ins da suíte que incluem desde reverbs até codificação binaural, passando por um avançado sistema de espacejamento e simulação acústica chamado Spat.



Mesmo que esse último se encontre entre um dos mais completos do mercado, é certo que ainda não satisfaz as necessidades de espacejamento que se requer hoje em dia devido ao avanço das tecnologias de realidade virtual e gravação audiovisual em 360, de forma surround, para o que, como já dissemos antes em outros posts, a tecnologia do áudio vem se adaptando paulatinamente.

É por isso que a Flux e o IRCAM chegam à NAMM com o SPAT Revolution, um software criado especificamente para gerar áudio em perspectiva 3D surround através de simulação acústica de salas e localização de vários canais de áudio, suportando uma variedade ilimitada de canais de entrada/saída e fontes de áudio, que fazem o motor de áudio 3D surround em tempo real mais completo e sofisticado jamais desenvvolvido.

O sistema funciona de forma autônoma, ainda que se integre com a DAW. As entradas podem ser de vários tipos: baseadas em canal, por Ambisonic de até sétima ordem, entrada binaural, MS, formato A ou B, UHJ, Eigenmike, entre outros. E para as saídas é igualmente completo, incluindo suporte para Estéreo, 5.1, Cube, Auro 3D, DTS, Dolby Atmos e NHK 222.

Desta forma, o software funciona não somente como uma ferramenta para espacializar áudio mas também funciona para mixar fontes de qualquer tipo, podendo combinar sinais em diversos formatos para adequá-los a um específico, sem limite de mixagem. Isto se vê potencializado ainda mais por outras funções adicionais, como sincronismo com Timecode – útil para a criação de áudio para vídeo 3D–, suporte para scripts em Python, medidores e visualização 3D dedicados, suporte HTRF Sofa, e suporte para control OSC.

A integração a DAW é feita através de plug-ins de entrada e saída com possibilidade de enviar ou receber até 64 canais por plugin, em formato VST, AudioUnit e AAX. Além disso, SPAT Revolution possui suporte interno para efeitos VST em cada uma das fontes agregadas e no bus master. Quanto à sua integração no sistema operacional, funciona com ASIO em Windows e Core Audio em Mac.

SPAT Revolution estará disponível no mês que vem e estará custando cerca de R$ 6.000,00.

Eastwest adapta parte de suas bibliotecas para serem tocadas com Guitarras MIDI

PabloFCid, traduzido por Germano Lins


Apesar de ter apenas uma pequena parte de seu imenso catálogo, a Eastwest está anunciando o primeiro volume da que será uma coleção de bibliotecas de guitarras equipadas com MIDI. As bibliotecas foram desenvolvidas para serem usadas com teclados e precisam de mais ajustes para render mais a partir de controladores MIDI baseados em guitarras, um trabalho ingrato que está prometido para as novas edições.

Essa promessa é muito esperada pelos guitarristas que são obrigados a se tornarem tecladistas para conseguir obter os benefícios da tecnologia. De concreto, a Eastwest aposta no sistema de guitarra MIDI sem fio Triple Play da Fishman e este primeiro volume oferece variados tipos de sons.

O binônimo Triple Play/Eastwest MIDI Guitar Series será apresentado na NAMM 2017. Mas já conseguimos obter informações detalhadas deste primeiro volume no site da Eastwest.

Vejamos, então !!!