segunda-feira, 5 de novembro de 2018

AAMS Auto Audio Mastering System - Freeware



Download em: https://www.hispasonic.com/index.php?controller=freeware&action=download&freeware_id=198

AAMS, ou Auto Audio Mastering System, não é apenas a única ferramenta gratuita em sua categoria, mas também não me parece existir algo parecido entre os softwares comerciais (pelo menos, eu não conheço). O Izotope Ozone se aproxima um pouco disso com a sua função "matching", com a qual analisa o espectro de um tema ou fragmento modelo, e depois aplica essa análise espectral no tema com o qual estamos trabalhando em termos de equalização. O AAMS vai dois passos além, e inclui nessa análise a faixa dinâmica  e o volume global ou pressão sonora (loudness) para aplicar, além da equalização, ajustes de compressão e ganho. E tudo isso de forma automática. Basta alimentar o AAMS com um arquivo fonte (source), o audio que queremos tratar, e um arquivo de referência (reference), que servirá de guia para o programa adaptar o primeiro ao segundo.

O programa, que funciona em modo standalone, ou seja, não precisa de host ou DAW, com dezenas de referências pré ajustadas de diferentes estilos, que vão de acapela à ópera, passando pelo rock dos anos 1990, industrial electronic, trance, etc. Mas o seu atrativo principal é a possibilidade de utilizar como referência qualquer tema, seja próprio, de outro, comercial ou livre, se o que buscamos for uma sonoridade concreta. Basta carregar como referência o tema que queremos com que pareça o nosso tema e o AAMS, através de equalização, compressão e ganho, tratará de "emparelhá-los". Também pode ser uma excelente ferramenta quando estamos em busca de uma uniformidade sonora em um álbum. Porém o AAMS faz mais.
Quando masterizamos um tema com  o AAMS, obtemos um exemplo de cada passo intermediário, criando arquivos original+EQ, original+EQ+Comp e, por último, o original master, com o que fica muito simples comparar de cara os ajustes que o AAMS fez no arquivo original em cada etapa. Além disso tudo, é criado um arquivo de texto detalhando cada modificação e ajuste realizado, o que é muito útil se, porque além de querermos melhorar nossas produções, queremos saber como fazer isso.
E tem mais. O AAMS pode fazer tudo isso de forma automática, além de permitir realizar cada passo de forma manual. Queremos que o tema A soe como o tema B, porém com mais um pouquinho de brilho nos agudos? Bastará modificar a EQ sugerida pelo AAMS nessa faixa de espectro e aplicar a nova equalização ao nosso tema. O mesmo podemos fazer com o compressor e limiter. No modo automático o AAMS trabalha com um equalizador paramétrico de 50 bandas, compressor de 4 bandas e limiter, para cada canal estéreo em separado. Em modo manual, essas cifras sobem para 100 bandas para EQ e 8 para compressor por canal. O AAMS dispõe também de varias ferramentas, como normalize, conversão entre formatos wav e mp3 ou ajuste de balance, e permite modificar cada um de seus componentes caso as opções padrão não sirvam.
Por último, no que diz respeito à interface, ela é clara e intuitiva na tela inicial, o quick start. É possível realizar todo o processo automático sem necessidade de sair dessa tela. Também podemos nos deslocar por entre os diferentes módulos enquanto estes são executados para que possamos ver em tempo real quais as alterações que o AAMS está realizando no arquivo fonte.
Concluindo, uma ferramenta única para adicionar o toque final em uma boa mixagem. O AAMS não faz milagres, não mixa por você e nem corrige erros de processos anteriores. Ele apenas dá o polimento final na sua mixagem.

Mais informações, manual, tutoriais, vídeos sobre o AAMS, inclusive um tutorial básico (não tão básico assim) sobre mixagem você encontra em http://www.curioza.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.