sábado, 10 de maio de 2014

Logic Pro - Criando loops (Apple Loops) a partir de qualquer áudio gravado

Logic Pro - Criando loops (Apple Loops) a partir de qualquer áudio gravado

Germano Lins



Apple Loops são arquivos de áudio pré-gravados que podem ser utilizados para adicionar com facilidade tempos de percussão, ritmos e outros sons no projeto. Os loops contêm modelos musicais (patterns) que podem ser repetidos continuamente (looping). Podemos estender um loop para que preencha qualquer espaço de tempo.

Quando adicionamos um Apple Loop em um projeto, o Logic cria uma região. Quando o projeto é reproduzido, o Logic iguala a região ao andamento e ao tom do projeto. Isso permite usar vários loops juntos, mesmo que os loops tenham sido gravados em andamentos diferentes ou em tons diferentes.

Existem dois tipos de Apple Loops: Loops de áudio e Loops de Software Instruments.

Loops de áudio são gravações de áudio. Podemos adicioná-los nas trilhas de áudio ou de software instruments e editá-los como regiões de áudio. Podemos ajustar os loops de áudio para igualar o andamento do projeto ou para seguir seu andamento original.

Loops de software instruments podem ser editados como regiões de software instruments, incluindo notas individuais de edição e podem ser visualizados ou no Piano Roll ou no Score Editor. Podemos alterar o som do instrumento usado para tocar o loop. Podemos adicionar loops de software instruments nas trilhas de software instruments e também convertê-los em loops de áudio e adicioná-los nas trilhas de áudio.

Usando o navegador de loops, podemos encontrar rapidamente loops com o instrumento, gênero e ritmo que for desejado, obter previews dos loops e adicioná-los no projeto. Também podemos personalizar o navegador de loops e criar nossos próprios Apple Loops.


Apple loops utility (somente regiões de áudio)

Selecione uma região na janela principal e depois use o comando Audio/Open Apple loops utility (veja na imagem abaixo).



No Apple Loops Utility certifique-se que a opção esteja marcada.



Realize todas as configurações que são necessárias e clique em Save.

Usando a library

Selecione uma região de áudio (em uma trilha de áudio) na janela principal e use o comando Region/Add to Apple Loops library...



A janela que aparece é usada para categorizar o loop de acordo com o estilo musical, tom maior ou menor e gênero. Configure os parâmetros para refletir o estilo do loop e clique em Create.



Após a renderização do arquivo use o comando Media/Loops e faça uma busca pelo arquivo.



Depois do arquivo aparecer arraste-o para a trilha. Podemos verificar se o arquivo foi convertido apropriadamente pelo ícone que está no canto superior esquerdo.



Criando Apple Loops a partir de regiões de Software Instrument MIDI (Apple Loops verdes)

Para criar um Apple Loop verde o processo é idêntico. A única diferença é que ao invés de converter em uma região de áudio numa trilha de áudio, você deve selecionar uma região MIDI em uma trilha de software instrument.

Ao término do processo você poderá arrastar os loops verdes para uma trilha MIDI (software instrument) para para uma trilha de áudio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.