quarta-feira, 16 de abril de 2014

Gravação e Mixagem de áudio profissional em Linux - Ardour 3 - O Editor

Gravação e Mixagem de áudio profissional em Linux 

Ardour 3 - O Editor


Vamos conhecer este software poderoso. A metodologia é muito simples: um pouco de teoria e um pouco de multimídia para reforçar o processo.
Antes de iniciar,  vou dizer qual a plataforma de trabalho para estes vídeos: um PC com Intel Core i3 de 3.4 GHz, 4 Gb de RAM e 500 Gb de disco rígido. Para música, trabalharemos com uma interface Lexicon Alpha e um controlador M-Audio Oxygen 49. Um equipamento básico mas não primordial, já que pode ser usado em GNU/Linux .
O objetivo é o seguinte: criar um tema eletrônico desde o zero (lounge ou ambient) passo a passo, utilizando somente software livre. Um por vez, iremos ver as características e funções de cada parte específica do software. Primeiramente iremos trabalhar com o Editor, faremos isso em três partes, uma onde iremos falar das ferramentas do editor e como criar e armar trilhas de áudio. Na segunda parte iremos trabalhar com MIDI, especificamente trilhas MIDI e trilhas híbridas MIDI+Áudio. E na terceira parte iremos trabalhar o Arranging do tema e mais algumas automações simples.

Primeiro passo: instalar Ardour

Antes de começar, certifique-se de instalar o software com o gerenciador de pacotes da sua distro linux de preferência. Nestes exemplos iremos usar a Linux Mint, que é uma variante do Ubuntu. Na busca do Synaptic, digitamos Ardour, e o instalamos.


Depois de baixar os pacotes necessários, podemos abrir o software. Primeiro abrimos o Jack, depois abrimos o Ardour.
A partir daqui siga o vídeo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.