quarta-feira, 29 de maio de 2013

Criando um Environment para seu equipamento MIDI externo no Logic Pro 9

Aprenda como acessar e programar o seu dispositivo MIDI (sintetizador ou sampler) criando um environment básico para ele no Logic Pro ou Logic Express.


Aqui iremos mostrar como configurar e utilizar um environment de hardware básico para usar com sintetizadores MIDI, baterias eletrônicas e samplers externos. Iremos ver como controlar sintetizadores ou dispositivos externos com o Logic Pro eLogic Express.

Para este exemplo iremos usar um Tetr4, um sintetizador analógico da Dave Smith Instruments

Nota: O sintetizador ou sampler precisa ter uma interface MIDI ou conexão USB para que você possa acompanhar o que será mostrado aqui. Também será necessária uma forma de você ouvir o instrumento, por exemplo, um mixer ou fones de ouvido.


Aqui mostraremos como configurar o hardware apenas no Logic Pro e no Logic Express. A forma de configurar os canais MIDI no hardware deve ser obtida em seu respectivo manual.

Passo 1:

Na Arrange selecione Window>Environment no menu que está localizado na barra de menus superior.

Passo 2:

Na janela Environment, clique na caixa de parâmetros cinza que está à esquerda e selecione Create Layer no menu. Isto irá criar um ambiente (environment) sem nome.

Passo 3:

No environment recém criado clique na caixa de parâmetros cinza que está à esquerda para que possa renomear o environment. Neste exemplo o environment será chamado de DSI Tetr4.

Passo 4:

Agora iremos criar um Multi instrument que irá possibilitar a utilização dos canais MIDI na Arrange.

Na janela Environment, selecione New>Multi Instrument no menu.


Passo 5:

Na área de parâmetros no lado esquerdo da janela Environment, clique no nome do objeto Multi Instrument e digite o nome para melhor identificá-lo. Neste exemplo o nome será DSI Tetr4.


Passo 6: Opcional

Caso queira usar um ícone que represente melhor o seu equipamento, você poderá utilizá-lo em todos os canais deste dispositivo, bastando para isso:

Na área de parâmetros no lado esquerdo da janela Environment clicar no ícone, selecionando-o assim para o seu dispositivo.

No diálogo clique em Change. Isto irá atribuir o ícone escolhido à todos os subcanais do multi-instrument.



Passo 7:

Clique nos números do objeto Multi Instrument de forma a ativar os canais MIDI respectivos. Repita o processo para todos os canais MIDI que desejar utilizar. Neste exemplo iremos ativar os canais MIDI de 1 a 4.


Passo 8:

Clique no ícone que está no topo do objeto Multi Instrument de forma a selecionar todo o objeto e não apenas um dos canais.


Passo 9:

Agora vamos fazer com que o objeto Multi Instrument criado converse com a interface MIDI ou dispositivo USB. Neste exemplo o DSI Tetr4 está conectado pela porta USB, portanto ela aparece na lista.

Na janela Environment clique na área de parâmetros e selecione a porta MIDI correspondente no sintetizador, módulo ou sampler.


Passo 10:

Repita o passo 8 e depois no menu de cima clique em Edit>Copy


Passo 11:

Clique no botão vermelho que está no canto superior esquerdo da janela Environment para fechá-la.


Passo 12:

Na janela Arrange, abaixo da última trilha, clique-duplo de forma a criar uma nova trilha.


Passo 13:

No menu de cima, escolha Edit>Paste. No diálogo que é apresentado, clique em Create para criar novas trilhas para os objetos do environment estes serão os canais que iremos usar para tocar o Multi Channel instrument.



Passo 14:

Se tudo foi feito corretamente estamos prontos para tocar e sequenciar o dispositivo MIDI externo no Logic Pro ou Logic Express.

Será apenas necessário configurar os canais correspondentes ao dispositivo MIDI externo. Para isso consulte o manual do equipamento.

Uma vez estando o equipamento devidamente configurado, clique em um dos canais MIDI que foram criados e toque algumas notas no controlador MIDI externo.










Para conhecer nossa loja virtual e os nossos produtos - Clique Aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.