terça-feira, 3 de julho de 2012

MANUAL MUSICAUDIO DE OPERAÇÃO PARA CUBASE 5 EM PORTUGUÊS

CAPÍTULO 3 - Configuração do Sistema




Configurando áudio
Certifique-se de que todos os equipamentos estejam desligados antes de realizar qualquer conexão!


Conexão de áudio
A forma mais exata de configurar o sistema depende de fatores muito diferentes; por exemplo, o tipo de projeto que será criado, os equipamentos externos que serão utilizados, o hardware informático que está à disposição, etc. Consequentemente, devemos considerar as seções a seguir somente como exemplos.


A exata configuração do equipamento; por exemplo, se existem conexões analógicas ou digitais, também depende da configuração em particular.


Entada e saída estéreo – A conexão mais simples
Caso você utilize somente uma entrada e uma saída desde o Cubase, as entradas da placa de áudio ou interface de áudio podem ser conectadas diretamente na fonte sonora e as saídas podem ser conectadas diretamente numa etapa de amplificador para daí irem para os altofalantes.




















Uma configuração estéreo simples


Esta é provavelmente a connfiguração mais simples – quando tivermos endereçado os busses internos de entrada e saída poderemos conectar a fonte sonora (um microfone, por exemplo) na placa de som e daí iniciar a gravação.


Entrada e saída multicanal
O mais provável, de qualquer forma, é que você possua outros equipamentos sonoros que deseje integrar com o Cubase, usando vários canais de entrada e saída. Dependendo do equipamento que exista à disposição, existem dois procedimentos a seguir: utilizar uma mesa de mixagem externa ou usar o mixer interno do Cubase.


A mixagem externa implica em usar um dispositivo de mixagem físico com um sistema de grupos ou busses que possa se usado para alimentar as entradas da placa de som. No exemplo a seguir, estão sendo usados quatro busses para enviar o sinal de áudio do mixer para as entradas da placa de som. As quatro saídas estão conectadas por sua vez ao mixer para monitorar e reproduzir. As outras entradas do mixer podem ser utilizadas para conectar fontes sonoras, tais como, microfones, instrumentos, etc.
































Uma configuração de áudio multicanal com mixer externo


Quando conectamos uma fonte de entrada (como é um mixer) no hardware de áudio, devemos utilizar busses de saída, envios ou algo similar para evitar gravar o que se está reproduzindo. Também podemos ter um hardware de mixagem conectado através de uma porta FireWire.

Configurando a placa de som
A maioria dos modelos de placa de som vem acompanhadas de um ou mais programas que permitem configurar as entradas de hardware para atender as suas necessidades. Isto inclui:
  • Selecionar as entradas e saídas que estão ativadas
  • Configurar o sincronismo word clock
  • Ativar/desativar a monitoração através do hardware (veja “Monitoração”)
  • Ajustar os níveis de cada entrada. Isto é muito importante!
  • Ajustar os níveis das saídas, para que coincidam com os níveis do equipamento utilizado para monitorar
  • Selecionar os formatos de entrada/saída digitais
  • Realizar ajustes nos buffers de áudio
Em muitos casos, todos os ajustes disponíveis para o hardware de áudio aparecem em um painel de controle que é aberto a partir do Cubase como descreveremos mais abaixo (ou em separado, quando o Cubase não está rodando). Em alguns casos, podem existir vários programas e painéis de controle. Consulte a documentação da placa de áudio para obter mais detalhes.

Suporte Plug and Play para dispositivos ASIO
O hardware MR816 da Steinberg suporta Plug and Play no Cubase. Estes dispositivos podem ser conectados e colocados em funcionamento enquanto o programa está sendo executado. É usado automaticamente o driver da série MR816 e serãoremapeadas as conexões VST convenientemente.


● Lembre-se que a Steinberg não pode garantir que esta função se encontre disponível em outro hardware. Caso não esteja seguro sobre se o seu dispositivo suporta plug and play, consulte a documentação do mesmo.


Caso um dispositivo que não suporte Plug and Play se desconecte e se conecte enquanto o computador está ligado, isso poderá causar danos ao equipamento.






Para adquirir este Guia Rápido para MUSICAUDIO - MANUAL MUSICAUDIO DE OPERAÇÃO PARA CUBASE 5 EM PORTUGUÊS - CLIQUE AQUI




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.