sexta-feira, 13 de julho de 2012

ULTRAPASSANDO AS BARREIAS COM O REAPER

1 Antes de Começarmos ….  


1.1 Você está pronto para mixar?  


Você está realmente pronto para mixar? 
Ao considerar as diversas variáveis que proporcionam uma boa mixagem você chega à conclusão de quão extraordinário é uma mixagem. A quantidade de trabalho e o conhecimento necessário é algo realmente fora do comum. 


A mixagem é um desafio dos mais multifacetados que você pode empreender. Esta tarefa requer conhecimento técnico e uma grande dose de sentimento artístico. Requer disciplina e organização, bem como espontaneidade einspiração. É às vezes frustrante. E é o que mais lhe dará satisfação e reconhecimento na sua vida profissional.  


Todas as gravações foram realizadas. Então você está pronto para mixar. Mas, por onde começar? Comecemos por este checklist.  


1.2 Como saber se as gravações estão realmente boas?  
Antes de começar a pensar em mixar, você deverá checar todas as trilhas, uma por uma. Ouça cada uma das trilhas procurando por defeitos ou falhas que possam lhe causar problemas quando estiver mixando. É muito mais fácil perder meia hora regravando o que está errado do que perder horas a fio tentando encobrir falhas com a mixagem. E sem ter a certeza de que chegará a um bom resultado. E na maioria das vezes não chega mesmo.  Você se surpreende quando toma conhecimento da grande quantidade de pessoas que não tomam esse cuidado.  



Além disso, lembre-se sempre quando estiver gravando: nunca deixe ninguém dizer, “Ah, isso a gente conserta namixagem”.  


Mixagem não serve para consertar nada, trata-se de trazer à tona o que de melhor existe no seu material. Qualquer outra coisa somente irá piorar, e não adicionará nada à qualidade do seu produto final. Virando assim uma mixagem ruim. Por favor, isso é importante, não cometa o erro de que uma mixagem irá suprir a deficiência de um músicoruim ou de uma gravação mal feita.  Existem situações onde você se depara com um material ruim, mal gravado, e a única coisa a fazer é tentar melhorarde alguma forma com a mixagem. Iremos tratar disso mais tarde.  Outra questão que vale ser dito aqui é você saber se está trabalhando com uma gravação “discreta” ou não. Por “discreta” quero dizer uma gravação onde cada trilha foi gravada em separado, ou seja, com nenhum vazamento entre elas. Por “não discreta” me refiro à situação onde várias trilhas (instrumento e/ou vocais) foram gravadasjuntas e, por conseguinte existam vazamentos entre elas.  


É perfeitamente possível criar uma boa mixagem em ambas as situações. Apenas técnicas diferentes deverão ser aplicadas em cada caso.  


1.3 Possui equipamentos condizentes com a tarefa?  
Você não terá condições de mixar com todo o potencial se estiver usando equipamentos ruins. Veja, isto não significa dizer que você tenha que dispor de um orçamento milionário para adquirir equipamentos, e sim, saber como utilizar seu orçamento para adquirir o melhor possível. No mínimo, você deverá possuir um bom par de monitores nearfield eum headphone decente. Headphones? Mixagem? Heresia?  


Não realmente. Logicamente que primeiramente você deve utilizar os monitores para mixar, mas, em algumas situações, os headphones são uma ferramenta de grande utilidade, especialmente quando você estiver regulando pan, ou tentando identificar alguma falha, ruído ou coisa parecida no áudio.


Supondo que você possua uma placa de som profissional equipada com vários pares de saídas, com excelente qualidade, um conjunto de altofalantes também é útil. Eles servirão para testar a sua mixagem (frequentemente e em todos os estágios do desenvolvimento) em altofalantes do tipo que a maioria das pessoas ouvem o seu produto final. Felizmente, o Routing Matrix do REAPER torna muito fácil a tarefa de alternar a saída por vários altofalantes diferentes. 


Caso seu orçamento permite, um par de altofalantes grande também é muito útil, principalmente para julgar a respostade baixas frequências.



Para adquirir este MANUAL MUSICAUDIO ULTRAPASSANDO AS BARREIRAS COM O REAPER EM PORTUGUÊS - CLIQUE AQUI 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.