sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA MONTAR UM HOME STUDIO - CONCEITOS BÁSICOS


A maioria das pessoas acha que construir um home studio de gravação é um projeto grande e complicado, que meses de planejamento, pesquisa e preparo. Mas a verdade é que começar é muito mais fácil do que se possa imaginar. Na realidade só é preciso conhecer alguns fundamentos. E nessa série de artigos iremos mostrar tudo o que é necessário para que você monte seu home studio e comece a fazer suas produções.

Simples é sempre melhor

Você pode começar a produzir com um home studio simples. Aliás, é até melhor que você comece assim. Pois assim como acontece com qualquer outro hobby, se você se esforçar muito no começo, irá ficar sobrecarregado, vai perder o ânimo e acabará desistindo. E todo o tempo e dinheiro investidos terão sido desperdiçados.

Para evitar que isso aconteça mantenha as coisas simples.

Quando o barato é barato demais?

Gravar em um home studio é uma brincadeira que pode sair muito caro. E por causa disso os músicos vivem à procura de soluções mais baratas para gravarem suas músicas, o que não têm nada de errado, a não ser quando as soluções são “baratas demais“.

Apesar de ser tecnicamente possível construir um estúdio funcional por um valor em torno de R$ 4.000,00 a R$ 5.000,00, existem pisos que não podemos ultrapassar em um estúdio desses. Realmente não é recomendável gastar menos do que R$ 4.000,00, isso se você quer realmente gravar música com qualidade e profissionalismo.
O primeiro estúdio com o tamanho perfeito para que está começando


Beginner studio


quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Reaper - Efeitos e Plugins - 05 ReaComp - Como comprimir no Reaper



Reaper - Efeitos e Plugins - 05 ReaComp - Como comprimir no Reaper

Esta é mais uma série de vídeos dedicada ao Reaper. Efeitos e Plug-ins. São 35 vídeos focados exclusivamente na utilização de efeitos no Reaper.
Os assuntos que abordamos nessa série Reaper - Efeito e Plugins são:

  1. A Janela FX
  2. Equalizar com ReaEQ
  3. ReaEQ - Controles Avançados
  4. Tilt EQ
  5. ReaComp Compressor
  6. ReaXComp Multi-Band Compressor
  7. Parâmetros do Linking ReaXComp
  8. ReaVerb Parte I - Drums
  9. ReaVerb Parte II - Vocais
  10. ReaVerbate - Reverb
  11. ReaDelay - Delay Parte I - Slapback Delay
  12. ReaDelay - Delay Parte II - Musical Delays
  13. Filtered Delays
  14. Delay Throws - Automated Delays
  15. Dynamic Delay
  16. Afinar Vocais com ReaTune
  17. Chorus & Flange FX
  18. Phaser FX (4-Tap Phaser)
  19. Tremolo FX
  20. Vibrato FX
  21. Panning FX e Auto-Panning
  22. Exciter FX
  23. Auto Wah & Dynamic Filter FX
  24. Rotary Speaker (Leslie Effect)
  25. ReaGate - Gate
  26. Criar um Gate em Side-Chain
  27. Criar Ducking usando um Side-Chain Compressor
  28. Criar Ducking usando ReaGate
  29. Converter áudio em MIDI para disparar bateria
  30. ReaVocode
  31. ReaPitch
  32. ReaVoice
  33. Transient Controller
  34. Super 8 Looper
  35. Channel Time Delayer
Neste quinto vídeo o assunto abordado é o ReaComp, o plugin de compressão do Reaper. Vamos aprender a comprimir no Reaper.
Se você está afim de realmente aprender a operar o Reaper, de forma a desfrutar de todo o poder e flexibilidade que esta DAW oferece, adquira a sua documentação em português.
O manual em português do Reaper tem 1238 páginas, organizadas em 23 capítulos. Este manual explica todos os comandos e funções do Reaper 5 que é um software que trabalha com gravação, edição, renderização e reorganização de áudio em várias trilhas. E-Book Formato PDF - Remessa de link para download por mensagem de correio eletrônico.
Leia também o livro Reamix- Quebrando as barreiras com o Reaper. Este livro faz muito mais que ensinar como usar ferramentas básicas (como volume, panning, EQ, Gates, compressores, delay, etc.). Este livro enfatiza a prática, porém sem abandonar a teoria. Este é um livro que ensina a mixar áudio. Você não irá aprender apenas a usar as ferramentas básicas como volume, panning, EQ, Gates, compressores, delay, reverb, etc. para fazer uma mixagem profissional. Você vai entender os relacionamentos existentes entre as quatro dimensões, algumas simples, outras nem tanto, que existem na mixagem. O objetivo principal do livro é lhe dar a confiança necessária para que você faça excelentes mixagens com qualidade profissional. O livro não trata de teorias, sua ênfase está toda voltada para a prática. Acompanham este livro arquivos de exemplo (projetos completos) com os quais você colocará em prática as técnicas aprendidas. São 193 páginas ilustradas, organizadas em 9 capítulos cobrindo todos os aspectos necessários para a realização de uma mixagem profissional. Traduzido para o português do original em inglês.
O manual e o livro você encontra em www.musicaudio.net.
Além desses dois documentos, você encontra centenas de tutoriais, artigos, dicas, truques, manuais em português de softwares DAW (Logic, Pro Tools, Cubase, Sonar, Reaper), downloads de loops, sequências, beats, plugins, trilhas. Uma seção completa sobre como montar um Home Studio, mostrando como realizar tratamento acústico, análise de softwares e equipamentos. Tudo sobre Tecnologia Digital Aplicada Música e gravação, mixagem e masterização de áudio.
Dúvidas?
Deixe sua mensagem aqui ou entre em contato Whatsapp +55 (68) 9 9223 8821.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Masterização de áudio em computador



184 vídeos com o Curso de Masterização de Áudio em Computador, narrados em alemão, com legendas em português, organizados em 18 capítulos, para assistir gratuitamente no nosso canal Youtube. São 8 horas, mais 8 minutos e 54 segundos mostrando de uma forma prática todo o processo da Masterização. Este conjunto de tutoriais ensina aos usuários de aplicações DAW as técnicas de criação de masterizações potentes e equilibradas usando ferramentas por software avançadas. Conteúdo composto de conselhos, dicas e truques com relação a todos os aspectos do uso de equalizadores, compressores, limiters, encadeamento de plugins, além de exemplos práticos de como equalizar, comprimir, limitar e aplicar efeitos stereo, mixagem surround e finalização da produção.



O site de Tecnologia Digital Aplicada à Música.



terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Reaper - Efeitos e Plugins - 04 Tilt EQ - O que é - Como usar no Reaper



Esta é mais uma série de vídeos dedicada ao Reaper. Efeitos e Plug-ins. São 35 vídeos focados exclusivamente na utilização de efeitos no Reaper.
Os assuntos que abordamos nessa série Reaper - Efeito e Plugins são:

  1. A Janela FX
  2. Equalizar com ReaEQ
  3. ReaEQ - Controles Avançados
  4. Tilt EQ
  5. ReaComp Compressor
  6. ReaXComp Multi-Band Compressor
  7. Parâmetros do Linking ReaXComp
  8. ReaVerb Parte I - Drums
  9. ReaVerb Parte II - Vocais
  10. ReaVerbate - Reverb
  11. ReaDelay - Delay Parte I - Slapback Delay
  12. ReaDelay - Delay Parte II - Musical Delays
  13. Filtered Delays
  14. Delay Throws - Automated Delays
  15. Dynamic Delay
  16. Afinar Vocais com ReaTune
  17. Chorus & Flange FX
  18. Phaser FX (4-Tap Phaser)
  19. Tremolo FX
  20. Vibrato FX
  21. Panning FX e Auto-Panning
  22. Exciter FX
  23. Auto Wah & Dynamic Filter FX
  24. Rotary Speaker (Leslie Effect)
  25. ReaGate - Gate
  26. Criar um Gate em Side-Chain
  27. Criar Ducking usando um Side-Chain Compressor
  28. Criar Ducking usando ReaGate
  29. Converter áudio em MIDI para disparar bateria
  30. ReaVocode
  31. ReaPitch
  32. ReaVoice
  33. Transient Controller
  34. Super 8 Looper
  35. Channel Time Delayer
Neste quarto vídeo o assunto abordado é Tilt EQ - O que é - Pra que Serve - Como usá-lo no Reaper.
Se você está afim de realmente aprender a operar o Reaper, de forma a desfrutar de todo o poder e flexibilidade que esta DAW oferece, adquira a sua documentação em português.
O manual em português do Reaper tem 1238 páginas, organizadas em 23 capítulos. Este manual explica todos os comandos e funções do Reaper 5 que é um software que trabalha com gravação, edição, renderização e reorganização de áudio em várias trilhas. E-Book Formato PDF - Remessa de link para download por mensagem de correio eletrônico.
Leia também o livro Reamix- Quebrando as barreiras com o Reaper. Este livro faz muito mais que ensinar como usar ferramentas básicas (como volume, panning, EQ, Gates, compressores, delay, etc.). Este livro enfatiza a prática, porém sem abandonar a teoria. Este é um livro que ensina a mixar áudio. Você não irá aprender apenas a usar as ferramentas básicas como volume, panning, EQ, Gates, compressores, delay, reverb, etc. para fazer uma mixagem profissional. Você vai entender os relacionamentos existentes entre as quatro dimensões, algumas simples, outras nem tanto, que existem na mixagem. O objetivo principal do livro é lhe dar a confiança necessária para que você faça excelentes mixagens com qualidade profissional. O livro não trata de teorias, sua ênfase está toda voltada para a prática. Acompanham este livro arquivos de exemplo (projetos completos) com os quais você colocará em prática as técnicas aprendidas. São 193 páginas ilustradas, organizadas em 9 capítulos cobrindo todos os aspectos necessários para a realização de uma mixagem profissional. Traduzido para o português do original em inglês.
O manual e o livro você encontra em www.musicaudio.net.
Além desses dois documentos, você encontra centenas de tutoriais, artigos, dicas, truques, manuais em português de softwares DAW (Logic, Pro Tools, Cubase, Sonar, Reaper), downloads de loops, sequências, beats, plugins, trilhas. Uma seção completa sobre como montar um Home Studio, mostrando como realizar tratamento acústico, análise de softwares e equipamentos. Tudo sobre Tecnologia Digital Aplicada Música e gravação, mixagem e masterização de áudio.
Dúvidas?
Deixe sua mensagem aqui ou entre em contato Whatsapp +55 (68) 9 9223 8821.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Como gravar áudio em qualquer dispositivo não importando o sistema operacional

Você toca ou já tocou muitos tipos de áudio no computador. Mas, você já teve a necessidade de gravar esse áudio? Embora possa parecer inútil, existem várias boas razões para gravar o som que sai do computador, tablet ou smartphone.

Quem sabe você está precisando adicionar uma trilha sonora em um podcast ou gravar um screencast com áudio no seu computador. Bem, seja qual for o motivo, vou mostrar como gravar o áudio do seu computador, tablet ou smartphone, independentemente do sistema operacional que o dispositivo utilize.

MacOS

Por muito tempo o aplicativo gratuito Soundflower foi a melhor maneira de capturar áudio do sistema em um Mac para que pudesse ser enviado para um editor de áudio, como o Audacity, por exemplo. Infelizmente, o Soundflower mudou de mãos em 2014 e, as atualizações passaram a ficar raras.

Você pode usar a versão atual do Soundflower, mas recomendo testar o Loopback. Ele é desenvolvido pela mesma equipe do Soundflower e recebe atualizações regulares. A versão gratuita fornece funcionalidade completa, mas degrada em qualidade após 20 minutos. Para gravação básica, isso é mais que o suficiente, a não ser que você queira gravar uma sinfonia. A versão Pro custa US $ 99.



Abra o Loopback e ele o orientará na criação de um dispositivo de áudio virtual. Ele chama esse dispositivo de áudio virtual de Loopback Audio e permite extrair o áudio de qualquer aplicativo e enviá-lo para outro. Você verá esse novo dispositivo virtual disponível no FaceTime, Skype, Preferências do Sistema e em outros aplicativos voltados para áudio.

Posicionamento dos Monitores de Estúdio: Dicas para Obtenção do Melhor Som Possível

É burrice gastar milhares de reais com monitores de estúdio e desperdiçar o potencial deles posicionando-os de forma errada.

Concorda?

Pois é exatamente isso o que muita gente faz. Porque o que as pessoas não percebem é que um detalhe aparentemente pequeno, como o posicionamento dos monitores, pode ter um impacto maior no som do que a qualidade dos monitores!

Quando mal posicionados, os monitores podem criar respostas de frequências altas e baixas da sela, destruindo quaisquer chances que você tinha de criar uma mixagem bem balanceada.

Para ajudá-lo a evitar tamanha desgraça, aqui iremos apresentar um guia a respeito do posicionamento correto dos monitores de estúdio.

A Posição Padrão Durante Mixagens

Embora a “posição ideal de mixagem” esteja sempre aberta a debates, a maioria dos engenheiros da atualidade está de acordo quanto ao que é geralmente considerado “ideal“. E, para chegar a essa “posição ideal“, resumidamente, você precisa seguir 2 regras simples:

1. Sua cabeça deve formar um triângulo equilátero com seus monitores.

A figura a seguir ilustra duas formas erradas de posicionamento (Wrong - Errada) e uma correta (Right):

A lógica aqui é que sem padrão, as amplitudes de imagem estéreo podem variar drasticamente de um estúdio para outro. Para resolver esse problema o método do triângulo equilátero foi desenvolvido e consiste numa regra fácil de lembrar e que proporciona um meio-termo entre um posicionamento amplo ou estreito demais.

sábado, 19 de janeiro de 2019

9 Melhores app para gravar áudio no Android



Apesar de muita gente usar o smartphone para gravar vídeos e tirar fotos, o aparelho também pode ser extremamente útil para gravações de áudio. Seja para captar o som de uma aula, palestra, reunião ou até mesmo uma ligação importante, o seu dispositivo conta com a vantagem de ser portátil e de fácil uso em qualquer lugar.

Links para download dos app mostrados no vídeo:
1. Audio Recorder
https://play.google.com/store/apps/de...
2. Call Recorder
https://play.google.com/store/apps/de...
3. Easy Voice Recorder
https://play.google.com/store/apps/de...
4. Hi-Q MP3 Voice Recorder
https://play.google.com/store/apps/de...
5. Parrot
https://play.google.com/store/apps/de...
6. RecForge II
https://play.google.com/store/apps/de...
7. Smart Voice Recorder
https://play.google.com/store/apps/de...
8. Snipback
https://play.google.com/store/apps/de...
9. Voice Recorder Pro
https://play.google.com/store/apps/de...

Visite nosso site
https://www.musicaudio.net
Tecnologia Digital Aplicada à Música.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

7 Termos Abstratos da Mixagem: O que Significam?


Resultado de imagem para audio mixing

Não conheço um engenheiro de áudio que não fique empolgado ao falar sobre mixagem.

Mas a verdade é que falar sobre som é algo muito difícil de fazer – e somos obrigados a empregar um monte de jargão técnico para descrever um som.

Na tentativa de melhor descrever o som sem usar palavras técnicas usamos determinados termos que à primeira vista não têm nada a ver com mixagem e com as qualidades de um som.
Iremos aqui abordar sete deles, os mais utilizados no mundo da mixagem. Veremos o que significam e como devemos lidar com os elementos da mixagem aos quais eles se referem.

1. Boomy

Resultado de imagem para audio boomy

O termo Boominess refere-se à energia excessiva das baixas frequências que causam um efeito de sustain exagerado nos alto-falantes.

“Quero que esse kick encorpado, mas ele só fica soando boomy.”

Os alto falantes só são capazes de reproduzir com clareza uma certa quantidade de low end.
Graves em excesso sobrecarregam os alto falantes, causando um efeito negativo que se irradia em todo o espectro de frequência sonora.

Como consertar:

Devemos tratar os baixos que soam boomy com um filtro de high-pass (passa-altas) em materiais com muito low end.
Devemos mover o filtro (varredura) até começarmos a sentir que a sonoridade começa a ser afetada. Com certeza somos capazes de cortar as baixas frequências mais do que imaginamos.

2. Muddy


O termo muddy refere-se geralmente a um congestionamento de elementos conflitantes na faixa de frequências média baixa.

“A mix inteira fica muddy quando eu ligo o baixo, talvez devêssemos cortar em 250 Hz.”

A faixa média baixa é uma região de difícil trato para engenheiros iniciantes e intermediários. Quando a mix soa muito muddy, a clareza e a separação dos instrumentos é afetada.

Como consertar:

Evitamos que a mixagem soe muddy cortando um pouco as médias baixas sempre que elas não forem essenciais para a sonoridade desejada.
Os instrumentos que tradicionalmente dominam o espectro do low end como o kick e o bass são a primeira opção para a serem cortados nas médias baixas.
Boa parte da energia vinda dessas fontes deve estar concentrada no low end deixando assim espaço nas médias para os outros instrumentos.

3. Boxy

Dizemos que um som tá boxy quando a mixagem está composta em sua grande parte por frequências médias sem que existam frequências baixas e altas o suficiente.

“Essas guitarras estão boxy, não seria o caso de usarmos um microfone mais high end?”

Uma mixagem soa flat e sem clareza. Notamos isso assim que usamos como referência uma faixa comercial bem produzida.
Como consertar:

Evitamos sonoridade boxy nos assegurando de não sobrecarregar os as médios e de não negligenciar os polos extremos do espectro de frequência.


4. Quente



Chamamos um som de quente para nos referir à distorção harmônica e à um top end não enfatizado.

“Essa voz ficou quente depois que adicionamos aquele plugin de compressor valvulado.”

Um som quente possui uma qualidade bastante almejada sendo geralmente atribuído aos equipamentos analógicos. Ele contribui para que a mixagem soe suave e consistente aos ouvidos.
Como obter:

Criamos um som quente cortando levemente os agudos e aplicando processadores de saturação/analógicos.

Devemos nos assegurar de fazer isso comedidamente – muita saturação artificial de emulação analógica desequilibra o som.

5. Harsh


Essa expressão designa uma faixa de médias altas agressiva que cansa os ouvidos.

Por exemplo:

“O sintetizador de ondas quadradas tá bem harsh, podemos reduzir o corte de frequência do filtro um pouco?”

Harshness é um grande problema em muitas mixagens. A última coisa que queremos é que nossa mixagem soe cansativa aos ouvintes.

Os efeitos de uma mixagem harsh podem ser ainda piores em sistemas sonoros comuns como fones de ouvido ou alto falantes de laptop.

Como consertar:

Evitamos som harsh sendo extremamente cuidadosos com o seu EQ e com o posicionamento do microfone ao lidar com energias na faixa de 3 a 5 kHz.


6. Depth


Depth é a qualidade tridimensional da mixagem.

"Fazer o panning nos mics da sala de uma forma mais ampla deu mais depth (profundidade) à bateria.”

Depth é algo desejável para criar a sensação imersiva que capta a atenção dos ouvintes.

Ele ajuda na separação dos instrumentos e no senso de espacialidade geral.

Como obter:

Usamos uma mistura de microfonação próxima e distante quando monitoramos para obter uma boa variedade de ambiências para mesclar durante a mixagem

Fontes diferentes em distâncias perceptivelmente diferentes e um panning nas posições vai ajudar muito a estabelecer a profundidade da mixagem.

7. Ar



O Ar consiste na vivacidade sutil nas altas frequências da mixagem.

“Os microfones de fita soam bastante obscuros e poderiam usar algum ar.”

O ar confere realismo e dimensão às fontes como vocais e microfones de sala. Um top end aberto, suave e arejado é desejo comum nas mixagens.

Devemos encarar o ar como uma faixa de agudos presentes, agradáveis e bem equalizados.

Como obter:

Usamos um gentle bell (filtro bell suave) ou um filtro shelving no equalizador mais suave para incrementar o top end sutilmente entre 8-16kHz.

Devemos ser cuidadosos! Excessos podem introduzir harshness no som. Quando você achar que está pouco, diminua mias um pouquinho!

Um ar sutil na mixagem ajuda os vocais a se ajustarem de forma suave acima de todo o resto e conferir realismo e vivacidade às gravações dos microfones de sala.

A mixagem é um processo bastante subjetivo, assim como os termos usados para descrevê-la.

Todo engenheiro provavelmente tem noções ligeiramente diferentes sobre o que é “ar” ou “depth” significam.


As definições desses termos são somente orientações para lhe motivar a pensar e falar sobre questões importantes da sua mixagem e dessa forma lhe ajudar a conceber sonoridades específicas.


quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Ableton Singularities, synths e samples clássicos sampleados grátis para Live 10

Huston Singletary

A Ableton decidiu presentear os usuários do Live 10, disponibilizando gratuitamente um novo kit chamado Singularities, que foi criado a partir de instrumentos eletrônicos clássicos.

São 40 racks de instrumento, mais 2 kits de baterias, 150 clips de bateria e MIDI, junto com 3 songs demo que integram todo o material sampleado em sessões completas.
Ableton Singularities
O pacote inclui instrumentos de todo tipo, principalmente sintetizadores e samplers dos anos 1980 como Juno 106, Minimoog, Oberheim OB-X, Korg Polysix, entre outros, todos sampleados em detalhes pelo Sound Designer Huston Singletary, da Ableton, que construiu vários racks de simpler e versões dos instrumentos que podem ser operados de várias formas, além de serem processados por efeitos e outros módulos agregados.
O download (cerca de 80MB) pode ser feito agora mesmo no site da Ableton. É requerida a versão mais recente do Live para que possam funcionar.
Mais informação em Ableton.


Se você quer produzir suas músicas profissionalmente no Ableton adquira o seu manual em português com 613 páginas, organizadas em 34 capítulos. Este manual explica todos os comandos e funções do Ableton Live 10, uma DAW para Mac e Windows que possibilita ao usuário compor, editar sua criação e mixar áudio digital e MIDI da forma como achar melhor. O Ableton Live permite criar, produzir e executar músicas facilmente em uma interface intuitiva. O Live mantém tudo em sincronia e funciona em tempo real, para que você possa reproduzir e modificar suas ideias musicais sem interromper o fluxo criativo.
Conteúdo e preview para avaliação você encontra em:

TEORIA MUSICAL PARA PRODUTORES MUSICAIS - Parte 01



Primeiro vídeo de uma série de vinte quatro vídeos dedicada ao ensino da Teoria Musical para Produtores Musicais. Neste vídeo são mostradas as notas naturais, bequadro, claves de Sol, Fá e Dó. O pentagrama e a Grand Staff.