sábado, 6 de abril de 2013

ARQUIVOS MIDI PARA DOWNLOAD

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quinta-feira, 4 de abril de 2013

TUTORIAIS SOBRE MIDI

MIDI - Tipos de mensagens


Midi é um conjunto de mensagens para tocarmos instrumentos musicais. Que tipo de mensagens seria preciso para isso? Algumas devem ser óbvias, como tocar uma nota, ou parar de tocá-la. Deve haver controles para o pedal de volume, e o sustain do piano. Poderíamos também mudar o timbre do instrumento, mas também o padrão deve prever algum jeito de um sequencer andar em sincronismo com outro. Vamos mostrar cada uma por grupos, começando por:

Mensagens que dependem de canal MIDI
São as mensagens que, quando enviadas, afetam apenas o canal MIDI selecionado. São elas:

Note On — comando para tocar uma determinada nota, com uma determinada velocidade — velocidade, que na prática significa intensidade.

Note Off — comando para desligar a nota que está sendo tocada. Também há dentro do comando a ‘velocidade’ de desligamento da nota, mas poucos teclados a usam, e são mais raros os sequencers que deixam que manipulemos estes dados. Muito comum, porém, é usar o comando ‘Note On’ com velocidade zero para desligar a nota. Porque? Para economizar alguns bytes, num processo chamado ‘running status’, que veremos adiante.

TOTORIAIS SOBRE MIDI

MIDI visto por fora
Se vamos ligar dois aparelhos via MIDI, eles deverão obedecer este padrão. Precisamos saber, entre outras coisas, o seguinte:


  1. A conexão entre equipamentos MIDI se dá sempre com cabos cujas pontas têm plugs DIN de 5 pinos do tipo "macho". Cabe ao aparelho ter o plug tipo "fêmea". Só há três tipos de portas MIDI: In, Out e Thru. A porta In recebe toda e qualquer informação que se pretende mandar ao aparelho. A porta Out envia informação do aparelho. A porta Thru é um "espelho" da In. Todos os dados que chegam pela In são enviados pela Thru tal como estão., isto é, não há processamento por parte do instrumento.

  2. Um cabo MIDI sempre tem a informação transmitida em "mão única". Ela sempre entra por uma ponta do cabo e sai pela outra. Para haver "ida e volta" da informação entre dois instrumentos, é preciso ligar dois cabos, portanto.
  3. Tamanho máximo dos cabos 50 pés (aproximadamente 15 metros — e isso com um cabo MIDI de qualidade)

TUTORIAIS SOBRE MIDI


MIDI - ao nível quântico


Daqui para frente, vamos ver como as máquinas entendem todas estas mensagens, isto é, vamos ver como são os bytes enviados e recebidos pelo protocolo. Isso será útil em algumas situações, especialmente quando se dominar razoavelmente o funcionamento ‘macroscópico’ do padrão.


Veja a tabela abaixo. Na terceira coluna estão todos os comandos MIDI existentes. A quarta coluna mostra quantos bytes compõem cada comando (cada < > representa um byte).


CHANNELVoice  Note On<Note On><Key Number> <Velocity>
  Note Off<Note Off><Key Number> <Velocity>
  Poly Key Pressure<PolyKeyPress><Key Number> <Pres Value>
  Channel Pressure<Chanel Pres> <Value>
  Program Change<Prog Change> <Prog Number>
  Control Change<ControlChange> <Control#><Contr.Val>
  Pitch Bend Change<Pitch Wheel Change> <LSB><MSB>
Mode  Local Control<Control Change> <122><0/127>(off/on)
  All Notes Off<Control Change> <123><0>
  Omni Mode Off<Control Change> <124><0>
  Omni Mode On<Control Change> <125><0>
  Mono Mode On<Control Change><126><0 a 16>
  Poly Mode On<Control Change> <127><0>
SYSTEMCommon  Song Position Pointer  242> <pointer LSB> <pointer MSB>
  Sont Select<243> <song number>
  Tune Request<246>
  EOX<247>
Real Time  Timing Clock<248>
  Start<250>
  Stop<252>
  Continue<251>
  Active Sensing<254>
  System Reset<255>
  System exclusive messages<240> <manufacturer ID> *** <247>

TUTORIAIS SOBRE MIDI

MIDI - Ajustando pelo painel

Depois de ligados os instrumentos, às vezes é necessário algum ajuste em controles que se referem à comunicação MIDI. Além de ver se o volume do instrumento está num bom nível, veja que:
No caso de se tocar o primeiro teclado, lembre-se que ele vai enviar as informações por um canal MIDI, e que o outro deve estar "sintonizado" a receber as informações neste mesmo canal. Se o aparelho que recebe é um módulo, pode ser que ele esteja preparado para receber mensagens em qualquer canal. Apenas tome cuidado para que o painel mostre o mesmo canal, senão você acabará editando uma parte do módulo que não está tocando! Pode acontecer também que o instrumento que recebe esteja no modo Omni On (discutido adiante), e aí não fará diferença qual canal ele está sintonizado.

TUTORIAIS SOBRE MIDI

MIDI - Problemas e limitações do padrão

Existem pelo menos três pontos fracos do protocolo MIDI:

  • Limitação na quantidade de informação simultânea. Apesar de rápida, a informação MIDI é transmitida por um cabo uma a uma, e se a densidade de notas fôr muito grande, isso poderá ser percebido. No ataque de um grande acorde, por exemplo, temos a tendência de ouvirmos um ‘arpejo’, ainda que rápido. Dependendo do propósito musical, isso pode ser inaceitável. Mesmo uma única nota pode causar um rápido congestionamento do sinal, se estivermos simultaneamente mexendo em algum controle contínuo, como a pitch wheel ou um pedal de volume. Usando-se vários canais MIDI num teclado apenas estes problemas têm maior chance de aparecer. O ideal seria trabalhar com cada canal MIDI sendo transmitido por um cabo independente, para diversos teclados. Uma situação financeiramente cara, decerto. Se fizermos isso, veremos a segunda desvantagem do sistema: