quarta-feira, 13 de junho de 2012

Como usar o iTunes no Linux via Virtualbox?


Esse tutorial foi criado para os usuários do Linux que tem iPhone e querem sincronizar seus aparelhos sem ter que sair do sistema do pinguim para fazer isso no Windows, pois infelizmente ele não é suportado pelo iTunes.
Siga o passo a passo e veja como resolver esse problema usando uma maquina virtual do Windows dentro do Linux, usando o VirtualBox.
Passo 1. Faça o download do VirtualBox para a versão Linux e instale-o. Essa escolha pode ser feita no box localizado no lado direito;
Passo 2. Ainda na página de downloads, baixe o "Extension Pack". Esse pacote servirá para disponibilizar o acesso as entradas USB do computador no VirtualBox;
downloaddownload









Passo 3. Instale o pacote do VirtualBox conforme sua distribuição. Atualmente na maioria das distribuições basta apenas executar o pacote baixado e depois clicar em instalar na tela que aparece, e final no digitar a senha para autorizar a instalação;

terça-feira, 12 de junho de 2012

LOGIC PRO 9 - CAPÍTULO 39 - TRABALHANDO COM VÍDEO


O Logic Pro nos permite adicionar vídeos QuickTime de forma a que possamos criar trilhas sonoras de forma sincronizada em nosso projeto.


Abrindo um vídeo

Podemos abrir um vídeo QuickTime numa janela separada (janela Movie) ou podemos visualizar os frames individuais na trilha Vídeo. Quando um vídeo está aberto em um projeto, a parte superior do Inspectos apresenta uma área fechada chamada Movie, que é aberta quando clicamos em seu triângulo expansor.
                                   

A reprodução do vídeo se dá em sincronismo com a posição do cursor de reprodução, na área Inspector Movie, e na janela Movie.

Nota: Será necessário um processador rápido para que a reprodução do vídeo se dê sem atropelos. Caso queira gravar e editar vídeos, usando o iMovie ou Final Cut Pro ou Final Cut Express, será necessário possuir um hardware especializado para isso.

Importante: Não podemos gravar ou editar vídeos no Logic Pro. O que podemos fazer é trabalhar na trilha sonora, criar outras trilhas, gravar diálogos, aplicar efeitos e executar tarefas concernentes ao áudio.



Convertendo marcadores de cena

Podemos usar a lista de marcadores para converter um marcador de cena em um marcador comum, e vice versa.


Convertendo um marcador de cena em um marcador comum

     Selecione o marcador de cena na lista de marcadores e use o comando Options > Convert to Standard Marker.   


Convertendo um marcador comum em um marcador de cena

     Selecione o marcador na lista de marcadores, e use o comando Options > Convert to Scene Marker.







sexta-feira, 8 de junho de 2012

LOGIC PRO 9 - CAPÍTULO 27 - EDITANDO EVENTOS MIDI NA JANELA TRANSFORM


A janela Transform nos permite definir um conjunto de condições e operações que são utilizados para alterar eventos MIDI específicos. 
                                 

Conhecendo a janela Transform

A janela Transform é chamada assim porque transforma os eventos MIDI, sob algumas condições, operações, e valores que nós determinamos. Os eventos MIDI são transformados em outros tipos de eventos ou em eventos com valores diferentes.

A janela Transform é extremamente poderosa. Uma ferramenta ideal para edições que de outra forma seriam impossíveis, ou em último caso, tediantes. Por exemplo, imagine um projeto orquestral que lhe foi enviado para editar. As partes individuais de violino e viola foram gravadas com diferentes bibliotecas de samples, e a  informação de aftertouch (em 200 regiões MIDI) está causando uma modulação muito estranha de pitch, e algumas camadas de sample produzem artefatos quando reproduzidas com seus respectivos samples. Depois de ter observado de perto a informação aftertouch, você descobriu que somente uma pequena faixa de valores está causando este problema. Você tem então algumas opções: 

1.    Editar manualmente toda a informação aftertouch dos instrumentos sampler (região por região)
2.    Editar globalmente, o que ocasionaria a perda de dinâmica da performance criada pelas informações de aftertouch.
3.    Alterar os valores problemáticos na janela Transform.

A terceira opção com certeza é a melhor.

terça-feira, 5 de junho de 2012

LOGIC PRO 9 - CAPÍTULO 15 - EDITANDO GRAVAÇÕES DE ÁUDIO DE VÁRIAS TOMADAS



Imagine uma situação onde foram gravadas várias tomadas de um vocal solo em um  mesmo trecho do projeto. Neste capítulo iremos aprender como selecionar as melhores tomadas das diferentes que foram gravadas, combinando-as em uma única tomada master, um master take. Este processo de combinar várias tomadas para criar uma tomada perfeita é chamado de comping e conseguimos isso usando o recurso Quick Swipe Comping. Neste capítulo iremos aprender como arrastar ou cortar conteúdos de diversas pastas de tomadas.







Conhecendo as Take Folders (pastas de tomadas)

Encontramos os seguintes elementos numa pasta de tomada aberta:












Take folder
Contém várias tomadas de performance que foram gravadas em um mesmo trecho do projeto.
Take lane
Contém uma única tomada, que pode ser constituída de uma ou mais regiões de tomadas. A tomada mais recentemente completada fica localizada no topo da take lane, logo abaixo da take folder, e fica selecionada por padrão.
Take
Representa uma ou mais regiões de tomada.
Composite (comp) sections
Reflete a atual seleção comp.
Disclosure triangle
Permite a abertura ou fechamento da take folder.
Take Folder pop-up menu
Permite acesso à maioria dos comandos de edição take folder.
Quick Swipe Comping button
Permite a definição do modo de edição da take folder.


Ouvindo as gravações da pasta de tomadas

A forma mais simples de ouvir as gravações de uma pasta de tomadas é abrir a pasta de tomadas, e depois selecionamos as tomadas individuais e reproduzimos.



Editando Comps

Editamos comps alterando os pontos de início e final dos trechos nas regiões de tomadas, deslocando a área comp para esquerda ou direita, ou alternando as áreas comp selecionadas pelas pistas de tomadas.

As tarefas descritas nesta seção somente podem ser realizadas se a pasta de tomadas escolhida estiver em modo Quick Swipe Comping. Mais detalhes, veja Alternando o modo de edição das pastas de tomadas.

Importante: Antes de realizar qualquer edição em um comp, salve-o primeiro. Quaisquer alterações subsequentes automaticamente irão criar um novo comp. Mais detalhes em Duplicando Comps ou Criando Novos Comps.





terça-feira, 22 de maio de 2012

CAPÍTULO 31 - OS EDITORES MIDI DO CUBASE 6


Existem diversas formas de editarmos dados MIDi no Cubase 6. Usamos as ferramentas e funções da janela de projeto para uma edição em larga escala, ou as funções do menu MIDI para processar de várias formas clips MIDI (veja “O que é afetado pelas funções MIDI?”). Para editarmos graficamente os conteúdos dos clips MIDI usamos os Editores MIDI:

  • O Key Editor é o editor padrão. Ele apresenta as notas graficamente numa interface já muito conhecida e intuitiva, ao estilo piano roll. No Key Editor também podemos realizar edições bem detalhadas em eventos que não sejam de notas MIDI, como os eventos controladores.
  • O Score Editor apresenta as notas na linguagem musical universal, em forma de partitura. Ele possui ferramentas e funções poderosas para que criemos partituras, tanto eletrônicas como impressas.
  • O Drum Editor é similar ao Key Editor, porém ele tem a vantagem de ser projetado para trabalhar com clips de bateria, onde cada evento de nota corresponde a uma determinada peça ou som da bateria. Ele é o editor que usamos quando precisamos editar partes de bateria ou percussão.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

CAPÍTULO 2 SONAR 8 - PRIMEIROS PASSOS - TUTORIAL 7


Tutorial 7—Mixagem
A quantidade de ferramentas que o SONAR 8 dispõe para lhe ajudar a realizar a mixagem final é quase ilimitada. Você pode automatizar quase todos os comandos, botões deslizantes, giratórios, utilizando diferentes métodos. Inclusive pode automatizar os ajustes internos de alguns efeitos — não somente os controles bus, mas também alguns efeitos individuais.


Quando o projeto estiver soando da forma que você quiser, você o poderá salvar e exportar em formato Wave, MP3 ou Windows Media Advanced Streaming.
Vamos trabalhar um pouco mais com o TUTORIAL5.CWB, e exploremos as seguintes tarefas:

  • Adicionar efeitos de áudio em tempo real
  • Automatizar os ajustes de um efeito individual
  • Agrupar os controles
  • Automatizar a mixagem
  • Exportar um arquivo MP3




Adicionar efeitos de áudio em tempo real
Vamos adicionar um flange na trilha da primeira guitarra do arquivo TUTORIAL5.CWB:

  1. Adicione o efeito flange na trilha de guitarra clicando direito no campo Fx e
  2. selecionando Audio Effects-Cakewalk- (Efeitos de áudio-Cakewalk-)FxFlange no menu que é apresentado. É possível que seja necessário expandir a trilha verticalmente para ver o campo FX.
  3. Aparecerá o diálogo do efeito.
  4. Selecione um ajuste de flange pré-definido no campo Presets (Pré-ajustes).
  5. Reproduza o projeto para ver como ele soa. Você pode continuar ajustando o efeito enquanto o projeto vai sendo reproduzido; existirá um pequeno atraso antes que os ajustes sejam ouvidos.



Feche o diálogo. Você pode adicionar efeitos nos buses com o mesmo método (clicando-direito no campo FX de um bus, e selecionando um efeito no menu que é apresentado).


Podemos eliminar um efeito do campo FX clicando-direito no nome do efeito e selecionando Delete (Eliminar) no menu que é apresentado. Automatizamos os controles ao invés de movimentá-los manualmente desenhando um envelope no painel Clips.






Ler mais...

CAPÍTULO 2 SONAR 8 - PRIMEIROS PASSOS - TUTORIAL 6


Tutorial 6—Utilizar clips de groove
Os clips de groove são clips de áudio que “reconhecem” o tempo e a afinação da nota fundamental. O SONAR 8 utiliza esta informação para alargar os clips a fim que as alterações no andamento coincidam. Também a utiliza para transportar a afinação da nota fundamental a fim de que a afinação do projeto e as alterações de afinação coincidam. O SONAR 8 também dispõe de clips de groove MIDI que funcionam de forma similar aos clips de groove de áudio.

  • Podemos criar as repetições ou loops de clips de groove que quisermos simplesmente arrastando as bordas na janela Track (Trilha).
  • Podemos alterar a afinação dos clips de groove inserindo marcadores de afinação na régua de tempo. A afinação de um novo projeto de clips de groove é, por padrão, C. A nota fundamental dos clips de groove se transpõe para a original em qualquer parte dos clips de groove que se situe antes do primeiro marcador de afinação, ou em caso de que o projeto não possua os referidos marcadores. Podemos alterar a afinação por padrão do projeto atual na barra de ferramentas Markers (marcadores).

Criamos e editamos os clips de groove na janela Loop Construction (Construção de loops).


Este Tutorial refere-se à:

  • Adicionar clips de groove em um projeto
  • Aplicar loops nos clips de groove
  • Alterar a afinação dos clips de groove
  • Fazer com que os clips de groove acompanhem o andamento do projeto




Ler mais...

CAPÍTULO 2 SONAR 8 - PRIMEIROS PASSOS - TUTORIAL 5


Tutorial 5—Editar Áudio
Neste Tutorial editaremos um arquivo Cakewalk bundle (extensão do arquivo .CWB) com bateria, baixo, guitarra e órgão. Acrescentaremos alguma percussão e editaremos algumas das trilhas já existentes. Neste tutorial veremos o seguinte:

  • Importar arquivos waves
  • Arrastar e aplicar loops nos clips
  • Editar com deslocamento
  • Utilizar crossfades automáticos
  • Combinar trilhas

Editar um clip com deslocamento

Individualize (solo) as duas trilhas de guitarra e ouça o projeto. Iremos combinar estas duas trilhas e criaremos um crossfade automático entre as duas. Porém, antes devemos ocultar o início da parte da segunda guitarra para que esta não afete o crossfade. Para fazê-lo, utilizaremos uma edição com deslocamento.

  1. Clique no botão Snap to Grid (Atrair à grade de quantização) para desativar Snap to Grid (Atrair à grade de quantização). Os ajustes de Snap to Grid (Atrair à grade de quantização) controlam as opções de editar com deslocamento e arrastar e soltar.
  2. Desloque o cursor para o início do clip da segunda guitarra.
  3. Quando o cursor se converter em um retângulo e apareça a linha azul na borda do clip, clique no início do clip e o arraste até alcançar o início da forma de onda.






A. Arraste até aqui 


Agora, o início do clip está ocultado. Não se perdeu nenhuma informação, basta arrastar o início do clip para a posição original para comprovar isso. A informação que foi editada ainda está no projeto, mas não a veremos e nem a ouviremos.







Ler mais...




sexta-feira, 11 de maio de 2012

CAPÍTULO 2 DO SONAR 8 - PRIMEIROS PASSOS - TUTORIAL 4

Primeiros Passos - Tutoriais
Os seguintes tutoriais lhe darão conselhos práticos para reproduzir, gravar e mixar os projetos. Caso ainda não o tenha feito, você pode consultar para obter toda a informação sobre estes tutoriais.




Tutorial 4—Editar MIDI
O SONAR 8 possui muitas funções para descrever todas em um só Tutorial. Vamos a ver algumas das funções mais básicas e também cobriremos algumas funções novas, como a edição com deslocamento e os envelopes MIDI. 


Neste Tutorial, comece abrindo o arquivo TUTORIAL4.CWP da pasta Tutorial onde está instalado o SONAR 8. Realizaremos as seguintes tarefas: 



  • Transportar 
  • Copiar os clips com o método de arrastar e soltar 
  • Editar notas na janela Piano Roll 
  • Editar com deslocamento 
  • Desenhar envelopes MIDI 
  • Converter MIDI em áudio


Transportar 
Existem duas formas de transportar dados MIDI no SONAR 8:  



  • Com o comando Transpose (Transportar) os dados selecionados (consulte o procedimento a seguir). 
  • Utilizando o controle Key+ (Tonalidade+) de uma trilha específica; o controle Key+ (Tonalidade+) está localizado junto aos outros controles de parâmetro de trilha do painel Track (Trilha). Este método faz com que se possa reproduzir uma trilha mais alta ou mais baixa de acordo com a quantidade de semitons que entramos com o controle Key+ (Tonalidade+). Esta é uma forma não destrutiva de edição que não altera a afinação dos dados originais, mas sim, acrescenta “deslocamento” quando a trilha é reproduzida.


Copiar os clips com arrastar e soltar 
O primeiro clip da trilha do baixo possui dois compassos, ou arrastamos e copiamos para alargá-lo até oito compassos. Quando arrastamos e copiamos alguns dos clips, podemos fazê-lo em forma de clips linkados. Quando editamos um clip linkado, o SONAR 8 reproduzirá as mesmas edições em todos os clips aos quais o referido clip está linkado. 




Ler mais...











CAPÍTULO 2 DO SONAR 8 - PRIMEIROS PASSOS - TUTORIAL 3

Primeiros Passos - Tutoriais
Os seguintes tutoriais lhe darão conselhos práticos para reproduzir, gravar e mixar os projetos. Caso ainda não o tenha feito, você pode consultar para obter toda a informação sobre estes tutoriais.


Tutorial 3—Gravar áudio digital 
Para gravar áudio digital, é necessário um tipo de dispositivo conectado à entrada de linha ou de microfone na placa de som; por exemplo, uma guitarra elétrica, um pré-amplificador ou um mixer (mesa).  


Caso nunca tenha conectado um instrumento na placa de som, e não saiba como fazê-lo, consulte.  


Este Tutorial cobre os seguintes procedimentos: 

  • Ajustar a taxa de amostragem 
  • Ajustar a resolução em bits do driver de áudio e de gravação 
  • Abrir um projeto novo 
  • Configurar uma trilha de áudio 
  • Comprovar os níveis de entrada
  • Gravar áudio digital 
  • Ouvir a gravação 
  • Gravar outra tomada 
  • Monitoração de entrada 
  • Gravação em loop e em punch-in 
  • Gravar vários canais ao mesmo tempo 

Ajustar a taxa de amostragem

Cada projeto do SONAR 8 possui um parâmetro que especifica a resolução de amostragem para todos os dados digitais do projeto. Devemos ajustar esta frequência antes de gravar áudio digital. 


Para ajustar a taxa de amostragem: 

  1. Selecione Options-Audio (Opções-Áudio) para abrir o diálogo Audio-Options (Opções de áudio). 
  2. Clique na aba General (Geral). 
  3. Em Default Settings for New Projects (Ajustes por padrão para novos projetos), selecione uma Sampling Rate (Taxa de amostragem). Para um som de qualidade CD, utilize 44.100 Hz. 
  4. Clique em OK.

Uma taxa de amostragem baixa economizará espaço, mas a qualidade de som de áudio será inferior. Antes de começar um projeto importante, considere a mídia que conterá o projeto e a taxa de amostragem mais adequada para esta mídia. 


Abrir um projeto novo 
1. Selecione File-New (Arquivo-Novo) no menu. 
2. No diálogo New Project File (Novo arquivo de projeto), digite Tutorial3 no campo Name (Nome). 
3. Selecione o template Normal (Normal) na lista de templates e clique em OK.  


Nota: no diálogo New Project File (Novo arquivo de projeto) você também pode confirmar onde deseja guardar o projeto e o áudio do projeto quando salvar um projeto novo. Para fazê-lo, ajuste as rotas nos campos Location (Local) e Audio Path (Rota de áudio). Para o objetivo destes tutoriais, não obstante, os locais padrão serão aceitáveis. 




Ler mais...