sábado, 5 de maio de 2012

Noções Básicas para Estúdios

É muito comum uma pessoa querer transformar em estúdio uma sala ou quarto de sua casa, e achar que para isso basta forrar as paredes com carpete, cortiça ou até mesmo caixa de ovo. Infelizmente, nem todos compreendem que as soluções acústicas podem até ser simples, mas é preciso entender os fenômenos para buscar as maneiras mais adequadas de resolver os problemas. 
  
O objetivo deste texto é apresentar conceitos básicos e mostrar algumas formas de se melhorar a acústica de um estúdio. Para questões mais complexas, recomendamos consultar profissionais qualificados. 
  

DIMENSÕES DO ESTÚDIO

Um aspecto muito importante diz respeito às dimensões físicas do recinto. Geralmente existem frequências do espectro de áudio que podem produzir "ondas estacionárias" no ambiente, quando os comprimentos das ondas sonoras coincidem com as distâncias entre paredes, teto e chão. A primeira solução para evitar esse fenômeno indesejável é projetar o estúdio com dimensões que dificultem o aparecimento das ondas estacionárias (alguns projetistas preferem até criar estúdios com paredes e tetos não paralelos). 

 
 

quinta-feira, 3 de maio de 2012

LOGIC PRO 9 - USANDO AS FUNÇÕES FLEX TIME


Usamos as funções Flex Time para editar o timing de uma única ou várias regiões de áudio.

Este capítulo apresenta as técnicas usadas na edição Flex Time, bem como configurações de trilhas que determinam como o timing do áudio pode ser alterado. Aqui será mostrado como corrigir o posicionamento de uma única nota ou de toda uma região de áudio, e tudo dentro da janela Arrange.

O recurso de edição Flex Time simplifica em muito a alteração de timing de material de áudio. Com ele encurtamos ou esticamos o tempo entre dois pontos especificados numa região de áudio sem a necessidade de processos tradicionais como cortar, nudge e crossfades. Recursos semelhantes, chamados em outras aplicações como áudio elástico, existem, porém a edição Flex Time traz vantagens, como a opção de empregar métodos de beat slicing que não são encontrados em algoritmos semelhantes de outras aplicações.

A edição Flex Time depende de um conjunto de maçadores, chamados de marcadores de transientes, que denotam pontos significantes no arquivo de áudio. O áudio existente na trilha é analisado em busca de tais pontos na primeira vez que a edição Flex Time é ligada na trilha. Todo transiente detectado no arquivo é marcado com um marcador de transiente.


Editamos o timing do material de áudio usando marcadores flex. Quando movemos um marcador flex, o tempo ao redor dele é encurtado ou expandido. O trecho onde isso é feito é determinado pelos marcadores de transiente. Manipulamos os marcadores flex tanto na vista Flex da área Arrange, ou de forma invisível usando a ferramenta Flex. Criamos um único ou vários marcadores flex no arquivo de áudio para que possamos manipular a posição de notas individuais ou frases completas.


Fonte original: MANUAL MUSICAUDIO DE OPERAÇÃO PARA LOGIC PRO 9 EM PORTUGUÊS
 






terça-feira, 1 de maio de 2012

REASON 4 - Carregamento de SoundFonts

O formato SoundFont foi desenvolvido pela E-mu em colaboração com a Creative Technologies. É um formato de dados standard que possui áudio sintetizado por wavetable e informação sobre como devem ser reproduzidos estes áudios pelos sintetizadores wavetable - Normalmente em placas de som da própria Creative. O formato SoundFont é um standard aberto, existindo então uma grande quantidade de bancos SoundFont e bancos compatíveis com o formato SoundFont desenvolvidos por outras empresas.  


O carregamento de SoundFonts não é diferente do carregamento de programas NN-XT. Como com os programas NN-19, o NN-XT faz o possível para distribuir todos os ajustes SoundFont aos parâmetros NN-XT. Podemos carregar presets SoundFont utilizando o navegador de programas e samples SoundFont individuais usando o navegador de samples.


Fonte original: MUSICAUDIO - MANUAIS PROPELLERHEAD REASON 4 EM PORTUGUÊS 


segunda-feira, 30 de abril de 2012

Gravação manual com o Sound Forge 10


Além do método normal de gravação, existem três métodos automáticos de gravação: Time, Threshold, e MIDI Timecode. Estes métodos utilizam disparos para iniciar automaticamente, utilizando um dispositivo específico, sem que seja necessária nenhuma intervenção, utilizando um timer, para detectar quando o áudio excede um umbral (threshold) especificado, ou quando o sinal MIDI timecode é detectado. 


Ao utilizar um método de gravação que utiliza disparo por ultrapassar o threshold, você pode optar em gravar continuamente: configurando o tamanho do buffer, e os dados gravados irão encher o buffer, substituindo os dados velhos pelos novos. Caso queira salvar os dados a partir do buffer, isto poderá ser feito no disco rígido. 


Você pode configurar várias sessões de gravação automáticas em diferentes tempos, e configurar por nível por uma vez, diariamente, ou semanalmente. Para que as sessões de gravação comecem, o Sound Forge deve estar armado para gravar.


Fonte orginal: MANUAL COMPLETO MUSICAUDIO PARA SOUND FORGE PRO 10 EM PORTUGUÊS

domingo, 29 de abril de 2012

Configurando as Conexões VST utilizando o CUBASE 5

A janela VST Conections nos permite configurar os sinais de entrada e saída entre o Cubase e a placa de som. O Cubase as chama de Busses. Esta seção nos mostrará como configurar os busses para poder iniciar a gravar e reproduzir.


Leia os capítulos “Requisitos do sistema e instalação” e “Configuração do sistema” para se certificar de que a placa de som funciona corretamente antes de começar com tudo.


Carregue o projeto denominado “VST Conections” que se encontra na pasta Tutorial 1.


Os projetos de Tutoriais não são instalados quando o Cubase é instalado. Os arquivos de tutoriais são encontrados no DVD do programa, dentro da pasta “Additional Content”.




Fonte Original: MANUAL MUSICAUDIO DE OPERAÇÃO PARA CUBASE 5 EM PORTUGUÊS

sábado, 28 de abril de 2012

Para alterar as propriedades da nota utilizando a barra de ferramentas Event Inspector

1. Selecione a nota. 
2. No campo apropriado da barra de ferramentas Event Inspector, altere o valor apresentado. Abaixo apresentamos uma descrição detalhada dos valores válidos de cada campo da barra de ferramentas Event Inspector.  


Time  - Qualquer valor válido em formato M:B:T (compasso, tempo e tick). Separe os valores com dois pontos. Por exemplo, compasso 2, tempo 3, Tick 720 deverá ser digitado como 2:3:720.  


Pitch  - Nomes de notas (C0 até G10) e números de notas (0 a 127) são válidos neste campo. Podemos aumentar ou abaixar a afinação em intervalos de semitons utilizando valores modificadores. Por exemplo, para aumentar a afinação em dois semitons digite +2 seguido de Enter. Para abaixar digite -2, seguido de Enter.  


Velocity - Valores de velocity ou valores modificadores são válidos neste campo. Os valores de velocity podem variar de 0 a 127. Os valores modificadores podem variar de +/- 0 a 127.  


Duration - Um valor PPQ. 


Channel - De 1 a 16. 




Fonte Original: MANUAL MUSICAUDIO DE OPERAÇÃO PARASONAR 8 PRODUCER EDITION EM PORTUGUÊS

Edição de Eventos MIDI e Controladores MIDI

O SONAR 8 nos permite a edição de eventos MIDI de várias formas diferentes. Na Piano Roll adicionamos e editamos notas, eventos controllers e dados de automação de uma forma bastante interativa utilizando uma interface gráfica. Os comandos e recursos do SONAR 8 permitem melhorar em muito a qualidade das performances gravadas, filtrando e retirando erros, modificando o andamento e a dinâmica dos materiais gravados nos projetos e etc. Na Event List visualizamos e editamos de forma detalhada todos os eventos constantes no projeto.  Finalmente, podemos aplicar uma variedade enorme de efeitos e filtros, realçando de modo bastante eficaz os dados MIDI gravados. 




Fonte Original: MANUAL MUSICAUDIO DE OPERAÇÃO PARASONAR 8 PRODUCER EDITION EM PORTUGUÊS

sexta-feira, 27 de abril de 2012


SOLUÇÃO DE ALGUNS PROBLEMAS UTILIZANDO O SONAR X 1


Somente estou conseguindo gravar um dos canais estéreo


Verifique se não está gravando um sinal mono através de um par estéreo. Guitarras e microfones normalmente produzem sinais mono. Clique no controle Input da trilha e selecione o lado correto do par estéreo.


Certifique-se também de não estar usando um adaptador conectado na entrada Line-in e que o lado esquerdo (left) da placa de som esteja escolhido como entrada no SONAR.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Logic Pro - Editando regiões atraindo para posições da grade


Movemos e redimensionamos regiões na área Arrange porque queremos que seus pontos inicial e final coincidam com pontos específicos no tempo. Por exemplo, em um projeto baseado em tempo musical, podemos querer alinhar os pontos iniciais das regiões em inícios de compassos em em tempos de compasso.
O Logic Pro possui o recurso Snap que automaticamente alinha os pontos inicial e final da região em pontos que coincidem com os valores que estão determinados na grade, quando as movemos ou as redimensionamos.
Dica: Ligue a opção View > Grid no menu Arrange, isso irá ajudar a visualizar como as opções do menu Snap automaticamente alinham as regiões em posições de grade específicas.
Para atrair regiões à grade
  • Escolha uma das seguintes opções no menu Snap que está localizado no topo da área Arrange:



















  • Smart: As operações de edição são atraídas para os pontos mais próximos de compasso, tempo de compasso, subtempo de compasso, e assim por diante. Dependendo do valor de divisão da régua e do fator de ampliação.

  • Bar: As operações de edição são atraídas para o início do compasso mais próximo.

  • Beat: As operações de edição são atraídas para o tempo de compasso mais próximo no compasso.

  • Division: As operações de edição são atraídas para o ponto de divisão mais próximo. (É o time signature (compasso) mostrado no painel Transport e na régua).

  • Ticks: As operações de edição são atraídas para o clock tick (1/3840 de um tempo de compasso) mais próximo.

  • Frames: As operações de edição são atraídas para o frame SMPTE mais próximo.

  • QF (Quarter Frames): As operações de edição são atraídas para o quarto de frame SMPTE mais próximo.

  • Samples: As operações de edição são atraídas para o sample mais próximo.


Nota: A edição por sample está diretamente ligada ao fator de ampliação (nível de zoom). Caso o fator de ampliação seja insuficiente, a edição por sample não é possível. Use o botão deslizante Zoom na parte inferior da janela Arrange, e tire vantagem com os comandos de teclado Save e Recall Zoom Setting para agilizar o seu fluxo de trabalho.
A função Snap é relativa, o que significa que as operações de edição são atraídas ao início de compasso, tempo de compasso, e etc. Mais próximo, mantendo a distância que a região tinha com relação a posição original. Por exemplo, caso uma região seja colocada na posição 1.2.1.16, e a desloquemos para a frente, para o compasso 2 (estando o menu Snap configurado com Bar), a região automaticamente será posicionada na posição 2.2.1.16, ao invés de na posição 2.1.1.1 (o ponto inicial do compasso 2). Podemos sobrescrever os pontos de atração relativos com a opção Snap to Absolute Value.
Para atrair à uma posição absoluta, não relativa
  • Escolha a opção Snap to Absolute Value no menu Snap que está localizado no topo da área Arrange.
Uma marca aparece ao lado esquerdo da opção quando ela está ativada. Este recurso trabalha em conjunto com a divisão da grade escolhida.
Por exemplo, caso Bar (compasso) esteja escolhido no menu Snap, quando a opção Snap to Absolute Value está ativada, ao movermos uma região (da posição 1.2.1.16) para dentro, ou bem próximo do compasso 2, a região será atraída para a posição 2.1.1.1 (o ponto inicial do compasso 2), ao invés de ser movida para a sua posição relativa (2.2.1.16).
Os ajustes (opções) do menu Snap se aplicam nas seguintes operações de edição:
  • Mover e copiar regiões
  • Redimensionar regiões
  • Cortar regiões
  • Mover, adicionar, e redimensionar marcadores
  • Ajustar margens cycle

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Gravar bateria no Logic Studio


Por Nicola Godwin

Não é necessário gravar bateria num grande estúdio para obter um som rico, repleto de pormenor e batidas nítidas. Mesmo que esteja a gravar na sala, podemos utilizar técnicas de som inteligentes para criar ambiente e dimensão. Aprenda a sonorizar uma bateria e obtenha sugestões úteis para gravação de bateria no Logic Studio.