quarta-feira, 25 de abril de 2012

Gravar bateria no Logic Studio


Por Nicola Godwin

Não é necessário gravar bateria num grande estúdio para obter um som rico, repleto de pormenor e batidas nítidas. Mesmo que esteja a gravar na sala, podemos utilizar técnicas de som inteligentes para criar ambiente e dimensão. Aprenda a sonorizar uma bateria e obtenha sugestões úteis para gravação de bateria no Logic Studio.

Primeiro, selecionamos um local para montar a bateria (vamos definir uma bateria padrão: bumbo, caixa, surdo, tom-toms, chimbal, pratos e ride). Pode ser em qualquer local — estúdio, sala, garagem. Escolhemos o local considerando a sua sonoridade ou, mais especificamente, a sonoridade que a bateria terá nele. Se tiver um som interessante, podemos captar essa ambiência na gravação.
Uma das principais vantagens da gravação de bateria no Logic Pro é que não temos problemas com quantidades de faixas — podemos utilizar vários microfones e não é necessário decidir de antemão as faixas que serão combinadas. Podemos, posteriormente, decidir abandonar faixas ou condensá-las. O objetivo é proporcionar a maior quantidade de opções possíveis.
Podemos colocar os microfones à frente ou atrás da bateria para captar o som ambiente. Podemos também utilizar o Logic para alterar o ‘tamanho’ da divisão. Experimente bater palmas numa divisão grande: o som é ligeiramente atrasado. Pode recriar este efeito no Logic Pro adicionando uma pequena quantidade de atraso — por exemplo, cinco ou dez milésimos de segundo. Basta selecionar as faixas de som ambiente no arranjo e utilizar o parâmetro Delay no inspector para aumentar ou diminuir a quantidade de atraso.
Configurar o atraso

Tente ver qual a quantidade de atraso que proporciona a sonoridade adequada. O efeito será um maior som ambiente. Podemos também reverter este processo (tornar a divisão menor) atraindo o som — anteceder as faixas em cinco ou dez milésimos de segundo.
Dois microfones superiores, posicionados nas laterais da bateria, vão dar uma grande contribuição à imagem estéreo que está sendo criada e podem ser utilizados para captar os pratos.
Com relação aos microfones próximos, a regra geral é ter um microfone a condensador em cada tom-tom. Experimente colocar um microfone na caixa e outro no bumbo para capturar a parte superior e inferior e frontal e traseira, respectivamente. Para o bumbo, tal só se aplica se não houver pele frontal, possibilitando a colocação de um microfone com uma almofada no seu interior. Isso permitirá capturar o kick do pedal a bater na pele. O truque é utilizar os dois microfones no bumbo e na caixa através da inversão de fase no Logic. Selecione uma das faixas do bumbo e/ou da caixa no arranjo e utilize a faixa de canal no lado esquerdo para adicionar um plug-in de efeito a esta faixa. Selecione Utility > Gain e clique em Phase Invert no plug-in Gain.
Inversão de fase

Um ponto adicional é que, uma vez que tanto o microfone de caixa inferior como o microfone no lado do batedor no bumbo têm conteúdo de frequência muito elevada, criam um sinal ideal para voltar a ativar uma amostra adicional (por exemplo, se houver algo em falta na gravação do bumbo) na pós-produção.
Se tivermos poucos canais disponíveis (por uma questão de recursos e/ou o espaço em disco, transferir o trabalho para um computador portátil, ou simplesmente tornar o equilíbrio menos complicado), podemos optar por combinar as faixas. Por exemplo, podemos facilmente combinar os microfones ambiente e superiores para criar um par estéreo. Podemos até fazê-lo no meio da sessão, colocando-os num grupo no Logic e gravando-os num par de faixas sobressalente (podemos sempre refazer o equilíbrio posteriormente, quando estivermos na fase de mixagem). Altere a atribuição de saída de todas as faixas que pretende combinar para um Bus vazio, por exemplo, o Bus 16. Depois crie uma nova faixa estéreo, utilizando o botão New Track. Certifique-se de escolher o mesmo Bus — neste exemplo, o Bus 16 — como entrada. Ao iniciar a gravação, todas as faixas enviadas para este Bus em particular serão gravadas numa nova faixa estéreo.
Nova faixa

Isso é importante porque as faixas de apoio podem, obviamente, mudar quando os vocais — ou até as faixas de frequência mais elevada — são dispostos. Se estivermos trabalhando num computador portátil podemos mesmo fazer um equilíbrio estéreo de todas as baterias como uma ‘faixa de trabalho’ — trata-se de baixar a bateria temporariamente para reduzir os recursos. Também significa que, se gravarmos faixas adicionais para vocais, o equilíbrio dos fones de ouvido permanecerá sempre o mesmo, o que pode ser muito útil para o cantor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.