quinta-feira, 26 de abril de 2012

Logic Pro - Editando regiões atraindo para posições da grade


Movemos e redimensionamos regiões na área Arrange porque queremos que seus pontos inicial e final coincidam com pontos específicos no tempo. Por exemplo, em um projeto baseado em tempo musical, podemos querer alinhar os pontos iniciais das regiões em inícios de compassos em em tempos de compasso.
O Logic Pro possui o recurso Snap que automaticamente alinha os pontos inicial e final da região em pontos que coincidem com os valores que estão determinados na grade, quando as movemos ou as redimensionamos.
Dica: Ligue a opção View > Grid no menu Arrange, isso irá ajudar a visualizar como as opções do menu Snap automaticamente alinham as regiões em posições de grade específicas.
Para atrair regiões à grade
  • Escolha uma das seguintes opções no menu Snap que está localizado no topo da área Arrange:



















  • Smart: As operações de edição são atraídas para os pontos mais próximos de compasso, tempo de compasso, subtempo de compasso, e assim por diante. Dependendo do valor de divisão da régua e do fator de ampliação.

  • Bar: As operações de edição são atraídas para o início do compasso mais próximo.

  • Beat: As operações de edição são atraídas para o tempo de compasso mais próximo no compasso.

  • Division: As operações de edição são atraídas para o ponto de divisão mais próximo. (É o time signature (compasso) mostrado no painel Transport e na régua).

  • Ticks: As operações de edição são atraídas para o clock tick (1/3840 de um tempo de compasso) mais próximo.

  • Frames: As operações de edição são atraídas para o frame SMPTE mais próximo.

  • QF (Quarter Frames): As operações de edição são atraídas para o quarto de frame SMPTE mais próximo.

  • Samples: As operações de edição são atraídas para o sample mais próximo.


Nota: A edição por sample está diretamente ligada ao fator de ampliação (nível de zoom). Caso o fator de ampliação seja insuficiente, a edição por sample não é possível. Use o botão deslizante Zoom na parte inferior da janela Arrange, e tire vantagem com os comandos de teclado Save e Recall Zoom Setting para agilizar o seu fluxo de trabalho.
A função Snap é relativa, o que significa que as operações de edição são atraídas ao início de compasso, tempo de compasso, e etc. Mais próximo, mantendo a distância que a região tinha com relação a posição original. Por exemplo, caso uma região seja colocada na posição 1.2.1.16, e a desloquemos para a frente, para o compasso 2 (estando o menu Snap configurado com Bar), a região automaticamente será posicionada na posição 2.2.1.16, ao invés de na posição 2.1.1.1 (o ponto inicial do compasso 2). Podemos sobrescrever os pontos de atração relativos com a opção Snap to Absolute Value.
Para atrair à uma posição absoluta, não relativa
  • Escolha a opção Snap to Absolute Value no menu Snap que está localizado no topo da área Arrange.
Uma marca aparece ao lado esquerdo da opção quando ela está ativada. Este recurso trabalha em conjunto com a divisão da grade escolhida.
Por exemplo, caso Bar (compasso) esteja escolhido no menu Snap, quando a opção Snap to Absolute Value está ativada, ao movermos uma região (da posição 1.2.1.16) para dentro, ou bem próximo do compasso 2, a região será atraída para a posição 2.1.1.1 (o ponto inicial do compasso 2), ao invés de ser movida para a sua posição relativa (2.2.1.16).
Os ajustes (opções) do menu Snap se aplicam nas seguintes operações de edição:
  • Mover e copiar regiões
  • Redimensionar regiões
  • Cortar regiões
  • Mover, adicionar, e redimensionar marcadores
  • Ajustar margens cycle

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.