quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Aprenda Violão em Sete Dias (3) - Comprando o instrumento correto


Comprando o instrumento correto

Caso você já tenha uma guitarra ou violão pule esse capítulo.

Comprar o violão ou a guitarra certa pode ser muito mais difícil do que parece. Isso acontece por causa da variedade de violões existentes no mercado: elétricos, clássicos, folk, acústicos, semi-acústicos, de 12 cordas, de 7 cordas etc; só pra citar as mais comuns.

Nesse capítulo vamos falar também sobre guitarras, acredito que muitos já possuem uma em sua casa ou até mesmo pretendem comprar uma. É importante você saber que tipo de música deseja tocar. Se você só tem interesse em fazer solos, provavelmente seu foco será uma guitarra elétrica. Se você gostaria de tocar música popular, um violão acústico com cordas de aço será uma ótima escolha. E que tal música clássica ou dedilhar sem palheta? Um violão clássico é definitivamente o que você iria precisar. Então, saber o que você realmente deseja tocar, é definitivamente uma ótima referência na hora de comprar seu violão.


Aprenda Violão em Sete Dias (2) - Breve História do Violão


Breve história do violão

O violão é um instrumento de cordas como a harpa e o alaúde e, como estes, também teve sua origem no Oriente.

Quando os mouros, no século VIII, dominaram a Espanha, deixaram lá muitos dos seus hábitos e costumes, que assimilados pelo povo espanhol permaneceram entre eles até os nossos dias atuais. Assim foi com o violão. Tão apreciado foi na Espanha que se tornou o instrumento popular, espalhando-se depois de lá para toda a Europa, com o nome de “guitarra espanhola”, ficando este país conhecido como sua terra de origem.

Antes do violão, era o alaúde o instrumento mais conhecido na Europa e tão grande foi o sucesso do violão ou guitarra espanhola, que o alaúde foi em pouco tempo completamente esquecido.

No ano de 1800, já o violão era conhecido no mundo inteiro e músicos notáveis como Schubert, Paganini e Weber compuseram belíssimas páginas musicais especialmente para violão.

Hoje sabemos o quanto este instrumento é querido e apreciado em qualquer gênero de música. Principalmente no Brasil, onde é o instrumento musical mais popular, onde podemos ver músicas maravilhosas feitas apenas utilizando a musicalidade do violão.

Somente no Brasil e em Portugal o violão é conhecido por este nome, no resto do mundo ele é conhecido como “guitarra”.

Aprenda Violão em Sete Dias (1) - Introdução

Introdução
Tocar um instrumento musical pode ser uma das experiências mais legais e gratificantes que se possa ter. Além da satisfação pessoal de estar tocando, você ainda pode ter a admiração de todos os seus amigos e familiares. Isso sem falar que o violão é o instrumento musical mais popular atualmente. Neste livro você irá encontrar um método com lições fáceis e práticas que irão ajudar você a atingir seu objetivo de forma rápida e objetiva. Primeiramente, algumas coisas precisam ser explicadas, sobre como utilizar este livro. O método contido aqui está dividido em lições. Você precisará despender um mínimo de 20 minutos por dia praticando, durante os próximos 30 dias. Entretanto, tenha em mente que não é a quantidade de dias ou até de anos que conta para um violonista. Esse é um conceito errôneo, porém que a maioria dos iniciantes têm. O que realmente conta é o número de HORAS que você pratica. Acredite: os violonistas que devotam mais horas de prática irão rapidamente ultrapassar seus amigos em habilidades com o instrumento e competência musical. Por essa razão, se você der uma hora, ou quem sabe duas horas do seu dia para praticar, você verá resultados satisfatórios mais rápido.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Mouse Locator: Uma mão na roda pra ganhar tempo


Sempre me vi perguntando porque a Digidesign (ou Avid, como agora é chamada) não incluiu nas opções do Protools a possibilidade de alterar o tamanho e a cor do cursor quando o ponteiro dom mouse passa para a tela de edição. Se estivermos fazendo edições numa resolução de 1/32, duvido que alguém não se estresse movendo o mouse de um lado para outro para ver onde demônios o ponteiro se meteu. E se tivermos então mais telas abertas? A edição de um disco pode ser muito estressante. Um verdadeiro problema.
Pois bem, já a algum tempo venho usando um software que tornou a minha vida no estúdio muito mais relaxada. O programinha faz o seguinte: quando deixamos o mouse quieto por alguns instantes, quando voltamos a movimentá-lo aparece um alvo de mira cujo no centro está o ponteiro, que desaparece um determinado tempo depois que começamos a movimentar o mouse. É prático o suficiente.

As diversas fases de uma produção musical


Autor: José A. Medina (Blackwaves Estudios), traduzido e adaptado por Germano Lins (www.musicaudio.net)
Cada vez mais e mais músicos estão deixando de considerar o que significa e quais as implicações que devem ser realizadas numa produção musical. Colocar uma obra musical em um suporte de mídia não somente significa chegar no estúdio, gravar, mixar, editar, masterizar e pronto. Existem muito mais coisas por trás disso.
Aqui veremos que a produção musical se divide em diferentes fases, e no que consiste cada uma delas, e o que está implicado em cada passo.
O que é uma obra musical e o que é um produto musical?
Antes de começarmos a analisar o processo de produção musical é bom que percamos um tempinho para definir o que é isso. Muita gente tende a confundir e a trocar os termos obra musical produção musical.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Introdução aos Crossovers

Introdução aos crossovers

Ultimamente muitos visitantes do nosso site (www.musicaudio.net) vêm nos pedindo informações sobre sistemas com subwoofers e sobre a utilização destes juntamente com crossovers. Vamos com esse artigo tentar aclarar um pouco esse assunto; para que serve um crossover, seus principais controles e seu funcionamento. Para isso, em muitas ocasiões iremos nos apoiar em capturas de telas de um programa chamado AudioCore, da XTA Electronics, que nos foi cedido com autorização para que pudéssemos escrever esse artigo. Então, desde logo, nossos sinceros agradecimentos.

Para evitar confusões, falaremos um pouco de sua nomenclatura. Tanto neste artigo, como na bibliografia em geral, quando falamos de x-overs, filtros, processadores, speaker management, etc. Sempre estamos falando do mesmo tipo de equipamento, que poderá ter mais ou menos utilidade, mas sempre é o mesmo equipamento.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Convertendo MIDI em Wav e vice versa. Um mito?

Os arquivos WAV e MIDI não são formatos conversíveis entre si; tem tanto a ver um com o outro como o sol e a lua. Mas não se assuste, porque logo daremos solução para isso; no entanto é vital marcar diferenças e conceitos antes de iniciar esse processo. 
Quando falamos em converter formatos em informática estamos querendo dizer adaptar um arquivo que foi projetado para um programa de forma que possa ser lido em outro programa corretamente. Para que isso possa ser feito, devem existir algumas semelhanças fundamentais entre os formatos que usam esses dois programas; por exemplo, podemos converter um arquivo do WordPerfect em um do Word. Isto é assim porque ambos são formatos de texto, e as únicas diferenças reais entre os dois se deve à forma que cada um dos programas os lêem e os tratam. O mesmo acontece com formato de imagens digitais, BPM, JPG ou GIF. Todos compartilham algo, uma semelhança: são imagens digitais. Alguns formatos são comprimidos, outro usam mais ou menos cores, mas na realidade todos estão lendo informação digital de um gráfico.