quarta-feira, 17 de agosto de 2011

As diversas fases de uma produção musical


Autor: José A. Medina (Blackwaves Estudios), traduzido e adaptado por Germano Lins (www.musicaudio.net)
Cada vez mais e mais músicos estão deixando de considerar o que significa e quais as implicações que devem ser realizadas numa produção musical. Colocar uma obra musical em um suporte de mídia não somente significa chegar no estúdio, gravar, mixar, editar, masterizar e pronto. Existem muito mais coisas por trás disso.
Aqui veremos que a produção musical se divide em diferentes fases, e no que consiste cada uma delas, e o que está implicado em cada passo.
O que é uma obra musical e o que é um produto musical?
Antes de começarmos a analisar o processo de produção musical é bom que percamos um tempinho para definir o que é isso. Muita gente tende a confundir e a trocar os termos obra musical produção musical.

Vamos imaginar um escritor dramaturgo que decide escrever uma nova peça teatral. A primeira coisa que ele irá fazer é decidir sobre o que irá tratar a peça, qual o tema, quais personagens existirão e que história pessoal deve ter cada um deles. Quais lugares irão frequentar esses personagens para desenvolver a trama, e em que época a trama será desenvolvida, ... Depois ele irá escrever tudo e como resultado terá o primeiro esboço, que será lido, que será corrigido, e que terá algumas partes fundamentais da história alteradas. Depois voltará a ler o resultado e continuará fazendo correções até se dar por satisfeito. Nesse momento a peça teatral estará pronta.
O escritor, como é de costume, irá querer que sua peça seja encenada em um teatro. Caso ele seja um sujeito de sorte e a obra seja suficientemente boa para chamar a atenção de algum profissional que se dedique a isso, entrarão em jogo os produtores. Um deles será o produtor teatral, que se encarregará de colher a obra do escritor e a levará para um cenário. Este profissional se encarrega então de escolher um diretor, os atores, pessoal técnico, o cenário em si, ...
No dia da estréia, o escritor poderá ver sua obra convertida em um produto, pronto para ser consumido.
Pois então, isso acontece exatamente da mesma forma em uma produção musical. O músico é quem gera a obra intelectual quando compõe um conjunto de canções. Quando ele estiver satisfeito com os temas seguramente irá querer transformar tudo em um produto, e para isso terá que ir a um estúdio de gravação.
Atualmente se tende a eliminar a figura do produtor musical na hora de realizar uma gravação. Antes isso só acontecia nos casos de gravação de demos. Hoje em dia em muitos poucos discos vemos a figura do produtor musical.
Portanto, podemos definir a produção musical como sendo todo o processo que se realiza para converter uma obra musical em uma produção musical. E este trabalho é realizado pelo produtor musical.
A fase de pré-produção
O processo de produção musical se inicia no momento em que o produtor recebe uma demo da obra musical, seja em formato de áudio ou em partitura. Nesse momento inicia-se a fase de pré-produção.
Durante a pré-produção o produtor deve estar em contato direto com os músicos implicados, já que esta fase tem quase totalmente uma característica artística. É nesse momento que se decide quais temas irão constituir a produção, que arranjos musicais serão necessários e quais os músicos que serão utilizados na produção. No entanto, ainda que tenhamos dito que a pré-produção possui uma grande carga artística, o produtor vai ter também que decidir sobre aspectos técnicos e financeiros. O produtor, em função da forma que deseja que tenha a obra finalizada irá ter que decidir quais engenheiros irá empregar na produção, com quais instrumentos terá que contar nas sessões de gravação e em quais estúdios irá acontecer a gravação, a mixagem e a masterização.
Além disso o produtor deve planificar todo o processo e o que deverá ser investido para que se possa realizar a produção. Para isso deverá definir os calendários, custos de transporte, custos de hospedagem, o material que será necessário adquirir, os cachets a serem pagos,... No momento em que a produção for terminada, o produtor deve estar com tudo pronto para entrar e gravar no estúdio ou nos estúdios escolhidos. Devemos considerar que qualquer falha ou atraso durante o processo de gravação irá custar muito dinheiro. Durante o processo de pré-produção se realiza uma série de gravações chamadas prévias. Essas gravações não precisam ter uma grande qualidade sonora nem musical, de fato se deve fazer as primeira tomadas sem revisar, essas tomadas são usadas para determinar todos os canais que serão gravados durante a fase de produção e para conhecer de forma objetiva todos os arranjos musicais que foram feitos durante a fase de pré-produção. Em algumas ocasiões essas prévias são gravadas e mixadas em salas especializadas para isso dentro dos mesmos estúdios onde será feita a gravação pra valer da obra musical ou então são feitas em estúdios menores que estejam próximos dos locais onde moram os músicos de forma a diminuir os custos.
A fase de produção
Se consideramos que a fase de pré-produção determina 90% da qualidade artística da obra musical, podemos dizer que a fase de produção determina 90% da qualidade técnica. Basicamente a fase de produção consiste em registrar os diferentes instrumentos musicais e elementos que compõem a produção musical. Para que a qualidade artística da obra não se perca durante a gravação tem que se conseguir com que os músicos executem perfeitamente a interpretação musical em todas as tomadas. Para isso é muito importante que as condições de trabalho sejam adequadas, já que o trabalho em um estúdio de gravação pode chegar a ser muito estressante e qualquer contrariedade que um músico possa vir a sofrer afetará a qualidade musical dos canais gravados. Portanto, é de vital importância que o estúdio ofereça um ambiente de trabalho acolhedor através de uma estética adequada, condições de temperatura e humidade corretas, a escuta do retorno durante a gravação das tomadas deve ser boa,... Também é muito importante que a relação entre o pessoal implicado na gravação seja perfeito e que não existam tensões pessoais que possam vir a atrasar a produção e que jogue por terra a qualidade musical da obra. Além disso, qualquer problema técnico que possa surgir, deve ser sanado rapidamente para que o músico não perca a concentração.
Muita gente subestima a fase da produção dizendo "isso a gente conserta nas edições, na mixagem, ou na masterização". Isso é um erro gravíssimo. Por um lado, quando são realizadas as tomadas de instrumento é muito importante que não se façam coisas erradas. Devemos ter claro aonde queremos chegar com a sonoridade, e por exemplo, se estamos lidando com uma banda de heavy metal e se tenha gravado as guitarras com um Fender Twin, quando ouvirmos o resultado final depois de masterizar, as guitarras continuarão soando fora de lugar. Por outro lado as interpretações são muito importantes. Tudo bem que durante as edições podemos corrigir muitas coisas, mas uma coisa é corrigir, outra coisa é criar algo totalmente novo a partir de algo que tenha sido mal interpretado ou mal executado. Devemos considerar que repetir uma tomada leva muito pouco tempo quando comparamos com o tempo perdido em edições de coisas que estão mal gravadas. Lembre-se do custo. Tempo é dinheiro.
Também deve ser considerado que esta fase é a mais cara de todas, já que temos muitas pessoas envolvidas, muito equipamento e diferentes instalações. Portanto, qualquer atraso nessa fase pode acarretar transtornos, principalmente financeiros. Sendo assim, é de vital importância cumprir com todo o planejamento que foi projetado na fase de pré-produção.
Como resultado da fase de produção se obtém o master da gravação, que pode ser imenso devido a ter todos os canais de todos os temas que compõem a obra musical.
A fase de pós-produção
Uma vez estando com todos os canais gravados iniciamos a última etapa do processo de produção musical: a fase de pós-produção. Durante esta fase são realizados três processos importantes e fundamentais: as edições, a mixagem e a masterização.
O primeiro passo da pós-produção é a edição dos canais gravados. Nele fazemos correções em tempo e afinação, remoção de ruídos, escolha das melhores tomadas, sequenciamento das tomadas...
Durante o processo de mixagem manipulamos os canais do master de gravação até que obtenhamos a sonoridade desejada em cada tema. Devemos considerar que se durante o processo de gravação o que importava era a qualidade sonora de cada canal de forma individual, agora, durante o processo de mixagem o que importa é a sonoridade de cada um dos temas que compõem a produção de forma independente. Portanto, é certo que a sonoridade de cada canal será modificada para que seja alcançada em cada um dos canais a sonoridade que contribua ao ambiente sônico que se deseja no tema como um todo. Para isso o engenheiro de mixagem conta com todo um arsenal de processadores que o estúdio venha a possuir (equalizadores, processadores de dinâmica, delays,...).
Como resultado do processo de mixagem obtemos os diferentes arquivos ou gravações correspondentes aos temas.
O processo de masterização tem como função adequar o master de mixagem para sua exportação e difusão comercial. No processo de masterização são modificados os canais estéreo correspondentes a cada tema, tentando se conseguir com que a sonoridade da produção como conjunto seja aceitável em qualquer equipamento de reprodução, e que exista coesão, minimizando as diferenças sonoras que possam existir entre um tema e outro. Na masterização também é feita a montagem final da produção, definindo-se a ordem dos temas, a separação que existe entre eles, a limpeza dos inícios e finais dos temas e a realização dos fades, onde eles existirem... Além disso, o engenheiro de masterização é o encarregado de introduzir os códigos necessários para que a obra possa ser reproduzida em qualquer aparelho doméstico. Como resultado obtemos o master (na realidade um pré-master, já que o master verdadeiro é criado na indústria que irá fazer as cópias). Esse pré-master é o suporte que será enviado para a fábrica duplicadora, e sendo assim, supomos que seja o final do processo de produção.
Agentes implicados em cada uma das fases
  • Fase de pré-produção:
  1. Compositor
  2. Produtor
  3. Arranjador
  4. Técnico do estúdio onde são realizadas as prévias

  • Fase de produção.
  1. Compositor
  2. Produtor
  3. Intérpretes
  4. Engenheiro de gravação
  5. Assistente de gravação

  • Fase de pós-produção
  1. Produtor
  2. Técnico de edições
  3. Engenheiro de mixagem
  4. Engenheiro de masterização

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.