quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

SPAT Revolution da Flux e IRCAM promete ser o sistema de mixagem 3D mais avançado até agora

Germano Lins, MUSICAUDIO

Com mais de seis anos de trabalho em conjunto dos desenvolvedores dos plug-ins Flux e Instituto de Investigação em música e acústica IRCAM, podemos dizer que a experiência tem dado frutos, contando o dia de hoje com versões atualizadas dos complexos plug-ins da suíte que incluem desde reverbs até codificação binaural, passando por um avançado sistema de espacejamento e simulação acústica chamado Spat.



Mesmo que esse último se encontre entre um dos mais completos do mercado, é certo que ainda não satisfaz as necessidades de espacejamento que se requer hoje em dia devido ao avanço das tecnologias de realidade virtual e gravação audiovisual em 360, de forma surround, para o que, como já dissemos antes em outros posts, a tecnologia do áudio vem se adaptando paulatinamente.

É por isso que a Flux e o IRCAM chegam à NAMM com o SPAT Revolution, um software criado especificamente para gerar áudio em perspectiva 3D surround através de simulação acústica de salas e localização de vários canais de áudio, suportando uma variedade ilimitada de canais de entrada/saída e fontes de áudio, que fazem o motor de áudio 3D surround em tempo real mais completo e sofisticado jamais desenvvolvido.

O sistema funciona de forma autônoma, ainda que se integre com a DAW. As entradas podem ser de vários tipos: baseadas em canal, por Ambisonic de até sétima ordem, entrada binaural, MS, formato A ou B, UHJ, Eigenmike, entre outros. E para as saídas é igualmente completo, incluindo suporte para Estéreo, 5.1, Cube, Auro 3D, DTS, Dolby Atmos e NHK 222.

Desta forma, o software funciona não somente como uma ferramenta para espacializar áudio mas também funciona para mixar fontes de qualquer tipo, podendo combinar sinais em diversos formatos para adequá-los a um específico, sem limite de mixagem. Isto se vê potencializado ainda mais por outras funções adicionais, como sincronismo com Timecode – útil para a criação de áudio para vídeo 3D–, suporte para scripts em Python, medidores e visualização 3D dedicados, suporte HTRF Sofa, e suporte para control OSC.

A integração a DAW é feita através de plug-ins de entrada e saída com possibilidade de enviar ou receber até 64 canais por plugin, em formato VST, AudioUnit e AAX. Além disso, SPAT Revolution possui suporte interno para efeitos VST em cada uma das fontes agregadas e no bus master. Quanto à sua integração no sistema operacional, funciona com ASIO em Windows e Core Audio em Mac.

SPAT Revolution estará disponível no mês que vem e estará custando cerca de R$ 6.000,00.

Eastwest adapta parte de suas bibliotecas para serem tocadas com Guitarras MIDI

PabloFCid, traduzido por Germano Lins


Apesar de ter apenas uma pequena parte de seu imenso catálogo, a Eastwest está anunciando o primeiro volume da que será uma coleção de bibliotecas de guitarras equipadas com MIDI. As bibliotecas foram desenvolvidas para serem usadas com teclados e precisam de mais ajustes para render mais a partir de controladores MIDI baseados em guitarras, um trabalho ingrato que está prometido para as novas edições.

Essa promessa é muito esperada pelos guitarristas que são obrigados a se tornarem tecladistas para conseguir obter os benefícios da tecnologia. De concreto, a Eastwest aposta no sistema de guitarra MIDI sem fio Triple Play da Fishman e este primeiro volume oferece variados tipos de sons.

O binônimo Triple Play/Eastwest MIDI Guitar Series será apresentado na NAMM 2017. Mas já conseguimos obter informações detalhadas deste primeiro volume no site da Eastwest.

Vejamos, então !!! 

Como baixar o áudio de vídeo do Youtube pelo celular; app grátis

Felipe Alencar, TechTudo
Quer baixar o áudio de algum vídeo que você encontrou no Youtube? O Peggo é um serviço online que permite ao internauta transformar os filmes do Youtube em arquivos no formato mp3, para fazer o download no smartphone. Ele ganhou versão para Android depois de ser muito elogiado pelos donos de iPhone (iOS).
Este tutorial ensina como realizar o procedimento de maneira simples. Basta ter o aplicativo grátis instalado no seu dispositivo com sistema do Google. Em seguida, siga as instruções abaixo.

O melhor microfone para voz depende da voz

Germano Lins, MUSICAUDIO

Todos nós sabemos que existem microfones caríssimos no mercado, mas será que a qualidade de uma voz bem gravada depende apenas do microfone?

Hoje em dia, o microfone que mais uso para captar vozes é o Neumann TLM 193. Ele é muito bom, possui uma clareza impressionante quando comparado a outros microfones como Behringer, AKG, Shure etc.



Seu preço aqui no Brasil está em torno de R$ 9.000,00, mas vale a pena cada centavo pago nele.

Gravo diversos artistas e não é com todos que consigo uma boa captação.

O microfone capta tudo que sentimos no exato momento da gravação, ou seja, ele mostra o que realmente somos.

Ele irá dedurar o seu sexo, sua idade, se estamos lendo para cantar, se estamos ansiosos, alegres ou tristes, e por aí vai.

Não adianta o cantor querer esconder, o microfone é capaz de mostrar tudo.

Logicamente que terminada a gravação tudo poderá ser dissimulado, um cantor desafinado, com boa edição e mixagem, pode se tornar um Pavarotti.

Só tem uma coisa que não podemos mudar na edição e mixagem – a interpretação.

Talvez seja essa a razão pela qual ao entrar pela primeira vez em um estúdio, na hora de gravar, muitos não gostam de se ouvir, pois o nervosismo aparece e tudo se complica.

A marca e modelo do microfone podem fazer diferença? Sim, mas não irão fazer de um cantor ruim um cantor bom.

O microfone não faz milagres, assim como bons equipamentos não produzem uma boa gravação por si sós, assim como bons plugins não fazem uma boa mixagem, por si sós…

Na realidade o principal fator para tudo ficar a contento será quem está na frente do microfone, o músico que irá tocar o instrumento, o engenheiro que fica na frente do computador, etc.

Por isso cada produção é única. Cada produção é única porque é operada por profissionais diferentes, músicos diferentes, etc.

Podemos até usar o mesmo microfone, o mesmo instrumento, mas jamais conseguiremos um resultado idêntico. A razão disso é a existência de uma pessoa controlando tudo.

Então, cantores, o microfone não mente. Sempre quando formos gravar voz, devemos estar de bom humor, com a letra decorada, pois, com a letra decorada ficamos com mais liberdade para interpretar.

Lá no comecinho da minha jornada profissional gravei a voz de um álbum inteiro com um microfone SM-58 da Shure. O álbum foi sucesso e vendeu mais de 100.000 cópias.

Abraços!!!

Top 10 apps e programas para mixar músicas com efeitos profissionais

Gabriella Fisman, TechTudo

Quem já trabalha com música ou quer começar a mixar e criar diversos efeitos, recebe bastante apoio das novas tecnologias e aplicativos. Cada vez mais, novos softwares ajudam a deixar músicas e setlists profissionais. 

Confira a lista com os dez melhores programas para mixar músicas e criar efeitos profissionais no Windows, Mac OS, Android e iOS e aproveite. Com alguns dos apps é possível gravar diferentes trechos, criar uma rádio na Internet e usar a pré-escuta caso esteja trabalhando como DJ em alguma festa. 

1. Virtual DJ

Guia básico de antenas para áudio sem fio

Germano Lins, para MUSICAUDIO

Hoje em dia é muito raro encontrarmos aplicações ao vivo que não utilize sistema sem fio. Devido a isso é necessário saber como funcionam e o que cada sistema nos oferece, sobretudo no que diz respeito as antenas. Existem muitos tipo de antena, e serão elas que irão determinar a eficiência do sistema.

Tipos de antenas multidirecionais
Sao as que encontramos com mais frequência. Podemos diferenciar dois tipos.

Antenas de ¼ de comprimento de onda monopolo
Somente devem ser usadas quando podemos matá-las diretamente no receptor ou distribuidor, já que não permitem seu posicionamento remoto. Para poder realizar uma recepção adequada requerem um plana de terra (ground plane), que se recomenda que seja uma superfície reflexiva com aproximadamente o mesmo tamanho da antena ao menos em uma dimensão.

Sao as antenas que encontramos na maioria dos microfones sem fio. Como o seu nome indica, medem ¼ de comprimento de onda que é captada.



terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Maneiras de sobrepor regiões no Logic Pro

Written by Paul Yarrow – Traduzido para o português por Germano Lins


Saiba como sobrepor regiões rapidamente e da melhor forma na área Arrange do Logic Pro.

Regiões e objetos sobrepostos podem dar resultados inesperados e às vezes frustrantes, especialmente quando sabemos que colocamos ou editamos uma região exatamente onde queríamos que ela estivesse. O Logic Pro oferece várias formas de lidar com sobreposições e neste artigo iremos ver três dessas formas.
Todos os métodos usados a seguir funcionam bem, cabe a você escolher aquele ao qual você se adapte melhor.
Os três métodos são os seguintes:
  • Método 1 - Ajustar o comprimento/duração da região
  • Método 2 – Criar uma nova trilha com plug-ins aplicados em seu canal original
  • Método 3 – Realizar uma transição suave entre regiões usando a ferramenta Cross Fade




Método 1


Passo 1:

Clique em uma das regiões que está sobreposta na área Arrange para

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Como acessar sons GM e usar o QUICKTIME SYNTH no LOGIC PRO X

Tutorial original em inglês escrito por  Paul Yarrow
traduzido para o português por Germano Lins para MUSICAUDIO

Aprenda a usar o Apple Quicktime Synth para acessar sons General MIDI (GM) no Logic Pro X. Quicktime Synth possui um completo set de instrumentos e Kits de bateria compatíveis com sintetizadores e módulos GM.

Para aqueles que usam a configuração de sons GM, o Logic Pro dificultou um pouco os trabalhos em sua versão X, já que o Quicktime Synth foi retirado do Environment. No entanto, nada está perdido. O sintetizador GM ainda está disponível no Logic Pro X, apenas não está mais no Environment.
Aqui iremos mostrar como configurar o Quicktime Synth, as técnicas apresentadas neste tutorial podem ser usadas para operar até 16 canais MIDI em qualquer plugin MIDI synthesizer no Logic Pro X.

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Passo 1
Crie uma nova trilha Software Instrument na área Arrange do Logic Pro X.

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Passo 2

No slot Instrument da nova trilha criadaclique no lado direito do botão Instrument e navegue até AU Instruments>Apple>LSMusicDevice>Stereo/Multi Output

Remote do Logic no Ipad

Nosso grupo no Whatsapp está bombando. Participe dele também e compartilhe sua experiências, dúvidas e ideias conosco. Veja o vídeo que nosso amigo, Mirim Santana, de Rio Branco, Acre, fez e compartilhou lá no grupo para mostrar o funcionamento do Remote do Logic no Ipad. Para participar do grupo é só entrar em contato 55 68 99429960.








domingo, 29 de novembro de 2015

Sound FX - Unlocking the Creative Potential of Recording Studio Effects - Parte 2

1.3 Amplitude versus Distância

A elasticidade do ar garante que quaisquer alterações localizadas na pressão do ar perto de uma fonte sonora causará uma reação em cadeia de mudanças de pressão de ar, acima e abaixo da pressão do ar corrente, em torno de toda essa fonte. mesmo uma ligeira perturbação da pressão do ar irá se propagar para o exterior. A fim de descrever o estado de pressão de ar ao longo de uma certa distância, um par de eixos será necessário: pressão do ar em função da localização versus pressão de ar em função da distância.

Em um determinado instante no tempo, realizamos um gráfico da pressão de ar em função da sua localização no espaço. A figura 1.5 retrata este instante. Voltando à figura 1.1(a), onde um ilustrador estrategicamente não conseguiu marcar nenhuma eixo, pode-se concluir que as curvas que irradiam para fora da fonte sonora pode ser amplitude versus tempo ou a amplitude versus a distância. Os anéis da Figura 1.1(b) representam o som de uma forma ligeiramente diferente. Este esboço familiar do som é um instantâneo da amplitude vs distância, mostrando apenas os picos positivos de uma onda de propagação, ou apenas as excursões negativas, ou apenas os zero crossings (pontos onde a amplitude é igual a zero). Chamados de Isobars, os anéis de som irradiando para fora da fonte de som indicam a distribuição espacial dos pontos de pressão equivalente. Esta é uma imagem útil para engenheiros de áudio; que também funciona muito bem em quadrinhos.