sexta-feira, 11 de abril de 2014

SoftSynth Abstractor - Gratuito

SoftSynth Abstractor - Gratuito


O Abstractor é um sintetizador desenvolvido com o SynthMaker que combina síntese aditiva, FM e AM. Somente disponível para Windows 32-bit e pode ser baixado na KvR Audio.

SoftSynth Phutura - Gratuito

SoftSynth Phutura - Gratuito


Sintetizador inspirado no Alpha Juno da Roland. Muito bom para leads e harmonias de música eletrônica em geral. Pode ser baixado aqui —somente para Windows—.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Bionic Supa Delay - Gratuito

Bionic Supa Delay - Gratuito

Germano Lins


Bionic Supa Delay é um plugin de delay para Windows. É uma versão do "Bionic Delay" tão usado na última década. A última versão, que acaba de ser lançada, é fruto de um trabalho conjunto com Russ D (The Disciples), adicionando características úteis para mixagens Dub ao vivo.
Para baixar clique aqui.

B-Serrano Horus - Gratuito

B-Serrano Horus - Gratuito

Germano Lins

O conhecido desenvolvedor B. Serrano acaba de lançar o Horus, um sintetizador gratuito para Windows que é um "cruzamento entre máquina de cordas e polysynth". É voltado, sobretudo, para geração de pads. Possui MIDI learn completo e é polifônico com 64 vozes.

Assista vídeo demo neste link: 


Para baixar clique aqui.

TDR Slick EQ - Gratuito

TDR Slick EQ - Gratuito

Germano Lins


EQ de três bandas "e meia" ao estilo semiparamétrico clássico (Low/Mid/High), que oferece um acesso rápido e intuitivo a quatro modos de equalização diferentes. Dispões de modo auto gain para compensar automaticamente as alterações no loudness quando utilizamos a EQ. E para adicionar conteúdo harmônico, possui uma etapa de saída com três modelos de saturação.
Pode ser baixado aqui, para Windows e Mac OS X.


MSI Stereo Bus Compressor - Gratuito

MSI Stereo Bus Compressor - Gratuito

Germano Lins


Este plugin VST de modelagem analógica está baseado nos compressores de bus das mesas de mixagens clássicas, seu objetivo é fazer com que tudo soe com mais corpo e pegada, sem perder clareza.
Disponível para Windows, aqui.

Plugins da Ugo Audio - Gratuitos

Plugins da Ugo Audio - Gratuitos

Germano Lins


O desenvolvedor Ugo Audio, que baseia seus plugins no SynthEdit, atira a toalha e oferece gratuitamente seus plugins comerciais. São antigos e com certeza é necessário um host de 32-bit ou um wrapper como o jBridge para que possam ser usados. No entanto, são muito interessantes.
Podem ser baixados aqui —somente para Windows—.


Linplug Free Alpha

Linplug Free Alpha

Germano Lins



É o irmão menor do Alpha, da Linplug, com o qual compartilha o motor de áudio. Acaba de receber uma atualização relevante (3.3) com interface de de usuário redesenhada, novo browser de presets, undo/redo, unison e outras melhorias.
Disponível para Windows e Mac (VST/AU) aqui.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Gravação e Mixagem de áudio profissional em Linux - Ardour 3

Gravação e Mixagem de áudio em Linux - Ardour 3

Germano Lins

Que tal um estúdio de gravação e mixagem de áudio digital com qualidade profissional onde a principal ferramenta é uma DAW inteiramente gratuita, rodando em um sistema operacional inteiramente gratuito, sem vírus, sem pirataria, e altamente confiável?

Nos últimos anos o desenvolvimento de aplicativos de áudio para Linux cresceu muito e hoje temos softwares de áudio para todo tipo e todas as etapas da criação e produção de som e música. Há milhares de opções para gravação, edição, sequenciamento, streaming, síntese e MIDI no Linux. Veremos o Ardour 3, uma DAW profissional completa para gravação e mixagem de áudio digital.


Características e capacidades

O Ardour é multiplataforma. No entanto, seu desenvolvedor, Paul Davis já disse várias vezes que sua intenção para portar o Ardour no Windows é nenhuma. Harrison Mixbus fez um grande esforço para portar o código de Ardour para a plataforma Windows, mas o design do Windows faz com que o Ardour não tenha o mesmo desempenho no Windows como tem em GNU/Linux. No Mac, o ardour trabalha perfeitamente, já que o sistema operacional Mac OS X é um primo do GNU/Linux.
Mas o que importa é: "O melhor ambiente para o Ardour é o GNU/Linux".


O Ardour é uma Estação de Trabalho Digital (DAW) não destrutiva. O Ardour chama as suas gravações de áudio de “Clips” (assim como o SONAR da Cakewalk). Os clips sao salvos em uma subpasta chamada “Interchange” dentro de outra que tem o nome do projeto (a mesma estrutura de pastas do Logic Pro da Apple). Nela temos mais duas subpastas: “audiofiles” e “midifiles” Dentro da primeira encontramos os arquivos em *.WAV, em pares se estiverem em estéreo ou únicos caso sejam mono. O motor de rendering do Ardour se encarrega de mixar as trilhas, e de dar-lhes espaço na grade. Os arquivos nunca são duplicados, mas os espaços na grade o são. Quando observamos com mais cuidado o Editor, é mostrado onde e como são ordenados esses “clips”. Na pasta “midifiles” são salvos os arquivos MIDI gravados. O processo para edição é o mesmo.


O Ardour suporta oficialmente LADSPA, LV2 e LXVST. VST é suportado, mas a equipe de desenvolvimento do Ardour diz que a versão ArdourVST não está respaldada por eles porque para que seja compilada é necessário o SDK da Steinberg, o que obriga uso de software privado. No fórum do Ardour são dadas sugestões de como resolver esses problemas.
Na figura anterior são mostrados os três tipos de plugins: LADSPA com o Barry's Satan Maximiser, LV2 com Calf Monosynth e LXVST com Wolpertinger.


O Ardour trabalha com qualquer taxa de amostragem de 44.1kHz a 192kHz. Nada mais é preciso do que o servidor Jack (O Ubuntu Studio já vem com ele instalado e configurado). O JACK, ao ser aberto, coloca o sistema em uma taxa de amostragem única, e o Ardour é aberto já configurado com essa taxa de amostragem. Por exemplo, se gravamos alguma coisa em 48kHz e planejamos abrir em 44.1kHz, não devemos fazer isso, pois o material gravado soará mais lento. Coisas de matemática, mas o que importa é que o  Ardour pode ser usado sem medo para gravações profissionais, isso é fato.


O Ardour pode mixar canais e buses infinitos de até 12 ou mais entradas de linha do mixer. Por exemplo, caso seja necessário criar um bus para usar um compressor com sidechain, podemos criar um novo bus e configurá-lo para que tenha três canais de entrada.



Da mesma forma, cada canal e bus possui uma podereosa matriz de conexões onde podemos rotear toda entrada e saída sem a necessidade de abrir o Qjackctl (aplicativo do Linux para roteamento de canais de áudio). Isso é muito útil principalmente nas situações onde se deseja mixar em surround, seja em 2.1, 4.1, 5.1 ou 7.1.


O Ardour pode ser usado para film scoring (criação de trilhas sonoras e musicais para filmes). Isso é uma grande novidade desta nova versão 3.2. Sendo assim, o Ardour pode abrir um vídeo em uma timeline sincronizada via SMPTE e ao mesmo tempo podemos criar um vídeo com banda sonora incluída. Isso é muito interessante, já que não se trata somente de inovar no aspecto do áudio, e sim de propiciar uma solução sólida e profissional numa das áreas mais carentes do mundo GNU/Linux.

O Ardour é capaz de enviar LTC (Linear Timecode). Ou o que se chama de código SMPTE. Isso para que o Ardour possa atuar como Master Clock em ambientes de trabalho que sejam complicados onde se precisa que o hardware e o software trabalhem em perfeito sincronismo.


O Ardour também é capaz de enviar e receber MTC e MIDI Time Clock. Similar ao LTC, apenas com a diferença que aqui falamos de MIDI e do que é necessário para sincronizar sintetizadores, baterias eletrônicas e controles de transporte (superfícies de controle).
O Ardour pode ser controlado por uma grande quantidade de superficies de controle via protocolo MIDI genérico, protocolo Mackie HUI e OSC, sempre e quando o controlador possua seu mapeamento para o Ardour 3. Podemos criar o mapa, o que é um pouco trabalhoso no início, mas com paciência se consegue excelentes resultados.


O Ardour tem a capacidade de mostrar diferentes formatos em seus medidores no mixer. Podemos citar: Medidor por Pico, por RMS, IEC/DIN1, IEC/Nordic, IEC/BBC, IEC/EBU, K20 e K12. Com isso podemos mixar tomando como base as várias regulamentações existentes em vários países e regiões do mundo.



O Ardour é capaz de exportar em vários formatos diferentes; desde WAV e AIFF até os mais exóticos como os formatos BWF, CAF e FLAC sem necessidade de plugins de terceiros, com resolução de 16bits até Double Float (dependendo do formato), com ou sem normalização, e com ou sem tabela de conteúdos para CD. Antes dizíamos que este software poderia ser muito bem utilizado em tarefas de masterização, e é aqui onde suas capacidades de renderização de projetos o torna quase único. São poucas DAW's que deixam criar TOCs desde o zero.
O Ardour está capacitado para fazer monitoramento interno ou por hardware, sempre e quando o hardware assim o permitir. No manual do Ardour (http://manual.ardour.org/recording/monitoring/monitor-signal-flow/) existe um apêndice que esgota o assunto de configurações de monitoração existentes no Ardour.
Por fim, e não menos importante, são as capacidades que o Ardour tem de se conectar com o Freesound para baixar conteúdo livre para os projetos se isso for necessário (e sempre é...).
Resumindo. O Ardour 3 pode muito bem ser usado como ferramenta principal de um estúdio de gravação de áudio de alto nível. E além de tudo isso...  é inteiramente gratuito.



segunda-feira, 24 de março de 2014

TWITTER PARA MÚSICOS

De todas as redes sociais, o Twitter é a mais imediata. Para um músico o Twitter permite uma conexão instantânea com os seus ídolos e fãs em qualquer lugar do mundo. O Twitter é hoje o lugar onde das bandas compartilham músicas novas, fotos, datas de shows e até mesmo confidências pessoais, e tudo isso nessas pequenas publicações chamadas de tuítes, limitadas a um máximo de 140 caracteres.  Eis um exemplo:

¨Somente mais duas semanas e estaremos terminando nosso segundo álbum, Muitas músicas. Muito difícil de escolher. @Musicaudio¨.

Mas, como gerenciar a sua carreira musical, e a sua presença já existente na rede (site, Facebook, Youtube), sem ter tempo? Eis aqui um plano para colocá-lo em órbita sem ter que passar mais de 10 minutos por dia no Twitter.

Por que o Twitter é melhor que o Facebook?


Existem três razões pelas quais o Twitter é melhor que o Facebook para beneficiar a sua carreira musical:

1. Você pode contactar todo mundo GRATUITAMENTE. O algoritmo Edgerank do Facebook faz com que uma porcentagem de seus seguidores não vejam o seu conteúdo - a não ser que você pague para promover a sua mensagem. O Twitter não tem esse tipo de restrição. Se os seus fãs estiverem registrados no Twitter, eles verão os seus tuítes!

2. Podemos tuitar quando vezes quisermos. Ao contrário do Facebook, que nos penaliza se escrevermos mensagens com muita frequência, o Twitter nos permite tuitar quantas vezes quisermos sem nenhuma penalização.

3. Contacte seus fãs em tempo real. Os tuites são como micro-publicações, assim os usuários do Twitter estão acostumados a uma experiência social onde a informação se intercambia de forma imediata. É a forma perfeita de difundir o que se está passando com sua vida musical neste preciso instante.

Primeiros passos no Twitter

Em poucos minutos você estará usando uma das ferramentas de promoção gratuita mais poderosas ao alcance dos músicos independentes.

1. Crie uma conta aqui:  http://www.twitter.com

2. Escolha um nome de usuário - Como sugestão escolha um nome relacionado com seu nome artístico ou com sua banda.

3. Importe seus contatos de correio eletrônico para que possa começar a seguir imediatamente as pessoas que você já conhece.

4. Personalize sua conta no Twitter com uma imagem de fundo, uma fotografia de perfil e uma imagem de cabeçalho. Isso chama a atenção!!!

5. Inclua seus dados de contato, a URL do seu site e uma breve biografia. A sua biografia deve incluir algo que venda a sua música com apenas uma olhada - um gênero musical, notas de imprensa, etc.

6. Siga seus fãs e outras bandas parecidas com a sua. Utilize o buscador do Twitter para encontrar as suas bandas favoritas, fãs, família, amigos e qualquer outra pessoa que goste do seu trabalho. Inicie algumas conversas.


Terminologia básica do Twitter

Tuíte (Tweet en inglés) – Um tuíte é como uma mensagem ou atualização de status. A duração máxima de um tuíte é de 140 caracteres, incluindo a URL, mesmo que o Twitter corte os links automaticamente. Os tuítes são públicos para todo mundo, inclusive para as pessoas que não seguem você.

Seguidor/Seguindo  - Ao seguir alguém no Twitter, você está subscrevendo os seus tuítes. Podemos seguir pessoas sem que elas nos sigam e vice versa.

Retuíte (Retweet em inglês) - Um retuíte é um tuíte de um usuário do Twitter que é tuitado outra vez (ou reenviado) por outro usuário.

@Resposta - Quando respondemos (ou @responde) estamos tuitando como resposta ao tuíte de outra pessoa. Também é uma forma de tuitar para alguém - não há necessidade de ser explícitamente uma resposta.

Favorito - Podemos clicar em Favorito em um tuíte para agrupá-lo com todos seus favoritos em uma seção especial no seu perfil.

Tuíte Modificado (MT) - Um tuíte modificado é um tuíte cortado, editado ou modificado de alguma forma. Adicione um MT no inicio de qualquer retuíte que tenha sido modificado. Para que modificar um tuíte? Para alterar ou adicionar uma hastag, para comentar o tuíte, para corrigir um erro ou coisa que o valha.

Hastag (#)  - Uma hastag marca as palavras chaves ou tópicos em um tuíte para agrupar os tuítes relacionados.

Mensagens Diretas (MD) - Uma mensagem direta é um tuíte privado que somente o remetente e o receptor podem ler.

Como melhor redigir um tuíte?

1. Interaja! Você não pode tuitar ¨Ouça minha música¨ a cada duas horas e esperar que a quantiadede seguidores seja aumentada. Você tem que ser atrativo. Publique conteúdo interessante, compartilhe sucessos verdadeiramente emocionantes da sua vida musical, o que ocorre no backstage de suas turnês ou de suas gravações. Primeiro tem que ser útil. Depois será lógico que os seus seguidores promovam a sua música.

2. Seja coerente. Caso digite um tuíte por dia, ou um por hora, mantenha uma contância de horário e você verá a eficácia do Twitter como ferramenta de promoção musical e para criar contatos.

3. Compartilhe o conteúdo de outras pessoas. Existe uma regra não escrita dentro do mundo do Twitter: ¨Caso compartilhe o meu conteúdo, eu compartilharei o seu conteúdo¨. Com os retuítes, você ganha simpatia, e aumenta a possibilidade de que essa pessoa siga você. Além disso, caso seja um conteúdo interessante, os seus seguidores também irão querer vê-lo. Fale de outras bandas aos seus seguidores, avise de seus shows e lançamentos, envie link de artigos e vídeos do Youtube dessas bandas.