terça-feira, 5 de junho de 2012

LOGIC PRO 9 - CAPÍTULO 15 - EDITANDO GRAVAÇÕES DE ÁUDIO DE VÁRIAS TOMADAS



Imagine uma situação onde foram gravadas várias tomadas de um vocal solo em um  mesmo trecho do projeto. Neste capítulo iremos aprender como selecionar as melhores tomadas das diferentes que foram gravadas, combinando-as em uma única tomada master, um master take. Este processo de combinar várias tomadas para criar uma tomada perfeita é chamado de comping e conseguimos isso usando o recurso Quick Swipe Comping. Neste capítulo iremos aprender como arrastar ou cortar conteúdos de diversas pastas de tomadas.







Conhecendo as Take Folders (pastas de tomadas)

Encontramos os seguintes elementos numa pasta de tomada aberta:












Take folder
Contém várias tomadas de performance que foram gravadas em um mesmo trecho do projeto.
Take lane
Contém uma única tomada, que pode ser constituída de uma ou mais regiões de tomadas. A tomada mais recentemente completada fica localizada no topo da take lane, logo abaixo da take folder, e fica selecionada por padrão.
Take
Representa uma ou mais regiões de tomada.
Composite (comp) sections
Reflete a atual seleção comp.
Disclosure triangle
Permite a abertura ou fechamento da take folder.
Take Folder pop-up menu
Permite acesso à maioria dos comandos de edição take folder.
Quick Swipe Comping button
Permite a definição do modo de edição da take folder.


Ouvindo as gravações da pasta de tomadas

A forma mais simples de ouvir as gravações de uma pasta de tomadas é abrir a pasta de tomadas, e depois selecionamos as tomadas individuais e reproduzimos.



Editando Comps

Editamos comps alterando os pontos de início e final dos trechos nas regiões de tomadas, deslocando a área comp para esquerda ou direita, ou alternando as áreas comp selecionadas pelas pistas de tomadas.

As tarefas descritas nesta seção somente podem ser realizadas se a pasta de tomadas escolhida estiver em modo Quick Swipe Comping. Mais detalhes, veja Alternando o modo de edição das pastas de tomadas.

Importante: Antes de realizar qualquer edição em um comp, salve-o primeiro. Quaisquer alterações subsequentes automaticamente irão criar um novo comp. Mais detalhes em Duplicando Comps ou Criando Novos Comps.





terça-feira, 22 de maio de 2012

CAPÍTULO 31 - OS EDITORES MIDI DO CUBASE 6


Existem diversas formas de editarmos dados MIDi no Cubase 6. Usamos as ferramentas e funções da janela de projeto para uma edição em larga escala, ou as funções do menu MIDI para processar de várias formas clips MIDI (veja “O que é afetado pelas funções MIDI?”). Para editarmos graficamente os conteúdos dos clips MIDI usamos os Editores MIDI:

  • O Key Editor é o editor padrão. Ele apresenta as notas graficamente numa interface já muito conhecida e intuitiva, ao estilo piano roll. No Key Editor também podemos realizar edições bem detalhadas em eventos que não sejam de notas MIDI, como os eventos controladores.
  • O Score Editor apresenta as notas na linguagem musical universal, em forma de partitura. Ele possui ferramentas e funções poderosas para que criemos partituras, tanto eletrônicas como impressas.
  • O Drum Editor é similar ao Key Editor, porém ele tem a vantagem de ser projetado para trabalhar com clips de bateria, onde cada evento de nota corresponde a uma determinada peça ou som da bateria. Ele é o editor que usamos quando precisamos editar partes de bateria ou percussão.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

CAPÍTULO 2 SONAR 8 - PRIMEIROS PASSOS - TUTORIAL 7


Tutorial 7—Mixagem
A quantidade de ferramentas que o SONAR 8 dispõe para lhe ajudar a realizar a mixagem final é quase ilimitada. Você pode automatizar quase todos os comandos, botões deslizantes, giratórios, utilizando diferentes métodos. Inclusive pode automatizar os ajustes internos de alguns efeitos — não somente os controles bus, mas também alguns efeitos individuais.


Quando o projeto estiver soando da forma que você quiser, você o poderá salvar e exportar em formato Wave, MP3 ou Windows Media Advanced Streaming.
Vamos trabalhar um pouco mais com o TUTORIAL5.CWB, e exploremos as seguintes tarefas:

  • Adicionar efeitos de áudio em tempo real
  • Automatizar os ajustes de um efeito individual
  • Agrupar os controles
  • Automatizar a mixagem
  • Exportar um arquivo MP3




Adicionar efeitos de áudio em tempo real
Vamos adicionar um flange na trilha da primeira guitarra do arquivo TUTORIAL5.CWB:

  1. Adicione o efeito flange na trilha de guitarra clicando direito no campo Fx e
  2. selecionando Audio Effects-Cakewalk- (Efeitos de áudio-Cakewalk-)FxFlange no menu que é apresentado. É possível que seja necessário expandir a trilha verticalmente para ver o campo FX.
  3. Aparecerá o diálogo do efeito.
  4. Selecione um ajuste de flange pré-definido no campo Presets (Pré-ajustes).
  5. Reproduza o projeto para ver como ele soa. Você pode continuar ajustando o efeito enquanto o projeto vai sendo reproduzido; existirá um pequeno atraso antes que os ajustes sejam ouvidos.



Feche o diálogo. Você pode adicionar efeitos nos buses com o mesmo método (clicando-direito no campo FX de um bus, e selecionando um efeito no menu que é apresentado).


Podemos eliminar um efeito do campo FX clicando-direito no nome do efeito e selecionando Delete (Eliminar) no menu que é apresentado. Automatizamos os controles ao invés de movimentá-los manualmente desenhando um envelope no painel Clips.






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CAPÍTULO 2 SONAR 8 - PRIMEIROS PASSOS - TUTORIAL 6


Tutorial 6—Utilizar clips de groove
Os clips de groove são clips de áudio que “reconhecem” o tempo e a afinação da nota fundamental. O SONAR 8 utiliza esta informação para alargar os clips a fim que as alterações no andamento coincidam. Também a utiliza para transportar a afinação da nota fundamental a fim de que a afinação do projeto e as alterações de afinação coincidam. O SONAR 8 também dispõe de clips de groove MIDI que funcionam de forma similar aos clips de groove de áudio.

  • Podemos criar as repetições ou loops de clips de groove que quisermos simplesmente arrastando as bordas na janela Track (Trilha).
  • Podemos alterar a afinação dos clips de groove inserindo marcadores de afinação na régua de tempo. A afinação de um novo projeto de clips de groove é, por padrão, C. A nota fundamental dos clips de groove se transpõe para a original em qualquer parte dos clips de groove que se situe antes do primeiro marcador de afinação, ou em caso de que o projeto não possua os referidos marcadores. Podemos alterar a afinação por padrão do projeto atual na barra de ferramentas Markers (marcadores).

Criamos e editamos os clips de groove na janela Loop Construction (Construção de loops).


Este Tutorial refere-se à:

  • Adicionar clips de groove em um projeto
  • Aplicar loops nos clips de groove
  • Alterar a afinação dos clips de groove
  • Fazer com que os clips de groove acompanhem o andamento do projeto




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CAPÍTULO 2 SONAR 8 - PRIMEIROS PASSOS - TUTORIAL 5


Tutorial 5—Editar Áudio
Neste Tutorial editaremos um arquivo Cakewalk bundle (extensão do arquivo .CWB) com bateria, baixo, guitarra e órgão. Acrescentaremos alguma percussão e editaremos algumas das trilhas já existentes. Neste tutorial veremos o seguinte:

  • Importar arquivos waves
  • Arrastar e aplicar loops nos clips
  • Editar com deslocamento
  • Utilizar crossfades automáticos
  • Combinar trilhas

Editar um clip com deslocamento

Individualize (solo) as duas trilhas de guitarra e ouça o projeto. Iremos combinar estas duas trilhas e criaremos um crossfade automático entre as duas. Porém, antes devemos ocultar o início da parte da segunda guitarra para que esta não afete o crossfade. Para fazê-lo, utilizaremos uma edição com deslocamento.

  1. Clique no botão Snap to Grid (Atrair à grade de quantização) para desativar Snap to Grid (Atrair à grade de quantização). Os ajustes de Snap to Grid (Atrair à grade de quantização) controlam as opções de editar com deslocamento e arrastar e soltar.
  2. Desloque o cursor para o início do clip da segunda guitarra.
  3. Quando o cursor se converter em um retângulo e apareça a linha azul na borda do clip, clique no início do clip e o arraste até alcançar o início da forma de onda.






A. Arraste até aqui 


Agora, o início do clip está ocultado. Não se perdeu nenhuma informação, basta arrastar o início do clip para a posição original para comprovar isso. A informação que foi editada ainda está no projeto, mas não a veremos e nem a ouviremos.







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sexta-feira, 11 de maio de 2012

CAPÍTULO 2 DO SONAR 8 - PRIMEIROS PASSOS - TUTORIAL 4

Primeiros Passos - Tutoriais
Os seguintes tutoriais lhe darão conselhos práticos para reproduzir, gravar e mixar os projetos. Caso ainda não o tenha feito, você pode consultar para obter toda a informação sobre estes tutoriais.




Tutorial 4—Editar MIDI
O SONAR 8 possui muitas funções para descrever todas em um só Tutorial. Vamos a ver algumas das funções mais básicas e também cobriremos algumas funções novas, como a edição com deslocamento e os envelopes MIDI. 


Neste Tutorial, comece abrindo o arquivo TUTORIAL4.CWP da pasta Tutorial onde está instalado o SONAR 8. Realizaremos as seguintes tarefas: 



  • Transportar 
  • Copiar os clips com o método de arrastar e soltar 
  • Editar notas na janela Piano Roll 
  • Editar com deslocamento 
  • Desenhar envelopes MIDI 
  • Converter MIDI em áudio


Transportar 
Existem duas formas de transportar dados MIDI no SONAR 8:  



  • Com o comando Transpose (Transportar) os dados selecionados (consulte o procedimento a seguir). 
  • Utilizando o controle Key+ (Tonalidade+) de uma trilha específica; o controle Key+ (Tonalidade+) está localizado junto aos outros controles de parâmetro de trilha do painel Track (Trilha). Este método faz com que se possa reproduzir uma trilha mais alta ou mais baixa de acordo com a quantidade de semitons que entramos com o controle Key+ (Tonalidade+). Esta é uma forma não destrutiva de edição que não altera a afinação dos dados originais, mas sim, acrescenta “deslocamento” quando a trilha é reproduzida.


Copiar os clips com arrastar e soltar 
O primeiro clip da trilha do baixo possui dois compassos, ou arrastamos e copiamos para alargá-lo até oito compassos. Quando arrastamos e copiamos alguns dos clips, podemos fazê-lo em forma de clips linkados. Quando editamos um clip linkado, o SONAR 8 reproduzirá as mesmas edições em todos os clips aos quais o referido clip está linkado. 




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CAPÍTULO 2 DO SONAR 8 - PRIMEIROS PASSOS - TUTORIAL 3

Primeiros Passos - Tutoriais
Os seguintes tutoriais lhe darão conselhos práticos para reproduzir, gravar e mixar os projetos. Caso ainda não o tenha feito, você pode consultar para obter toda a informação sobre estes tutoriais.


Tutorial 3—Gravar áudio digital 
Para gravar áudio digital, é necessário um tipo de dispositivo conectado à entrada de linha ou de microfone na placa de som; por exemplo, uma guitarra elétrica, um pré-amplificador ou um mixer (mesa).  


Caso nunca tenha conectado um instrumento na placa de som, e não saiba como fazê-lo, consulte.  


Este Tutorial cobre os seguintes procedimentos: 

  • Ajustar a taxa de amostragem 
  • Ajustar a resolução em bits do driver de áudio e de gravação 
  • Abrir um projeto novo 
  • Configurar uma trilha de áudio 
  • Comprovar os níveis de entrada
  • Gravar áudio digital 
  • Ouvir a gravação 
  • Gravar outra tomada 
  • Monitoração de entrada 
  • Gravação em loop e em punch-in 
  • Gravar vários canais ao mesmo tempo 

Ajustar a taxa de amostragem

Cada projeto do SONAR 8 possui um parâmetro que especifica a resolução de amostragem para todos os dados digitais do projeto. Devemos ajustar esta frequência antes de gravar áudio digital. 


Para ajustar a taxa de amostragem: 

  1. Selecione Options-Audio (Opções-Áudio) para abrir o diálogo Audio-Options (Opções de áudio). 
  2. Clique na aba General (Geral). 
  3. Em Default Settings for New Projects (Ajustes por padrão para novos projetos), selecione uma Sampling Rate (Taxa de amostragem). Para um som de qualidade CD, utilize 44.100 Hz. 
  4. Clique em OK.

Uma taxa de amostragem baixa economizará espaço, mas a qualidade de som de áudio será inferior. Antes de começar um projeto importante, considere a mídia que conterá o projeto e a taxa de amostragem mais adequada para esta mídia. 


Abrir um projeto novo 
1. Selecione File-New (Arquivo-Novo) no menu. 
2. No diálogo New Project File (Novo arquivo de projeto), digite Tutorial3 no campo Name (Nome). 
3. Selecione o template Normal (Normal) na lista de templates e clique em OK.  


Nota: no diálogo New Project File (Novo arquivo de projeto) você também pode confirmar onde deseja guardar o projeto e o áudio do projeto quando salvar um projeto novo. Para fazê-lo, ajuste as rotas nos campos Location (Local) e Audio Path (Rota de áudio). Para o objetivo destes tutoriais, não obstante, os locais padrão serão aceitáveis. 




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CAPÍTULO 2 DO SONAR 8 - PRIMEIROS PASSOS - TUTORIAL 2


Primeiros Passos - Tutoriais
Os seguintes tutoriais lhe darão conselhos práticos para reproduzir, gravar e mixar os projetos. Caso ainda não o tenha feito, você pode consultar para obter toda a informação sobre estes tutoriais.






Tutorial 2—Gravar MIDI 
Este Tutorial lhe ensinará como gravar informação MIDI com o SONAR 8. Você aprenderá como: 



  • Configurar o metrônomo 
  • Gravar trilhas MIDI 
  • Utilizar a gravação em loop 
  • Utilizar a gravação em punch 


Criar um novo projeto
Caso ainda não o tenha feito, o primeiro a fazer é criar um arquivo de projeto: 



  1. Inicie SONAR 8. 
  2. Selecione File-New (Arquivo-Novo). 
  3. No diálogo New Project File (Novo arquivo de projeto), digite Tutorial2 no campo Name (Nome). 
  4. Selecione o template de trilhas MIDI na lista de templates (modelos). 
  5. Clique em OK. 

Gravação em loop 
Caso queira gravar diferentes tomadas sucessivamente, você pode configurar o SONAR 8 para que aplique loops em todo o projeto ou somente em algumas partes dele. O SONAR 8 gravará uma nova tomada em cada loop, e armazenará a dita tomada em um novo clip. Você pode ajustar o SONAR 8 para colocar cada clip em uma nova trilha ou então empilhar todos os clips em uma única trilha.  

Tentemos gravar algumas tomadas nos quatro primeiros compassos de um projeto, colocando cada tomada em uma trilha nova. 



CAPÍTULO 2 DO SONAR 8 - PRIMEIROS PASSOS - TUTORIAL 1


Primeiros Passos - Tutoriais
Os seguintes tutoriais lhe darão conselhos práticos para reproduzir, gravar e mixar os projetos. Caso ainda não o tenha feito, você pode consultar para obter toda a informação sobre estes tutoriais.




Tutorial 1: 


Conceitos básicos 


O primeiro Tutorial lhe ensina os conceitos básicos do SONAR 8. Você aprenderá como: 



  • Abrir e reproduzir um arquivo de projeto
  • Fazer com que um projeto se repita automaticamente 
  • Utilizar marcadores 
  • Acelerar ou atrasar o andamento 
  • Silenciar uma trilha e reproduzir um solo de trilha 
  • Alterar um instrumento da trilha 
  • Reproduzir uma trilha com um instrumento MIDI  



Caso não o tenha feito, leia com atenção “MIDI”, “Áudio digital”, e “Configuração” do capítulo Introdução.  


Abrir um arquivo de projeto 
Como foi dito no capítulo 1, o SONAR 8 guarda dados de áudio digital e MIDI em arquivos de projeto. A primeira coisa que você tem que fazer é carregar um arquivo de projeto.  


Para abrir um arquivo de projeto 
  1. Caso ainda não o tenha feito, inicie o SONAR 8. 
  2. Selecione File-Open. 
  3. No diálogo Open (Abrir), acesse a pasta onde o SONAR 8 foi instalado, clique-duplo na pasta Tutorial para abri-la e selecione o arquivo TUTORIAL1.CWP. 
  4. Clique no botão Open (Abrir).  



O SONAR 8 carrega o projeto e abre a janela Track (Trilha). Você pode mover e ampliar a janela Track (Trilha) para que se adapte melhor à tela. 




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terça-feira, 8 de maio de 2012

Capitulo 5 do Manual Cubase 6 - Trabalhando com Projetos

Criando novos projetos
O diálogo Project Assistant é aberto quando escolhemos a opção “New Project...” no menu File. Neste diálogo acessamos os projetos que foram recentemente abertos e criamos novos projetos, que podem ser vazios ou baseados em um template, um modelo.




Fechando projetos

O comando Close do menu File fecha a janela ativa. Caso seja uma janela de projeto ativa, o comando fechará o projeto.

     Caso o projeto contenha alteração ainda não salvas seremos perguntados se desejamos ou não salvar o projeto antes de fechar. Caso selecionemos “Don’t Save” e tenhamos gravado ou criados novos arquivos de áudio desde a última operação de salvamento, seremos perguntados se desejamos manter ou deletar tais arquivos.






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