A janela VST Conections nos permite configurar os sinais de entrada e saída entre o Cubase e a placa de som. O Cubase as chama de Busses. Esta seção nos mostrará como configurar os busses para poder iniciar a gravar e reproduzir.
Leia os capítulos “Requisitos do sistema e instalação” e “Configuração do sistema” para se certificar de que a placa de som funciona corretamente antes de começar com tudo.
Carregue o projeto denominado “VST Conections” que se encontra na pasta Tutorial 1.
Os projetos de Tutoriais não são instalados quando o Cubase é instalado. Os arquivos de tutoriais são encontrados no DVD do programa, dentro da pasta “Additional Content”.
Fonte Original: MANUAL MUSICAUDIO DE OPERAÇÃO PARA CUBASE 5 EM PORTUGUÊS
Tecnologia Aplicada à Música. Notícias, Dicas, Tutoriais e Artigos On-line, Manuais em Português de softwares para quem utiliza a informática como ferramenta musical.
domingo, 29 de abril de 2012
sábado, 28 de abril de 2012
Para alterar as propriedades da nota utilizando a barra de ferramentas Event Inspector
1. Selecione a nota.
2. No campo apropriado da barra de ferramentas Event Inspector, altere o valor apresentado. Abaixo apresentamos uma descrição detalhada dos valores válidos de cada campo da barra de ferramentas Event Inspector.
Time - Qualquer valor válido em formato M:B:T (compasso, tempo e tick). Separe os valores com dois pontos. Por exemplo, compasso 2, tempo 3, Tick 720 deverá ser digitado como 2:3:720.
Pitch - Nomes de notas (C0 até G10) e números de notas (0 a 127) são válidos neste campo. Podemos aumentar ou abaixar a afinação em intervalos de semitons utilizando valores modificadores. Por exemplo, para aumentar a afinação em dois semitons digite +2 seguido de Enter. Para abaixar digite -2, seguido de Enter.
Velocity - Valores de velocity ou valores modificadores são válidos neste campo. Os valores de velocity podem variar de 0 a 127. Os valores modificadores podem variar de +/- 0 a 127.
Duration - Um valor PPQ.
Channel - De 1 a 16.
Fonte Original: MANUAL MUSICAUDIO DE OPERAÇÃO PARASONAR 8 PRODUCER EDITION EM PORTUGUÊS
2. No campo apropriado da barra de ferramentas Event Inspector, altere o valor apresentado. Abaixo apresentamos uma descrição detalhada dos valores válidos de cada campo da barra de ferramentas Event Inspector.
Time - Qualquer valor válido em formato M:B:T (compasso, tempo e tick). Separe os valores com dois pontos. Por exemplo, compasso 2, tempo 3, Tick 720 deverá ser digitado como 2:3:720.
Pitch - Nomes de notas (C0 até G10) e números de notas (0 a 127) são válidos neste campo. Podemos aumentar ou abaixar a afinação em intervalos de semitons utilizando valores modificadores. Por exemplo, para aumentar a afinação em dois semitons digite +2 seguido de Enter. Para abaixar digite -2, seguido de Enter.
Velocity - Valores de velocity ou valores modificadores são válidos neste campo. Os valores de velocity podem variar de 0 a 127. Os valores modificadores podem variar de +/- 0 a 127.
Duration - Um valor PPQ.
Channel - De 1 a 16.
Fonte Original: MANUAL MUSICAUDIO DE OPERAÇÃO PARASONAR 8 PRODUCER EDITION EM PORTUGUÊS
Edição de Eventos MIDI e Controladores MIDI
O SONAR 8 nos permite a edição de eventos MIDI de várias formas diferentes. Na Piano Roll adicionamos e editamos notas, eventos controllers e dados de automação de uma forma bastante interativa utilizando uma interface gráfica. Os comandos e recursos do SONAR 8 permitem melhorar em muito a qualidade das performances gravadas, filtrando e retirando erros, modificando o andamento e a dinâmica dos materiais gravados nos projetos e etc. Na Event List visualizamos e editamos de forma detalhada todos os eventos constantes no projeto. Finalmente, podemos aplicar uma variedade enorme de efeitos e filtros, realçando de modo bastante eficaz os dados MIDI gravados.
Fonte Original: MANUAL MUSICAUDIO DE OPERAÇÃO PARASONAR 8 PRODUCER EDITION EM PORTUGUÊS
Fonte Original: MANUAL MUSICAUDIO DE OPERAÇÃO PARASONAR 8 PRODUCER EDITION EM PORTUGUÊS
sexta-feira, 27 de abril de 2012
SOLUÇÃO DE ALGUNS PROBLEMAS UTILIZANDO O SONAR X 1
Somente estou conseguindo gravar um dos canais estéreo
Verifique se não está gravando um sinal mono através de um par estéreo. Guitarras e microfones normalmente produzem sinais mono. Clique no controle Input da trilha e selecione o lado correto do par estéreo.
Certifique-se também de não estar usando um adaptador conectado na entrada Line-in e que o lado esquerdo (left) da placa de som esteja escolhido como entrada no SONAR.
quinta-feira, 26 de abril de 2012
Logic Pro - Editando regiões atraindo para posições da grade
Movemos e
redimensionamos regiões na área Arrange porque queremos que seus
pontos inicial e final coincidam com pontos específicos no tempo.
Por exemplo, em um projeto baseado em tempo musical, podemos querer
alinhar os pontos iniciais das regiões em inícios de compassos em
em tempos de compasso.
O Logic Pro possui o
recurso Snap que automaticamente alinha os pontos inicial e final da
região em pontos que coincidem com os valores que estão
determinados na grade, quando as movemos ou as redimensionamos.
Dica: Ligue
a opção View
> Grid no menu Arrange, isso irá ajudar a visualizar como as
opções do menu Snap automaticamente alinham as regiões em posições
de grade específicas.
Para
atrair regiões à grade
- Escolha uma das seguintes opções no menu Snap que está localizado no topo da área Arrange:
- Smart: As operações de edição são atraídas para os pontos mais próximos de compasso, tempo de compasso, subtempo de compasso, e assim por diante. Dependendo do valor de divisão da régua e do fator de ampliação.
- Bar: As operações de edição são atraídas para o início do compasso mais próximo.
- Beat: As operações de edição são atraídas para o tempo de compasso mais próximo no compasso.
- Division: As operações de edição são atraídas para o ponto de divisão mais próximo. (É o time signature (compasso) mostrado no painel Transport e na régua).
- Ticks: As operações de edição são atraídas para o clock tick (1/3840 de um tempo de compasso) mais próximo.
- Frames: As operações de edição são atraídas para o frame SMPTE mais próximo.
- QF (Quarter Frames): As operações de edição são atraídas para o quarto de frame SMPTE mais próximo.
- Samples: As operações de edição são atraídas para o sample mais próximo.
Nota: A
edição por sample está diretamente ligada ao fator de ampliação
(nível de zoom).
Caso o fator de ampliação seja insuficiente, a edição por sample
não é possível. Use o botão deslizante Zoom na parte inferior da
janela Arrange, e tire vantagem com os comandos de teclado Save e
Recall Zoom Setting para agilizar o seu fluxo de trabalho.
A função Snap é
relativa, o que significa que as operações de edição são
atraídas ao início de compasso, tempo de compasso, e etc. Mais
próximo, mantendo a distância que a região tinha com relação a
posição original. Por exemplo, caso uma região seja colocada na
posição 1.2.1.16, e a desloquemos para a frente, para o compasso 2
(estando o menu Snap configurado com Bar), a região automaticamente
será posicionada na posição 2.2.1.16, ao invés de na posição
2.1.1.1 (o ponto inicial do compasso 2). Podemos sobrescrever os
pontos de atração relativos com a opção Snap to Absolute Value.
Para
atrair à uma posição absoluta, não relativa
- Escolha a opção Snap to Absolute Value no menu Snap que está localizado no topo da área Arrange.
Uma marca aparece ao
lado esquerdo da opção quando ela está ativada. Este recurso
trabalha em conjunto com a divisão da grade escolhida.
Por exemplo, caso Bar
(compasso) esteja escolhido no menu Snap, quando a opção Snap to
Absolute Value está ativada, ao movermos uma região (da posição
1.2.1.16) para dentro, ou bem próximo do compasso 2, a região será
atraída para a posição 2.1.1.1 (o ponto inicial do compasso 2), ao
invés de ser movida para a sua posição relativa (2.2.1.16).
Os ajustes (opções)
do menu Snap se aplicam nas seguintes operações de edição:
- Mover e copiar regiões
- Redimensionar regiões
- Cortar regiões
- Mover, adicionar, e redimensionar marcadores
- Ajustar margens cycle
quarta-feira, 25 de abril de 2012
Gravar bateria no Logic Studio
Por Nicola Godwin
Não é necessário gravar bateria num grande estúdio para obter um som rico, repleto de pormenor e batidas nítidas. Mesmo que esteja a gravar na sala, podemos utilizar técnicas de som inteligentes para criar ambiente e dimensão. Aprenda a sonorizar uma bateria e obtenha sugestões úteis para gravação de bateria no Logic Studio.
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
Apresentação do Pro Tools 10 na América Latina
A divisão para a América Latina da AVID publicou seis vídeos no YouTube sobre uma apresentação do Pro Tools 10 que foi realizada recentemente.
Tudo bem que o Pro Tools tenha sido lançado já a algum tempo, mas não é todos os dias que um fabricante publica uma hora de vídeo. Acredito que devemos aproveitar.
Nestes vídeos podemos ver uma apresentação completa do Pro Tools 10 com todas as suas novidades.
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
O ritmo harmônico
Quando falamos de ritmo normalmente estamos nos referindo à parte percussiva de um tema, às suas acentuações ou ao andamento. Normalmente essa é a parte rítmica mais notada da música, mas todo o conteúdo que gera uma peça musical possui seu prórpio ritmo “pessoal”. A estrutura, por exemplo, pode levar um ritmo determinado de acordo com as partes que a constitui e como são repetidas (ou como não são repetidas), a aparição de determinados instrumentos, a dinâmica (alternâncias entre diferentes intensidades gerais à margem da acentuação melodica) etc.
Estes elementos podem estar integrados de uma forma “discreta”, podem ter uma ênfase especial, ou podem ser contrastantes.
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012
segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
Controladores CMC TP e CH da Steinberg
A série CMC é o primeiro controlador modular do Cubase. Constituída de seis controladores USB com várias opções de controle, juntamente com flexibilidade e facilidade de uso.
Além disso, pode ser combinada com o Steinberg CC121 para poder construir de forma individual um sistema de controle personalizado.
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