Hoje em dia, o baixo tem um papel proeminente em diferentes géneros musicais. O Dub Reaggae não chegaria muito longe sem o baixo, assim como muitos géneros com bastante ritmo, como estilos latinos ou os provenientes da América do Sul. Mesmo até fora destes estilos, o baixo é uma peça fulcral para a sonoridade e para o "felling" de uma música. Um baixo bem tocado e bem gravado é vital para qualquer secção rítmica, e vale a pena o esforço, de forma a obter o som correcto.
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terça-feira, 19 de abril de 2011
Como gravar um baixo elétrico
Hoje em dia, o baixo tem um papel proeminente em diferentes géneros musicais. O Dub Reaggae não chegaria muito longe sem o baixo, assim como muitos géneros com bastante ritmo, como estilos latinos ou os provenientes da América do Sul. Mesmo até fora destes estilos, o baixo é uma peça fulcral para a sonoridade e para o "felling" de uma música. Um baixo bem tocado e bem gravado é vital para qualquer secção rítmica, e vale a pena o esforço, de forma a obter o som correcto.
Educação Musical - Os benefícios para as crianças
A força da música é de tal forma grande, que provoca profundas emoções nos seres humanos - é tocada nos casamentos para nos dar alegria, em filmes de terror e de guerra par
a induzir medo ou suspense, em casa para provocar felicida
de a qual irá gerar descontracção, alivio do stress e funciona como uma forma de terapêutica - já foi demonstrado que a ligação entre a música, o corpo e a alma melhora a sua saúde tanto física como a nível mental.
Gravar Baterias
por Paulo Costa
Utilizar samples de bateria nas suas gravações, pode ser mais barato e mais rápido do que usar uma bateria real, mas ainda se notam bastantes diferenças quando é um baterista a tocar numa bateria real.
Para efectuar uma boa gravação deste instrumento é necessário utilizar arte e engenho se quiser capturar um som fidedigno, sem se fazer notar os sons e ruídos indesejados. Além disso, um dos factores importantíssimos é a qualidade e experiência do músico. Por mais bom material e condições que se tenha, nada consegue combater a falta de jeito e inexperiência de um baterista.
A melhor solução é instalar a bateria num ambiente acústico controlado, especialmente configurado para esse efeito, com um bom isolamento, embora possa ser muito útil o baterista poder ver o resto da banda. As opiniões sobre o ambiente acústico ideal diferem: alguns podem querer ter um chão de madeira e paredes de pedra para dar vida ao som, enquanto que outros podem querer ter o chão com carpetes e materiais absorventes para "secar" o som. A melhor acústica vai depender claramente do estilo musical em que se deseja enquadrar a bateria, mas talvez seja melhor preferir um ambiente "morto", pois irá permitir a criação de diferentes acústicas para obter uma grande variedade de sons sem ter a necessidade de recolocar a bateria e os microfones.
Para efectuar uma boa gravação deste instrumento é necessário utilizar arte e engenho se quiser capturar um som fidedigno, sem se fazer notar os sons e ruídos indesejados. Além disso, um dos factores importantíssimos é a qualidade e experiência do músico. Por mais bom material e condições que se tenha, nada consegue combater a falta de jeito e inexperiência de um baterista.
A melhor solução é instalar a bateria num ambiente acústico controlado, especialmente configurado para esse efeito, com um bom isolamento, embora possa ser muito útil o baterista poder ver o resto da banda. As opiniões sobre o ambiente acústico ideal diferem: alguns podem querer ter um chão de madeira e paredes de pedra para dar vida ao som, enquanto que outros podem querer ter o chão com carpetes e materiais absorventes para "secar" o som. A melhor acústica vai depender claramente do estilo musical em que se deseja enquadrar a bateria, mas talvez seja melhor preferir um ambiente "morto", pois irá permitir a criação de diferentes acústicas para obter uma grande variedade de sons sem ter a necessidade de recolocar a bateria e os microfones.
Como tirar o máximo proveito do seu "iPobre"
Lilian Ferreira
Tudo bem, não é todo mundo que tem um iPod. Seja porque o Brasil tem um dos iPods mais caros do mundo, seja por opção. Mas o melhor para quem não vive sem MP3 é que dá para ser muito feliz com um player sem grife, um simples "iPobre". Softs que você encontra na Web permitem criar playlists automáticas com as músicas que você mais ouve, ajustar o volume e o tamanho dos arquivos e até recuperar dados apagados.
Gravando Bateria em Casa
Andy Hong,
traduzido e adaptado por Germano Lins
Assim como muitos, tenho um estúdio em casa. Embora eu tenha oportunidade para gravar em estúdio profissionais, eu optei em gravar no conforto de minha casa. Minha casa não possui nenhum tipo de construção especial para estúdio, assim como não possui também o tratamento acústico de um estúdio bem projetado, assim como também não possui o custo de gravação de um estúdio profissional - Junto o útil ao agradável, o fato de trabalhar no conforto de minha própria casa (com uma geladeira abastecida com mais que algumas latas de cervejas baratas, janelas que permitem a entrada do sol, e um alpendre onde de vez em quando me aconchego para descansar). Realmente, estes foram os argumentos que me levaram a ficar em casa.
Mixagem usando a biblioteca de samples Garritan Orchestra
Por Dan Kury,
traduzido e adaptdado por Germano Lins
Introdução:
Tenho exercido a profissão de engenheiro de gravação a mais de trinta anos, e ainda aprendo coisas novas a todo momento. Vou tentar lhe dar uma visão do meu jeito de fazer música com computadores. Caso use um Mac, ou um PC, ou ambos, você é o produtor e o engenheiro, e sendo assim, deve possuir bons conhecimentos sobre ambas atividades.
A produção de áudio é um processo crucial no que tange à tornar a sua música realista e agradável aos ouvidos dos outros.Frequentemente, os usuários fazem os ajustes necessários, edições MIDI, aplicam efeitos, e em seguida ignoram a produção de áudio completamente.
O Essencial:
Em primeiro lugar, o mais importante. Espero que você possua um par de monitores decente em seu home-studio. Caso não possua, perca algum tempo ouvindo os seus CDs favoritos em uma loja de monitores, nela você poderá ouvi-los em diferentes tipos de monitores. Não compre os que têm baixos profundos e freqüências altas muito brilhantes, ao invés disso compre o par de monitores que produza a sonoridade de médias freqüências mais natural, como aquelas do piano, do violão, das cordas, e o mais importante, onde a voz soa melhor. Precisamos de ser capazes de ouvir claramente a parte que estamos trabalhando e sobre como ela se enquadra, ou se encaixa, com as outras peças da música. Mantenha-se longe das grandes lojas de eletrônicos. Dirija-se a uma loja que trabalhe somente com equipamentos profissionais. Normalmente essas lojas são pequenas. Você não vai obter uma sonoridade profissional se mixar em monitores de um mini-system caseiro. Fique logo sabendo que isto tem um custo. Um bom par de monitores profissionais custa em torno de R$ 1.500,00.
traduzido e adaptdado por Germano Lins
Introdução:
Tenho exercido a profissão de engenheiro de gravação a mais de trinta anos, e ainda aprendo coisas novas a todo momento. Vou tentar lhe dar uma visão do meu jeito de fazer música com computadores. Caso use um Mac, ou um PC, ou ambos, você é o produtor e o engenheiro, e sendo assim, deve possuir bons conhecimentos sobre ambas atividades.
A produção de áudio é um processo crucial no que tange à tornar a sua música realista e agradável aos ouvidos dos outros.Frequentemente, os usuários fazem os ajustes necessários, edições MIDI, aplicam efeitos, e em seguida ignoram a produção de áudio completamente.
O Essencial:
Em primeiro lugar, o mais importante. Espero que você possua um par de monitores decente em seu home-studio. Caso não possua, perca algum tempo ouvindo os seus CDs favoritos em uma loja de monitores, nela você poderá ouvi-los em diferentes tipos de monitores. Não compre os que têm baixos profundos e freqüências altas muito brilhantes, ao invés disso compre o par de monitores que produza a sonoridade de médias freqüências mais natural, como aquelas do piano, do violão, das cordas, e o mais importante, onde a voz soa melhor. Precisamos de ser capazes de ouvir claramente a parte que estamos trabalhando e sobre como ela se enquadra, ou se encaixa, com as outras peças da música. Mantenha-se longe das grandes lojas de eletrônicos. Dirija-se a uma loja que trabalhe somente com equipamentos profissionais. Normalmente essas lojas são pequenas. Você não vai obter uma sonoridade profissional se mixar em monitores de um mini-system caseiro. Fique logo sabendo que isto tem um custo. Um bom par de monitores profissionais custa em torno de R$ 1.500,00.
O Protocolo MIDI
Autor:
Xabier Blanco
Traduzido por Germano Lins
Xabier Blanco
Traduzido por Germano Lins
O MIDI é um grande desconhecido para muitos usuários; aqui iremos tratar de explicar o que é o protocolo MIDI e quais são suas aplicações práticas e criativas.
Noções básicas: a linguagem MIDI
MIDI (Musical Instruments Digital Interface) é a linguagem que utilizam atualmente muitos instrumentos para se comunicar entre si, enviar e receber dados e sincronizar-se. Nasceu dentro o mundo dos sintetizadores como resposta a uma necessidade dos músicos: controlar vários equipamentoscom seus comandos e fazer layers com vários sons entre eles. Os primeiros resultados desta nova tecnologia foram mostrados no North American Music Manufacturers Show de 1983 em Los Angeles. A demonstração consistiu em dois sintetizadores de diferentes fabricantes conectados por MIDI com um par de cabos; o representante de uma dessas empresas tocou em um dos sintetizadores... e o público ficou estarrecido ao ver que os dois teclados soavam juntos! Da mesma forma como dois computadores podem se conectar via modem, dois instrumentos que suportem o protocolo MIDI podem se comunicar. A informação MIDI possui um caráter notadamente musical: se refere a comandos play-stop, ativação de nota, tempo, volume, etc, mesmo que seu uso avançado possibilite muito mais coisas.
Tabela: Relação entre diferentes unidades de tempo
BPM | Compassos | ||||||||||
Segundos | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |
16 | 60.0 | 75.0 | 90.0 | 105.0 | 120.0 | 135.0 | 150.0 | 165.0 | 180.0 | 195.0 | 210.0 |
17 | 56.5 | 70.6 | 84.7 | 98.8 | 112.9 | 127.1 | 141.2 | 155.3 | 169.4 | 183.5 | 197.6 |
18 | 53.3 | 66.7 | 80.0 | 93.3 | 106.7 | 120.0 | 133.3 | 146.7 | 160.0 | 173.3 | 186.7 |
19 | 50.5 | 63.2 | 75.8 | 88.4 | 101.1 | 113.7 | 126.3 | 138.9 | 151.6 | 164.2 | 176.8 |
20 | 48.0 | 60.0 | 72.0 | 84.0 | 96.0 | 108.0 | 120.0 | 132.0 | 144.0 | 156.0 | 168.0 |
Segundos | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |
26 | 83.1 | 92.3 | 101.5 | 110.8 | 120.0 | 129.2 | 138.5 | 147.7 | 156.9 | 166.2 | 175.4 |
27 | 80.0 | 88.9 | 97.8 | 106.7 | 115.6 | 124.4 | 133.3 | 142.2 | 151.1 | 160.0 | 168.9 |
28 | 77.1 | 85.7 | 94.3 | 102.9 | 111.4 | 120.0 | 128.6 | 137.1 | 145.7 | 154.3 | 162.9 |
29 | 74.5 | 82.8 | 91.0 | 99.3 | 107.6 | 115.9 | 124.1 | 132.4 | 140.7 | 149.0 | 157.2 |
30 | 72.0 | 80.0 | 88.0 | 96.0 | 104.0 | 112.0 | 120.0 | 128.0 | 136.0 | 144.0 | 152.0 |
Segundos | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 |
36 | 93.3 | 100.0 | 106.7 | 113.3 | 120.0 | 126.7 | 133.3 | 140.0 | 146.7 | 153.3 | 160.0 |
37 | 90.8 | 97.3 | 103.8 | 110.3 | 116.8 | 123.2 | 129.7 | 136.2 | 142.7 | 149.2 | 155.7 |
38 | 88.4 | 94.7 | 101.1 | 107.4 | 113.7 | 120.0 | 126.3 | 132.6 | 138.9 | 145.3 | 151.6 |
39 | 86.2 | 92.3 | 98.5 | 104.6 | 110.8 | 116.9 | 123.1 | 129.2 | 135.4 | 141.5 | 147.7 |
40 | 84.0 | 90.0 | 96.0 | 102.0 | 108.0 | 114.0 | 120.0 | 126.0 | 132.0 | 138.0 | 144.0 |
Tabela: Conversão para Delays
BPM (Tempo) | 1/4 | 1/8 | 1/16 |
60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 | 1000.00 983.61 967.74 952.38 937.50 923.08 909.09 895.52 882.35 869.57 857.14 845.07 833.33 821.92 810.81 800.00 789.47 779.22 769.23 759.49 750.00 740.74 731.71 722.89 714.29 705.88 697.67 689.66 681.82 674.16 666.67 659.34 652.17 645.16 638.30 631.58 625.00 618.56 612.24 606.06 600.00 594.06 588.24 582.52 576.92 571.43 566.04 560.75 555.56 550.46 545.45 540.54 535.71 530.97 526.32 521.74 517.24 512.82 508.47 504.20 500.00 495.87 491.80 487.80 483.87 480.00 476.19 472.44 468.75 465.12 461.54 458.02 454.55 451.13 447.76 444.44 441.18 437.96 434.78 431.65 428.57 425.53 422.54 419.58 416.67 413.79 410.96 408.16 405.41 402.68 400.00 397.35 394.74 392.16 389.61 387.10 384.62 382.17 379.75 377.36 375.00 372.67 370.37 368.10 365.85 363.64 361.45 359.28 357.14 355.03 352.94 350.88 348.84 346.82 344.83 342.86 340.91 338.98 337.08 335.20 333.33 | 500.00 491.80 483.87 476.19 468.75 461.54 454.55 447.76 441.18 434.78 428.57 422.54 416.67 410.96 405.41 400.00 394.74 389.61 384.62 379.75 375.00 370.37 365.85 361.45 357.14 352.94 348.84 344.83 340.91 337.08 333.33 329.67 326.09 322.58 319.15 315.79 312.50 309.28 306.12 303.03 300.00 297.03 294.12 291.26 288.46 285.71 283.02 280.37 277.78 275.23 272.73 270.27 267.86 265.49 263.16 260.87 258.62 256.41 254.24 252.10 250.00 247.93 245.90 243.90 241.94 240.00 238.10 236.22 234.38 232.56 230.77 229.01 227.27 225.56 223.88 222.22 220.59 218.98 217.39 215.83 214.29 212.77 211.27 209.79 208.33 206.90 205.48 204.08 202.70 201.34 200.00 198.68 197.37 196.08 194.81 193.55 192.31 191.08 189.87 188.68 187.50 186.34 185.19 184.05 182.93 181.82 180.72 179.64 178.57 177.51 176.47 175.44 174.42 173.41 172.41 171.43 170.45 169.49 168.54 167.60 166.67 | 250.00 245.90 241.94 238.10 234.38 230.77 227.27 223.88 220.59 217.39 214.29 211.27 208.33 205.48 202.70 200.00 197.37 194.81 192.31 189.87 187.50 185.19 182.93 180.72 178.57 176.47 174.42 172.41 170.45 168.54 166.67 164.84 163.04 161.29 159.57 157.89 156.25 154.64 153.06 151.52 150.00 148.51 147.06 145.63 144.23 142.86 141.51 140.19 138.89 137.61 136.36 135.14 133.93 132.74 131.58 130.43 129.31 128.21 127.12 126.05 125.00 123.97 122.95 121.95 120.97 120.00 119.05 118.11 117.19 116.28 115.38 114.50 113.64 112.78 111.94 111.11 110.29 109.49 108.70 107.91 107.14 106.38 105.63 104.90 104.17 103.45 102.74 102.04 101.35 100.67 100.00 99.34 98.68 98.04 97.40 96.77 96.15 95.54 94.94 94.34 93.75 93.17 92.59 92.02 91.46 90.91 90.36 89.82 89.29 88.76 88.24 87.72 87.21 86.71 86.21 85.71 85.23 84.75 84.27 83.80 83.33 |
Tabela: Mensagens de controladores MIDI
0 | Bank select |
1 | Modulation wheel |
2 | Breath control |
3 | Indefinido |
4 | Foot controller |
5 | Portamento time |
6 | Data Entry |
7 | Channel Volume |
8 | Balance |
9 | Indefinido |
10 | Pan |
11 | Expression Controller |
12 | Effect control 1 |
13 | Effect control 2 |
14 | Indefinido |
15 | Indefinido |
16 | General Purpose Controller #1 |
17 | General Purpose Controller #2 |
18 | General Purpose Controller #3 |
19 | General Purpose Controller #4 |
20 | Indefinido |
21 | Indefinido |
22 | Indefinido |
23 | Indefinido |
24 | Indefinido |
25 | Indefinido |
26 | Indefinido |
27 | Indefinido |
28 | Indefinido |
29 | Indefinido |
30 | Indefinido |
31 | Indefinido |
32 | Bank Select |
33 | Modulation wheel |
34 | Breath control |
35 | Indefinido |
36 | Foot controller |
37 | Portamento time |
38 | Data entry |
39 | Channel Volume |
40 | Balance |
41 | Indefinido |
42 | Pan |
43 | Expression Controller |
44 | Effect control 1 |
45 | Effect control 2 |
46 | Indefinido |
47 | Indefinido |
48 | General Purpose Controller #1 |
49 | General Purpose Controller #2 |
50 | General Purpose Controller #3 |
51 | General Purpose Controller #4 |
52 | Indefinido |
53 | Indefinido |
54 | Indefinido |
55 | Indefinido |
56 | Indefinido |
57 | Indefinido |
58 | Indefinido |
59 | Indefinido |
60 | Indefinido |
61 | Indefinido |
62 | Indefinido |
63 | Indefinido |
64 | Damper pedal on/off (Sustain) |
65 | Portamento on/off |
66 | Sustenuto on/off |
67 | Soft pedal on/off |
68 | Legato Footswitch |
69 | Hold 2 |
70 | Sound Controller 1 (Sound Variation) |
71 | Sound Controller 2 (Timbre) |
72 | Sound Controller 3 (Release Time) |
73 | Sound Controller 4 (Attack Time) |
74 | Sound Controller 5 (Brightness) |
75 | Sound Controller 6 |
76 | Sound Controller 7 |
77 | Sound Controller 8 |
78 | Sound Controller 9 |
79 | Sound Controller 10 |
80 | General Purpose Controller #5 |
81 | General Purpose Controller #6 |
82 | General Purpose Controller #7 |
83 | General Purpose Controller #8 |
84 | Portamento Control |
85 | Indefinido |
86 | Indefinido |
87 | Indefinido |
88 | Indefinido |
89 | Indefinido |
90 | Indefinido |
91 | Effects 1 Depth |
92 | Effects 2 Depth |
93 | Effects 3 Depth |
94 | Effects 4 Depth |
95 | Effects 5 Depth |
96 | Data entry +1 |
97 | Data entry -1 |
98 | Non-Registered Parameter Number LSB |
99 | Non-Registered Parameter Number MSB |
100 | Registered Parameter Number LSB |
101 | Registered Parameter Number MSB |
102 | Indefinido |
103 | Indefinido |
104 | Indefinido |
105 | Indefinido |
106 | Indefinido |
107 | Indefinido |
108 | Indefinido |
109 | Indefinido |
110 | Indefinido |
111 | Indefinido |
112 | Indefinido |
113 | Indefinido |
114 | Indefinido |
115 | Indefinido |
116 | Indefinido |
117 | Indefinido |
118 | Indefinido |
119 | Indefinido |
120 | All Sound Off |
121 | Reset All Controllers |
122 | Local control on/off |
123 | All notes off |
124 | Omni mode off (+ all notes off) |
125 | Omni mode on (+ all notes off) |
126 | Poly mode on/off (+ all notes off) |
127 | Poly mode on (incl mono=off +all notes off) |
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