A importância da acústica na sua sala de captação.
A sala de gravação é um dos
parâmetros mais importantes de
uma gravação acústica de estúdio. Todos os sons gravados acusticamente numa dada sala
adquirem as características próprias
desta sala. As características dos sons variam com o tamanho, a composição, a
forma da sala e com a localização da fonte sonora e do ouvinte. Uma forma
simples e bastante eficaz de testar uma sala é a de sampelar (gravar) um
simples bater de palmas:
Através da análise da figura apresentada podemos ter uma noção do que se
passa na sala ao nível das reflexões do som ao se chocarem com as paredes e
serem progressivamente absorvidas pelos materiais que as revestem, assim
como o tempo de reverbação total (de notar que o som direto do bater de
palmas corresponde à porção de onda de maior intensidade, situada mais à
esquerda. O que se vê em seguida são as suas reflexões).
O objetivo de uma sala de gravação analógica num estúdio é o de não
permitir a esta que interfira no som do instrumento, para que seja possível
captar o verdadeiro registro deste (por exemplo: numa gravação de voz, não
se quer captar as reflexões nas paredes, mas apenas o som da voz, para que mais tarde esta possa ser trabalhada livremente). A forma mais fácil de ajustar o reverb de uma sala é o de acrescentar mobília à sala, ou mais
pessoas - claro que esta última não é uma boa hipótese.
Analisando a tabela nº1, podemos concluir que uma boa opção para ajustar
a reverbação de uma sala é a de a revestir com alcatifa (carpete), visto que este tem um
bom coeficiente de absorção e quase uniforme a todas as frequências. É
claro que está longe de ser perfeita, mas torna-se bastante melhor do que
uma sala vulgar. A anulação total das reflexões só é possível através de
construções muito caras, em que estão envolvidos cálculos matemáticos muito complexos, onde se entra não só com os materiais de revestimento, fazendo
parte dos cálculos ângulos das paredes, tamanho da sala e temperatura do
ar. Para obter um melhor resultado na sala, experimente colocar
(abafadores) pequenos colchões nos ângulos das paredes, de forma a
quebrar a forma cúbica da sala.
Analisando novamente a tabela, e a título de exemplo, o cimento pintado tem
um coeficiente de absorção baixo, refletindo muito o som, ao contrário do
cimento normal; concluiu-se, assim, que a ausência de pintura (neste caso)
influenciou em muito os resultados.
(continua na próxima postagem)
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