Este é o primeiro de uma série de artigos com o objetivo de melhorar nosso fluxo de trabalho com o Logic, através de ajustes do programa e comando de teclado. Alguns destes comandos vêm já configurados de fábrica no Logic e não podem ser modificados (modificadores de teclado), já outros podem ser redefinidos (comandos de teclado). Muita gente já os deve conhecer, mas não custa nada dar uma repassada, já que este tutorial pode servir para os usuários de todos os níveis.
Neste primeiro artigo vamos iniciar pelos ajustes do programa. São coisas simples e não vamos adentrar muito, já que depende da forma de trabalho individual de cada um, porém iremos fazer umas pequenas recomendações que com certeza irão servir para melhorar a sua configuração.
Atribuir uma ferramenta ao segundo botão do mouse
Em Preferences > General > Edit, temos a opção de atribuir ao segundo botão do mouse (o botão direito) uma ferramenta. Desta forma temos à disposição três ferramentas de acesso rápido.
Você verá que o ícone de ferramentas das janelas se altera, e agora aparecem três ícones ao invés de dois. O primeiro é a ferramenta do botão principal do mouse, o segundo é a ferramenta do botão principal do mouse mais a tecla Command e o terceiro é a ferramenta do segundo botão do mouse.
Cada janela pode ter a sua própria configuração. Podemos, por exemplo, ter no editor de teclado o botão secundário atribuído ao velocity de nota, e na janela Arrange termos tesouras:
NOTA.- Temos que considerar que quando usamos esta opção, ao termos uma ferramenta de edição no botão secundário, os menus de objetos não são mais abertos quando clicamos com o botão direito sobre eles (menus de trilha, regiões de áudio, midi, etc). Para conseguir com que esses menus sejam abertos, teremos que fazer com o botão principal e mais a tecla CTRL.
Já que estamos falando de ferramentas, não podemos deixar de mencionar o comando de teclado ESC, com o qual abrimos a paleta de ferramentas bem abaixo do ponteiro do mouse. Se pressionarmos ESC duas vezes seguidamente a ferramenta regressará à ferramenta principal de seleção.
Ajustes de projeto MIDI
Se você trabalha muito com midi, é certo que já tenha se deparado com a seguinte situação: Imagine que possua um pad pedal que dura 8 compassos programado numa trilha de instrumento com um sintetizador, e você está trabalhando com esses oito compassos com percussão, na parte final desses 8 compassos, ao iniciar a reprodução no quarto compasso e o pad não aparece, então você tem que iniciar a reprodução no início dos 8 compassos para que o pad venha a ser reproduzido. Isso é chato e perdemos muito tempo, termos que iniciar a reprodução desde o início dos 8 compassos para que se possa ouvir o conjunto inteiro, quando somente estamos trabalhando no compasso final.
Existem várias soluções. Para mim a melhor é passar o midi para áudio (um bounce), mas como aqui tratamos de seguir todavia com o midi - porque o mesmo depois iremos alterar -, temos a possibilidade de alterar este comportamento para que reproduza qualquer nota midi com sustentação, ainda que ele não se reproduza desde o início. Para isso vamos em Ajustes de Projeto > Midi e selecionamos a aba de captura e marcamos as opções Notas e Sustains. Desta forma será reproduzida qualquer nota sustentada, mesmo que não a reproduzamos desde o seu início.
Ainda assim, minha recomendação pessoal é passar sempre o midi para áudio e com a opção bounce in place não temos desculpas para não fazer isso, já que com que com essa opção, nem sempre se soará como deve caso algum tipo de modulação-efeito esteja programado.
Preferências de visualização
Pra que fique mais cômodo o nosso trabalho no ambiente do Logic, temos a possibilidade de melhorar a forma de visualizar determinadas janelas. A seguir irei recomendar alguns ajustes; isso é pessoal de cada um, e também dependerá do tamanho do seu monitor e da resolução que você utiliza nele.
No menu Preferências > Visualização, aba General. Caso possua um monitor grande e com muita resolução, recomendo marcar a opção Menus de janelas locais grandes, desta forma os menus serão vistos em fontes maiores; assim como a opção Mostrar valores por omissão, esta opção mostra os valores por omissão nos campos de informação das trilhas e regiões da janela Arrange. Também temos a opção de fazer que a barra de reprodução seja mais larga, eu pessoalmente não gosto, prefiro o seu tamanho padrão, me parece mais cômodo visualmente se tenho que ajustá-la numa determinada posição.
Agora vamos na aba Editor de Teclado. E volto a repetir, isto é pessoal de cada um, apenas estou dizendo como fica mais cômodo para mim. Podemos alterar as cores de fundo tanto da janela Arrange como do editor de teclado, mas recomendo deixar os que vem de fábrica pois cansam menos os olhos, a não ser que você coloque uma cor menos brilhante ainda.
Perceba que existe uma opção que põe brilho nas teclas DÓ RÉ MI. Eu gosto de colocar essa opção em -15%, desta forma detecto rapidamente o DÓ, sem ter que olhar o teclado vertical.
A seguir temos as opções para dar opacidade às diferentes linhas da grade. Vou dizer a minha configuração: 100% linhas de compasso; 45% linhas de tempo (pretas); 10% linhas de divisão.
Além da grade da Piano Roll, pra mim também é muito cômodo ver a grade na janela Organize. Para isso, no menu View da janela Organize selecionamos Grid:
Por último vamos tirar a barra de ferramentas de baixo, onde se encontra o Transport, o botão de Capturar última tomada. Esta função é muito útil; imagine que você está fazendo testes tocando um instrumento MIDI, e surge uma melodia ou ideia que você tenha gostado muito, e pense: "por que eu não gravei isso?". Pois agora você não tem mais que se preocupar com isso, porque o Logic sempre está gravando. Pressionando o botão de Capturar ultima tomada, o Logic deixará numa trilha em uma região MIDI o que você tocou.
Lembre-se que esta função somente funciona quando o Logic está em reprodução. Ela também existe como comando de teclado, porém sem definição; portanto, você deve ir em comandos de Teclado, Logic Pro > Preferences > Comandos de teclado (ALT + K) (?+K), e em Comandos Globais para que possa atribuir as teclas que desejar para essa função.
Estando os ajustes de projeto ao seu gosto, recomendo que os salve como um modelo, um template, File > Save As Template. Dessa forma os ajustes serão salvos. E toda vez que você abrir o Logic, basta selecionar o template que foi criado e trabalhar a partir daí.
Piano Roll
1.-É certo que em algum momento você se deparou com o problema de querer editar o velocity de várias notas ao mesmo tempo, e estando uma delas com o valor máximo ou mínimo, há o impedimento de editar os velocities para cima ou para baixo. Ou então que ao selecionar notas e editar seus valores de velocity com a ferramenta velocity, estando uma nota quando o valor no máximo ou no mínimo, ela impede que as demais tenham os seus valores aumentados ou diminuídos. Para evitar este limite, quando for editar velocity pressione a tecla ALT (?). Desta forma as demais notas poderão seguir subindo ou baixando de velocity independentemente da nota que está com o valor no máximo.
2.- Se quisermos atribuir o mesmo velocity a todo um grupo de notas, selecionamos as notas, pressionamos o comando de teclas ALT + SHIFT (?+?) e com a ferramenta de velocity clicamos em cima da nota que possui o valor que queremos atribuir nas outras notas. Dessa forma todas as notas automaticamente adquirem o valor da nota que foi selecionada.
3.- Para realizar crescendo ou decrescendo rapidamente, usamos o Hyper Draw da piano roll, que é aberto pressionando o pequeno botão com três linhas na parte inferior esquerda.
Quando aberto, vemos o valor de velocity de cada nota refletido nas altura das linhas. Clicando em qualquer lugar e arrastando, aparece um aviso indicando a “linha inicial” - “start line” , o velocity e o ponto de início do crescendo ou decrescendo que queremos fazer, dessa forma, sem soltar o botão do mouse, nos movemos até o ponto desejado e, aí sim, soltamos o botão do mouse.
Quando soltamos o botão do mouse observamos que sai uma linha verde e que agora o aviso indica “linha de fim”- “end line”. Agora somente temos que mover o mouse até o ponto de velocity e posição onde queremos que termine o crescendo ou o decrescendo, e então clicar.
Edição de duração de notas
1.- Se queremos que várias notas terminem na mesma posição, selecionamos as notas, e enquanto editamos a duração de uma das notas pressionamos SHIFT (?). O aviso altera e colocará Final igual - Equal End. Desta forma, todas as demais notas terminarão na mesma posição.
2.- Se queremos que um grupo de notas possua a mesma duração, selecionamos as notas e enquanto editamos a duração de uma das notas mantemos pressionado ALT + SHIFT (?+?) (o aviso informa Duração igual - Equal length), desta forma todas as notas adquirem a mesma duração.
3.- Também podemos forçar com que as notas realizem-se em modo legato. Pra isso basta selecioná-las e no menu de Funções de teclado > Eventos de nota > Forçar legato. Esta função também é acessível com comando de teclado, porém não está definido, sendo assim temos que ir na janela de comandos e atribuir um atalho de teclas para ela.
Ver várias regiões ao mesmo tempo na Piano Roll
Se selecionarmos várias regiões MIDI na janela Arrange e abrirmos a Piano Roll, veremos as notas de todas as regiões que estão selecionadas. Isso é muito útil para editar ou corrigir a harmonia de várias regiões de uma vez só. No entanto, temos o problema de não sabermos a que região corresponde cada nota, por estarem juntas e ver as cores das notas correspondentes aos seus valores de velocity. A solução para isso é muito simples: devemos dar uma cor diferentes para cada região. No menu View, selecionar as cores de região; desta forma as notas de cada região terão a cor que demos a essa região e será então muito fácil distingui-las.
Repetição de notas/eventos
1.- Na hora de programa um ritmo, as vezes é tedioso ir copiando e colando o mesmo arquivo de áudio ou ir colando as notas. Para evitar isso temos o comando Command (?) + R (repetir nota/evento). Este é um comando que podermos alterar ao nosso gosto na janela de comandos de teclado. Por exemplo, se tenho um Kick, e quero preencher 4 compassos, somente tenho que dar o comando e informar que a repetição se dê 15 vezes, com o ajuste em beat (tempo-semínima).
Vamos ver os diferentes tipos de ajustes que temos à disposição:
- Automático: Neste modo, o Logic de forma automática repete o evento da forma que achar mais oportuna. Nesta forma de ajuste, somente temos um evento selecionado, por padrão repetirá por beats ou semínimas. Quando selecionamos vários eventos é quando esta função entra mais em ação, já que se por exemplo selecionamos dois eventos que estejam em semicolcheias, eles serão repetidos em semicolcheias.
- Nenhum: Neste modo de ajuste, os eventos ou notas são repetidos desde que termina a nota ou o evento, consecutivamente.
- Compasso: Neste modo de ajuste a repetição se dá em compassos.
- Tempo: Neste modo de ajuste a repetição se dá por semínimas (beats).
- Divisão: Neste modo a repetição dependerá do ajuste da grade.
- Os ajustes restantes 1/96, segundos, frames e quartos de frames, são evidentes e somente são utilizados em ajustes finos, mais precisos.
Este comando funciona tanto na janela Arrange como no editor Piano Roll.
Abrir e fechar
Caso trabalhe muito com áudio, passando as passagens e efeitos, e pertença ao clube do processamento, cortando, colando, revertendo, dobrando, etc, chegará um momento em que a bandeja de áudio terá uma quantidade enorme de arquivos e suas cópias (os que aparecem abaixo de cada arquivo quando abrimos a seta), o que com certeza atrapalha e muito o trabalho de encontrar um determinado arquivo.
O modificador consiste em clicar as setas que fecham ou abrem as cópias com ALT pressionado. Desta forma são fechados ou abertos todos os arquivos.
Este modificador de teclado, que também tem sua aplicação em OSX para as pastas, também é aplicável em outras zonas do Logic, como veremos mais à frente na automação.
Aqui terminamos a primeira parte deste artigo. Nos artigos que virão iremos ver comando e funções para o mixer, automação, janela Arrange, zooms, selecionar, mover, ajustar, etc…
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.