quarta-feira, 29 de junho de 2011

Como usar Audiosnap no Cakewalk SONAR: substituição de sons


AudioSnap é uma ferramenta do SONAR que foi alterada significativa a partir da versão 8.5. Se bem que as funcionalidades e tarefas que ela realiza são essencialmente as mesmas, a aparência e os botões da palea da função AudioSnap é que foram modificados substancialmente. Este tutorial foi feito baseado na versão AudioSnap que acompanha o SONAR 8 e versões anteriores, o que pode fazer com que as figuras mostradas possivelmente não sejam familiares para quem começou a trabalha no SONAR a partir da versão 8.5. No entanto, cremos que para estes usuários este tutorial será de grande valia, estando uma vez identificados os comandos que efetuam funções idênticas em ambas versões.


Substituição de sons de percussão

É evidente que o AudioSnap trabalha muito melhor com uma trilha de percussão onde tenhamos gravado um único instrumento, um bumbo ou uma caixa; mas também pode nos servir para localizar os golpes de um instrumento concreto dentro de uma trilha de bateria em que estejam mixados todos os instrumentos, ainda que isto requeira ajustes mais precisos e muito mais trabalho manual.

Vamos aprender como substituir um som de bumbo por um som do AcousticDrumBass da Session Drummer numa trilha de áudio.

A filosofia de trabalho do AudioSnap é muito simples: faz uma varredura na trilha em busca dos transientes, ou seja, as repentinas subidas de nível de áudio. Onde são encontrados esses transientes são inseridas marcas que são as que vemos quando ativamos o AudioSnap. Nos pontos onde se encontram essas marcas é onde o AudioSnap irá colocar as notas MIDI que depois poderemos copiar e transladar para uma trilha MIDI e nessa trilha MIDI iremos disparar o som do instrumento virtual.

Passo 1. Abrir a paleta AudioSnap:
A- Selecionamos a trilha onde está o áudio do bumbo que iremos substituir. É muito importante selecionar a trilha completamente, porque o AudioSnap somente se ativa em clips selecionados. Se clicarmos em um clip de uma trilha cortada em vários clips, somente no(s) clip(s) selecionado(s) será aplicada a função AudioSnap.
B- Abrimos a paleta AudioSnap: botão direito do mouse sobre o painel de clips > AudioSnap > Paleta AudioSnap

Esta é a janela que nos é apresentada:
Audiosnap inglés

Passo 2. Ativar AudioSnap

Clip de áudio antes do AudioSnap ativado:
Clip autosnap
Para ativar o AudioSnap pressionamos o primeiro botão que está na parte superior esquerda da paleta AudioSnap. Imediatamente aparecem os transientes AudioSnap:
Audiosnap con marcadores
Passo 3. Visualizar todos os transientes
Quando o AudioSnap é ativado o Umbral (Trheshold) por padrão é mínimo, o que fará com que praticamente qualquer alteração de nível no áudio do clip provoque o AudioSnap a inserir um marcador. Quando o marcador de transiente vem seguido de três pontos, como alguns dos que aparecem na imagem acima, significa que existem marcadores que não estamos vendo, e que somente vemos quando redimensionamos a vista do clip o suficiente. Para isso procedemos da forma habitual, pressionando reiteradamente na lente de aumento que está posicionada no canto inferior direito do painel de clips até que apareçam todos os marcadores de transientes que estejam ocultos.

Passo 4. Depurar os transientes desnecessários e/ou adicionar transientes no AudioSnap.
Como já dissemos antes, o Umbral por padrão do AudioSnap é mínimo, e qualquer variação de nível no áudio fará com que apareça uma marca de transiente. Se ao registrar o bumbo também tivermos gravado vazamentos de caixa, pratos  ou ambiente, que cheguem no nível do Umbral, o AudioSnap colocará uma marca de transiente.

AudioSnap coloca marcas em todas as variações de nível:
Audiosnap
Uma forma rápida de solucionar este problema é ir aumentando o umbral de detecção do AudioSnap até nos assegurarmos que as marcas somente se insiram nos golpes de bumbo. Ao movermos para a direta o deslizador de umbral da paleta AudioSnap iremos vendo como vão desaparecendo os transientes das alterações de nível menos fortes e vão ficando somente os de alteração de nível mais fortes, que supomos serem aqueles onde exista um golpe de bumbo.

O clip anterior depois do aumento do umbral de detecção:
Audiosnap
No entanto, pode ser que exista algum golpe de bumbo mais suave, que depois do aumento do umbral, fique sem registro. Nesse caso temos que localizá-lo no clip e inserir manualmente um marcador de transiente. Para isso colocamos o curso onde se produz o som e pressionamos o botão Inserir marcador de transiente AudioSnap, o que está representado com uma estrela na paleta AudioSnap.

É interessante destacar que, quando aumentamos o umbral de detecção, as marcas de transientes são desativadas, mas não desaparecem, como o mostrado na figura anterior (a cabeça da marca continuamos vendo, mesmo que não estejamos vendo a linha e nem a localização temporal da marca). Isso significa que podemos ativá-las a qualquer momento sem nos darmos conta de algumas delas estejam colocadas precisamente em algum desses golpes de bumbo demasiado suaves que queremos incluir no AudioSnap. Para ativar um marcador clicamos com o botão direito do mouse sobre sua cabeça e escolhemos a opção correspondente no menu que é apresentado. Do mesmo modo podemos desativar manualmente marcadores que não nos interesse.

Por outro lado, vemos como as cabeças dos marcadores inseridos manualmente possuem uma forma de casa, enquanto que os inseridos pelo AudioSnap têm a forma de um diamante:
Audiosnap transient
Passo 5. Adicionar transientes no grupo AudioSnap. Apesar de tudo o que fizemos até agora, todavia não existe nada adicionado na paleta AudioSnap que nos possa ser de utilidade. Para que possamos trabalhar com esses marcadores de transientes, tanto gerando notas MIDI, como na tarefa de ajustar tempos ou qualquer outra, temos que pressionar o botão Adicionar transientes AudioSnap, que é o terceiro na parte superior esquerda da paleta AudioSnap. Lembremos que devemos pressioná-lo sempre antes de executar alguma das ações do AudioSnap de forma a nos assegurar que as últimas alterações feitas nos transientes passem para a paleta.

Passo 6. Alterar as opções AudioSnap. Agora, antes de gerar as notas MIDI, temos que inserir alguns dados no diálogo de opções do AudioSnap, acessamos esse diálogo pressionando o último botão da parte superior direita da paleta.
Audiosnap
Na seção Extracción MIDI entramos com o valor B2 no campo Convertir a nota MIDI, visto que esta é a nota que dispara o som AcousticBassDrum na distribuição de sons General Midi Drums, que é a utilizada pelo Session Drummer. Em Velocidades de nota marcamos a opção Variar con el nivel de pulsos, se queremos que o volume das notas Midi geradas seja proporcional aos golpes de bumbo da trilha de áudio.

O diálogo de opções AudioSnap deve ficar assim:
Audiosnap
NOTA. Se desejarmos fazer soar outro instrumento nos lugares onde soa o bumbo, por exemplo um som de claps, um assovio ou mesmo uma voz humana, devemos fazer duas coisas: Primeiro, carregar o som em questão na interface do Session Drummer. Para isso abrimos a interface, clicamos-direito na imagem de qualquer instrumento e no menu que é apresentado escolhemos Load Instrument… Atnes temos que anotar o número da nota que irá disparar o som que iremos carregar, que é a que aparece no dito menu.
Session Drummer
Em segundo lugar, em opções AudioSnap devemos introduzir o pitch da nota correspondente. Como o Session Drummer usa valores numéricos para designar esse pitch e en opções AudioSnap temos que introduzir um valor de escala diatônica, devemos saber que valor corresponde ao número em questão. Para conhecer qual valor da escala diatônica corresponde a esse número iremos no menu Options > Gestor del mapa de percusión, e vemos um diálogo onde aparecem todos os instrumentos General Midi Drums associados a seu valor numérico e seu valor de escala diatônica.
Mapa de percusión
Não devemos nos fixar no nome do instrumento que aparece na lista associado ao nosso número de nota, visto que possivelmente não tenha nada que ver com o som que carregamos no Sesion Drummer. O importante é anotar o valor diatônico correspondente ao dito número e introduzi-lo nas opções AudioSnap

Continuando com o tutorial de substituição de sons de percussão

Passo 7. Agora devemos gerar as notas Midi e copiá-las para depois colar numa trilha MIDI. Para isso marcamos Extraer Groove na paleta AudioSnap e depois pressionamos o botão Copiar como notas MIDI…
Audiosnap
Passo 8. Agora só nos resta colar os dados MIDI numa trilha Midi cuja saída endereçaremos para o Session Drummer. Para isso inserimos um trilha MIDI no projeto, colocamos o cursor no início da mesma e colamos os dados.

As trilhas devem ficar assim:
Audiosnap pistas
A aparência da trilha MIDI é de que existe uma única nota que abrange todo o clip, isso é assim porque a duração endereçada às notas midi igual ao espaço que existe entre cada marcador do AudioSnap. Se desejamos ver as notas individualmente somente temos que selecionado o clip MIDI e no menu Proceso marcar Duraciones e colocar uma porcentagem abaixo de 100%, por exemplo, 50%

A trilha MIDI ficará assim:
Audiosnap pista audio y midi con notas visibles
Isso é muito importante porque disso depende que as notas midi fiquem situadas exatamente nos mesmos lugares em que estão os marcadores AudioSnap. Se quando realizamos a operação Adicionar Transientes AudioSnap (ver Passo 5) a trilha de áudio estava totalmente selecionada, o ponto de referência a respeito do qual se situarão as marcas de transiente será o início do projeto e, consequentemente, as notas midi também se situarão em relação a esse ponto. Mas se estivermos trabalhando com um ou bários clips individuais, o ponto de referência será o início desse clip (ou o do primeiro desses clips), por isso devemos posicionar o cursor nesse ponto antes de colar as notas midi se desejarmos que se alinhem com o áudio. Para isso selecionamos o clip de áudio onde aplicamos o AudioSnap (ou o primeiro desses clips, caso seja mais de um), e pressionamos F7. Isso levará o cursor justamente para o início do clip, que é o ponto de referência para colar notas midi.

Agora somente temos que escolher Session Drummer nas opções de saída da trilha MIDI para ouvir o Acoustic Bass Drum do Session Drummer. Silenciamos a trilha de áudio do bumbo e ouvimos o resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.