Instrumento
|
Fundamental
|
Harmônicos
|
Flauta
|
261-2349
|
3-8 KHz
|
Oboé
|
261-1568
|
2-12 KHz
|
Clarinete
|
165-1568
|
2-10 KHz
|
Fagote
|
62-587
|
1-7 KHz
|
Trompete
|
165-988
|
1-7.5 KHz
|
Trombone
|
73-587
|
1-4 KHz
|
Tuba
|
49-587
|
1-4 KHz
|
Tambor
|
100-200
|
1-20 KHz
|
Bumbo
|
30-147
|
1-6 KHz
|
Pratos
|
300-587
|
1-15 KHz
|
Violino
|
196-3136
|
4-15 KHz
|
Viola
|
131-1175
|
2-8.5 KHz
|
Cello
|
65-698
|
1-6.5 KHz
|
Baixo acústico
|
41-294
|
1-5KHz
|
Baixo elétrico
|
41-300
|
1-7 KHz
|
Guitarra acústica
|
82-988
|
1-15 KHz
|
Guitarra elétrica (amplif.)
|
82-1319
|
1-3.5 KHz
|
Guitarra elétrica (direta)
|
82-1319
|
1-15 KHz
|
Piano
|
28-4196
|
5-8 KHz
|
Sax Soprano
|
247-1175
|
2-12 KHz
|
Sax alto
|
175-698
|
2-12 KHz
|
Sax tenor
|
131-494
|
1-12 KHz
|
Cantor
|
87-392
|
1-12 KHz
|
Tecnologia Aplicada à Música. Notícias, Dicas, Tutoriais e Artigos On-line, Manuais em Português de softwares para quem utiliza a informática como ferramenta musical.
quinta-feira, 12 de março de 2015
Tabela: Faixa de frequência dos instrumentos musicais
Como Gravar Guitarras Elétricas
Autor: Tamaba,
traduzido por Germano Lins
Como encarar uma sessão de gravação com guitarras
Uma técnica comum para gravar a guitarra limpa é fazer isso por linha, isto significa passar a guitarra por uma caixa de injeção (para adaptar a impedância) e mandá-la à mesa, e depois ao gravador ou, caso não se possua mesa, direto ao gravador (um computador, por exemplo).
Esta técnica tem suas vantagens e suas desvantagens. O bom é que não se precisa de um amplificador, não se precisa de um microfone e não se preciso do entorno acústico especial para captar bem o sinal. Oruim é que seguramente não soará como soou no ensaio. Este detalhe pode ser solucionado (ao menos parcialmente) se intercalarmos entre a guitarra e o gravador um equalizador e um compressor, ou, se não tivermos estes efeitos à mão, podemos gravar sem eles e depois colocar na mixagem.
No entanto, a técnica tradicional é a de conectar a guitarra em um amplificador (usando a distorção deste ou intercalando um pedal de distorção) e colocar um microfone frente ao amplificador. Algumas variantes de microfonação para esta técnica é centralizar o microfone no meio do cone do amplificador e aproximá-lo bem da tela do equipamento para conseguir um som grave e profundo, ou afastá-lo para ir perdendo graves e ganhando efeito de reverberação natural do ambiente onde estejam o equipamento e o microfone.
Introdução à síntese subtrativa
Introdução à síntese subtrativa
Autor: Xabier Blanco,
traduzido por Germano Lins
Neste tutorial damos uma vista geral neste tipo de síntese e o iniciamos em seus conceitos fundamentais.
Para começar...
|
Diferentemente do restante dos instrumentos, que possuem um timbre próprio cuja essência não pode ser modificada sem afetar a natureza do instrumento, os sintetizadores pretendem construir novos sons. Um piano pode ser tocado de diversas maneiras, mas sempre irá soar como um piano; os sintetizadores aspiram a criar seu próprio som, algo completamente original no mais amplo sentido da palavra. Para fazer uma comparação, podemos dizer que o som de um piano é um quebra-cabeças já montado que pode ser pintado de mil cores diferentes, e o som de um sintetizador é um quebra-cabeças que está para ser montado.
quarta-feira, 11 de março de 2015
Equalização - Dez dicas para você usar na sua mixagem
Equalizar é equilibrar.
Portanto, quando se equaliza um determinado som ou instrumento,
estamos buscando o seu equilíbrio tonal. Essa busca deve levar em
conta todos os elementos do som e ainda as variantes acústicas do
ambiente. O EQ
é uma ferramenta extremamente poderosa para moldar o equilíbrio de
frequências de elementos em uma mix. Você pode com o equalizador:
trazer as coisas para frente ou para empurrá-las para trás, criar
ou tirar o foco de algum instrumento, realçar elementos
importantes, etc. O EQ pode ajudar a reparar gravações ruins e um
ajuste correto pode faze-la soar bem. Aqui estão algumas dicas que
aprendi ao longo dos anos equalizando numa mixagem.
PATCH DE TRADUÇÃO DO ENCORE 5 EM DIANTE
O Encore é, sem dúvidas, o aplicativo de edição de partituras mais popular do Brasil, mas poucos músicos exploram o verdadeiro potencial que este programa oferece porque, como a maioria dos softwares, ele é em inglês. Mas agora você pode traduzir o seu Encore, da versão 5 em diante, com este patch livre que foi criado para que os músicos, editores, arranjadores, produtores e professores na área da escrita musical, da programação MIDI e da composição possam ter mais subsídios para utilização do software.
Ela foi inspirada em uma tradução do Encore 4.5 feita por Ricardo Barbieri e modificada em muitos outros aspectos, para oferecer o maior conforto e fidelidade ao usuário brasileiro.
Este patch NÃO É oferecido pela Gvox. É independente.
Para baixar gratuitamente o tradutor CLIQUE AQUI.
Fonte Original : Gvox Encore Brasil
Ela foi inspirada em uma tradução do Encore 4.5 feita por Ricardo Barbieri e modificada em muitos outros aspectos, para oferecer o maior conforto e fidelidade ao usuário brasileiro.
Este patch NÃO É oferecido pela Gvox. É independente.
Para baixar gratuitamente o tradutor CLIQUE AQUI.
Fonte Original : Gvox Encore Brasil
sexta-feira, 6 de março de 2015
Chordz, disparando acordes com uma só nota
Chordz
Chordz é um plugin que permite disparar acordes completos tocando uma só nota. Cada nota é associada com um acorde distinto, e cada acorde pode consistir no número de notas que queremos. Isso permite, por exemplo, tocar progressões de acordes complexas com um só dedo, usando um teclado MIDI ou um controlador de pads — e também podemos disparar acordes a partir de notas criadas na piano roll da nossa DAW —.
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015
Mais de 200 mil partituras na maior biblioteca online de música do mundo
Com tanta música no mundo seria necessário muito papel para registrá-las. Unindo tecnologia às possibilidades da internet, a International Music Score Library Project, reúne todas as partituras de domínio púplico para que m úsicos e compositores do mundo todo tenham acesso a elas.
São folhas e mais folhas virtuais com notas e mais notas musicais de
artistas que também desejam compartilhar suas músicas com o mundo
gratuitamente. Além das partituras, o IMSLP também encoraja a troca de
ideias musicais, tanto na criação de trabalhos musicais como na análise
de trabalhos existentes.
São mais de 200 mil músicas classificadas por nome do compositor,
época do compositor ou gênero e instrumento da obra, para ler e fazer
download. Todo o conteúdo do site pode ser lido em português.Musopen: músicas e partituras de mais de 150 obras clássicas para download gratuito
O nome já diz: musopen.org
é um portal que disponibiliza obras musicais de domínio público
gratuitamente. Funciona como uma biblioteca online que organiza as
composições por períodos, instrumentos, intérpretes e compositores e
que, além de música também armazena suas partituras.Entre os nomes que aparecem no acervo estão Johann Sebastian Bach, Ludwig van Beethoven, Frédéric Chopin, Wolfgang Amadeus Mozart, Antonio
Vivaldi, Richard Wagner e tantos outros.
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