BPM | Compassos | ||||||||||
Segundos | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |
16 | 60.0 | 75.0 | 90.0 | 105.0 | 120.0 | 135.0 | 150.0 | 165.0 | 180.0 | 195.0 | 210.0 |
17 | 56.5 | 70.6 | 84.7 | 98.8 | 112.9 | 127.1 | 141.2 | 155.3 | 169.4 | 183.5 | 197.6 |
18 | 53.3 | 66.7 | 80.0 | 93.3 | 106.7 | 120.0 | 133.3 | 146.7 | 160.0 | 173.3 | 186.7 |
19 | 50.5 | 63.2 | 75.8 | 88.4 | 101.1 | 113.7 | 126.3 | 138.9 | 151.6 | 164.2 | 176.8 |
20 | 48.0 | 60.0 | 72.0 | 84.0 | 96.0 | 108.0 | 120.0 | 132.0 | 144.0 | 156.0 | 168.0 |
Segundos | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |
26 | 83.1 | 92.3 | 101.5 | 110.8 | 120.0 | 129.2 | 138.5 | 147.7 | 156.9 | 166.2 | 175.4 |
27 | 80.0 | 88.9 | 97.8 | 106.7 | 115.6 | 124.4 | 133.3 | 142.2 | 151.1 | 160.0 | 168.9 |
28 | 77.1 | 85.7 | 94.3 | 102.9 | 111.4 | 120.0 | 128.6 | 137.1 | 145.7 | 154.3 | 162.9 |
29 | 74.5 | 82.8 | 91.0 | 99.3 | 107.6 | 115.9 | 124.1 | 132.4 | 140.7 | 149.0 | 157.2 |
30 | 72.0 | 80.0 | 88.0 | 96.0 | 104.0 | 112.0 | 120.0 | 128.0 | 136.0 | 144.0 | 152.0 |
Segundos | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 |
36 | 93.3 | 100.0 | 106.7 | 113.3 | 120.0 | 126.7 | 133.3 | 140.0 | 146.7 | 153.3 | 160.0 |
37 | 90.8 | 97.3 | 103.8 | 110.3 | 116.8 | 123.2 | 129.7 | 136.2 | 142.7 | 149.2 | 155.7 |
38 | 88.4 | 94.7 | 101.1 | 107.4 | 113.7 | 120.0 | 126.3 | 132.6 | 138.9 | 145.3 | 151.6 |
39 | 86.2 | 92.3 | 98.5 | 104.6 | 110.8 | 116.9 | 123.1 | 129.2 | 135.4 | 141.5 | 147.7 |
40 | 84.0 | 90.0 | 96.0 | 102.0 | 108.0 | 114.0 | 120.0 | 126.0 | 132.0 | 138.0 | 144.0 |
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quinta-feira, 12 de março de 2015
Tabela: Relação entre diferentes unidades de tempo
Tabela: conversão para delays
BPM (Tempo) | 1/4 | 1/8 | 1/16 |
60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 | 1000.00 983.61 967.74 952.38 937.50 923.08 909.09 895.52 882.35 869.57 857.14 845.07 833.33 821.92 810.81 800.00 789.47 779.22 769.23 759.49 750.00 740.74 731.71 722.89 714.29 705.88 697.67 689.66 681.82 674.16 666.67 659.34 652.17 645.16 638.30 631.58 625.00 618.56 612.24 606.06 600.00 594.06 588.24 582.52 576.92 571.43 566.04 560.75 555.56 550.46 545.45 540.54 535.71 530.97 526.32 521.74 517.24 512.82 508.47 504.20 500.00 495.87 491.80 487.80 483.87 480.00 476.19 472.44 468.75 465.12 461.54 458.02 454.55 451.13 447.76 444.44 441.18 437.96 434.78 431.65 428.57 425.53 422.54 419.58 416.67 413.79 410.96 408.16 405.41 402.68 400.00 397.35 394.74 392.16 389.61 387.10 384.62 382.17 379.75 377.36 375.00 372.67 370.37 368.10 365.85 363.64 361.45 359.28 357.14 355.03 352.94 350.88 348.84 346.82 344.83 342.86 340.91 338.98 337.08 335.20 333.33 | 500.00 491.80 483.87 476.19 468.75 461.54 454.55 447.76 441.18 434.78 428.57 422.54 416.67 410.96 405.41 400.00 394.74 389.61 384.62 379.75 375.00 370.37 365.85 361.45 357.14 352.94 348.84 344.83 340.91 337.08 333.33 329.67 326.09 322.58 319.15 315.79 312.50 309.28 306.12 303.03 300.00 297.03 294.12 291.26 288.46 285.71 283.02 280.37 277.78 275.23 272.73 270.27 267.86 265.49 263.16 260.87 258.62 256.41 254.24 252.10 250.00 247.93 245.90 243.90 241.94 240.00 238.10 236.22 234.38 232.56 230.77 229.01 227.27 225.56 223.88 222.22 220.59 218.98 217.39 215.83 214.29 212.77 211.27 209.79 208.33 206.90 205.48 204.08 202.70 201.34 200.00 198.68 197.37 196.08 194.81 193.55 192.31 191.08 189.87 188.68 187.50 186.34 185.19 184.05 182.93 181.82 180.72 179.64 178.57 177.51 176.47 175.44 174.42 173.41 172.41 171.43 170.45 169.49 168.54 167.60 166.67 | 250.00 245.90 241.94 238.10 234.38 230.77 227.27 223.88 220.59 217.39 214.29 211.27 208.33 205.48 202.70 200.00 197.37 194.81 192.31 189.87 187.50 185.19 182.93 180.72 178.57 176.47 174.42 172.41 170.45 168.54 166.67 164.84 163.04 161.29 159.57 157.89 156.25 154.64 153.06 151.52 150.00 148.51 147.06 145.63 144.23 142.86 141.51 140.19 138.89 137.61 136.36 135.14 133.93 132.74 131.58 130.43 129.31 128.21 127.12 126.05 125.00 123.97 122.95 121.95 120.97 120.00 119.05 118.11 117.19 116.28 115.38 114.50 113.64 112.78 111.94 111.11 110.29 109.49 108.70 107.91 107.14 106.38 105.63 104.90 104.17 103.45 102.74 102.04 101.35 100.67 100.00 99.34 98.68 98.04 97.40 96.77 96.15 95.54 94.94 94.34 93.75 93.17 92.59 92.02 91.46 90.91 90.36 89.82 89.29 88.76 88.24 87.72 87.21 86.71 86.21 85.71 85.23 84.75 84.27 83.80 83.33 |
Tabela: Mensagens de controladores MIDI
0 | Bank select |
1 | Modulation wheel |
2 | Breath control |
3 | Indefinido |
4 | Foot controller |
5 | Portamento time |
6 | Data Entry |
7 | Channel Volume |
8 | Balance |
9 | Indefinido |
10 | Pan |
11 | Expression Controller |
12 | Effect control 1 |
13 | Effect control 2 |
14 | Indefinido |
15 | Indefinido |
16 | General Purpose Controller #1 |
17 | General Purpose Controller #2 |
18 | General Purpose Controller #3 |
19 | General Purpose Controller #4 |
20 | Indefinido |
21 | Indefinido |
22 | Indefinido |
23 | Indefinido |
24 | Indefinido |
25 | Indefinido |
26 | Indefinido |
27 | Indefinido |
28 | Indefinido |
29 | Indefinido |
30 | Indefinido |
31 | Indefinido |
32 | Bank Select |
33 | Modulation wheel |
34 | Breath control |
35 | Indefinido |
36 | Foot controller |
37 | Portamento time |
38 | Data entry |
39 | Channel Volume |
40 | Balance |
41 | Indefinido |
42 | Pan |
43 | Expression Controller |
44 | Effect control 1 |
45 | Effect control 2 |
46 | Indefinido |
47 | Indefinido |
48 | General Purpose Controller #1 |
49 | General Purpose Controller #2 |
50 | General Purpose Controller #3 |
51 | General Purpose Controller #4 |
52 | Indefinido |
53 | Indefinido |
54 | Indefinido |
55 | Indefinido |
56 | Indefinido |
57 | Indefinido |
58 | Indefinido |
59 | Indefinido |
60 | Indefinido |
61 | Indefinido |
62 | Indefinido |
63 | Indefinido |
64 | Damper pedal on/off (Sustain) |
65 | Portamento on/off |
66 | Sustenuto on/off |
67 | Soft pedal on/off |
68 | Legato Footswitch |
69 | Hold 2 |
70 | Sound Controller 1 (Sound Variation) |
71 | Sound Controller 2 (Timbre) |
72 | Sound Controller 3 (Release Time) |
73 | Sound Controller 4 (Attack Time) |
74 | Sound Controller 5 (Brightness) |
75 | Sound Controller 6 |
76 | Sound Controller 7 |
77 | Sound Controller 8 |
78 | Sound Controller 9 |
79 | Sound Controller 10 |
80 | General Purpose Controller #5 |
81 | General Purpose Controller #6 |
82 | General Purpose Controller #7 |
83 | General Purpose Controller #8 |
84 | Portamento Control |
85 | Indefinido |
86 | Indefinido |
87 | Indefinido |
88 | Indefinido |
89 | Indefinido |
90 | Indefinido |
91 | Effects 1 Depth |
92 | Effects 2 Depth |
93 | Effects 3 Depth |
94 | Effects 4 Depth |
95 | Effects 5 Depth |
96 | Data entry +1 |
97 | Data entry -1 |
98 | Non-Registered Parameter Number LSB |
99 | Non-Registered Parameter Number MSB |
100 | Registered Parameter Number LSB |
101 | Registered Parameter Number MSB |
102 | Indefinido |
103 | Indefinido |
104 | Indefinido |
105 | Indefinido |
106 | Indefinido |
107 | Indefinido |
108 | Indefinido |
109 | Indefinido |
110 | Indefinido |
111 | Indefinido |
112 | Indefinido |
113 | Indefinido |
114 | Indefinido |
115 | Indefinido |
116 | Indefinido |
117 | Indefinido |
118 | Indefinido |
119 | Indefinido |
120 | All Sound Off |
121 | Reset All Controllers |
122 | Local control on/off |
123 | All notes off |
124 | Omni mode off (+ all notes off) |
125 | Omni mode on (+ all notes off) |
126 | Poly mode on/off (+ all notes off) |
127 | Poly mode on (incl mono=off +all notes off) |
Cálculo dos tempos de atraso nos ecos
Autor:
Xabier Blanco,
traduzido por Germano Lins
Existe um cálculo recorrente, sempre que nos deparamos a ajustar um eco, um delay, é o atraso das etapas. Este efeito deve estar sincronizado com o andamento da música, tarefa não muito simples de realizar. Para nos facilitar, existe uma fórmula simples:
T = (Divisões x 240.000) / BPM
onde T = milisegundos (ms), Divisões é a unidade de medida do compasso (1/16 = semicolcheia, 1/4 = semínima) e BPM o andamento, tempo, da música em beats per second (batidas por segundo).
A seguir, a tabela apresenta, de forma orientativa, alguns tempos de atraso.
Tempo (ms) | 1/16 | 1/12 | |||||||||||
BPM | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 1 | 2 | 4 | 5 | |
60 | 250 | 500 | 750 | 1000 | 1250 | 1500 | 1750 | 2000 | 333 | 667 | 1333 | 1667 | |
65 | 231 | 462 | 692 | 923 | 1154 | 1385 | 1615 | 1846 | 308 | 615 | 1231 | 1538 | |
70 | 214 | 429 | 643 | 857 | 1071 | 1286 | 1500 | 1714 | 286 | 571 | 1143 | 1429 | |
75 | 200 | 400 | 600 | 800 | 1000 | 1200 | 1400 | 1600 | 267 | 533 | 1067 | 1333 | |
80 | 188 | 375 | 563 | 750 | 938 | 1125 | 1313 | 1500 | 250 | 500 | 1000 | 1250 | |
85 | 176 | 353 | 529 | 706 | 882 | 1059 | 1235 | 1412 | 235 | 471 | 941 | 1176 | |
90 | 167 | 333 | 500 | 667 | 833 | 1000 | 1167 | 1333 | 222 | 444 | 889 | 1111 | |
95 | 158 | 316 | 474 | 632 | 789 | 947 | 1105 | 1263 | 211 | 421 | 842 | 1053 | |
100 | 150 | 300 | 450 | 600 | 750 | 900 | 1050 | 1200 | 200 | 400 | 800 | 1000 | |
105 | 143 | 286 | 429 | 571 | 714 | 857 | 1000 | 1143 | 190 | 381 | 762 | 952 | |
110 | 136 | 273 | 409 | 545 | 682 | 818 | 955 | 1091 | 182 | 364 | 727 | 909 | |
115 | 130 | 261 | 391 | 522 | 652 | 783 | 913 | 1043 | 174 | 348 | 696 | 870 | |
BPM | 1/16 | 1/8 | 3/16 | 1/4 | 5/16 | 3/8 | 7/16 | 1/2 | 1/12 | 1/6 | 1/3 | 5/12 | |
120 | 125 | 250 | 375 | 500 | 625 | 750 | 875 | 1000 | 167 | 333 | 667 | 833 | |
125 | 120 | 240 | 360 | 480 | 600 | 720 | 840 | 960 | 160 | 320 | 640 | 800 | |
130 | 115 | 231 | 346 | 462 | 577 | 692 | 808 | 923 | 154 | 308 | 615 | 769 | |
135 | 111 | 222 | 333 | 444 | 556 | 667 | 778 | 889 | 148 | 296 | 593 | 741 | |
140 | 107 | 214 | 321 | 429 | 536 | 643 | 750 | 857 | 143 | 286 | 571 | 714 | |
145 | 103 | 207 | 310 | 414 | 517 | 621 | 724 | 828 | 138 | 276 | 552 | 690 | |
150 | 100 | 200 | 300 | 400 | 500 | 600 | 700 | 800 | 133 | 267 | 533 | 667 | |
155 | 97 | 194 | 290 | 387 | 484 | 581 | 677 | 774 | 129 | 258 | 516 | 645 | |
160 | 94 | 188 | 281 | 375 | 469 | 563 | 656 | 750 | 125 | 250 | 500 | 625 | |
165 | 91 | 182 | 273 | 364 | 455 | 545 | 636 | 727 | 121 | 242 | 485 | 606 | |
170 | 88 | 176 | 265 | 353 | 441 | 529 | 618 | 706 | 118 | 235 | 471 | 588 | |
175 | 86 | 171 | 257 | 343 | 429 | 514 | 600 | 686 | 114 | 229 | 457 | 571 | |
180 | 83 | 167 | 250 | 333 | 417 | 500 | 583 | 667 | 111 | 222 | 444 | 556 |
Microfones: Tipos de acordo com seu transdutor
Autor: Xabier Blanco,
traduzido por Germano Lins
O transdutor é o mecanismo que converte o som em sinais elétricos dentro de um microfone. Como você verá agora, existem diferentes tipos de transdutores, e esses transdutores são os que definem a característica do microfone.
MICROFONE DINÂMICO (de bobina móvel), 40-16.000 hertz
· Muito robusto. Pouco sensível ao manejo. Relativamente barato.
· Aplicações: pau pra toda obra, girafa pequena, mesas ou suspenso em exteriores.
· Útil para obter uma qualidade de som menos crítica ou de uma fonte próxima e alta. Amplamente utilizado como microfone de uso diário, "de batalha".
· Unidirecional nas frequências altas / adirecional nas frequências baixas.
· Funcionamento: as variações de pressão da onda sonora fazem vibrar o diafragma acoplado à bobina; esta se move em um campo magnético e gera correntes de áudio.
MICROFONE DE CONDENSADOR (eletrostático), 20-18.000Hz
· Excelente resposta transitória.
· Captação sensível de som móvel ou estático, um pouco distante.
· Aplicações: Girafa, pedestal, girafa pequena, suspenso.
· Desvantagens: são grandes e muito sensíveis (podem gerar distorções por sobrecarga caso a fonte seja muito alta), é alimentado por corrente elétrica e amplificador.
· Funcionamento: possui um diafragma metálico e flexível e tensionado próximo a uma placa metálica plana com potencial de polarização; as variações de pressão da onda sonora produzem flutuações do espaço intermediário (capacidade); a variação da corrente por capacidade variável gera o sinal de áudio.
Masterizando um tema acústico com plugins Waves
Traduzido e adaptado por Germano Lins
Original de Malhavok's World
Considere este tutorial como sendo uma introdução ao mundo da masterização. Comece aqui e desenvolva o seu próprio estilo. Os plugins necessários para acompanhar este tutorial são: Waves Renaissance EQ 4 band, Waves Linear Multiband Compressor, e Waves L2. Caso não os possua, baixe suas versões demo em [ Waves.com ].
A maioria das gravações em home studios sofrem de três problemas principais. O primeiro é algo ao que chamo de máscara de baixo (bass mask). O segundo é uma carência de brilho nos agudos. E o último é um desequilíbrio geral ao longo do espectro de frequência. Vamos ver isso de perto.
A maioria das gravações em home studios sofrem de três problemas principais. O primeiro é algo ao que chamo de máscara de baixo (bass mask). O segundo é uma carência de brilho nos agudos. E o último é um desequilíbrio geral ao longo do espectro de frequência. Vamos ver isso de perto.
Equalização
Autor: Tamaba
Traduzido por Germano Lins
Breve introdução ao som: a frequência
O som é a vibração de um meio elástico, pode ser gasoso, líquido ou sólido. As ondas geradas pela fonte sonora produzem certas variações de pressão no meio (por exemplo, o ar ou a água), e isto é o que permite que sejam percebidas pelo ser humano (se bem que ele não percebe qualquer variação; se esta for muito rápida ou muito lenta, com certeza o ouvido humano não irá perceber). É por isso que no espaço cósmico não existem sons, pois falta o meio por onde eles devem discorrer: no espaço somente existe vazio, vácuo, e por isso não podem existir variações de pressão audíveis.
Tabela: Faixa de frequência dos instrumentos musicais
Instrumento
|
Fundamental
|
Harmônicos
|
Flauta
|
261-2349
|
3-8 KHz
|
Oboé
|
261-1568
|
2-12 KHz
|
Clarinete
|
165-1568
|
2-10 KHz
|
Fagote
|
62-587
|
1-7 KHz
|
Trompete
|
165-988
|
1-7.5 KHz
|
Trombone
|
73-587
|
1-4 KHz
|
Tuba
|
49-587
|
1-4 KHz
|
Tambor
|
100-200
|
1-20 KHz
|
Bumbo
|
30-147
|
1-6 KHz
|
Pratos
|
300-587
|
1-15 KHz
|
Violino
|
196-3136
|
4-15 KHz
|
Viola
|
131-1175
|
2-8.5 KHz
|
Cello
|
65-698
|
1-6.5 KHz
|
Baixo acústico
|
41-294
|
1-5KHz
|
Baixo elétrico
|
41-300
|
1-7 KHz
|
Guitarra acústica
|
82-988
|
1-15 KHz
|
Guitarra elétrica (amplif.)
|
82-1319
|
1-3.5 KHz
|
Guitarra elétrica (direta)
|
82-1319
|
1-15 KHz
|
Piano
|
28-4196
|
5-8 KHz
|
Sax Soprano
|
247-1175
|
2-12 KHz
|
Sax alto
|
175-698
|
2-12 KHz
|
Sax tenor
|
131-494
|
1-12 KHz
|
Cantor
|
87-392
|
1-12 KHz
|
Como Gravar Guitarras Elétricas
Autor: Tamaba,
traduzido por Germano Lins
Como encarar uma sessão de gravação com guitarras
Uma técnica comum para gravar a guitarra limpa é fazer isso por linha, isto significa passar a guitarra por uma caixa de injeção (para adaptar a impedância) e mandá-la à mesa, e depois ao gravador ou, caso não se possua mesa, direto ao gravador (um computador, por exemplo).
Esta técnica tem suas vantagens e suas desvantagens. O bom é que não se precisa de um amplificador, não se precisa de um microfone e não se preciso do entorno acústico especial para captar bem o sinal. Oruim é que seguramente não soará como soou no ensaio. Este detalhe pode ser solucionado (ao menos parcialmente) se intercalarmos entre a guitarra e o gravador um equalizador e um compressor, ou, se não tivermos estes efeitos à mão, podemos gravar sem eles e depois colocar na mixagem.
No entanto, a técnica tradicional é a de conectar a guitarra em um amplificador (usando a distorção deste ou intercalando um pedal de distorção) e colocar um microfone frente ao amplificador. Algumas variantes de microfonação para esta técnica é centralizar o microfone no meio do cone do amplificador e aproximá-lo bem da tela do equipamento para conseguir um som grave e profundo, ou afastá-lo para ir perdendo graves e ganhando efeito de reverberação natural do ambiente onde estejam o equipamento e o microfone.
Introdução à síntese subtrativa
Introdução à síntese subtrativa
Autor: Xabier Blanco,
traduzido por Germano Lins
Neste tutorial damos uma vista geral neste tipo de síntese e o iniciamos em seus conceitos fundamentais.
Para começar...
|
Diferentemente do restante dos instrumentos, que possuem um timbre próprio cuja essência não pode ser modificada sem afetar a natureza do instrumento, os sintetizadores pretendem construir novos sons. Um piano pode ser tocado de diversas maneiras, mas sempre irá soar como um piano; os sintetizadores aspiram a criar seu próprio som, algo completamente original no mais amplo sentido da palavra. Para fazer uma comparação, podemos dizer que o som de um piano é um quebra-cabeças já montado que pode ser pintado de mil cores diferentes, e o som de um sintetizador é um quebra-cabeças que está para ser montado.
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