quinta-feira, 12 de março de 2015

Tabela: Relação entre diferentes unidades de tempo

BPMCompassos
Segundos4567891011121314
1660.075.090.0105.0120.0135.0150.0165.0180.0195.0210.0
1756.570.684.798.8112.9127.1141.2155.3169.4183.5197.6
1853.366.780.093.3106.7120.0133.3146.7160.0173.3186.7
1950.563.275.888.4101.1113.7126.3138.9151.6164.2176.8
2048.060.072.084.096.0108.0120.0132.0144.0156.0168.0
Segundos910111213141516171819
2683.192.3101.5110.8120.0129.2138.5147.7156.9166.2175.4
2780.088.997.8106.7115.6124.4133.3142.2151.1160.0168.9
2877.185.794.3102.9111.4120.0128.6137.1145.7154.3162.9
2974.582.891.099.3107.6115.9124.1132.4140.7149.0157.2
3072.080.088.096.0104.0112.0120.0128.0136.0144.0152.0
Segundos1415161718192021222324
3693.3100.0106.7113.3120.0126.7133.3140.0146.7153.3160.0
3790.897.3103.8110.3116.8123.2129.7136.2142.7149.2155.7
3888.494.7101.1107.4113.7120.0126.3132.6138.9145.3151.6
3986.292.398.5104.6110.8116.9123.1129.2135.4141.5147.7
4084.090.096.0102.0108.0114.0120.0126.0132.0138.0144.0

Tabela: conversão para delays


BPM
(Tempo)
1/41/81/16
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
82
83
84
85
86
87
88
89
90
91
92
93
94
95
96
97
98
99
100
101
102
103
104
105
106
107
108
109
110
111
112
113
114
115
116
117
118
119
120
121
122
123
124
125
126
127
128
129
130
131
132
133
134
135
136
137
138
139
140
141
142
143
144
145
146
147
148
149
150
151
152
153
154
155
156
157
158
159
160
161
162
163
164
165
166
167
168
169
170
171
172
173
174
175
176
177
178
179
180
1000.00
983.61
967.74
952.38
937.50
923.08
909.09
895.52
882.35
869.57
857.14
845.07
833.33
821.92
810.81
800.00
789.47
779.22
769.23
759.49
750.00
740.74
731.71
722.89
714.29
705.88
697.67
689.66
681.82
674.16
666.67
659.34
652.17
645.16
638.30
631.58
625.00
618.56
612.24
606.06
600.00
594.06
588.24
582.52
576.92
571.43
566.04
560.75
555.56
550.46
545.45
540.54
535.71
530.97
526.32
521.74
517.24
512.82
508.47
504.20
500.00
495.87
491.80
487.80
483.87
480.00
476.19
472.44
468.75
465.12
461.54
458.02
454.55
451.13
447.76
444.44
441.18
437.96
434.78
431.65
428.57
425.53
422.54
419.58
416.67
413.79
410.96
408.16
405.41
402.68
400.00
397.35
394.74
392.16
389.61
387.10
384.62
382.17
379.75
377.36
375.00
372.67
370.37
368.10
365.85
363.64
361.45
359.28
357.14
355.03
352.94
350.88
348.84
346.82
344.83
342.86
340.91
338.98
337.08
335.20
333.33
500.00
491.80
483.87
476.19
468.75
461.54
454.55
447.76
441.18
434.78
428.57
422.54
416.67
410.96
405.41
400.00
394.74
389.61
384.62
379.75
375.00
370.37
365.85
361.45
357.14
352.94
348.84
344.83
340.91
337.08
333.33
329.67
326.09
322.58
319.15
315.79
312.50
309.28
306.12
303.03
300.00
297.03
294.12
291.26
288.46
285.71
283.02
280.37
277.78
275.23
272.73
270.27
267.86
265.49
263.16
260.87
258.62
256.41
254.24
252.10
250.00
247.93
245.90
243.90
241.94
240.00
238.10
236.22
234.38
232.56
230.77
229.01
227.27
225.56
223.88
222.22
220.59
218.98
217.39
215.83
214.29
212.77
211.27
209.79
208.33
206.90
205.48
204.08
202.70
201.34
200.00
198.68
197.37
196.08
194.81
193.55
192.31
191.08
189.87
188.68
187.50
186.34
185.19
184.05
182.93
181.82
180.72
179.64
178.57
177.51
176.47
175.44
174.42
173.41
172.41
171.43
170.45
169.49
168.54
167.60
166.67
250.00
245.90
241.94
238.10
234.38
230.77
227.27
223.88
220.59
217.39
214.29
211.27
208.33
205.48
202.70
200.00
197.37
194.81
192.31
189.87
187.50
185.19
182.93
180.72
178.57
176.47
174.42
172.41
170.45
168.54
166.67
164.84
163.04
161.29
159.57
157.89
156.25
154.64
153.06
151.52
150.00
148.51
147.06
145.63
144.23
142.86
141.51
140.19
138.89
137.61
136.36
135.14
133.93
132.74
131.58
130.43
129.31
128.21
127.12
126.05
125.00
123.97
122.95
121.95
120.97
120.00
119.05
118.11
117.19
116.28
115.38
114.50
113.64
112.78
111.94
111.11
110.29
109.49
108.70
107.91
107.14
106.38
105.63
104.90
104.17
103.45
102.74
102.04
101.35
100.67
100.00
99.34
98.68
98.04
97.40
96.77
96.15
95.54
94.94
94.34
93.75
93.17
92.59
92.02
91.46
90.91
90.36
89.82
89.29
88.76
88.24
87.72
87.21
86.71
86.21
85.71
85.23
84.75
84.27
83.80
83.33

Tabela: Mensagens de controladores MIDI


0Bank select
1Modulation wheel
2Breath control
3Indefinido
4Foot controller
5Portamento time
6Data Entry
7Channel Volume
8Balance
9Indefinido
10Pan
11Expression Controller
12Effect control 1
13Effect control 2
14Indefinido
15Indefinido
16General Purpose Controller #1
17General Purpose Controller #2
18General Purpose Controller #3
19General Purpose Controller #4
20Indefinido
21Indefinido
22Indefinido
23Indefinido
24Indefinido
25Indefinido
26Indefinido
27Indefinido
28Indefinido
29Indefinido
30Indefinido
31Indefinido
32Bank Select
33Modulation wheel
34Breath control
35Indefinido
36Foot controller
37Portamento time
38Data entry
39Channel Volume
40Balance
41Indefinido
42Pan
43Expression Controller
44Effect control 1
45Effect control 2
46Indefinido
47Indefinido
48General Purpose Controller #1
49General Purpose Controller #2
50General Purpose Controller #3
51General Purpose Controller #4
52Indefinido
53Indefinido
54Indefinido
55Indefinido
56Indefinido
57Indefinido
58Indefinido
59Indefinido
60Indefinido
61Indefinido
62Indefinido
63Indefinido
64Damper pedal on/off (Sustain)
65Portamento on/off
66Sustenuto on/off
67Soft pedal on/off
68Legato Footswitch
69Hold 2
70Sound Controller 1 (Sound Variation)
71Sound Controller 2 (Timbre)
72Sound Controller 3 (Release Time)
73Sound Controller 4 (Attack Time)
74Sound Controller 5 (Brightness)
75Sound Controller 6
76Sound Controller 7
77Sound Controller 8
78Sound Controller 9
79Sound Controller 10
80General Purpose Controller #5
81General Purpose Controller #6
82General Purpose Controller #7
83General Purpose Controller #8
84Portamento Control
85Indefinido
86Indefinido
87Indefinido
88Indefinido
89Indefinido
90Indefinido
91Effects 1 Depth
92Effects 2 Depth
93Effects 3 Depth
94Effects 4 Depth
95Effects 5 Depth
96Data entry +1
97Data entry -1
98Non-Registered Parameter Number LSB
99Non-Registered Parameter Number MSB
100Registered Parameter Number LSB
101Registered Parameter Number MSB
102Indefinido
103Indefinido
104Indefinido
105Indefinido
106Indefinido
107Indefinido
108Indefinido
109Indefinido
110Indefinido
111Indefinido
112Indefinido
113Indefinido
114Indefinido
115Indefinido
116Indefinido
117Indefinido
118Indefinido
119Indefinido
120All Sound Off
121Reset All Controllers
122Local control on/off
123All notes off
124Omni mode off (+ all notes off)
125Omni mode on (+ all notes off)
126Poly mode on/off (+ all notes off)
127Poly mode on (incl mono=off +all notes off)

Cálculo dos tempos de atraso nos ecos

Autor:

Xabier Blanco, 

traduzido por Germano Lins


Existe um cálculo recorrente, sempre que nos deparamos a ajustar um eco, um delay, é o atraso das etapas. Este efeito deve estar sincronizado com o andamento da música, tarefa não muito simples de realizar. Para nos facilitar, existe uma fórmula simples:

T = (Divisões x 240.000) / BPM

onde T = milisegundos (ms), Divisões é a unidade de medida do compasso (1/16 = semicolcheia, 1/4 = semínima) e BPM o andamento, tempo, da música em beats per second (batidas por segundo).

A seguir, a tabela apresenta, de forma orientativa, alguns tempos de atraso.

Tempo (ms)1/161/12
BPM123456781245
602505007501000125015001750200033366713331667
65231462692923115413851615184630861512311538
70214429643857107112861500171428657111431429
75200400600800100012001400160026753310671333
8018837556375093811251313150025050010001250
851763535297068821059123514122354719411176
901673335006678331000116713332224448891111
95158316474632789947110512632114218421053
100150300450600750900105012002004008001000
10514328642957171485710001143190381762952
1101362734095456828189551091182364727909
1151302613915226527839131043174348696870
BPM1/161/83/161/45/163/87/161/21/121/61/35/12
1201252503755006257508751000167333667833
125120240360480600720840960160320640800
130115231346462577692808923154308615769
135111222333444556667778889148296593741
140107214321429536643750857143286571714
145103207310414517621724828138276552690
150100200300400500600700800133267533667
15597194290387484581677774129258516645
16094188281375469563656750125250500625
16591182273364455545636727121242485606
17088176265353441529618706118235471588
17586171257343429514600686114229457571
18083167250333417500583667111222444556

Microfones: Tipos de acordo com seu transdutor

Autor: Xabier Blanco, 

traduzido por Germano Lins

O transdutor é o mecanismo que converte o som em sinais elétricos dentro de um microfone. Como você verá agora, existem diferentes tipos de transdutores, e esses transdutores são os que definem a característica do microfone. 

MICROFONE DINÂMICO (de bobina móvel), 40-16.000 hertz

· Muito robusto. Pouco sensível ao manejo. Relativamente barato.
· Aplicações: pau pra toda obra, girafa pequena, mesas ou suspenso em exteriores.
· Útil para obter uma qualidade de som menos crítica ou de uma fonte próxima e alta. Amplamente utilizado como microfone de uso diário, "de batalha".
· Unidirecional nas frequências altas / adirecional nas frequências baixas.
· Funcionamento: as variações de pressão da onda sonora fazem vibrar o diafragma acoplado à bobina; esta se move em um campo magnético e gera correntes de áudio.



MICROFONE DE CONDENSADOR (eletrostático), 20-18.000Hz


· Excelente resposta transitória. 
· Captação sensível de som móvel ou estático, um pouco distante.
· Aplicações: Girafa, pedestal, girafa pequena, suspenso.
· Desvantagens: são grandes e muito sensíveis (podem gerar distorções por sobrecarga caso a fonte seja muito alta), é alimentado por corrente elétrica e amplificador.
· Funcionamento: possui um diafragma metálico e flexível e tensionado próximo a uma placa metálica plana com potencial de polarização; as variações de pressão da onda sonora produzem flutuações do espaço intermediário (capacidade); a variação da corrente por capacidade variável gera o sinal de áudio.

Masterizando um tema acústico com plugins Waves

Traduzido e adaptado por Germano Lins 

Original de Malhavok's World

Considere este tutorial como sendo uma introdução ao mundo da masterização. Comece aqui e desenvolva o seu próprio estilo. Os plugins necessários para acompanhar este tutorial são: Waves Renaissance EQ 4 band, Waves Linear Multiband Compressor, e Waves L2. Caso não os possua, baixe suas versões demo em [ Waves.com ]. 

A maioria das gravações em home studios sofrem de três problemas principais. O primeiro é algo ao que chamo de máscara de baixo (bass mask). O segundo é uma carência de brilho nos agudos. E o último é um desequilíbrio geral ao longo do espectro de frequência. Vamos ver isso de perto.

Equalização

Autor: Tamaba
Traduzido por Germano Lins

Breve introdução ao som: a frequência
O som é a vibração de um meio elástico, pode ser gasoso, líquido ou sólido. As ondas geradas pela fonte sonora produzem certas variações de pressão no meio (por exemplo, o ar ou a água), e isto é o que permite que sejam percebidas pelo ser humano (se bem que ele não percebe qualquer variação; se esta for muito rápida ou muito lenta, com certeza o ouvido humano não irá perceber). É por isso que no espaço cósmico não existem sons, pois falta o meio por onde eles devem discorrer: no espaço somente existe vazio, vácuo, e por isso não podem existir variações de pressão audíveis.

Tabela: Faixa de frequência dos instrumentos musicais


Instrumento
Fundamental  
 Harmônicos
Flauta      
261-2349
3-8 KHz
Oboé
261-1568
2-12 KHz
Clarinete
165-1568
2-10 KHz
Fagote
62-587
 1-7 KHz
Trompete
165-988
 1-7.5 KHz
Trombone
73-587
 1-4 KHz
Tuba
49-587
1-4 KHz
Tambor
100-200
1-20 KHz
Bumbo
30-147
1-6 KHz
Pratos
300-587
1-15 KHz
Violino
196-3136
4-15 KHz
Viola
131-1175
2-8.5 KHz
Cello
65-698
1-6.5 KHz
Baixo acústico
41-294
1-5KHz
Baixo elétrico
41-300
1-7 KHz
Guitarra acústica
82-988
1-15 KHz
Guitarra elétrica (amplif.)
82-1319
1-3.5 KHz
Guitarra elétrica (direta)
82-1319
 1-15 KHz
Piano
28-4196
5-8 KHz
Sax Soprano
247-1175
2-12 KHz
Sax alto
175-698
2-12 KHz
Sax tenor
131-494
1-12 KHz
Cantor
87-392
1-12 KHz

Como Gravar Guitarras Elétricas

Autor: Tamaba, 

traduzido por Germano Lins


Como encarar uma sessão de gravação com guitarras

Uma técnica comum para gravar a guitarra limpa é fazer isso por linha, isto significa passar a guitarra por uma caixa de injeção (para adaptar a impedância) e mandá-la à mesa, e depois ao gravador ou, caso não se possua mesa, direto ao gravador (um computador, por exemplo).
Esta técnica tem suas vantagens e suas desvantagens. O bom é que não se precisa de um amplificador, não se precisa de um microfone e não se preciso do entorno acústico especial para captar bem o sinal. Oruim é que seguramente não soará como soou no ensaio. Este detalhe pode ser solucionado (ao menos parcialmente) se intercalarmos entre a guitarra e o gravador um equalizador e um compressor, ou, se não tivermos estes efeitos à mão, podemos gravar sem eles e depois colocar na mixagem.
No entanto, a técnica tradicional é a de conectar a guitarra em um amplificador (usando a distorção deste ou intercalando um pedal de distorção) e colocar um microfone frente ao amplificador. Algumas variantes de microfonação para esta técnica é centralizar o microfone no meio do cone do amplificador e aproximá-lo bem da tela do equipamento para conseguir um som grave e profundo, ou afastá-lo para ir perdendo graves e ganhando efeito de reverberação natural do ambiente onde estejam o equipamento e o microfone.

Introdução à síntese subtrativa

Introdução à síntese subtrativa

Autor: Xabier Blanco, 
traduzido por Germano Lins

Neste tutorial damos uma vista geral neste tipo de síntese e o iniciamos em seus conceitos fundamentais.

Para começar...
Diferentemente do restante dos instrumentos, que possuem um timbre próprio cuja essência não pode ser modificada sem afetar a natureza do instrumento, os sintetizadores pretendem construir novos sons. Um piano pode ser tocado de diversas maneiras, mas sempre irá soar como um piano; os sintetizadores aspiram a criar seu próprio som, algo completamente original no mais amplo sentido da palavra. Para fazer uma comparação, podemos dizer que o som de um piano é um quebra-cabeças já montado que pode ser pintado de mil cores diferentes, e o som de um sintetizador é um quebra-cabeças que está para ser montado.