quinta-feira, 12 de março de 2015

Tabela: Faixa de frequência dos instrumentos musicais


Instrumento
Fundamental  
 Harmônicos
Flauta      
261-2349
3-8 KHz
Oboé
261-1568
2-12 KHz
Clarinete
165-1568
2-10 KHz
Fagote
62-587
 1-7 KHz
Trompete
165-988
 1-7.5 KHz
Trombone
73-587
 1-4 KHz
Tuba
49-587
1-4 KHz
Tambor
100-200
1-20 KHz
Bumbo
30-147
1-6 KHz
Pratos
300-587
1-15 KHz
Violino
196-3136
4-15 KHz
Viola
131-1175
2-8.5 KHz
Cello
65-698
1-6.5 KHz
Baixo acústico
41-294
1-5KHz
Baixo elétrico
41-300
1-7 KHz
Guitarra acústica
82-988
1-15 KHz
Guitarra elétrica (amplif.)
82-1319
1-3.5 KHz
Guitarra elétrica (direta)
82-1319
 1-15 KHz
Piano
28-4196
5-8 KHz
Sax Soprano
247-1175
2-12 KHz
Sax alto
175-698
2-12 KHz
Sax tenor
131-494
1-12 KHz
Cantor
87-392
1-12 KHz

Como Gravar Guitarras Elétricas

Autor: Tamaba, 

traduzido por Germano Lins


Como encarar uma sessão de gravação com guitarras

Uma técnica comum para gravar a guitarra limpa é fazer isso por linha, isto significa passar a guitarra por uma caixa de injeção (para adaptar a impedância) e mandá-la à mesa, e depois ao gravador ou, caso não se possua mesa, direto ao gravador (um computador, por exemplo).
Esta técnica tem suas vantagens e suas desvantagens. O bom é que não se precisa de um amplificador, não se precisa de um microfone e não se preciso do entorno acústico especial para captar bem o sinal. Oruim é que seguramente não soará como soou no ensaio. Este detalhe pode ser solucionado (ao menos parcialmente) se intercalarmos entre a guitarra e o gravador um equalizador e um compressor, ou, se não tivermos estes efeitos à mão, podemos gravar sem eles e depois colocar na mixagem.
No entanto, a técnica tradicional é a de conectar a guitarra em um amplificador (usando a distorção deste ou intercalando um pedal de distorção) e colocar um microfone frente ao amplificador. Algumas variantes de microfonação para esta técnica é centralizar o microfone no meio do cone do amplificador e aproximá-lo bem da tela do equipamento para conseguir um som grave e profundo, ou afastá-lo para ir perdendo graves e ganhando efeito de reverberação natural do ambiente onde estejam o equipamento e o microfone.

Introdução à síntese subtrativa

Introdução à síntese subtrativa

Autor: Xabier Blanco, 
traduzido por Germano Lins

Neste tutorial damos uma vista geral neste tipo de síntese e o iniciamos em seus conceitos fundamentais.

Para começar...
Diferentemente do restante dos instrumentos, que possuem um timbre próprio cuja essência não pode ser modificada sem afetar a natureza do instrumento, os sintetizadores pretendem construir novos sons. Um piano pode ser tocado de diversas maneiras, mas sempre irá soar como um piano; os sintetizadores aspiram a criar seu próprio som, algo completamente original no mais amplo sentido da palavra. Para fazer uma comparação, podemos dizer que o som de um piano é um quebra-cabeças já montado que pode ser pintado de mil cores diferentes, e o som de um sintetizador é um quebra-cabeças que está para ser montado.

quarta-feira, 11 de março de 2015

Equalização - Dez dicas para você usar na sua mixagem

Equalizar é equilibrar. Portanto, quando se equaliza um determinado som ou instrumento, estamos buscando o seu equilíbrio tonal. Essa busca deve levar em conta todos os elementos do som e ainda as variantes acústicas do ambiente. O EQ é uma ferramenta extremamente poderosa para moldar o equilíbrio de frequências de elementos em uma mix. Você pode com o equalizador: trazer as coisas para frente ou para empurrá-las para trás,  criar ou tirar o foco de algum instrumento, realçar  elementos importantes, etc. O EQ pode ajudar a reparar gravações ruins e um ajuste correto pode faze-la soar bem. Aqui estão algumas dicas que aprendi ao longo dos anos equalizando numa mixagem.

PATCH DE TRADUÇÃO DO ENCORE 5 EM DIANTE

O Encore é, sem dúvidas, o aplicativo de edição de partituras mais popular do Brasil, mas poucos músicos exploram o verdadeiro potencial que este programa oferece porque, como a maioria dos softwares, ele é em inglês. Mas agora você pode traduzir o seu Encore, da versão 5 em diante, com este patch livre que foi criado para que os músicos, editores, arranjadores, produtores e professores na área da escrita musical, da programação MIDI e da composição possam ter mais subsídios para utilização do software.

Ela foi inspirada em uma tradução do Encore 4.5 feita por Ricardo Barbieri e modificada em muitos outros aspectos, para oferecer o maior conforto e fidelidade ao usuário brasileiro. 

Este patch NÃO É oferecido pela Gvox. É independente.


Para baixar gratuitamente o tradutor CLIQUE AQUI.



Fonte Original : Gvox Encore Brasil


sexta-feira, 6 de março de 2015

Chordz, disparando acordes com uma só nota

Chordz

Chordz
Chordz é um plugin que permite disparar acordes completos tocando uma só nota. Cada nota é associada com um acorde distinto, e cada acorde pode consistir no número de notas que queremos. Isso  permite, por exemplo, tocar progressões de acordes complexas com um só dedo, usando um teclado MIDI ou um controlador de pads — e também podemos disparar acordes a partir de notas criadas na piano roll da nossa DAW —.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Mais de 200 mil partituras na maior biblioteca online de música do mundo


IMSLP - reproduçãoCom tanta música no mundo seria necessário muito papel para registrá-las. Unindo tecnologia às possibilidades da internet, a International Music Score Library Project, reúne todas as partituras de domínio púplico para que m úsicos e compositores do mundo todo tenham acesso a elas.
São folhas e mais folhas virtuais com notas e mais notas musicais de artistas que também desejam compartilhar suas músicas com o mundo gratuitamente. Além das partituras, o IMSLP também encoraja a troca de ideias musicais, tanto na criação de trabalhos musicais como na análise de trabalhos existentes.
São mais de 200 mil músicas classificadas por nome do compositor, época do compositor ou gênero e instrumento da obra, para ler e fazer download. Todo o conteúdo do site pode ser lido em português.

Caso queira levar tudo no iPhone ou iPad, baixe o aplicativo iClassicalScores por $1,99. Todo o resto é gratuito.



Musopen: músicas e partituras de mais de 150 obras clássicas para download gratuito



divulgaçãoO nome já diz: musopen.org é um portal que disponibiliza obras musicais de domínio público gratuitamente. Funciona como uma biblioteca online que organiza as composições por períodos, instrumentos, intérpretes e compositores e que, além de música também armazena suas partituras.Entre os nomes que aparecem no acervo estão Johann Sebastian Bach, Ludwig van Beethoven, Frédéric Chopin, Wolfgang Amadeus Mozart, Antonio Vivaldi, Richard Wagner e tantos outros.
Para baixar as obras basta registrar-se no site. É possível fazer até cinco downloads gratuitos por dia. Por US$ 55 anuais, todo o conteúdo do site ficará disponível com downloads ilimitados.


terça-feira, 28 de outubro de 2014

Criando mixagem para fones de ouvido dentro do Logic

Germano Lins

Para criar uma mixagem de fones de ouvido dentro do Logic faça o seguinte:

1. Crie uma trilha auxiliar para cada pessoa na banda que vai precisar de sua própria mixagem de fone de ouvido e defina a saída de cada aux de forma a refletir as saídas da interface de áudio onde estão conectados os fones de ouvido. 

2. Nomeie de cada um dos canais Aux (clique-duplo na parte inferior do canal aux) para que reflita o nome do integrante da banda que irá usar o respectivo canal. Tal como baixista, baterista etc. Em seguida, defina a entrada de cada um dos canais de AUX para um BUS. 

3. Em cada trilha de áudio adicione um bus para cada pessoa que terá sua própria mixagem de fone de ouvido. Você pode fazer isso rapidamente, mantendo a tecla Shift pressionada, e ir selecionando todas as trilhas e, em seguida, clicando e mantendo pressionado o botão do mouse sobre a área de uma das trilhas e e definindo um bus de envio (SEND). Caso defina os Busses em pre fader você poderá controlar toda a mixagem do envio para cada músico, caso selecione pos fader  você poderá definir uma mixagem global para todos os músicos usando os faders dos canais primários e, em seguida, modificar um pouco, usando os busses de acordo com a necessidade de cada músico.




quinta-feira, 5 de junho de 2014

Alguns motivos para usar presets

Alguns motivos para usar presets

Diego Moreno
Caso costume mixar “in the box” (tudo no computador) com certeza já usou algum preset em algum momento da mixagem. Os presets podem ser úteis na mixagem, porém sempre existirão aqueles que dirão o contrário.
Então... Qual é a verdade?
São realmente úteis?
Algum problema em usar presets?
Vejamos …
Podemos aprender bastantes com os presets.
Ou não. Presets de plugin, por natureza, são projetados por profissionais que desenvolveram o plugin. São uma recomendação de ajustes para determinadas tarefas, gêneros ou instrumentos. Eles não são completamente arbitrários.  Ao contrário, eles foram feitos  baseados na  opinião de um ou mais engenheiros ou designers do plugin. 
Por que você passar batido em uma chance de talvez aprender alguma coisa com essas pessoas?
Se você estiver procurando por uma configuração de compressão para o seu violão, eu digo pegue o seu compressor favorito e procure por uma preset de violão. Selecione-o e em seguida, tome um momento para não apenas ouvir, mas olhar para como estão as configurações. Que relação eles usaram? Que tempos de ataque e release que eles recomendam? Você pode usar esta predefinição como um momento de aprendizado, decidindo se aquelas configurações pré definidas te satisfazem e definindo qual parâmetro não serviu para o seu propósito.

Usando esse exemplo de compressão de violão, a predefinição pode vir a ser um ponto de partida para o seu som final. Você pega o preset, aprende  que ratio,  ataque / release foi sugerido, mas depois você percebe que o compressor não atua porque o threshold foi ajustado muito altoEsta é a parte  que o programador ou engenheiro não pode prever sobre a sua mix: o quão alto as suas faixas foram gravadas.
Assim, você diminui o threshold  até que haja alguma redução de ganho. Você ouve e decide se você gosta da quantidade de compressão ou nãoTalvez você ajuste para um ratio maior ou decide retardar o ataque um pouco para mais do dedilhar de guitarra soar  e então você está pronto!  Você começou com uma predefinição  e rapidamente adaptou para a sua mix, de acordo com o seu gosto. Grande uso de uma predefinição.

O que há de errado em criar os seus próprios presets para utilizar como ponto de partida para suas mixes futuras?  Quando encontrar algumas configurações que você gosta para os seus compressores, reverbs, delays, etc,  salve-os com seu próprio nome personalizado e descrição.
Você sabe que eles são um preset útil porque você os criou,  automaticamente você também sabe que  não tem que usá-los na íntegra. Simplesmente tratá-los como ponto de partida e seguir em frente apartir daí.

Eu não posso terminar esse post sem mencionar que eu acho uma completa perda de tempo usar presets de equalização. Por esse motivo já disse algumas vezes em posts do áudio repórter que NÃO USO PRESETS de EQ.
Freqüências que precisam ser cortadas (ou aumentadas) variam drasticamente de instrumento por instrumento e de mix pra mix. Não há realmente nenhuma maneira de um engenheiro adivinhar curvas de equalização que você precisa para o seu bumbo ou baixo. É impossível saber.
Mas ironicamente, muitas pessoas ainda acreditam em presets de equalização e confiam nisso para tentar tirar aquele som fantástico de bateria do disco tal…O que eles estão fazendo é apenas prejudicando sua habilidade em mixar.
A equalização é uma daquelas coisas que você deve usar baseando exclusivamente no que você ESCUTA. Na minha opinião não se deve usar NUNCA presets de equalização, mesmo como ponto de partida.