quarta-feira, 20 de abril de 2011

Parâmetros básicos de áudio

Relação Sinal/Ruído e Faixa Dinâmica
O parâmetro "relação sinal/ruído" (signal/noise ratio) indica a diferença entre o nível mais alto de sinal que o equipamento pode operar e o nível de ruído existente no aparelho (no caso de mixers e amps, normalmente é ruído térmico; no caso de gravadores de fitas, é o ruído inerente à fita magnética).

Os níveis são medidos em dB (decibel), que é uma medida relativa (baseada numa relação entre dois valores). No caso da relação sinal/ruído, mede-se a intensidade do ruído presente na saída do equipamento, sem sinal na entrada, e depois a intensidade do maior sinal que pode ser aplicado sem distorção. A diferença entre eles é mostrada em decibéis.

Aterramento, ruído e segurança

Informação técnica para usuários de produtos de áudio profissional da Yamaha

O aterramento inadequado pode criar risco mortal. Mesmo que não venha a causar perigo, os “loops de terra” são a causa mais comum de ruído (“hum”) da rede elétrica nos sistemas de áudio. Portanto, é útil aprender sobre aterramento, e usar esse conhecimento.

O que é um loop de terra?
Um loop de terra (“ground loop”) ocorre quando existe mais de um caminho de aterramento entre duas partes do equipamento. O caminho duplo forma o equivalente ao loop de uma antena, que muito eficientemente capta as correntes de interferência. A resistência dos terminais transformam essa corrente em flutuações de voltagem, e por causa disso a referência de terra no sistema deixa de ser estável, e o ruído aparece no sinal.

Amplificadores - Definições

Pre-amp
É o "pré-amplificador", um amplificador de baixa potência usado para condicionar o sinal (normalmente, sinal de microfone) para um nível adequado ao mixer ou amplificador de potência. Os pré-amplificadores (ex: Ashly), geralmente possuem controles de ganho, e eventualmente ajustes de tonalidade (EQ). Existem pré-amplificadores que utilizam circuitos com válvulas (ex: Behringer MIC2200), que dão uma "coloração" diferente ao som. A característica mais importante que deve ter um pré-amplificador diz respeito ao ruído: quanto maior a relação sinal/ruído, melhor.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Kristal Engine


Eis como gravar uma música com vários instrumentos, voz e efeitos, com um programa gratuito. Utilizaremos para isso um excelente software chamado Kristal Engine. 


Hoje em dia, mesmo quem não tem dinheiro sobrando para comprar placas de som e softwares profissionais pode gravar músicas em casa e mostrar para os amigos sem passar vergonha com relação à qualidade técnica. Para isso, basta utilizar uma placa de som de nível médio e um programa de áudio com preço acessível ou mesmo gratuito.

Guia Rápido para novos usuários de Sistemas Linux

WWW.MUSICAUDIO.NET - Guia Rápido para novos: "Guia Rápido para novos usuários de Sistemas GNU/Linux Versão 2.0


A utilização de Sistemas GNU/Linux em PCs Desktops

Nota Legal

Copyright © Sergio Belkin 02/2005, Buenos Aires, Argentina.

Tradução em português Copyright © Germano Lins 11/2005, Salvador, Bahia, Brasil.

A cópia, distribuição deste documento é permitida sob os termos GNU Free Documentation License, Version 1.2 ou qualquer versão posterior publicada pela Free Software Foundation; sendo que a única sessão que não poderá ser modificada é 'Introdução que vale a pena ler'."

Manual de Operação - Rosegarden

WWW.MUSICAUDIO.NET - Manual de Operação - Rosegarden
"Manual de Operação - Rosegarden

Rosegarden

Guia Completo de Operação em Português

Traduzido do original em inglês por Germano Lins

para

MUSICAUDIO"

Tutoriais de Acustica

Tutoriais de Acustica: "Estes tutoriais destinam-se a servir de apoio didático aos cursos na área de Música e Tecnologia do Departamento de Música da ECA-USP. O projeto está em andamento e qualquer contribuição no sentido de melhorar ou ampliar esse material será muito bem-vinda! Exceto quando houver indicação ao contrário, os texto são de autoria de Fernando Iazzetta."

Manual de Referência Kristal Engine

Introdução ao Autotune


Poucos programas revolucionaram tanto a forma de processar áudio como o Auto Tune. Aparentemente simples, usada corretamente, é uma ferramenta de valor incalculável na hora de afinar vozes e outros instrumentos solo.


Por sua expressividade e pela grande quantidade de matizes que apresenta, a voz é um dos elementos mais complexos de gravar numa canção. Antes da existência do Auto Tune, as gravações vocais eram sessões intermináveis em que se faziam centenas de tomadas, que se arrastavam por vários dias chegando ao esgotamento de todo o equipamento e sobretudo, do/a vocalista na busca da afinação perfeita de cada palavra. A Antares revolucionou tudo isso com o Auto Tune, um corretor de afinação inicialmente voltado para a voz. Aparentemente simples, seu correto manuseio é toda uma arte que reduziu consideravelmente o tempo de gravação de vozes. Neste tutorial veremos os controles disponíveis na versão 3 e suas técnicas básicas.

Por que preciso de um Sampler?


Respostas:

Primeiramente, se você é músico ou produtor musical e usa (ou gostaria de usar) seu PC para produções musicais.

Em segundo, se você usa seu PC para karaokê ou ouvir música na Internet.

 Em qualquer desse casos, você usa MIDI - ou deveria usar!

O MIDI se utiliza de sons de instrumentos ?embutidos?  na placa de som de seu computador, para reproduzir timbres dos mais variados instrumentos - como piano, violão, bateria e etc.

Dessa maneira, em uma produção musical, por exemplo, você pode se utilizar de instrumentos eletrônicos, sem precisar ter que gravá-los. Como exemplo, você pode, com a ajuda de um programa específico, compor com o mouse uma trilha de bateria e usar os sons MIDI para reproduzi-la, sem ter que gravar de uma bateria real!