terça-feira, 19 de abril de 2011

Como gravar um baixo elétrico



Apesar da maioria dos sintetizadores modernos já virem com bons efeitos para guitarras baixo incluídos, não existe nada comparável ao verdadeiro instrumento, desde que seja bem tocado, e que se saiba como gravá-lo. 

Hoje em dia, o baixo tem um papel proeminente em diferentes géneros musicais. O Dub Reaggae não chegaria muito longe sem o baixo, assim como muitos géneros com bastante ritmo, como estilos latinos ou os provenientes da América do Sul. Mesmo até fora destes estilos, o baixo é uma peça fulcral para a sonoridade e para o "felling" de uma música. Um baixo bem tocado e bem gravado é vital para qualquer secção rítmica, e vale a pena o esforço, de forma a obter o som correcto.  

Educação Musical - Os benefícios para as crianças



A força da música é de tal forma grande, que provoca profundas emoções nos seres humanos - é tocada nos casamentos para nos dar alegria, em filmes de terror e de guerra par

a induzir medo ou suspense, em casa para provocar felicida

de a qual irá gerar descontracção, alivio do stress e funciona como uma forma de terapêutica - já foi demonstrado que a ligação entre a música, o corpo e a alma melhora a sua saúde tanto física como a nível mental.

Gravar Baterias


por Paulo Costa

Utilizar samples de bateria nas suas gravações, pode ser mais barato e mais rápido do que usar uma bateria real, mas ainda se notam bastantes diferenças quando é um baterista a tocar numa bateria real.

Para efectuar uma boa gravação deste instrumento é necessário utilizar arte e engenho se quiser capturar um som fidedigno, sem se fazer notar os sons e ruídos indesejados. Além disso, um dos factores importantíssimos é a qualidade e experiência do músico. Por mais bom material e condições que se tenha, nada consegue combater a falta de jeito e inexperiência de um baterista.

A melhor solução é instalar a bateria num ambiente acústico controlado, especialmente configurado para esse efeito, com um bom isolamento, embora possa ser muito útil o baterista poder ver o resto da banda. As opiniões sobre o ambiente acústico ideal diferem: alguns podem querer ter um chão de madeira e paredes de pedra para dar vida ao som, enquanto que outros podem querer ter o chão com carpetes e materiais absorventes para "secar" o som. A melhor acústica vai depender claramente do estilo musical em que se deseja enquadrar a bateria, mas talvez seja melhor preferir um ambiente "morto", pois irá permitir a criação de diferentes acústicas para obter uma grande variedade de sons sem ter a necessidade de recolocar a bateria e os microfones.

Como tirar o máximo proveito do seu "iPobre"

Lilian Ferreira

Tudo bem, não é todo mundo que tem um iPod. Seja porque o Brasil tem um dos iPods mais caros do mundo, seja por opção. Mas o melhor para quem não vive sem MP3 é que dá para ser muito feliz com um player sem grife, um simples "iPobre". Softs que você encontra na Web permitem criar playlists automáticas com as músicas que você mais ouve, ajustar o volume e o tamanho dos arquivos e até recuperar dados apagados.

Gravando Bateria em Casa


Andy Hong,
traduzido e adaptado por Germano Lins


Assim como muitos, tenho um estúdio em casa. Embora eu tenha oportunidade para gravar em estúdio profissionais, eu optei em gravar no conforto de minha casa. Minha casa não possui nenhum tipo de construção especial para estúdio, assim como não possui também o tratamento acústico de um estúdio bem projetado, assim como também não possui o custo de gravação de um estúdio profissional - Junto o útil ao agradável, o fato de trabalhar no conforto de minha própria casa (com uma geladeira abastecida com mais que algumas latas de cervejas baratas, janelas que permitem a entrada do sol, e um alpendre onde de vez em quando me aconchego para descansar). Realmente, estes foram os argumentos que me levaram a ficar em casa.

Mixagem usando a biblioteca de samples Garritan Orchestra

Por Dan Kury,
traduzido e adaptdado por Germano Lins

 
Introdução:

Tenho exercido a profissão de engenheiro de gravação a mais de trinta anos, e ainda aprendo coisas novas a todo momento. Vou tentar lhe dar uma visão do meu jeito de fazer música com computadores. Caso use um Mac, ou um PC, ou ambos, você é o produtor e o engenheiro, e sendo assim, deve possuir bons conhecimentos sobre ambas atividades.

A produção de áudio é um processo crucial no que tange à tornar a sua música realista e agradável aos ouvidos dos outros.Frequentemente, os usuários fazem os ajustes necessários, edições MIDI, aplicam efeitos, e em seguida ignoram a produção de áudio completamente. 


O Essencial:

Em primeiro lugar, o mais importante. Espero que você possua um par de monitores decente em seu home-studio. Caso não possua, perca algum tempo ouvindo os seus CDs favoritos em uma loja de monitores, nela você poderá ouvi-los em diferentes tipos de monitores. Não compre os que têm baixos profundos e freqüências altas muito brilhantes, ao invés disso compre o par de monitores que produza a sonoridade de médias freqüências mais natural, como aquelas do piano, do violão, das cordas, e o mais importante, onde a voz soa melhor. Precisamos de ser capazes de ouvir claramente a parte que estamos trabalhando e sobre como ela se enquadra, ou se encaixa, com as outras peças da música. Mantenha-se longe das grandes lojas de eletrônicos. Dirija-se a uma loja que trabalhe somente com equipamentos profissionais. Normalmente essas lojas são pequenas. Você não vai obter uma sonoridade profissional se mixar em monitores de um mini-system caseiro. Fique logo sabendo que isto tem um custo. Um bom par de monitores profissionais custa em torno de R$ 1.500,00.


O Protocolo MIDI

Autor:
Xabier Blanco
Traduzido por Germano Lins

O MIDI é um grande desconhecido para muitos usuários; aqui iremos tratar de explicar o que é o protocolo MIDI e quais são suas aplicações práticas e criativas.

Noções básicas: a linguagem MIDI
MIDI (Musical Instruments Digital Interface) é a linguagem que utilizam atualmente muitos instrumentos para se comunicar entre si, enviar e receber dados e sincronizar-se. Nasceu dentro o mundo dos sintetizadores como resposta a uma necessidade dos músicos: controlar vários equipamentoscom seus comandos e fazer layers com vários sons entre eles. Os primeiros resultados desta nova tecnologia foram mostrados no North American Music Manufacturers Show de 1983 em Los Angeles. A demonstração consistiu em dois sintetizadores de diferentes fabricantes conectados por MIDI com um par de cabos; o representante de uma dessas empresas tocou em um dos sintetizadores... e o público ficou estarrecido ao ver que os dois teclados soavam juntos! Da mesma forma como dois computadores podem se conectar via modem, dois instrumentos que suportem o protocolo MIDI podem se comunicar. A informação MIDI possui um caráter notadamente musical: se refere a comandos play-stop, ativação de nota, tempo, volume, etc, mesmo que seu uso avançado possibilite muito mais coisas.

Tabela: Relação entre diferentes unidades de tempo


BPMCompassos
Segundos4567891011121314
1660.075.090.0105.0120.0135.0150.0165.0180.0195.0210.0
1756.570.684.798.8112.9127.1141.2155.3169.4183.5197.6
1853.366.780.093.3106.7120.0133.3146.7160.0173.3186.7
1950.563.275.888.4101.1113.7126.3138.9151.6164.2176.8
2048.060.072.084.096.0108.0120.0132.0144.0156.0168.0
Segundos910111213141516171819
2683.192.3101.5110.8120.0129.2138.5147.7156.9166.2175.4
2780.088.997.8106.7115.6124.4133.3142.2151.1160.0168.9
2877.185.794.3102.9111.4120.0128.6137.1145.7154.3162.9
2974.582.891.099.3107.6115.9124.1132.4140.7149.0157.2
3072.080.088.096.0104.0112.0120.0128.0136.0144.0152.0
Segundos1415161718192021222324
3693.3100.0106.7113.3120.0126.7133.3140.0146.7153.3160.0
3790.897.3103.8110.3116.8123.2129.7136.2142.7149.2155.7
3888.494.7101.1107.4113.7120.0126.3132.6138.9145.3151.6
3986.292.398.5104.6110.8116.9123.1129.2135.4141.5147.7
4084.090.096.0102.0108.0114.0120.0126.0132.0138.0144.0

Tabela: Conversão para Delays


BPM
(Tempo)
1/41/81/16
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
82
83
84
85
86
87
88
89
90
91
92
93
94
95
96
97
98
99
100
101
102
103
104
105
106
107
108
109
110
111
112
113
114
115
116
117
118
119
120
121
122
123
124
125
126
127
128
129
130
131
132
133
134
135
136
137
138
139
140
141
142
143
144
145
146
147
148
149
150
151
152
153
154
155
156
157
158
159
160
161
162
163
164
165
166
167
168
169
170
171
172
173
174
175
176
177
178
179
180
1000.00
983.61
967.74
952.38
937.50
923.08
909.09
895.52
882.35
869.57
857.14
845.07
833.33
821.92
810.81
800.00
789.47
779.22
769.23
759.49
750.00
740.74
731.71
722.89
714.29
705.88
697.67
689.66
681.82
674.16
666.67
659.34
652.17
645.16
638.30
631.58
625.00
618.56
612.24
606.06
600.00
594.06
588.24
582.52
576.92
571.43
566.04
560.75
555.56
550.46
545.45
540.54
535.71
530.97
526.32
521.74
517.24
512.82
508.47
504.20
500.00
495.87
491.80
487.80
483.87
480.00
476.19
472.44
468.75
465.12
461.54
458.02
454.55
451.13
447.76
444.44
441.18
437.96
434.78
431.65
428.57
425.53
422.54
419.58
416.67
413.79
410.96
408.16
405.41
402.68
400.00
397.35
394.74
392.16
389.61
387.10
384.62
382.17
379.75
377.36
375.00
372.67
370.37
368.10
365.85
363.64
361.45
359.28
357.14
355.03
352.94
350.88
348.84
346.82
344.83
342.86
340.91
338.98
337.08
335.20
333.33
500.00
491.80
483.87
476.19
468.75
461.54
454.55
447.76
441.18
434.78
428.57
422.54
416.67
410.96
405.41
400.00
394.74
389.61
384.62
379.75
375.00
370.37
365.85
361.45
357.14
352.94
348.84
344.83
340.91
337.08
333.33
329.67
326.09
322.58
319.15
315.79
312.50
309.28
306.12
303.03
300.00
297.03
294.12
291.26
288.46
285.71
283.02
280.37
277.78
275.23
272.73
270.27
267.86
265.49
263.16
260.87
258.62
256.41
254.24
252.10
250.00
247.93
245.90
243.90
241.94
240.00
238.10
236.22
234.38
232.56
230.77
229.01
227.27
225.56
223.88
222.22
220.59
218.98
217.39
215.83
214.29
212.77
211.27
209.79
208.33
206.90
205.48
204.08
202.70
201.34
200.00
198.68
197.37
196.08
194.81
193.55
192.31
191.08
189.87
188.68
187.50
186.34
185.19
184.05
182.93
181.82
180.72
179.64
178.57
177.51
176.47
175.44
174.42
173.41
172.41
171.43
170.45
169.49
168.54
167.60
166.67
250.00
245.90
241.94
238.10
234.38
230.77
227.27
223.88
220.59
217.39
214.29
211.27
208.33
205.48
202.70
200.00
197.37
194.81
192.31
189.87
187.50
185.19
182.93
180.72
178.57
176.47
174.42
172.41
170.45
168.54
166.67
164.84
163.04
161.29
159.57
157.89
156.25
154.64
153.06
151.52
150.00
148.51
147.06
145.63
144.23
142.86
141.51
140.19
138.89
137.61
136.36
135.14
133.93
132.74
131.58
130.43
129.31
128.21
127.12
126.05
125.00
123.97
122.95
121.95
120.97
120.00
119.05
118.11
117.19
116.28
115.38
114.50
113.64
112.78
111.94
111.11
110.29
109.49
108.70
107.91
107.14
106.38
105.63
104.90
104.17
103.45
102.74
102.04
101.35
100.67
100.00
99.34
98.68
98.04
97.40
96.77
96.15
95.54
94.94
94.34
93.75
93.17
92.59
92.02
91.46
90.91
90.36
89.82
89.29
88.76
88.24
87.72
87.21
86.71
86.21
85.71
85.23
84.75
84.27
83.80
83.33

Tabela: Mensagens de controladores MIDI


0Bank select
1Modulation wheel
2Breath control
3Indefinido
4Foot controller
5Portamento time
6Data Entry
7Channel Volume
8Balance
9Indefinido
10Pan
11Expression Controller
12Effect control 1
13Effect control 2
14Indefinido
15Indefinido
16General Purpose Controller #1
17General Purpose Controller #2
18General Purpose Controller #3
19General Purpose Controller #4
20Indefinido
21Indefinido
22Indefinido
23Indefinido
24Indefinido
25Indefinido
26Indefinido
27Indefinido
28Indefinido
29Indefinido
30Indefinido
31Indefinido
32Bank Select
33Modulation wheel
34Breath control
35Indefinido
36Foot controller
37Portamento time
38Data entry
39Channel Volume
40Balance
41Indefinido
42Pan
43Expression Controller
44Effect control 1
45Effect control 2
46Indefinido
47Indefinido
48General Purpose Controller #1
49General Purpose Controller #2
50General Purpose Controller #3
51General Purpose Controller #4
52Indefinido
53Indefinido
54Indefinido
55Indefinido
56Indefinido
57Indefinido
58Indefinido
59Indefinido
60Indefinido
61Indefinido
62Indefinido
63Indefinido
64Damper pedal on/off (Sustain)
65Portamento on/off
66Sustenuto on/off
67Soft pedal on/off
68Legato Footswitch
69Hold 2
70Sound Controller 1 (Sound Variation)
71Sound Controller 2 (Timbre)
72Sound Controller 3 (Release Time)
73Sound Controller 4 (Attack Time)
74Sound Controller 5 (Brightness)
75Sound Controller 6
76Sound Controller 7
77Sound Controller 8
78Sound Controller 9
79Sound Controller 10
80General Purpose Controller #5
81General Purpose Controller #6
82General Purpose Controller #7
83General Purpose Controller #8
84Portamento Control
85Indefinido
86Indefinido
87Indefinido
88Indefinido
89Indefinido
90Indefinido
91Effects 1 Depth
92Effects 2 Depth
93Effects 3 Depth
94Effects 4 Depth
95Effects 5 Depth
96Data entry +1
97Data entry -1
98Non-Registered Parameter Number LSB
99Non-Registered Parameter Number MSB
100Registered Parameter Number LSB
101Registered Parameter Number MSB
102Indefinido
103Indefinido
104Indefinido
105Indefinido
106Indefinido
107Indefinido
108Indefinido
109Indefinido
110Indefinido
111Indefinido
112Indefinido
113Indefinido
114Indefinido
115Indefinido
116Indefinido
117Indefinido
118Indefinido
119Indefinido
120All Sound Off
121Reset All Controllers
122Local control on/off
123All notes off
124Omni mode off (+ all notes off)
125Omni mode on (+ all notes off)
126Poly mode on/off (+ all notes off)
127Poly mode on (incl mono=off +all notes off)