sexta-feira, 15 de maio de 2015

Tracktion 4 agora é gratuito - Uma DAW multiplataforma (Windows, Mac e Linux)

Tracktion 4 é uma DAW multiplataforma (Windows, Mac e Linux) que funciona a 64 bit, pode carregar VSTs e também trabalhar com arquivos de vídeo —algo único entre os sequenciadores freeware—. Depois de um tempo de adaptação à sua particular interface de usuário, você poderá fazer grandes coisas com ele.

Depois de passar por um simples processo para baixar uma cópia totalmente funcional do Tracktion 4:

Veja a seção oficial de download e baixe o instalador do "Tracktion 4 Free".

Regístre-se como usuário.

Instale-o e ative-o com o nome de usuário e senha criado no passo anterior.

Mais informação | Tracktion



quinta-feira, 14 de maio de 2015

Soundation Chrome Studio, fazendo música na nuvem


Soundation da PowerFX Systems foi um dos primeiros sequenciadores baseados em web que teve ambições de ser mais que uma funcionalidade básica. Surgiu em outubro de 2009, e vem se desenvolvendo constantemente até formar uma comunidade de 1.200.000 usuários registrados e 420.000 canções.

Agora chega uma versão melhorada, a Soundation Chrome Studio, que se apresenta como um ambiente de produção musical inteiramente baseado na nuvem e, como seu nome indica, requer o navegador Google Chrome para funcionar.

Com ele podemos criar, publicar e compartilhar projetos de qualquer computador que esteja conectado à internet, sem necessidade de baixar nenhum software.
Também permite distribuir música no Spotify, iTunes e outros serviços.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Comparação entre os monitores Yamaha HS5, HS7 e HS8

Esta é a série Yamaha HS, completa, em suas duas cores, incluindo o subwoofer (que não entra neste teste comparativo)

Introdução

A Yamaha está presente em lugar privilegiado no mercado de monitores de estúdio desde 1978 com seus famosos NS10, até que deixaram de fabricá-los em 2001. Era uma caixa impressionante. Seu médio era tão definido que muitas pessoas se queixavam que eram cansativas ao ouvido. Sinceramente, acredito que isso era mais um problema de excesso de volume na hora de trabalhar — devido a pouca resposta desta caixa aos graves — do que à sua sonoridade, propriamente dita.
A gente queria das NS10 mais do que ela podia dar. Logicamente, se somente dispuséssemos delas no nosso estúdio, nunca seríamos capazes de reproduzir baixos e bumbos contundentes. Esta razão podia levar o técnico a subir e subir o volume de monitoração, buscando esses resquícios de graves que a caixa podia dar. Resultado: continuávamos com poucos graves, a sonoridade começava a distorcer ou então não reproduzir bem os transientes, e a fadiga auditiva batia à porta.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Alô, DJ´s!!! Mixxx 1.12 (a nova versão) continua grátis e ainda melhor

Dois anos já se passaram desde o lançamento da última versão do Mixxx, a versão 1.11. Esta semana está sendo lançada a versão beta do que o pessoal da Mixxx desenvolveu durante os últimos dois anos: Mixxx 1.12. Com um novo número de versão tão pequeno a atualização pode parecer pouca coisa, mas o certo é que o programa melhorou muitíssimo.



O Mixxx agora conta com uma interface totalmente renovada cujos skins são redimensionáveis, um dos quais nos permite visualizar as formas de onda empilhadas. A animação das formas de onda foi notavelmente melhorada, com uma suavidade de deslocamento de até 60fps – ajustável nas opções –. A representação gráfica das formas de onda agora é multicolor e altera seu tamanho e cor conforme realizamos modificações no mixer. Temos cinco novos efeitos, podemos escolher os pontos de corte da EQ, podemos visualizar o coverart da música, até quatro entradas micro estão disponíveis – para as festas com muitos DJs pesados –, detecção e alteração de tonalidade da música para os que gostam de fazer mixagem harmônica, melhorias na sonoridade ao usar pitchlock, melhorias no sistema de mapeamento MIDI, mixagem externa ou interna, uso simultâneo de diferentes interfaces de áudio, controle por DVS, gravação de sessões em diferentes formatos, streaming mediante Icecast e Shoutcast... E continua sendo grátis e Open Source.

Para que esta versão beta chegue a versão final os desenvolvedores precisam de muita ajuda. Sendo assim, se você quer ver um programa gratuito que faça frente aos pagos, ajude! Primeiro de tudo baixe e instale o Mixxx – para Windows, OSX ou Ubuntu– neste link. Reporte os bugs neste outro link, e dê qualquer tipo de feedback neste outro. Caso se interesse em colaborar na tradução do programa ou de sua documentação, consulte este link.



quinta-feira, 23 de abril de 2015

A Função Side-Chain no Cubase

Plug-ins do Cubase que tem Side-chain:
  • Vintage Compressor
  • Compressor
  • Expander
  • Gate
  • Auto Pan
  • Chorus
  • Studio Chorus
  • Flanger
  • Phaser
  • Tremolo
  • Vibrato
  • Mono Delay
  • Ping Pong Delay
  • Stereo Delay
  • WahWah



Passo a passo

Comece inserindo um plug-in capaz de realizar a função side-chain em uma trilha. A opção side chain está marcada em amarelo na figura a seguir.


Isso ativará todas as trilhas da sessão (incluindo grupos de trilha) para que roteiem o áudio para o plug-in.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Airtime - Crie a sua própria Radio Online Grátis

Conheça o Airtime, uma ferramenta gratuita para você criar o seu próprio servidor de web radio no seu computador.

Quem nunca teve o sonho de ter a própria rádio? É... talvez, esse não seja o sonho de todo mundo, mas já foi o meu um dia e acredito que se você está lendo este artigo provavelmente tem interesse também, vamos conhecer a ferramenta.



Conheça o Airtime


Airtime é o nome de um projeto de código aberto para a criação de radios online, ele era desenvolvido pelaSourceFabric anteriormente sob o nome de Campster mas em 2011 a empresa decidiu abrir o programa possibilitando que a comunidade pudesse melhorá-lo e foi exatamente isso que aconteceu, dentre as principais funcionalidades destacamos:

- Interface muito intuitiva e bem organizada
- Permite organizar  todas as musicas
- Criar  playlists
- Pesquisar musicas
- Capacidade de editar os metadados das músicas diretamente do Airtime
- Agendamento
- Ferramentas de streaming integradas
- Disponibilização de um calendário para organização da “agenda musical”
- Ferramentas de DJ, integração com o Soundcloud

Fonte: Diolinux - 
por Dionatan Simioni
Blogueiro, Youtuber, Escritor e Professor, usuário de Ubuntu e Android, apaixonado por games e tecnologia.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

3 Maneiras de lidar com sobreposições de regiões no Logic Pro




Regiões sobrepostas podem fazer com que os objetos e trilhas do seu arranjo se comportem de uma maneira que você não deseja, o que pode ser frustrante, especialmente quando você sabe que colocou ou editou uma região exatamente onde você queria. O Logic Pro oferece várias formas de lidar com sobreposições de região e, neste artigo, vamos dar uma olhada em três delas.
Todos os métodos utilizados abaixo são bons, cabe a você escolher o método que melhor se adpate à sua necessidade específica.

Os três métodos funcionam da seguinte forma:
  • O Método 1 ajusta a duração das regiões
  • O Método 2 cria uma nova trilha incluindo todos os plugins no canal original
  • O Método 3 permite uma transição suave entre as regiões usando a ferramenta crossfade

Como trabalhar com grupos VCA/DCA

VCA é a abreviação de Voltage Controlled Amplifier que, traduzido, significa "amplificador controlado por tensão". Nos modelos de mesas de som de PA analógicas correspondem a uma série de potenciômetros lineares que permitem agrupar um conjunto de faders de canal específicos e controlar seu nível de maneira proporcional e direta ao do VCA determinado. A diferença para um subgrupo, é que o VCA incrementa ou diminui, para entendermos, a mesma quantidade de dBs em todos os canais, enquanto que o subgrupo não tem esse comportamento direto aos canais, e sim, modifica o sinal resultante.

Um exemplo prático para ver a diferença entre o VCA e o subgrupo é que se incrementamos em 10 dB o sinal de um VCA para um determinado grupo de canais, todos eles incrementam 10 dB de maneira individual porque também modificamos todos os envios post-fader (efeitos, majoritariamente), enquanto que se fazemos o mesmo com um subgrupo, o que incrementamos são 10 dB na mixagem dos ditos canais, que na prática continuam com o mesmo nível de fader individual. De forma contrária, os subgrupos podem ser processados, enquanto que o VCA não é um canal por si só. Nas consoles digitais, os VCA são controlados mediante domínio digital, que na realidade são amplificadores controlados digitalmente — DCA em sua sigla em inglês —.

domingo, 29 de março de 2015

MuseScore 2.0 - Edição de Partituras - Grátis















Os desenvolvedores do MuseScoreestão anunciando o lançamento da segunda segunda versão deste editor de partituras depois de quatro anos de muito trabalho, foram mais de 400 pessoas trabalhando neste projeto.
A interface de usuário recebeu muitas melhorias, algo que é percebido logo quando se abre o programa com o novo "Start Center", que é um assistente que simplifica a criação de partituras. Também dispomos de uma nova janela Inspector que dá um acesso mais rápido às propriedades de cada nota e outros elementos, e paletas personalizáveis que agrupam os símbolos de notação que são mais utilizados. Por outro lado, o modo de vista contínua permite introduzir notas sem se ver limitado aos saltos de página ou linha.
Entre as novas ferramentas de edição destaca-se a funcionalidade de partes linkadas, gracas a qualquer alteração que realizemos na partitura se verá refletido automaticamente nas partes que selecionemos, e vice versa. Isso é só uma pequena mostra das novas características desta versão, entre as quais podemos citar um piano em forma de "toolbar" para facilitar a entrada de notas, maior flexibilidade para introduzir acordes com o uso de símbolos, um modo de repitch que permite alterar a altura tonal sem variar o ritmo e muito mais.
Contamos também com novos estilos e elementos de notação, e aqui encontramos outra funcionalidade importante: a incorporação de tablaturas para os guitarristas e instrumentistas de corda. Os diagramas de trastes, o baixo cifrado e a notação slash são outras novidades a serem consideradas.
As melhorias continuam no layout, na reprodução, na importação MIDI e na usabilidade.
As partituras criadas no MuseScore 1.3 devem ser abertas sem problemas no MuseScore 2.0, logo, podemos dizer que esse upgrade é algo seguro de ser feito.
Baixar MuseScore 2.0 (Windows, Mac OS X e Linux)

quinta-feira, 26 de março de 2015

19 apps para iOS que todo DJ deve testar ou, pelo menos, conhecer


Se você é DJ com certeza já de deu conta que nos últimos anos tem aparecido uma boa quantidade de aplicações para transformas iPads ou iPhones em um completo sistema de gravação, ou em uma ferramenta auxiliar que irá completar o seu setup de DJ. Grande parte dessas apps não passam de meras curiosidades para realizar experimentos sonoros não chegando nem perto de ser realmente algo profissional. Mas, com o tempo, isso tem mudado, tanto pela potência dos dispositivos, que a cada lançamento são velozes e poderosos, como também pela estabilidade e funcionalidade das aplicações que vão surgindo no mercado, chegando ao ponto de hoje em dia querermos incorporar um iPad no setup. A possibilidade de poder empregar interfaces de áudio e controladores MIDI da classe compliant, assim como alguns controladores e interfaces específicas de determinados fabricantes que chegaram a acordos com a Apple, têm elevado exponencialmente o interesse por usar os pequenos dispositivos da Apple, especialmente por aficionados, que com pouco investimento passam a ser sentir DJs. O interesse vai mais além de usar o iPad como substituto do computador e portanto como dispositivo del ordenador y por tanto como dispositivo que executa a reprodução das músicas, já que também podemos empregar o iPad como um completo controlador tátil para qualquer software software que tenhamos rodando no computador, como dispositivo para gravar as sessões ou como groovebox para acompanhar as mixagens.


É totalmente certo que um iPad não é um dispositivo que inicialmente foi especificamente projeto para DJs, mas os computadores também não eram e agora eles exercem um papel importante, chegando ao ponto de ser indispensáveis.