quinta-feira, 12 de março de 2015

Tutoriais de Áudio e Acústica

Estes tutoriais destinam-se a servir de apoio didático aos cursos na área de Música e Tecnologia do Departamento de Música da ECA-USP. O projeto está em andamento e qualquer contribuição no sentido de melhorar ou ampliar esse material será muito bem-vinda! Exceto quando houver indicação ao contrário, os texto são de autoria de Fernando Iazzetta (visite minha Home Page).O material contido nos tutoriais pode ser livremente utilizado desde que seja citada a fonte.




Índice

Introdução ao Autotune

Poucos programas revolucionaram tanto a forma de processar áudio como o Auto Tune. Aparentemente simples, usada corretamente, é uma ferramenta de valor incalculável na hora de afinar vozes e outros instrumentos solo.

Por sua expressividade e pela grande quantidade de matizes que apresenta, a voz é um dos elementos mais complexos de gravar numa canção. Antes da existência do Auto Tune, as gravações vocais eram sessões intermináveis em que se faziam centenas de tomadas, que se arrastavam por vários dias chegando ao esgotamento de todo o equipamento e sobretudo, do/a vocalista na busca da afinação perfeita de cada palavra. A Antares revolucionou tudo isso com o Auto Tune, um corretor de afinação inicialmente voltado para a voz. Aparentemente simples, seu correto manuseio é toda uma arte que reduziu consideravelmente o tempo de gravação de vozes. Neste tutorial veremos os controles disponíveis na versão 3 e suas técnicas básicas.

Funcionamento
O Auto Tune é um corretor de áudio monofônico, portanto não trabalha em modo polifônico. Está disponível em várias versões (DX, VST, TDM, RTAS, etc) multiplataforma. Possui dois modos de funcionamento: automático e gráfico. No modo automático, a correção da afinação é fetia através de uma referência à uma determinada escala dada, selecionável a partir de um menu ou com um controlador MIDI. No modo gráfico, a afinação pode ser "desenhada" através de um gráfico onde se "desenha" a afinação.

A seguir, descreveremos os principais controles do programa no modo automático.


Aproveite as possibilidades que seu estúdio caseiro pode oferecer

Resumo: Atualmente, a maior parte das gravações são realizadas em Homestudios, entretanto, elas não aproveitam as possibilidades que os ambientes acústicos caseiros podem oferecer. Com base nas teorias de acústica e nas concepções de produção, pretende-se mostrar as principais estratégias de captação de áudio em Homestudio que possibilitem uma captação e gravação sonora de alta fidelidade, com o intuito de obter matéria-prima sonora de alta qualidade para produções musicais, cinematográficas, etnomusicológicas e para documentários.


1. INTRODUÇÃO

Adinaldo Neves, em seu artigo 'Music Recording in Brazil Hot Sounds, Big Business' da revista Mix, salienta o crescente mercado da produção fonográfico no Brasil:

"O Brasil sempre teve fama por sua música, especialmente sua 'world music' (pagode, axé, samba e outros, incluindo a música de Caetano Veloso, considerada 'world music' no sistema de classificação internacional) e jazz (incluindo bossa nova). O que muitas pessoas não sabem é que o Brasil tem o terceiro maior mercado do mundo. Isso é impressionante, especialmente porque o mercado é extremamente auto-suficiente: Artistas Brasileiros raramente saem fora do país para gravar ou mixar e a maior parte da musica é vendido no próprio país. Os amantes de musica sustentam a própria vitalidade de sua comunidade musical." (Neves, 1998:70 – tradução do autor)

"O nosso mercado, nos últimos quatro anos, tem dobrado em tamanho", segundo Sergio de Carvalho, Diretor Artístico da Universal Music. "Hoje em dia cerca de 100 milhões de CDs são vendidos por ano [1998] e neste momento, a produção doméstica representa 75% do mercado". (citado em Neves, 1998:70 – tradução do autor)

Por que preciso de um Sampler?

Respostas:

Primeiramente, se você é músico ou produtor musical e usa (ou gostaria de usar) seu PC para produções musicais.

Em segundo, se você usa seu PC para karaokê ou ouvir música na Internet.

 Em qualquer desse casos, você usa MIDI - ou deveria usar!

O MIDI se utiliza de sons de instrumentos ?embutidos?  na placa de som de seu computador, para reproduzir timbres dos mais variados instrumentos - como piano, violão, bateria e etc.

Dessa maneira, em uma produção musical, por exemplo, você pode se utilizar de instrumentos eletrônicos, sem precisar ter que gravá-los. Como exemplo, você pode, com a ajuda de um programa específico, compor com o mouse uma trilha de bateria e usar os sons MIDI para reproduzi-la, sem ter que gravar de uma bateria real!


É aí que entra o sampler:

SAMPLER é um programa (ou equipamento) que reproduz MIDI com sons gravados de instrumentos reais.

Dessa maneira, você terá uma melhoria DRAMÁTICA da qualidade de seus sons MIDI com o uso de um bom sampler.

Eliminando ruído em arquivos de áudio com o Audacity

Todo repórter já passou pela frustração de gravar uma entrevista e, na hora de transcrever, descobrir que há ruído de fundo em excesso ouque o volume está baixo demais. E dá-lhe muita paciência e horas numa sala quietinha com fones no ouvido e  volume no máximo, tentando entender o que foi dito.

Se você usa um gravador digital (se não, tá esperando o quê?), não precisa sofrer mais. Com o Audacity, um software Open Source disponível em versão para Mac, Windows e Linux, você pode processar o áudio e se livrar do ruído, facilitando a transcrição.


Antes da parte digital, um pouco de preparação. Quando for gravar a entrevista, peça silêncio ao seu entrevistado e grave cerca de cinco segundos apenas do ruído ambiente. Isto será útil mais tarde na hora do processamento do áudio.

Baixe e instale o Audacity e transfira o áudio de seu gravador para o PC. O arquivo precisa estar no formato .WAV. A maioria dos gravadores cria arquivos neste formato diretamente, caso contrário você precisará convertê-los (geralmente uma ferramenta para isto acompanha o gravador).

Abra o Audacity, clique no Menu Arquivo/Abrir e selecione o arquivo .WAV que quer limpar. A “linha serrilhada” que você vai ver na tela é uma representação gráfica do som gravado, chamada forma de onda (waveform).

É aqui que os cinco segundos de silêncio vem a calhar. Clique com o botão esquerdo do mouse bem no comecinho da forma de onda e arraste o cursor para a direita até a marca 5.0 (representando 5 segundos) mostrada na régua logo acima da forma de onda. Você acabou de selecionar o silêncio no início da gravação.



Microfones



A palavra microfone vem do vocabulário grego que quer dizer “ Mikros ” , pequeno + “ Phone ”, som.

O Microfone foi inventado por David Hughes no ano de 1878 e é um aparelho que transforma, através de fenômenos diversos (eletrodinâmicos, piezelétricos, eletrostáticos, etc.), as vibrações mecânicas de uma membrana que recebe ondas acústicas em variações de corrente.
Esta operação de transformar ondas acústicas em sinais elétricos é chamada transdução. É tido como transdutor qualquer aparelho capaz de transformar um tipo de energia em outro.

Alguns bons exemplos de transdutor é a lâmpada que transforma energia elétrica em energia luminosa, o alto-falante que transforma energia elétrica em ondas acústicas e no caso do Microfone, transforma o som recebido (ondas acústicas) em sinal elétrico, cujas variações representam tão fielmente quanto possível as do som recebido.

A figura abaixo é uma representação de uma onda acústica depois de convertido para tensões elétricas:


No que se refere à transdução da onda acústica para sinal elétrico, os microfones podem ser classificados, basicamente, em dois tipos: dinâmico e capacitivo.


Efeitos de Tempo

Como efeitos que envolvem atraso podem ser usados em gravações e mixagens?
Echo, Delay, Chorus, Flanger e Reverb, entre outros, são considerados efeitos de tempo, porque envolvem atraso. 

DELAY
Um delay (atraso,em inglês) produz exatamente o efeito que seu nome sugere: recebe um sinal e aguarda alguns instantes para reproduzi-lo. O resultado é a execução com alguma demora em relação no som original. Funciona como.se fosse um gravado digital, que registre o sinal de entrada e, depois, o reproduze de acordo com o tempo de atraso determinado pelo usuário. Esse intervalo costuma variar, geralmente entre um e mil ms (os intervalos do tempo de atraso são medidos em milissegundos).

Até 10ms - Podem ocorrer cancelamentos de sinal e o som ficar mais "magro"
Entre 10 ms e 35 ms... Ocorre a chamada dobra (duplicação do sinal, de modo que o som original seja mais facilmente percebido em relação ao sinal atrasado).

13 Dicas para Voz

Você pode até saber como equalizar vozes, escolher o microfone que funciona melhor com determinado tipo de voz, mas isto por si só não chega. Estas 13 dicas irão ajudá-lo a melhorar as suas capacidades de processamento de vozes.

1 Arranjos de composição de voz


Imagine que queira criar um trecho de uma música com voz dobrada e para tal gravou trechos das vozes em diferentes trilhas, possibilitando assim a escolha das melhores partes para mais tarde as poder juntar numa única faixa. Infelizmente, para uma pequena frase apenas uma trilha ficará "perfeita", talvez as outras possuam pequenas falhas, ou o cantor(a) acertou em cheio numa e não consegue voltar a duplicar esse momento. Não se preocupe: copie a parte perfeita para a outra trilha, altere um pouco o pitch e depois aplique um delay de 20-35 ms.


Como Montar o seu Home Studio

Aqui encontram-se uma variedade de exemplos de como deverá definir e montar o seu Homestudio com um computador, teclado e guitarra. 

Isto é provavelmente o que todas as pessoas querem mesmo saber - como configurar tudo. O problema, do meu ponto de vista, é que na verdade tudo depende do material que possui e do que está a tentar fazer. 
 

Placas de som e o seu papel em um homestudio

Pergunta comum de quem faz música com computador - "Onde é que ligo a minha guitarra"

Tornar o seu humilde computador num estúdio de alta qualidade não traz benefícios nenhuns se não possuir algo onde possa ligar um cabo do tipo jack. 
Se está a pensar em gravação som ao vivo utilizando o seu computador, então deverá pensar em adquirir a placa de som mais adequada para o trabalho.