Resumo: Atualmente, a maior parte das gravações são realizadas em Homestudios, entretanto, elas não aproveitam as possibilidades que os ambientes acústicos caseiros podem oferecer. Com base nas teorias de acústica e nas concepções de produção, pretende-se mostrar as principais estratégias de captação de áudio em Homestudio que possibilitem uma captação e gravação sonora de alta fidelidade, com o intuito de obter matéria-prima sonora de alta qualidade para produções musicais, cinematográficas, etnomusicológicas e para documentários.
1. INTRODUÇÃO
Adinaldo Neves, em seu artigo 'Music Recording in Brazil Hot Sounds, Big Business' da revista Mix, salienta o crescente mercado da produção fonográfico no Brasil:
"O Brasil sempre teve fama por sua música, especialmente sua 'world music' (pagode, axé, samba e outros, incluindo a música de Caetano Veloso, considerada 'world music' no sistema de classificação internacional) e jazz (incluindo bossa nova). O que muitas pessoas não sabem é que o Brasil tem o terceiro maior mercado do mundo. Isso é impressionante, especialmente porque o mercado é extremamente auto-suficiente: Artistas Brasileiros raramente saem fora do país para gravar ou mixar e a maior parte da musica é vendido no próprio país. Os amantes de musica sustentam a própria vitalidade de sua comunidade musical." (Neves, 1998:70 – tradução do autor)
"O nosso mercado, nos últimos quatro anos, tem dobrado em tamanho", segundo Sergio de Carvalho, Diretor Artístico da Universal Music. "Hoje em dia cerca de 100 milhões de CDs são vendidos por ano [1998] e neste momento, a produção doméstica representa 75% do mercado". (citado em Neves, 1998:70 – tradução do autor)