A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | n
Tecnologia Aplicada à Música. Notícias, Dicas, Tutoriais e Artigos On-line, Manuais em Português de softwares para quem utiliza a informática como ferramenta musical.
terça-feira, 9 de abril de 2013
segunda-feira, 8 de abril de 2013
ARQUIVOS MIDI PARA DOWNLOAD
A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | n
domingo, 7 de abril de 2013
ARQUIVOS MIDI PARA DOWNLOAD
A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | n
sábado, 6 de abril de 2013
ARQUIVOS MIDI PARA DOWNLOAD
A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | n
ARQUIVOS MIDI PARA DOWNLOAD
A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | n
sexta-feira, 5 de abril de 2013
ARQUIVOS MIDI PARA DOWNLOAD
A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | n
A1-Caught_In_The_Middle.mid
A1-Caught_In_The_Middle.mid
quinta-feira, 4 de abril de 2013
TUTORIAIS SOBRE MIDI
MIDI - Tipos de mensagens
Midi é um conjunto de mensagens para tocarmos instrumentos musicais. Que tipo de mensagens seria preciso para isso? Algumas devem ser óbvias, como tocar uma nota, ou parar de tocá-la. Deve haver controles para o pedal de volume, e o sustain do piano. Poderíamos também mudar o timbre do instrumento, mas também o padrão deve prever algum jeito de um sequencer andar em sincronismo com outro. Vamos mostrar cada uma por grupos, começando por:
Mensagens que dependem de canal MIDI
São as mensagens que, quando enviadas, afetam apenas o canal MIDI selecionado. São elas:
Note On — comando para tocar uma determinada nota, com uma determinada velocidade — velocidade, que na prática significa intensidade.
Note Off — comando para desligar a nota que está sendo tocada. Também há dentro do comando a ‘velocidade’ de desligamento da nota, mas poucos teclados a usam, e são mais raros os sequencers que deixam que manipulemos estes dados. Muito comum, porém, é usar o comando ‘Note On’ com velocidade zero para desligar a nota. Porque? Para economizar alguns bytes, num processo chamado ‘running status’, que veremos adiante.
TOTORIAIS SOBRE MIDI
MIDI visto por fora
Se vamos ligar dois aparelhos via MIDI, eles deverão obedecer este padrão. Precisamos saber, entre outras coisas, o seguinte:
Se vamos ligar dois aparelhos via MIDI, eles deverão obedecer este padrão. Precisamos saber, entre outras coisas, o seguinte:
- A conexão entre equipamentos MIDI se dá sempre com cabos cujas pontas têm plugs DIN de 5 pinos do tipo "macho". Cabe ao aparelho ter o plug tipo "fêmea". Só há três tipos de portas MIDI: In, Out e Thru. A porta In recebe toda e qualquer informação que se pretende mandar ao aparelho. A porta Out envia informação do aparelho. A porta Thru é um "espelho" da In. Todos os dados que chegam pela In são enviados pela Thru tal como estão., isto é, não há processamento por parte do instrumento.
- Um cabo MIDI sempre tem a informação transmitida em "mão única". Ela sempre entra por uma ponta do cabo e sai pela outra. Para haver "ida e volta" da informação entre dois instrumentos, é preciso ligar dois cabos, portanto.
- Tamanho máximo dos cabos 50 pés (aproximadamente 15 metros — e isso com um cabo MIDI de qualidade)
TUTORIAIS SOBRE MIDI
MIDI - ao nível quântico
Daqui para frente, vamos ver como as máquinas entendem todas estas mensagens, isto é, vamos ver como são os bytes enviados e recebidos pelo protocolo. Isso será útil em algumas situações, especialmente quando se dominar razoavelmente o funcionamento ‘macroscópico’ do padrão.
Veja a tabela abaixo. Na terceira coluna estão todos os comandos MIDI existentes. A quarta coluna mostra quantos bytes compõem cada comando (cada < > representa um byte).
CHANNEL | Voice | Note On | <Note On><Key Number> <Velocity> |
Note Off | <Note Off><Key Number> <Velocity> | ||
Poly Key Pressure | <PolyKeyPress><Key Number> <Pres Value> | ||
Channel Pressure | <Chanel Pres> <Value> | ||
Program Change | <Prog Change> <Prog Number> | ||
Control Change | <ControlChange> <Control#><Contr.Val> | ||
Pitch Bend Change | <Pitch Wheel Change> <LSB><MSB> | ||
Mode | Local Control | <Control Change> <122><0/127>(off/on) | |
All Notes Off | <Control Change> <123><0> | ||
Omni Mode Off | <Control Change> <124><0> | ||
Omni Mode On | <Control Change> <125><0> | ||
Mono Mode On | <Control Change><126><0 a 16> | ||
Poly Mode On | <Control Change> <127><0> | ||
SYSTEM | Common | Song Position Pointer | 242> <pointer LSB> <pointer MSB> |
Sont Select | <243> <song number> | ||
Tune Request | <246> | ||
EOX | <247> | ||
Real Time | Timing Clock | <248> | |
Start | <250> | ||
Stop | <252> | ||
Continue | <251> | ||
Active Sensing | <254> | ||
System Reset | <255> | ||
System exclusive messages | <240> <manufacturer ID> *** <247> |
Assinar:
Postagens (Atom)